sábado, 3 de novembro de 2007

Boletim n°42 – 04 novembro 2007

Boletim n°42 – 04 novembro 2007

EDITORIAL Pastor Heder

Encontros com Inimigos


O tema que escolhi para o presente artigo pode parecer abominável para muitas pessoas. Todos gostam de ouvir falar a respeito de coisas boas, sobre Jesus, sobre Deus, e às vezes, fazem de conta que o inimigo, Satanás, não existe. Alguns se recusam até a mencionar tal nome. Entretanto, os autores bíblicos não foram omissos a este respeito. Eles mencionaram o inimigo inúmeras vezes e o apóstolo Paulo chegou a dizer que não ignorava as suas ciladas (2 Cor.2.11). Para conhecermos tais artimanhas, precisamos estudá-las a partir daquilo que observamos no dia-a-dia e principalmente com base nos relatos das sagradas escrituras.

Você pode viver tentando ignorar a pessoa do diabo e de seus anjos caídos. Contudo, um dia você terá um encontro com ele, se é que ainda não teve. Afinal, somos o exército de Deus. Sempre cantamos isso em nossos hinos. Cada um de nós é um soldado, e pra quê serviria um soldado de Cristo se nunca acontecesse esse tão terrível encontro com o inimigo. O exército de Cristo não existe com o objetivo de fazer desfiles em praça pública; nem tampouco somos chamados para a realização de guerras eletrônicas ou por mísseis de grande alcance, quando o inimigo nem sequer é visto.

Vejamos dois exemplos de encontros com o inimigo de acordo com os relatos bíblicos: Eva encontrou-se com ele no jardim do Éden e foi derrotada (Gênesis 3). Jesus encontrou-se com o Diabo no deserto e saiu vitorioso (Mateus 4).

Na maioria das vezes, o encontro com o inimigo se dará no momento da tentação. É hora do teste. Depois de tantos encontros com Deus no jardim, Eva precisou fazer um teste com o adversário. Teria ela assimilado bem as palavras de Deus? Estaria preparada para passar a uma nova fase de sua vida espiritual? Essas perguntas só seriam respondidas mediante o resultado do encontro com o inimigo.

Tendo em mente essa linha de raciocínio, entendemos porque muitas pessoas, depois de passarem anos dentro da igreja, se desviam, abandonam o evangelho. Certamente, tiveram um encontro com o Diabo e foram por ele vencidas. Muitas vezes acontece com jovens que cresceram recebendo os ensinamentos do evangelho e um dia abandonaram tudo. Certamente, tiveram um encontro com o inimigo e foram levados pelo engano do pecado. Se você já enfrentou o mal e venceu, não relaxe, outros encontros virão. Se você foi derrubado, não desanime. A guerra não acabou. Retorne à sua posição, recarregue suas armas e prossiga.

Um dos fatores que dificultam a situação é o disfarce do maligno. Ele vem com uma aparência atraente. Não com chifres e rabo, mas com um aspecto agradável. Então, nesse momento, muitos soldados põem as armas no chão e lhe dão as boas vindas. Assim aconteceu com Josué, quando recebeu os gibeonitas, os quais se apresentaram como se fossem amigos, quando, de fato, não eram.

Poderíamos perguntar: Por que Deus não nos livra desse tipo de experiência? Nem o próprio Jesus escapou dela. Deus não nos livra desse confronto, ele nos alerta a respeito dele. Cabe a cada um de nós o preparo. E como isso acontece? Através do jejum, da oração, da comunhão com os irmãos e pelo conhecimento da palavra de Deus. Jesus teve um confronto com o inimigo e o venceu porque estava cheio do Espírito Santo e cheio da Palavra. Sem essas armas, seremos apenas mais algumas vítimas para as contas do maligno.

Portanto, prepara-te. Cada um de nós deve se preparar. Nossa guerra não é de brincadeira. Vida cristã não é videogame, é luta de verdade.

Não quero, amanhã ou depois, receber a notícia de que você, meu amado companheiro de batalha, caiu diante do inimigo.

Que o Senhor nos ajude. O encontro é inevitável e até mesmo necessário. Podemos até sofrer algum pequeno dano, mas não podemos perecer no campo da peleja. E ainda que o mal nos fira o calcanhar, esta será a sua última reação antes de ter a sua cabeça esmagada pelo Corpo de Cristo, que é a igreja (Rom.16.20).





As cinco características dos votos conjugais

Pr. Josué Gonçalves

1. Uma decisão voluntária. Você tinha a opção de permanecer solteiro(a). Mesmo que a escolha tenho sido feita na base da pressão ou como válvula de escape de alguma situação, você é responsável pela decisão que tomou. Todos nós tínhamos a opção de escolher outra(o). Deus deu ao homem o direito de decidir. Lembre-se que ter um(a) sócio(a) implica em dependência, compromisso e prestação de contas. Nenhuma sociedade se firma sem estes princípios básicos.

2. Uma proclamação pública. O que se diz diante de muitas testemunhas revela a seriedade dos votos que fizemos no dia do casamento. Duas pessoas conscientes da grandeza deste ato jamais o farão com leviandade.

3. Uma promessa incondicional. O que foi prometido deve ser cumprido até que a morte os separe. Segundo o que foi projetado por Deus, casamento não é um relacionamento descartável, é um compromisso que deve durar a vida inteira. Quando Dietrich Bonhoeffer estava encerrado na prisão nazista, escreveu um sermão para um casamento de uma sobrinha. Disse ele: "O casamento é maior do que o amor que vocês têm um pelo outro. Ele tem em si grande dignidade e força por ser a ordenança santa através da qual Deus planejou a perpetuação da raça humana, até o fim dos tempos. No amor que os une, vocês vêem apenas a si mesmos no mundo, mas ao se casarem tornam-se um elo na cadeia das gerações que Deus faz aparecer e partir para a sua glória, chamando-as para o seu reino. Em seu amor, vocês vêem apenas o sétimo céu da sua felicidade, mas no casamento recebem uma posição de responsabilidade perante o mundo e a raça humana. Seu amor é propriedade particular, mas o casamento não pertence apenas a vocês; é um símbolo social, uma função de responsabilidade".

4. Um propósito sério. (Ec 5.5; Mt 19.6) Pessoas sérias cumprem suas promessas e votos. A falta de seriedade pode ser uma questão de caráter. Para enriquecer o casamento, é necessário compromisso perseverante e fé determinada - algo que talvez alguns casais jamais puderam observar nos lares de suas respectivas infâncias.

5. Votos que obrigam. (Mt 5.37) Ninguém é obrigado a votar, porém, depois que o fizeram, são obrigados a cumprir esses votos.





Chegou Novembro


Num dia caloroso de verão no sul da Florida, um garoto decidiu ir nadar no lago atrás de sua casa.

Saiu correndo pela porta traseira, se jogou na água e ficou nadando feliz.

Sua mãe desde a casa olhava pela janela, e viu com horror o que estava acontecendo.

Em seguida correu atrás de seu filho gritando o mais forte que podia.

Ouvindo a mãe, o menino se tocou, olhou e foi nadando ate ela. Porém era tarde, muito tarde.

A mãe conseguiu agarrar o menino pelos braços justo quando o animal agarrava suas pernas. A mulher lutava determinada, com toda a força do seu coração. O crocodilo era mais forte, mas a mãe era muito mais apaixonada e seu amor não a abandonava.

Um senhor que escutou os gritos correu para o lugar com uma pistola e matou o crocodilo. O menino sobreviveu e, ainda que suas pernas tenham sofrido bastante, ele pôde voltar a caminhar.

Quando saiu do trauma, um enfermeiro lhe perguntou se ele queria mostrar as cicatrizes das suas pernas.

O menino levantou o lençol e mostrou ao rapaz.

Então, com grande orgulho e arregaçando as mangas ele disse: “Mas as que você deve ver são estas". Eram as marcas das unhas da sua mãe que haviam pressionado com força sua pele.

“As tenho porque mamãe não me soltou e salvou minha vida".

Assim, nos também temos cicatrizes de um passado doloroso. Algumas foram causadas por nossos pecados, por pequenas ou grandes falhas, por desobediência, porem algumas foram das unhas de Deus que nos segurou com força para que não caíssemos nas garras do mal.

Neste sentido, Deus colocou um sonho e realizou sobre a Igreja. Hoje realidade estamos no 4º Cidade Refugio, onde procuramos levar a palavra de Deus a todos que estão nas garras do inimigo, Jesus tem cravado suas unhas em nossos punhos para salvar-nos, basta somente nós deixarmos ele nos resgatar. Esta é a função do Projeto Cidade Refugio. Permitir que pessoas possam deixar Jesus salva-las. As marcas estão em nossos punhos, sinta!

Lançamos um desafio para este projeto, necessitamos de 15 min de oração diariamente de 144 Irmãos nas 24 horas do dia até o termino do evento

Ore diariamente 15 Minutos pela Cidade Refúgio

- Ore por todos os detalhes da organização da Cidade Refúgio;

- Abençoando todos os patrocinadores do evento;

- Cobrindo de oração o Chris Duran, o Erik e toda a equipe de músicos;

- Que toda a igreja venha participar, contaminando os visitantes com a nossa alegria e acolhendo a todos com muito amor;

- Para que o evento atraia muitas pessoas não convertidas e que elas venham a se converter a Jesus;

- Abençoando todas as equipes que irão trabalhar no dia do evento;

- Que sejam noites cheias do poder do Espírito Deus;

- Cobrindo de oração o ministério de jovens e sua liderança: Márcio e Dinair.



Aniversariantes

Como é bom receber uma visita, um cumprimento, um telefonema, não é? Assim, se houve alteração, informe

06 Novembro terça

Cleverson Maldonado

Elias de Oliveira Barros

Marcelo Ferreira Colonhese

Rodolfo Ramires Gomes Baptista


07 Novembro quarta

Zilda de Oliveira Martins


Silvia Andréia Rodrigues

08 Novembro quinta

Emerson Paulo Rocha

Lenice Matarelli Miranda


10 Novembro sábado

Valdir Martins dos Santos











MOTIVOS DE ORAÇÃO DA SEMANA

* Orando cobrindo de oração todos os que participaram e trabalharam no Pós Encontro, para que sempre permaneçam na presença de Jesus.

* Clamando pela paz de nossa cidade, rejeitando toda violência, as drogas e a prática do crime.

* Ore pela proteção e conversão de todos os moradores dos conjuntos da Zona Sul de Arapongas.

* Clamando cobertura de oração por todos os participantes do Curso de Libertação, e por todos intercessores que irão trabalhar no dia da Oração de renúncia, que acontecerá dia 10 de novembro. Que cada vida saia transformada e inteiramente liberta.

* Ore pela saúde:

- Irmã Dirce, mãe do Alessandro Portilho e pela Srª. Maria, mãe da Carla do Cristiano, que estão se submetendo a diversos exames;

- Irmã Irene do Maurício e do Ir. Orlando, sogro do Tiago do louvor, que estão em fase de recuperação cirúrgica;

- de Jefferson Fiori, sobrinho do Ir. Binão, que esta na UTI, vítima de grave queimadura.

AGENDA



CIDADE REFUGIO 4

Prefiro Teus Átrios

André Bereta

Te Louvar engrandecer
Bendizer Teu santo nome
Te tocar e beijar Tua face
 
Prefiro Teus átrios Pai
Melhor do que o mundo inteiro
Não há outro lugar que eu queira estar
Do que em Tua presença
 
Quero dedicar a Ti meu amor
Toda gratidão a Ti Senhor
Meu coração é todo Teu



quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Vencendo GIGANTES

Esse episódio bíblico faz parte do imaginário de todos os que cultivam o bom hábito de se familiarizar com as narrativas bíblicas mais extraordinárias!

- Quem é que não deseja triunfar na vida? Vencer, galgar passos cada vez mais firmes em direção ao sucesso, ao bem estar quer seja financeiro, pessoal, familiar, ministerial, profissional, enfim... vi nesse meu tempo de férias uma frase, conhecida como “oração da serenidade”:

“...Dá me serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar aquilo que pode ser mudado e sensibilidade para distinguir entre tudo isso...”

- Quando a gente percebe nessa narrativa bíblica a figura do gigante, logo nos lembramos dos nossos “gigantes pessoais”. Eles sempre revelam quem de fato somos: covardes ou corajosos. Nem sempre vencemos gigantes com uma pedrada como Davi, mas sempre vencemos fazendo menção do “nome do Senhor”.

Algo interessante: “O que Golias esperava de suas armas, Davi esperava da parte do nome inefável”. O nome, no pensamento bíblico não significa uma mera designação, nome é parte da personalidade. Com isso, “o nome do Senhor” é extensão de toda a sua potencialidade divina.

- Logo, aprendemos com Davi, que na hora do sufoco em meio à luta diária com algum gigante que tenta lhe privar da presença de Deus em sua vida, clame-o pelo nome! Em assim fazendo você terá elementos para vencer qualquer Golias em sua caminhada pela vida. Isso porque se a salvação está no “caminho”, em Jesus, agora quando estando nEle, o socorro certo está sempre “a caminho”.

Para vencer os gigantes da vida você precisa:

01. Tapar os ouvidos à voz de pessimismo do povo. (vv. 10,11) - “E acrescentou: "Eu desafio hoje as tropas de Israel! Mandem- me um homem para lutar sozinho comigo". Ao ouvirem as palavras do filisteu, Saul e todos os israelitas ficaram atônitos e apavorados.”
- É incrível... mas os nossos gigantes estão nos chamando todo o tempo para um combate. E muitas vezes os nossos gigantes estão dentro de nós.

- O gigante Golias era um homem de mais de 3 metros de altura. Era uma duelista que infundia medo. O rei, seus exércitos e o povo tremia de medo. Durante quarenta dias o gigante afrontou os exércitos de Israel. Ninguém tinha coragem de lutar contra ele. A voz do povo era de total pessimismo. Mas Davi não deixou o pessimismo do povo roubar a sua coragem.

Ele enfrentou o gigante e o venceu.

- Existem momentos na vida que precisamos nos esforçar em considerar que: a hesitação em arriscar é o grande responsável pelas derrotas que acumulamos em nossa história pessoal. Todo o povo dizia “é um gigante”!!! Davi pensava “é apenas um gigante!!!”. Isso faz diferença. Não se trata de menosprezar o gigante, mas de supervalorizar o Deus a quem Davi servia.

- “Davi não era crente teórico somente, mas prático. Ele dizia que o gigante não seria problema, pois o Deus dele, era um Deus que já o tinha dado vitória diante de dois gigantes que se arremeteram contra o seu rebanho para os destruir (leão e urso)”.

- A voz do povo é uma voz de fracasso. As pessoas comentam sobre a crise. Elas estão derrotadas pela crise. Eles só olham para a altura dos gigantes. Mas é no tempo de crise que se revelam os heróis. É no ventre da crise que nascem os vencedores. Não escute a voz dos pessimistas. Não dê atenção aos medrosos. Você pode derrubar os gigantes.

Você pode ser um vencedor.

- Dizem por ai que “a voz do povo é a voz de Deus”. Isto é no mínimo equivocado, pois quem age pelo senso comum nunca consegue vencer. Até mesmo porque o sistema do mundo está orquestrado para o seu fracasso. Ele jaz no Maligno, o que significa que por mais que você tente... sozinho.... você será engolido pelos gigantes que insistem em lhe perseguir! Como diria um poeta de língua espanhola: “o homem é um experimento que não deu certo”.

- Se existe um “Golias” que muita gente que está aqui (incluindo eu) tem que derrotar é: o medo do futuro. “O futuro é tão incerto que, mesmo quando as coisas estão indo bem, não podemos ficar muito confiantes sobre ele”.


Para vencer os gigantes da vida você precisa:

02. Triunfar sobre as críticas dos que estão à sua volta: (vv. 28-30) “Quando Eliabe, o irmão mais velho, ouviu Davi falando com os soldados, ficou muito irritado com ele e perguntou: "Por que você veio até aqui? Com quem deixou aquelas poucas ovelhas no deserto? Sei que você é presunçoso e que o seu coração é mau; você veio só para ver a batalha". E disse Davi: "O que fiz agora? Será que não posso nem mesmo conversar?" Ele então se virou para outro e perguntou a mesma coisa, e os homens responderam-lhe como antes.”

- Olha... quantas vezes nós nos identificamos com essa realidade. Sabemos do nosso potencial em Deus, sabemos que podemos vencer os nossos gigantes interiores, mas vem aqueles “Eliabes” para tentar nos fazer acreditar o contrário. Existem pessoas que são experts em nos colocar para baixo!!!

- Isto porque existem os “exterminadores de sonhos”, aqueles que vivem dizendo “ah... você tem certeza que vai dar certo?”. E essa simples pergunta começa a semear dúvida no coração mesmo daquele que tem todo o potencial para ser bem sucedido no que pensa fazer.


- Agora, um recado de Deus para você,“A Bíblia chama Satanás de ´acusador dos nossos irmãos´. Culpar e criticar os membros da família de Deus queixando-se deles é trabalho do Diabo. No momento em que fazemos o mesmo, estamos sendo ludibriados para fazer o trabalho de Satanás.”


a) A crítica machuca quando vem de pessoas que nos conhecem há muito tempo. Eliabe cresceu com Davi. Era seu irmão. Era da própria família. Quando mais íntima é a relação, mas dolorosa é a crítica.

- Vamos rever a fala de Eliabe: "Por que você veio até aqui? Com quem deixou aquelas poucas ovelhas no deserto? Sei que você é presunçoso e que o seu coração é mau; você veio só para ver a batalha".”

- Gente, Eliabe conhecia a Davi, sabia de sua fidelidade no trabalho de pastor de ovelhas. Foram muitos os recados mandados pelo seu pai que foram dados corretamente por um atencioso Davi. Mas, de repente, “apagou” da memória de Eliabe tudo isso... é incrível como, quando criticamos estamos olhando apenas o nosso lado, nos desfazemos do mínimo de bom senso e justiça.

- Eliabe era alguém que estava acima de Davi, era mais velho, mais experiente... mas, agiu aqui de modo infantil. O ciúme faz isso... Quem abriga ciúmes no coração, ao mesmo tempo fica cego diante das evidências de sentimento, de correção moral, inclusive de próprio senso de exemplo.


b) A crítica machuca quando questiona nossas motivações. Eliabe achou que Davi era motivado pela presunção.


- Eliabe preferiu julgar do que acreditar nas reais intenções de seu irmão. Ele pensou: “esse menino está interessado no oba oba inconseqüente da juventude, e não está considerando a seriedade da batalha que se avizinha.

- Muita gente aqui deve estar pensando: “por que será que sempre tem uma pessoa, e geralmente do nosso convívio mais próximo que insiste em não acreditar no nosso potencial e na sinceridade do nosso coração?” “Por que é tão difícil provar para os da nossa própria casa, que somos capazes de semear sonhos audaciosos?”


Olha, eu tenho para mim o seguinte: você é quem precisa estar ciente do seu potencial em Deus! Você não tem que viver a vida tentando provar nada para ninguém... apenas, viva para agradar a Deus! Seja como Davi, espere o momento para matar o seu gigante.

- Agora, algo importante: depois de matar o seu gigante não vá se vangloriar, porque na realidade você só conseguiu vencer porque Deus estava com você! O foco de sua vida deve ser a glória de Deus, e não a exaltação de si mesmo! E vida com Deus consiste em fazer de cada monte, um caminho para ser trilhado em fé!


Para vencer os gigantes da vida você precisa

03. Desistir de lutar com armas dos outros, para ser autêntico: (vv. 38-40) “Saul vestiu Davi com sua própria túnica, colocou-lhe uma armadura e lhe pôs um capacete de bronze na cabeça. Davi prendeu sua espada sobre a túnica e tentou andar, pois não estava acostumado com aquilo. E disse a Saul: "Não consigo andar com isto, pois não estou acostumado". Então tirou tudo aquilo e em seguida pegou seu cajado, escolheu no riacho cinco pedras lisas, colocou-as na bolsa, isto é, no seu alforje de pastor, e, com sua atiradeira na mão, aproximou-se do filisteu.”

- Tem muita gente patética por ai, que vive imitando os outros, com isso deixa de viver a sua própria vida para lutar lutas que não são suas, sofrer dramas que não são seus, expressar sentimentos que não são seus. Alguns nesse processo de “mimetismo” acabam de fato, assumindo para si traços de personalidade dos outros!!!


- Palavra de ordem para você: deixe de lutar com armas que não são suas... pare de imitar modelos de sucesso... pois cada um deve escrever a sua própria história. “Cada indivíduo tem sua própria prova pessoal a enfrentar. Ninguém pode repousar sobre a glória de seus antepassados ou sobre o valor de seus pais. Cada homem tem sua própria batalha particular a combater, e o seu próprio destino a cumprir”.

- Saul queria colocar uma armadura em Davi que não era dele. Davi disse: "Não posso andar COM ISTO" e "Davi tirou AQUILO de sobre si" (v. 38-39). Não podemos enfrentar gigantes com armas alheias.

- Em tempos de crise as pessoas irão fazer com que você se torne iguais a elas. Seja você mesmo. Você é uma pessoa única, singular. Você pode vencer com os dons e talentos que Deus lhe deu. Você pode vencer no mesmo campo crivado de perdedores.

- Davi usou o que lhe era comum: o cajado, a funda, as pedras, o alforje, ele abriu mão de armas impressionantemente poderosas, para utilizar aquilo que para ele, sempre havia funcionado...


detalhes interessantes das armas de Davi:

a) Seu cajado de pastor de ovelhas, símbolo de amor e proteção do seu rebanho contra os inimigos e perigos mil.

b) Cinco pedras lisas do ribeiro... São pedras lisas, perfeitas, e limpas porque lavadas nas águas puras do ribeiro. Pedras éticas. Sem elas Golias triunfaria. E bastou uma delas para derrotar o temível inimigo.

c) Sua funda – E como Davi a dominava bem!... Era sua arma de uso diário. Treinou durante anos a pontaria e, na hora certa, acertou o único ponto vulnerável do gigante. Atirou a pedra certeiramente na testa de Golias e o abateu. E mais: ele toma a iniciativa do ataque e, de longe, atira a pedra.

d) A espada de Golias – O inimigo abatido, é hora do golpe fatal. O pequeno Davi apossa-se da espada do gigante e, num golpe de mestre, degola-o e exibe sua cabeça desmoralizando seus inimigos e trazendo a moral de volta ao exército de Saul e ao povo de Deus.


- Parei para observar um detalhe impressionante: todo gigante tem um ponto fraco! Golias era a sua testa descoberta! Deus sempre providencia um meio para que, em sensibilidade espiritual identifiquemos os pontos fracos de nossos gigantes!

- Davi entrou na peleja sabendo que é Deus quem nos conduz em triunfo. A vitória vem de Deus. É ele quem fortalece as nossas mãos para a batalha. Ele é o nosso criador, sustentador, redentor, protetor. Não vencemos por causa da nossa sabedoria, força ou estratégias. Saul e seu exército fugiu porque olharam para o tamanho do gigante.

Davi venceu porque olhou para Deus.

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Resgatando Valores da Familia - Ministério de Familia


Concluiu com exito mais uma etapa do projeto para 2007 do Ministério da Familia coordenados pelo Casal Luiz Carlos, Andréa Puga e equipe. Mais de 45 casais foram ministrados pelo Pastor Francisco no 2º Encontro de Casais direcionado para o tema “Resgatando os valores da Família”. Houve muita dinânima, cura, transformaçã e o Espírito Santo agiu nos casais com manutenção dos votos do matrimonio ministrado pelo Pr. Heder de Medeiros Rodrigues. Com o sucesso alcançado foi lançado o desafio para 3o Encontro de Casais. Convidamos desde já os casais que sentiram tocados pelos depoimentos dos encontristas, procurem o Ministério de Casais e já efetuem sua pré inscrição 2008.