sexta-feira, 26 de junho de 2009

Palavra fiel




...eu sou o Senhor que te sara. Êxodo 15.26


O ano de 2006 foi, para mim e minha família, cheio de altos e baixos. Além das lutas comuns a todos nós, minha filha, Sofia ? mãe de três filhos menores ?, teve um começo de câncer de colo de útero, o que nos trouxe grandes transtornos emocionais. Ao tomarmos ciência do diagnóstico, ficamos como que paralisados. Apegamo-nos à palavra de Deus em busca de um milagre. Nossa intimidade com o Senhor, por meio das orações e da meditação na Sua Palavra, tornou-se a nossa respiração e o nosso alimento diário. O Senhor nos ouviu e colocou à disposição de minha filha uma irmã e amiga de nossa igreja, voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer, que se prontificou a levar Sofia para fazer exames periódicos no Hospital do Câncer, em São Paulo, e, posteriormente, para a extração da área afetada. Hoje, bendigo ao Senhor, porque Ele fez florescer novamente a alegria em nosso coração. Minha filha está curada, graças à Sua maravilhosa providência (Gênesis 22.8), à atitude amorosa de nossa irmã da igreja (Gálatas 6.10) e a toda a igreja nas orações, nas visitas e nas palavras de estímulo.


Não sabemos qual é o plano de Deus hoje, mas sabemos que Ele nos ama.


Oremos pelas pessoas enfermas de câncer e por seus familiares.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Autojustificação


Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho quando tens a trave no teu? Mateus 7.3-4
"Por que você sempre encontra algo de errado em tudo que faço?", gritei para Jane, minha mulher. "Por acaso não sou melhor do que muitos maridos que há por aí? Quantos deles podem se gabar do que tenho feito neste casamento? Por que você não pode me elogiar de vez em quando?" "Mas é exatamente aí que você está errando", retrucou Jane. "Justificar suas ações fazendo comparações como essa não ajuda em nada. Cada um de nós é responsável por suas próprias ações." Saí sem dizer uma palavra, mas, dias depois, a afirmação de Jane ainda estava na minha mente. Enquanto discernia a discussão, veio à minha mente a história que Jesus contou sobre o fariseu e o cobrador de impostos (Lucas 18.9-14). Em vez de olhar para mim mesmo e aceitar minhas fraquezas, tinha julgado, presunçosamente, outra pessoa. Concentrar-me nas fraquezas dos outros era uma de minhas fraquezas. Aceitei isso, pedi perdão a Deus e orei para que Ele me ajudasse a mudar.
Será que minhas palavras transmitem julgamento ou encorajamento?
Oremos pelas pessoas que enxergam os erros continuamente.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Completamente maduro



Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera. Isaías 64.4
Todo ano ocorre da mesma maneira. Espero, fico checando minhas amoreiras para ver as flores brancas se transformarem em amoras verdes, depois vermelhas e finalmente em frutas negras deliciosas. Fico tão impaciente que, em geral, colho a primeira amora cedo demais. Nunca está suficientemente doce. Então, lembro-me da arte de apenas tocar a mais escura. Se ela estiver totalmente madura, cairá na minha mão. Minhas amoreiras fazem-me lembrar de que Deus conhece a hora certa para tudo. Senti isso, recentemente, num momento de frustração com meu emprego, queria só lamentar ou largá-lo. Queria ajuda, porque me sentia impotente. Mas esperar pelo tempo de Deus significava aprender a ter paciência com tudo aquilo que me frustrava: colegas injustos, baixo salário. E, ao esperar, vi Deus usar essas circunstâncias frustrantes para produzir frutos em minha vida. Ser precipitada e querer fazer segundo a minha maneira é como colher frutos da amoreira antes da hora. Se perseverarmos pacientemente, poderemos ficar menos consumidos por nossos desejos e mais concentrados no fruto doce que virá no tempo de Deus.
O tempo de Deus é perfeito.

Oremos pelas pessoas que estão desanimadas enquanto esperam.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Retribuição ou investimento


[Jesus disse:] O meu mandamento é este, que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. João 15.12
Eu estava em um funeral. O sermão do pastor foi sobre como muitos de nós gostaríamos de retribuir as boas e úteis ações daquele cuja vida estávamos honrando. Ele sugeriu que, embora não pudéssemos mais retribuir diretamente a nosso amigo, poderíamos seguir seu exemplo de bondade investindo na vida de outros. Quantas vezes já quisemos retribuir o bem que recebemos de pais, professores, pastores, amigos e de todas as outras boas pessoas que investiram seu amor e seus esforços em nós? Estamos separados desses santos pelos anos, pela distância e até pela morte. A única direção que podemos seguir é ir em frente. Jesus nos diz: "Ameis uns aos outros, assim como eu vos amei".
Dê a Cristo dando aos outros.
Oremos pelas pessoas que investiram em nossas vidas.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

As surpresas de Deus



...Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. 1 Coríntios 2.9
Recentemente eu vi um desenho animado que mostrava uma criancinha perguntando: "Será que as lagartas sabem que vão virar borboletas ou Deus as surpreende?". A Bíblia está cheia de histórias de Deus surpreendendo as pessoas. Ele surpreendeu Abraão e Sara com um filho na velhice. Na passagem acima, Deus surpreendeu Elias várias vezes: quando o profeta fugiu das ameaças de morte de Jezabel, um anjo levou-lhe comida e água. Quando Elias estava escondido numa caverna, Deus lhe falou num cicio suave e tranquilo. Deus surpreendeu os pastores no primeiro Natal. Surpreendeu também Saul na estrada de Damasco. Deus continua a nos surpreender hoje. Com frequência me surpreendo com uma solução para um problema que considerava impossível! Lembro-me de uma vez em que perdi minha aliança. Depois de procurá-la pela casa inteira durante dias, lancei as mãos para o alto, declarando: "Desisto!". Várias semanas depois, durante uma faxina, desencostei uma cômoda da parede. Parada ali, na beira do rodapé, num lugar inseguro, estava minha aliança. Deus dá a entender que mais surpresas ainda virão. Por mais que tentemos visualizar o que o céu será quando passarmos desta vida para a eternidade, certamente seremos surpreendidos. Como Paulo escreveu: "Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado" para nós.
Com Deus, as surpresas nunca terminam.

Oremos para enfrentarmos com fé as surpresas da vida.