quinta-feira, 19 de maio de 2011

Perdida no Esquecimento



Todavia, amados, lembrem-se do que foi predito pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo (Jd 1:17).

Imagine quantas pessoas, objetos, situações estão diante de nós desde o momento em que levantamos. Nosso cérebro seria incapaz de guardar tantas coisas. O Dr. Drauzio Varella disse o seguinte em um programa de televisão: “se quiséssemos observar em detalhes tudo que está acontecendo, ficaríamos alucinados. Então por questão de sobrevivência, o cérebro nem tenta fazer isso. Ele decide, por conta própria, qual vai ser o foco de nossa atenção. O restante fica em segundo plano”.
O fato é que nem sempre o cérebro acerta o alvo da atenção. Podemos estar deixando no esquecimento coisas importantes. No texto básico desta mensagem podemos ver que o livro mais importante, que deveria estar orientando a vida das pessoas, estava perdido. Ele foi guardado ou deixado no templo enquanto outras coisas se tornaram prioridade. Por isso aquele povo se desviou do caminho correto e estava andando conforme o que achava melhor. Quando encontrou os escritos bíblicos deu novamente atenção a eles, confessou seus pecados e foi recompensado.
O que aconteceu no período dos reis é o mesmo que acontece hoje. Muitas pessoas até tem uma Bíblia, mas ela está perdida, esquecida. A Palavra de Deus pode até estar em casa, aberta em algum lugar, mas não tem recebido a atenção que deveria.
Cada vez mais nossa atenção é invadida pelas mais variadas informações que tentam nos persuadir, tirando nossa atenção da Bíblia que deve ser nosso manual de vida. É preciso lembrar que nosso cérebro não consegue guardar tudo o que vê pela frente, por isso a Bíblia deve ser o alvo de nossa atenção com prioridade.
Semelhantemente muitas outras coisas podem estar sendo esquecidas, sendo desprezadas, como o cuidar da família, a oração, a humildade, a hospitalidade e tantas outras virtudes que devemos buscar.

Lembre-se do que é mais importante.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Vida abençoada




O Senhor te abençoe e te guarde (Nm 6:24).

O homem vive muitas vezes como se o céu estivesse em greve. Não consegue enxergar as bênçãos de Deus. Ou quando as vê, elas parecem insuficientes, acompanhadas de maldições, frustrações que tiram todo seu brilho, trazendo sentimentos estranhos de fraqueza e desesperança.
Mas não deveria ser assim porque Deus tem sempre o desejo de abençoar o seu povo. Em Jeremias 29:11 encontramos a seguinte afirmação: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais (ERA)”. Também podemos encontrar em toda Bíblia promessas de bênçãos. No livro de Números 6.24-27 a conhecida Bênção Araônica termina dizendo “e eu os abençoarei”.
Para termos as bênçãos de Deus, devemos buscar o Deus das bênçãos. Só pode beber água da fonte, aquele que se aproxima dela. Se buscarmos ao Senhor de todo o coração, vamos encontrá-lo, e quem encontra o Deus das bênçãos, encontra as bênçãos de Deus.
Também devemos nos atentar para uma realidade importante a respeito deste assunto. Nem sempre as bênçãos de Deus coincidem com as bênçãos dos homens. Quando se fala de bênçãos, muitos pensam em dinheiro, curas e coisas “sobrenaturais”. Mas a bênção, o bem de Deus, não significa só isso. O maior problema está numa conceituação errada do valor das coisas. Damos importância a algumas coisas carnais e temporárias, esquecendo de valorizar bênçãos eternas e de maior importância. Ficamos tristes por não receber algumas coisas enquanto Deus está nos dando coisas muito melhores e não enxergamos.
Precisamos parar de olhar somente para os problemas e começarmos a contar as bênçãos que todos os dias recebemos. Quando contamos as bênçãos, estamos realmente tomando posse delas. Contar é desfrutar. Mais do que pedir bênçãos, devemos aprender a ver o que o Senhor já nos deu e ainda nem utilizamos.

Busque a Deus.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Procura-se um Amigo!


Quem ama a sinceridade de coração e se expressa com elegância será amigo do rei (Pv 22.11).

Cada vez é mais difícil encontrar um bom amigo. Existem até expressões como: “amigo da onça”, “mui amigo”, “com um amigo igual a este não preciso ter inimigo”, entre outras. Alguns têm amigos por interesse. Só são amigos de pessoas importantes ou que tenham maior condição financeira. Outra característica das pessoas em nossos dias que tem atrapalhado a amizade é a individualidade. Pessoas vivem em seu mundo, sem espaço para mais ninguém. Têm medo de se aproximar das pessoas e perder algo com essa aproximação.
Mesmo existindo vários problemas que podem surgir nos relacionamentos, é preciso acreditar que ainda existe amizade verdadeira. Temos que tomar cuidado com os falsos amigos, mas não devemos buscar o isolamento com medo de fazer amizades.
Para fazer uma amizade verdadeira é necessário disposição em amar este amigo, servi-lo sem esperar o troco, demonstrar compaixão, ser gentil e sincero com ele. Um amigo é alguém com quem temos liberdade para dar conselhos. Ensiná-lo no que já temos experiência. Quando temos alguém como amigo, nos alegramos com sua alegria e ficamos tristes com sua tristeza.
Existe um cuidado que deve ser tomado. Não é porque alguém é nosso amigo que devemos revelar tudo sobre a nossa vida a ele. Algumas coisas não acrescentarão nada se as compartilharmos. E podem ser revelados a outros de forma alterada, nos prejudicando. Um segredo que você só conta para o seu melhor amigo pode ser o segredo que ele vai contar para o melhor amigo dele. Desta forma, cada pessoa contando para um melhor amigo, o segredo vai rapidamente ficar conhecido por todos.
É importante ter bons amigos. Talvez sejam poucos, mas serão amigos mais chegados que irmãos. Mas lembre-se o maior amigo que podemos ter é Deus, o verdadeiro amigo. Seja amigo de Deus, nele podemos confiar.

Procure em sua vida fazer amizades.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Elevo os meus olhos




Do Senhor vem a salvação dos justos; ele é a sua fortaleza na hora da adversidade (Sl 37:39).

Há tantas pessoas no mundo que baixam o olhar, que andam curvadas, dobradas sobre si mesmas, só vendo dificuldades e problemas, ainda que bem reais...
O salmista compreendeu e Deus o fez expressar nestas linhas, que há uma outra atitude - um segredo -: olhar para cima... "Elevo os meus olhos para os montes"... e o socorro virá daquEle que fez as promessas e que é fiel para cumpri-las.
Aquele para quem elevamos os olhos e que nos salva, prometeu continuar a guardar-nos. Se confiarmos nEle e seguirmos o que nos diz em Sua Palavra, "não deixará vacilar o nosso pé". Exercerá uma vigilância paternal, distanciando o inimigo e afastando os perigos.
Ele não tem um só momento de descuido ou de esquecimento de seu filho querido. "Não tosquenejará, nem dormirá". O Senhor usa esta figura de nossa vida para podermos melhor compreender até onde Ele é nossa paz e segurança, Ele, o Todo-poderoso! O que guarda a Israel, guarda também aquele ou aquela que, sob a nova aliança do sangue de Seu Filho Jesus, põe nEle confiança filial. Ele jurou e cumpre Sua Palavra. Por isso, façamos nossas as Suas promessas!
"O Senhor é a tua sombra à tua direita". Permanece Ele muito perto de nós, ao nosso lado. É a nossa sombra enquanto realizamos conscienciosamente nosso trabalho. Protege-nos das ciladas do dia-a-dia e dos perigos da noite. Vê aquilo que nós não percebemos e protege-nos enquanto nós permanecemos em Seu caminho. Dá-nos a Sua paz e a proteção à nossa alma.
O salmista termina este salmo de louvor, falando deste novo pondo de partida, deste "desde agora" em que nós aceitamos o Salvador. Agora, onde estivermos, Ele aí está como nosso escudo, nosso socorro.
Se permanecermos em Sua vontade, não teremos medo do futuro, porque Ele guardará a nossa entrada e a nossa saída, "DESDE AGORA E PARA SEMPRE".

Abra os olhos e eleve os olhos