sexta-feira, 12 de março de 2010

Pessoas espinhosas


Portanto, cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação. Romanos 15.2
Tentei plantar rosas no meu quintal, mas, quando elas dão suas primeiras flores, o veado que vive nas redondezas as come, deixando só os talos. Neste ano, decidi transplantar as roseiras para vasos em meu terraço, longe da destruição certa. Quando terminei de remover e replantar as roseiras, meus braços estavam cobertos de arranhões dolorosos. Mas valeu a pena o esforço, pois eu sabia que podia esperar lindas flores. O transplante de minhas plantas me fez grata por Deus me plantar onde eu posso florescer, muito embora eu possa ser espinhosa e difícil de ser amada. Amar as pessoas que me ferem ? pessoas espinhosas, difíceis ? é um esforço para mim. É mais fácil ser amiga de pessoas que pensam como eu, gostam das mesmas coisas que eu e retribuem minha oferta de amizade. Mas as Escrituras dizem: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Lucas 10.27), o que também inclui os espinhosos. A Parábola do Bom Samaritano me dá um exemplo a seguir. O samaritano não estava pretendendo se tornar o melhor amigo do homem ferido, mas atendeu às suas necessidades. Pessoas espinhosas talvez nunca sejam minhas melhores amigas, mas posso me empenhar em ajudá-las a florescer. E, quando eu estiver sendo espinhosa, espero que as pessoas me orientem para áreas onde eu possa florescer. Alguns dos mais belos jardins são formados por uma variedade de flores.
Deus ama a todos nós, pessoas espinhosas, e nos pede que façamos o mesmo mutuamente entre as pessoas.
Oremos pelas pessoas que precisam de um amigo.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Quem será soberano?



Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Lucas 9.23
O médico me orientou a fazer jejum antes do meu exame. Quando fui ser examinado, disseram-me que eu precisava abrir mão de algumas coisas e fazer exercícios. Isso me faz pensar no que fazemos durante a Páscoa e a Quaresma. Nós abrimos mão de algo durante seis semanas e talvez pratiquemos alguns exercícios especiais para a nossa saúde espiritual. A orientação de Jesus ? "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me" ? mostra que um passo leva a outro. Se não negarmos a nós mesmos, não poderemos tomar nossa cruz. Se não estivermos dispostos a aceitar uma cruz, não poderemos seguir a Cristo. Autonegação é negar a mim mesmo o direito de fazer o que quero e entregar esse direito a Jesus, como meu Senhor e Salvador. Quando Jesus pediu a Seus discípulos para negarem-se a si mesmos, não foi apenas por uma estação litúrgica. Devia ser uma prática diária e para toda a vida. E tal compromisso não é algo que enfrentamos uma vez e facilmente mantemos para o resto de nossa vida. Todos os dias deparamos com escolhas para fazer o que queremos ou o que Deus deseja (Veja Lucas 22.42.). A Quaresma é um tempo para permitir que o Espírito Santo nos examine e nos ajude a determinar o que precisamos interromper e o que precisamos iniciar de modo a seguir a Cristo mais fielmente.
O que tenho feito para melhorar minha saúde espiritual?
Oremos pessoas que estão iniciando uma disciplina espiritual durante a Quaresma.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Deus é real


De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam. Hebreus 11.6

Era o último dia antes do feriado do Dia de Ação de Graças. Eu havia dado a cada criança de minha turma de primeira série a oportunidade de dizer ao grupo por que razão ela era agradecida. Enquanto eu passava de uma mão levantada a outra, fui ouvindo as respostas de praxe: por minha família, pelo alimento, pela minha casa, nosso cachorro, minha bicicleta. Um aluno, no entanto, relutava em expressar o que estava em seu coração. Em vez disso, pediu para sussurrar em meu ouvido o motivo de sua gratidão. Curvei-me e coloquei meu ouvido perto de seu rostinho. "Eu sou grato porque Deus é real, e não de faz de conta", disse baixinho. "Deus é real." As palavras dessa criança me desafiaram. Porque Deus é real, posso crer na Bíblia. Porque Deus é real, posso confiar; não tenho nada a temer. Deus será fiel; Ele ouvirá minhas orações e atenderá a cada uma de minhas necessidades. A transformadora verdade que aquela criança confidenciou deve ser proclamada corajosamente. O garotinho estava certo: a realidade de Deus é algo por que devemos ser gratos. Quando nos damos conta da realidade de nosso Deus, enchemo-nos de gratidão.
Tenho vivido como se cresse na realidade de Deus?
Oremos pelas pessoas que estão lutando contra a descrença.

terça-feira, 9 de março de 2010

Páscoa todos os dias


Porque Deus, que disse: De trevas resplandecerá luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. 2 Coríntios 4.6
"Lembrem-se de que vocês são pó, e ao pó retornarão", disse o pastor na Quarta-Feira de Cinzas. Com isso, a estação do arrependimento começou, convocando-nos a nos lembrar dos nossos pecados, da nossa mortalidade, da nossa necessidade de um Salvador. Duas semanas depois, reunimo-nos para um culto fúnebre de um de nossos membros mais antigos. Em seus 92 anos, ela sempre havia seguido o seguinte mote: "Quando chega sua hora de ir, é hora de ir". A Bíblia coloca isso da seguinte maneira: "Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu" (Eclesiastes 3.1-2). O momento em que esse serviço fúnebre aconteceu me fez lembrar de quando Jesus entrou no templo, enfurecido ao ver como a prática religiosa judaica tinha sido pervertida em uma oportunidade de fazer dinheiro (Veja João 2.13-22.). Naquele tempo, Ele literalmente derrubou o que era um costume aceito. De certo modo, as pessoas reunidas naquele serviço fúnebre também estavam derrubando algo: a ordem e a tradição da Quaresma. Ao celebrar a ressurreição de nossa irmã à nova vida, injetamos a Páscoa em meio à Quaresma. Luz e esperança brotaram em meio à escuridão. Pudemos celebrar sua vida eterna em meio à nossa solene jornada rumo à cruz.
Todo dia é um bom dia para celebrar a ressurreição.
Oremos pelas pessoas que nos ensinaram sobre Deus.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Deus em ação



Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Mateus 25.40
O apóstolo Pedro dormia entre dois soldados no interior de uma protegida prisão romana. À entrada, outros guardas estavam de vigia. Duas correntes prendiam suas mãos, dificultando qualquer movimento. Não havia a menor possibilidade de fuga. Então veio um anjo. O ser celestial acordou o apóstolo. As correntes caíram e o anjo conduziu um desnorteado Pedro por entre os guardas e pelo imenso portão de ferro até chegar à rua. Então, Pedro se deu conta do que tinha acontecido. Deus estava em ação. Em 1997, passei por um tratamento radical e perigoso contra o câncer. Muitas vezes, eu me senti como se estivesse presa numa armadilha. A morte parecia inevitável. Cada vez que meu medo começava a me oprimir, Deus me enviava um ?anjo? na forma de uma pessoa comum. Debaixo da porta, encontramos um cheque de que muito necessitávamos; um membro da família nos ofereceu uma semana de férias em uma estância de luxo; uma amiga amorosa cortou minhas unhas dos pés e lavou meus cabelos; meu filho mais novo instalou um jogo em meu computador para ocupar minha mente quando eu não tivesse companhia. Flores, cartões e presentes inesperados atenderam a um único propósito: mostraram que Deus estava em ação em minha vida.
Há alguma pedra que eu possa remover na vida de alguém para mostrar que Deus está em ação?
Oremos pelas pessoas que precisam ver Deus em ação em suas vidas.