quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Crescer na fé


[...] nem só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor. Deuteronômio 8.3
Ocasionalmente, uma ovelha de nosso rebanho morre ou adoece durante o parto. Quando temos cordeirinhos órfãos para criar, nós os alimentamos frequentemente com uma mamadeira com leite próprio para cordeiros. Após dois ou três dias, eles aprendem a reconhecer que nossa chegada significa comida. Em pouco tempo já estão nos recebendo com grande entusiasmo. Eles se atropelam e empurram uns aos outros, competindo para serem os primeiros a se satisfazerem com uma boa porção de leite nutritivo e morno. O entusiasmo dos cordeiros pelo seu sustento faz-me pensar em nossas atitudes para com a palavra de Deus. Será que temos sede de aprender mais sobre Ele, antecipando ansiosamente as lições e bênçãos da Bíblia? Será que a consideramos vivificadora, permitindo-nos crescer em nossa fé e nos desenvolver espiritualmente como deveríamos? As palavras e promessas na Bíblia nos fortalecem em meio às dificuldades e nos ensinam a viver nossa vida diária. Mas mais importante: o estudo das Escrituras nos ajuda a alcançar um relacionamento mais íntimo e crescente com Deus.

O tempo passado com Deus é o mais valioso de todos.
Oremos para encontrarmos um tempo para estudar a Palavra de Deus.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Clamor incessante por justiça


Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los? Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Lucas 18.7-8
Na parábola da viúva e do juiz perverso, nós encontramos uma mulher extraordinária que se recusa a aceitar seu destino. Sua voz se opõe à injustiça sem demonstrar piedade. Como resultado de sua persistência, mesmo o juiz injusto é forçado a agir. Se mesmo um juiz injusto pode se deixar tocar a ponto de conceder a justiça, imagine o quanto Deus deseja ajudar os injustiçados. Deus olha pelo estrangeiro, pelo órfão e pela viúva, profundamente preocupado com suas situações. Com nossa ajuda, Ele pode responder. Sua imagem desejando a justiça para eles dá-me esperança quando penso em Darfur, no Sudão, onde mais de 300 mil pessoas morreram ao longo dos últimos três anos como resultado da revolta civil, da falta de alimento e das doenças. Essa talvez seja a pior crise humanitária no mundo hoje. Embora facilmente me sinta oprimido e desencorajado, busco forças em nosso Deus, que não se esquece de Darfur. O clamor dos povos ao redor do mundo não são desconhecidos. Peço a Deus que os cristãos orem, se manifestem e clamem incessantemente pela paz com justiça em favor de nossos irmãos e irmãs em toda parte onde há crise.
Nós servimos a Deus quando trabalhamos pela justiça.
Oremos pelo povo de Darfur, no Sudão.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Escola Dominical

Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor. Salmo 122.1
Cada vez que leio ou recito o versículo acima, lembro das crianças alegres correndo para a Escola Dominical. Recordo que era ainda muito criança e morava no bairro do Lavapés, em Botucatu, no estado de São Paulo, minha família não freqüentava nenhuma igreja. Aos domingos, à tarde, duas jovens irmãs, Lucila e Ludmila, buscavam-me para irmos à Escola Dominical, elas eram professoras. Ela funcionava na residência da sra. Elvira, muitas crianças, jovens e alguns adultos também estavam sempre presentes. Eram momentos de muita alegria para mim, pois era o lugar onde, além de ouvir histórias bíblicas, aprendi a oração dominical do Pai-Nosso e o hino "Convite aos meninos". Tinha outras atividades e brincadeiras, mas as histórias da Bíblia era a minha parte preferida e até hoje tenho meu momento de leitura e meditação da palavra sempre usando o No Cenáculo. Não me esqueço daquelas jovens cristãs que semearam a Palavra em meu coração e que ainda produz muitos frutos em minha vida e família.
Leve uma criança à melhor escola do mundo: a Escola Dominical.
Oremos pelas professoras e pelos professores das Escolas Dominicais.