sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Misericórdia



Alcance-me a tua misericórdia para que eu tenha vida (Sl 119.77).

Havia um jovem no exército de Napoleão que cometeu um ato tão terrível a ponto de ser condenado à morte. Na véspera de seu fuzilamento, a mãe do jovem foi falar com Napoleão e implorou misericórdia para o filho. Napoleão replicou:
_ Mulher, seu filho não merece misericórdia.
_ Eu sei – ela disse. _ Se ele a merecesse, não seria misericórdia.
Esta história ilustra bem o que é a misericórdia. Misericórdia é perdoar alguém mesmo mediante uma falta que não pode ser justificada. Uma compaixão suscitada pela miséria alheia. Bondade para com os necessidados.
O grande exemplo de misericórdia vem de Deus. “Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões pela graça vocês são salvos” (Efésios 2:4-5). Nossa misericórdia é o reconhecimento do amor Deus. A misericórdia nasce em nosso coração quando enxergamos a bondade de Deus em nossa vida. Bondade que é manifesta em seu perdão, provisão e proteção.
A tendência natural do homem é o egoísmo e a vingança, uma vida sem afeição natural e sem misericórdia. Viver desta forma é estar sob a ira de Deus. É viver sem alegria pois além de estar ferindo as pessoas, fere-se a si próprio.
É preciso deixar essa vida embrutecida, que desconfia e maltrata a todos. É tempo de buscar a alegria da misericórdia. Os misericordiosos no lugar da ira alcançarão misericórdia, serão bem-aventurados.
Mais do que apenas tolerar as pessoas, é preciso agir com misericórdia, amar, socorrer e perdoá-las com alegria. Esta é a vondade de Deus para nós. Ele quer que vivamos com profunda compaixão, bondade e paciência. A misericórdia cura as feridas da discórdia e arranca as raízes da amargura. Faça uma experiência. No lugar de uma resposta dura passe a agir com misericórdia e perceba como os resultados serão bem melhores, como você se sentirá bem e estará fortalecido.

A misericórdia é a grande chave que abre os relacionamentos.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Prefiro a Paz



Melhor é um pedaço de pão seco com paz e tranqüilidade do que uma casa onde há banquetes, e muitas brigas (Pv 17:1).
No Salmo 122 os moradores de Jerusalém demonstram sua felicidade pela sua morada. Eles oram para que a paz esteja sempre presente em sua cidade e família. A paz é algo que buscamos constantemente. A paz dá alegria à nossa vida e até nos deixa mais saudáveis. Muitas vezes oramos pedindo a Deus que em nossa casa e trabalho não haja discussões, mas por muito pouco ficamos alterados e iniciamos grandes confusões alegando estar com a verdade. É preciso orar pela paz, mas também precisamos entender que é necessária humildade e a tolerância.
Li uma história sobre um casal que ia para um jantar na casa de amigos. Eles não conheciam o caminho e a mulher havia se informado sobre como chegar ao local. Ela orienta o marido que estava dirigindo e pede para que vire na próxima rua à esquerda. Ele tem certeza de que é à direita. Discutem. Percebendo que além de atrasados, poderão ficar mal humorados, ela deixa que ele decida. Ele vira à direita e percebe que estava errado. Ainda com dificuldade, ele admite que insistiu no caminho errado, enquanto faz o retorno. Ela sorri e diz que não há problema algum em chegar alguns minutos mais tarde. Mas ele ainda quer saber: “Se você tinha tanta certeza de que eu estava tomando o caminho errado, deveria insistir um pouco mais”. E ela diz: “Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz. Estávamos à beira de uma briga, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite”.
Esta história ilustra muito bem o que acontece quando no lugar de lutar pelo nosso ponto de vista e criar discórdia deixamos o tempo mostrar quem tem a razão. Teremos maior alegria em promover a paz do que provar pela força que estamos certos.
A paz de Jerusalém estava relacionada à presença a Deus. Com Deus em nossa vida aprendemos a ter domínio próprio ao sermos contrariados, a agir com paciência e ter paz.

A humildade antecede a honra e a paz .

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Mito



Ganho entendimento por meio dos teus preceitos; por isso odeio todo caminho de falsidade (Sl 119:104).

Uma fábula infantil conta o seguinte: Um dia uma raposa entrou na casa de um ator e encontrou uma linda máscara no meio de uma pilha de objetos usados no teatro. Encostando a pata na máscara, disse:
- Que belo rosto temos aqui! Pena que não tenha cérebro.
Uma tendência muito perigosa é fingir ser o que realmente não é. Muitos formam uma imagem externa agradável, mas que não condiz com o coração. Esse é um grande mal que devemos fugir. Quanto maior é a distância entre o que somos e o que aparentamos ser, mais mal estamos causando a nós mesmos e às pessoas que nos cercam.
Não adianta ser um grande herói por fora se por dentro estamos arruinados. Quem representa um papel de falsidade está se deixando levar pela mentira.
O caminho para a restauração é o reconhecimento de nossos pecados. O arrependimento que é acompanhado por uma busca de uma nova vida, através da comunhão com Deus.
Usando máscaras podemos enganar algumas pessoas. Podemos até conquistar posições importantes na sociedade. Só que não estaremos bem com Deus, que detesta quem usa da falsidade. Até mesmo as pessoas que nos cercam um dia vão perceber quem realmente nós somos.
Como somos conhecidos pelas pessoas? A imagem que elas fazem de nós se aproxima da verdade de quem nós somos? Este aproximar da imagem que formamos do que realmente nós somos deve ser nossa luta constante. Quem não faz isso está buscando sua própria ruína. É o que diz Pv 11.6: “A honestidade livra o homem correto, mas o desonesto é apanhado na armadilha da sua própria ganância.” (NTLH)
Não sejamos como um vaso de barro pintado de ouro, mas um vaso que guarda o grande tesouro da Palavra de Deus. Sejamos uma pessoa que ama esta palavra e odeia todo caminho de falsidade. Tenhamos sempre atitudes verdadeiras que brotam de um coração sincero. No lugar da glória pessoal busquemos ser conhecido como servo de Cristo Jesus.

Uma aparência bonita não substitui o valor do coração.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Uma criança



Digo-lhes a verdade: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele (Lc 18:17).

Uma coisa muito boa é sentar com a família e olhar alguns álbuns de fotos antigas. É como uma viajem ao passado, na qual podemos lembrar de pessoas queridas que já não estão mais conosco, conhecer parentes que não tivemos oportunidade de conviver e ver a nós mesmos quando éramos crianças. Essa lembrança é muito saudável, pois também recordamos algumas características de uma criança que devemos cultivar por toda a vida.
É nosso dever ser como uma criança. Jesus disse que somente aquele que recebe o reino dos céus como uma criança entrará nele.
Ser como criança é o requisito para que possamos ter intimidade com Deus. É claro que Jesus não se refere a atitudes infantis como birra, inconstância nas emoções, impaciência. A principal característica de uma criança que Jesus se refere aqui é a humildade. Jesus disse: “aquele que se humilhar como esta criança”. Esta humildade e simplicidade de criança se manifesta principalmente através da dependência e alegria.
Uma criança depende e confia totalmente em seus pais. Uma criança descansa nos braços de sua mãe, se atira nos braços de seu pai. Uma criança sempre pede socorro a seus pais. Eles são seus heróis, ela os ama. A distância de sua mãe e de seu pai a faz chorar.
Para nos aproximarmos de Deus precisamos ser como uma criança, ter dependência com confiança.
Precisamos buscar o auxílio do Senhor, descansar em seus braços. Achar insuportável a vida distante dele. Demonstrar amor por ele.
Essa dependência e entrega gera grande satisfação e alegria. Uma criança não se preocupa com as contas a pagar porque depende de seus pais. Uma criança pode brincar feliz, pois não guarda no coração a ansiedade. Quando entregamos nossas vidas nas mãos de Deus com confiança somos mais felizes. Para entrar no reino dos céus o Senhor Jesus disse que devemos ser como crianças.

Volte ao passado, torne-se uma criança.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Alegria



A insensatez alegra quem não tem bom senso, mas o homem de entendimento procede com retidão (Pv 15.21).

Parece muito estranho dizer que a tristeza é melhor do que o riso. Que passar por aflições é motivo de grande alegria. Que bem-aventurado é o que chora.
Na verdade o que o texto quer dizer é que, na maioria das vezes, os benefícios da tristeza são maiores do que o das celebrações de alegria. No momento da maior provação somos fortalecidos. Por trás de um rosto triste existe um coração que pensa. Já nas muitas festas, em meio a risos, nos tornamos tolos. Um riso irreverente e tolo leva insensatez ao coração.
Paulo falando sobre este assunto disse: “Quando sou fraco, então, é que sou forte.” A soberba desaparece quando estamos chorando, pois a tristeza nos acorda para a luta. A luta perseverante traz integridade e nova alegria. Quando há muita euforia e encantamento, podemos nos desviar da realidade. Atraídos pelo poder da alegria e suas fantasias ficamos alheios à verdade. Já quando passamos por dificuldades temos melhor concentração. Desligamos o piloto automático e passamos a pensar melhor, enxergar melhor, decidir melhor.
Isso não significa que não podemos aproveitar os momentos felizes. Podemos e devemos, mas precisamos manter o coração lúcido. Quando tudo estiver bem, aproveite, fique contente. Em Eclesiastes 3.12 Salomão diz que não há nada melhor para o homem do que regozijar-se e levar vida regalada. Mas ele alerta que isso sem a presença de Deus não tem valor algum.
Devemos nos alegrar tomando cuidado com o porquê estamos nos alegrando. Não é verdadeira a alegria que se alegra oprimindo os outros, a alegria que se alegra da tristeza dos outros. Também não devemos confundir alegria com folia. Alegria não é folia. Folia é uma falsa alegria, uma alegria que permanece por um tempo pequeno, provocando depois um grande vazio e tristeza. Não é alegria a alegria que se alegra com o que desagrada a Deus.

A falsa alegria leva à decepção, a tristeza faz melhor o coração.