quinta-feira, 24 de junho de 2010

As pessoas cantarão


O Senhor Deus é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação. Isaías 12.2
Deliciado, ouvi meu netinho cantar para mim. Seu rosto alegre espelhava o que suas palavras expressavam. Com frequência, o cântico nos permite expressar anseios, esperanças e sonhos que não podem ser partilhados apenas pela linguagem falada ou escrita. A passagem bíblica de hoje contém a profecia de que o povo de Deus será julgado por seus pecados e infidelidade. Mas Isaías também afirma: "Naquele dia, todos cantarão" (12.1 - NTLH) em meio a seus sofrimentos. Ao longo de todo o capítulo 12, Isaías escolhe a palavra cantar para descrever a resposta dos exilados à promessa de Deus de que voltarão a sua terra. Todos nós enfrentamos perdas e frustrações; mas podemos permanecer fiéis e esperançosos, porque sabemos que nosso trabalho no Senhor não é em vão (Veja 1 Coríntios 15.58.) e que Deus nos dá o poder e a força para enfrentar os obstáculos da vida. E, em meio a nossa tristeza, sofrimento e vazio, temos a promessa de Isaías de que virá um dia em que todos nós poderemos cantar novamente.
Nós voltaremos a cantar.
Oremos pelas pessoas carentes de esperança renovada.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Cristãos em flor



Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo. [...] admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos. [...] segui sempre o bem entre vós e para com todos. 1 Tessalonicenses 5.11, 14, 15
Toda primavera, um rododendro, um tipo de arbusto, se enche de tufos de flores cor-de-rosa em meu quintal. Mas nem todos os botões abrem ao mesmo tempo. Por um período, flores plena ou parcialmente abertas dividem espaço com botões bem fechados, verdes, que não dão a menor impressão de que vão se abrir. Mas sei que, aquecidos pelo sol, nutridos pela terra e refrescados pela chuva, esses botões verdes florescerão no tempo certo. Os cristãos também florescem em momentos diferentes. Alguns servem visível e ansiosamente na igreja como diáconos, professores e líderes, ou na comunidade, junto aos famintos e desabrigados. Outros, como as flores semiabertas, concordam relutantemente em ajudar nos comitês. E há aqueles cujo crescimento é menos óbvio para nós. Como os botões fechados, eles precisam do calor da comunhão, do alimento da palavra de Deus e do refrigério do amor para florescer. Não podemos apressar o crescimento espiritual das pessoas, assim como não posso forçar meu rododendro a florescer. Mas podemos proporcionar as condições para o crescimento convidando as pessoas à nossa casa, discutindo problemas do momento a partir de um ponto de vista bíblico e deixando que o amor de Deus flua por meio de nós para atender às necessidades delas.
Como tenho nutrido as pessoas na fé?
Oremos pelas pessoas que floresceram espiritualmente mais tarde.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Conhecendo a Deus


E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século. Mateus 28.20
Durante toda a minha vida, conhes. Mas uma coisa é conhecê-lO e outra é viver em relacionamento com Ele. Ao longo dos anos, tenho me desenvolvido lentamente na fé. Há dois anos e meio, enfrentei um desafio que exigiu que eu agisse com fé. Quando meu marido, meu companheiro há 50 anos, morreu, fiquei arrasada. Não sabia o que fazer. Nossos filhos tinham crescido e nós tínhamos vivido apenas nós dois por mais de 30 anos. De repente, estava sozinha. Em minha solidão e tristeza, Deus levou-me a rever minha vida. Vi que muitas vezes Deus tinha estado presente, sustentando e fortalecendo, embora eu não reconhecesse Sua presença na época. Lembrei das palavras de Jesus: "Não te deixarei, nem te desampararei" (Josué 1.5). Posso dizer, verdadeiramente, que Deus é o único de quem podemos depender. Quando todos partem, Deus permanece conosco. Embora nós passemos por momentos difíceis, podemos estar certos de que Deus está conosco. Até mesmo nosso Senhor Jesus Se sentiu abandonado na cruz. Ele sabe como nos sentimos e é nosso grande consolador. Graças sejam dadas a Deus!
Em nossos momentos de maior solidão, Deus vem em nosso auxílio.
Oremos pelas pessoas que se sentem abandonadas.
ci a Deu