sexta-feira, 29 de abril de 2011

Amor Ativo



Quem não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor (1Jo 4.8).

Vivemos dias em que a vingança é chamada de justiça. Muitos filmes retratam o ódio e a vingança como solução diante de qualquer perseguição.
Como cristãos, acreditamos que estamos distantes dessa forma de pensar. Aprendemos a oferecer a outra face, mas ainda falta saber amar a pessoa que nos esbofeteou. Temos de ir além da paciência, até o serviço; além da recusa de retribuir o mal até a determinação de vencer o mal com o bem.
A Bíblia nos ordena amar os nossos inimigos, orar pelos que nos perseguem (Mt 5.44). Jesus orou por seus atormentadores no momento da crucificação. Ele disse: “Pai, perdoa essa gente. Eles não sabem o que estão fazendo” (Lc 23.34). O povo de Deus deve imitar Cristo e não os homens maus deste mundo.
A cultura não-cristã é a da retribuição - você me prejudicou, vou fazer o mesmo com você. Mas Deus nos ensina a amar o nosso próximo, seja ele amigo ou inimigo.
Esse amor se expressa em pequenas atitudes para com as pessoas, como um olhar amigo, um telefonema perguntando sobre alguém que está doente. Pequenas atitudes que serão consideradas como grandes por quem as recebe.
Isso é amor ativo, o amor que supera os primeiros, segundos, terceiros e todos os obstáculos para fazer o que é melhor, amar.
Quando aprendemos amar deixamos de competir e passamos a viver. Recupere o tempo perdido, ame de coração. Certamente, a sua vida vai ser bem mais tranqüila e melhor de ser vivida. Viver em amor é dar grandes passos para a maturidade, transformando a nossa vida de meninos tolos, em homens amadurecidos.
Vamos fazer um exercício espiritual saudável, vamos tratar as pessoas com amor, vamos amar as pessoas separando-as de seus atos. Busque a ajuda de Deus para isso, pois este exercício só pode ser feito por aquele que conhece a Deus.

Retribuir bem com mal é demoníaco; retribuir bem com bem é humano; retribuir mal com bem é divino.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Voar ou lamentar



Eu, porém, clamo a Deus, e o Senhor me salvará (Sl 55.16).


A comparação feita neste texto é impressionante. Uma águia, para que seus filhotes aprendam a voar, deixa-os cair do ninho, paira ao redor deles e, antes que cheguem ao chão, estende as suas asas para ampará-los. Isso acontece repetidas vezes até que os filhotes aprendem a voar. É desta mesma forma que Deus faz conosco. Muitos problemas que passamos são uma queda livre num abismo e o chão parece ser o nosso destino. Mas, por mais que não notemos presença alguma de esperança, Deus paira ao nosso redor e cuida de nós.
Em nossa vida, existem momentos em que Deus permite a presença de abismos para aprendermos a voar. Não devemos ficar abalados com os abismos. Temos que seguir no caminho de Deus buscando uma vida de santificação, sabendo que ele não nos desamparara.
Aprenda voar. Somente quando aprendemos a voar estamos livres do abismo. Voar é uma metáfora para a santificação. Voar significa buscar uma vida de santidade. Voar é uma necessidade urgente. Não podemos viver bem em queda livre; precisamos de estabilidade.
No texto aparecem as palavras “só o Senhor”. Deus está dizendo que Ele é o único sustentador da vida. Só o Senhor é o nosso guia; com Ele aprendemos as melhores e as mais duras lições.
Portanto, ao invés de lamentar, aprenda a voar; será muito melhor e mais agradável. Nunca pense que Deus o abandonou. Isso é impossível, pois somos o seu povo, menina dos seus olhos (Dt 32:10), pessoas que Ele ama, seus pupilos (alunos).

Saia da lama do lamento, vá para o céu, aprenda a voar.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Superação pessoal



Na luta contra o pecado, vocês ainda não resistiram até o ponto de derramar o próprio sangue (Hb 12.4).

Alguém disse certa vez que a única pessoa à qual somos capazes de superar é a nós mesmo.
Não podemos concorrer com ninguém, pois somos diferentes em inumeráveis questões. Nunca seremos melhores do que ninguém em todas as complexas áreas da vida humana. Podemos ser melhores cantores, jogadores, pensadores. Mas, para ser melhor do que alguém, teríamos que superá-lo em tudo. Isso é impossível.
Devemos lembrar que a grande vontade de superar pessoas parte de uma intenção pecaminosa, invejosa e, por que não dizer, orgulhosa. Querer superar pessoas traz à realidade a discórdia, a competição desleal, o desejo de vingança. Superar o outro, ao invés de ser uma luta por um ideal positivo, é uma luta contra uma pessoa e tem como alvo destruir e não construir.
Nosso esforço deve ser em busca daquilo que é mais urgente e possível. Podemos e devemos superar a nós mesmos. Supere a você mesmo, vença a você mesmo, lute contra o desejo de estagnação, contra a idéia absurda da imutabilidade, do congelamento da personalidade que leva ao conformismo. Ficamos satisfatoriamente conformados com o que somos. Não lutamos para nos superar. Essa é uma atitude perigosa. Agindo assim perdemos a fluidez da vida, ficamos como uma água parada, empoçada, inerte. Somos, assim, presa fácil do lodo e da gangrena que leva à morte.
Vamos correr, progredir, deixar a paralisia de lado. Experimente este prazer de competir com você, de superar a você, sem correr o risco de perder para ninguém, sem ter que derrotar ninguém. “Desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor” (Fl 2:12).
Em I Co 9:26-27, Paulo fala que devemos lutar contra nós mesmos e não desferir golpes no ar. Nossa meta deve ser a superação pessoal. Nosso alvo é alcançar o melhor que pudermos, independentemente do que os outros estão fazendo. Não podemos nos contentar em ter um olho na terra dos cegos. Precisamos alcançar a luz, a maior luz possível. Nosso alvo deve ser a lei de Deus.

Quer superar alguém, supere a você mesmo.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Bom ouvido, boa vida




Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos (2 Tm 4:3).

Dos sentidos humanos – visão, audição, olfato, paladar e tato – a audição auxilia no equilíbrio e é um importante meio de comunicação com o mundo. No sentido espiritual, o ouvir é usado como um parceiro da mente e do coração, que devem ser usados para buscarmos a vontade de Deus. Podemos aprender como devemos utilizar nossos ouvidos em Isaías 55:3 que diz:
Inclinai os ouvidos. Para ouvir melhor, devemos inclinar os nossos ouvidos na direção certa, sintonizar no canal correto. Muitos são os sons neste mundo, muitos canais que podem ser sintonizados. Devemos filtrar os sons que estão mais altos, impedindo-nos de ouvir a Deus. Temos que tirar nossos ouvidos das vozes de cobiça e da maldade. Precisamos inclinar nossos ouvidos a Deus.
Vinde a mim. Para ouvir melhor precisamos nos aproximar de Deus, ir em Sua direção, buscar a Sua presença e nos mantermos próximos dEle. Não basta começarmos sintonizados no Senhor e depois abandonarmos sua estação, seu caminho. A vitória está em manter-se perto da fonte de vida. Nossa vida precisa da presença constante de Deus.
Ouvi. Aqueles que se expõem aos ruídos deste mundo, por um tempo prolongado, podem estar como surdos espirituais. Nada que não possa ser revertido pela graça, misericórdia e poder de Deus. Mas, é necessário buscar ouvir a cada dia a palavra, pois a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus. Quanto mais ouvimos, mais ouvimos. Ou seja, mais nossos ouvidos são curados e nossa mente recebe a Palavra.
Tomemos este caminho. A promessa de Deus é de nos consolar, dando vida para as nossas almas, aplicando em nós as suas misericórdias, firmando uma aliança perpétua conosco.

Devemos tomar cuidado com o que e quem estamos ouvindo.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Até quando?



Restaura-nos para ti, Senhor, para que voltemos; renova os nossos dias como os de antigamente (Lm 5.21).

Estou cansado! Esta é a frase que mais ouvimos atualmente. Os problemas de uma forma geral parecem estar sufocando as pessoas. Será que estamos à beira de um colapso? Quero dizer que já é hora de parar de falar que estamos cansados. É hora de estar cansado de estar cansado. É hora de ouvir a voz de Jesus, que nos diz: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso” (Mt 11:28). Você não precisa viver cansado e sobrecarregado.Você pode deixar o peso da caminhada, entregar a Jesus os seus problemas, buscar abrigo à sombra de suas asas.
Precisamos acreditar nesta possibilidade! Isso é possível quando buscamos o reavivar de Deus para as nossas vidas, quando procuramos renovar os nossos dias.
A palavra reavivar significa: dar nova vida. Nova vida nos é dada por Jesus quando somos agraciados com a salvação (Ef. 2:5). Nova vida temos a cada dia, pois somos assistidos pelo Senhor que dia e noite cuida de nós para que ninguém nos faça mal (Is 27:3).
Peça para Deus renovar os seus dias. Saiba que, por mais que estejamos desgastados e até corrompidos, o Senhor pode nos refazer, nos renovar (2 Co 4:16).
A palavra renovar vem da palavra renovo, que significa: broto, ramo novo que cresce do toco de uma árvore recém-cortada, e do qual se origina uma nova árvore. Assim acreditamos que Deus faz conosco. Ele faz brotar em nós uma nova vida, nova esperança e disposição para continuarmos a caminhada (Jó 14.7-9). Há esperança nas águas que correm do trono do Senhor e vêm para as nossas vidas.Elas renovam os nossos dias, fazem fluir nova vida e transformam nossos desertos em mananciais.

Vá até Jesus e prove do milagre da renovação.