sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Pelo poder de Deus


Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Salmo 46.1
As palavras do médico foram como um golpe no estômago: "Você tem a doença de Parkinson". Claro que não era isso que eu queria ouvir. E nem quis ouvir, alguns meses depois, que um gene mortal estava destruindo todos os órgãos do corpo de meu filho. No espaço de quatro dias, ele partiu da unidade de tratamento intensivo para o céu. Meses depois, uma tia querida foi instalada num asilo, para receber cuidados e conforto. Na noite seguinte ao funeral dela, minha mãe sofreu um grave derrame cerebral, e os médicos do atendimento de emergência concordaram que ela não podia viver sem suporte vital. Este enxame de perdas me deixou emocionalmente instável. Quando achava que estava me habituando, outra pessoa querida morria. Isso prosseguiu durante dois anos e meio. Recentemente, alguém me perguntou: "O que vai atingir sua família agora?". Francamente, não quero saber. O que sei é que estou me agarrando ao poder de Deus para atravessar estes dias de luto e dor. Esse poder é minha esperança para o futuro. Atualmente, estou frágil, mas sei que Deus é forte e capaz de me levar adiante. Como sei? A Bíblia assim me diz. Sinto-me sustentada pela presença consoladora de Deus, que vivencio em amorosos atos de bondade, praticados por Seu povo.
Quando estou fraca, Deus demonstra força.
Oremos pelas pessoas que estão chorando múltiplas perdas.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Dizer a verdade



Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. 2 Coríntios 4.13
Eu entrei para a igreja quando era jovem. Não sabia o que significava ser cristão. Sentia-me atraído pelas atividades da igreja: cantar, participar de vigílias de oração e comer carne de cabrito nos encontros. Nossos pais foram os primeiros a aderir a uma nova igreja em nossa região, e nós os seguimos. Muitas pessoas riam de nós porque a maioria dos membros da igreja era mais velha; era como se fosse a "igreja dos velhos". Nossa fé vacilou pela maneira como nossos amigos nos encaravam. Quando me perguntavam a qual igreja eu pertencia ou se ainda ia àquela igreja, eu mentia: "Ah, deixei de ir àquela igreja há algum tempo". Um dia, quando estava lendo a Bíblia, dei de cara com a história de Paulo. Esse apóstolo contava às pessoas a verdade sobre a vida que tinha vivido antes de conhecer a Cristo. Paulo falava com confiança, dizendo a verdade, mesmo na presença de um capitão ou de uma multidão, mesmo com as pessoas ameaçando-o de morte. Que vergonha eu não ser capaz de dizer a verdade a meus parentes, que não me machucariam! Falar sobre Cristo é parte do que significa ser cristão.
Devemos nos orgulhar do privilégio de conhecer a Cristo e devemos proclamá-lO.
Oremos para que possamos testemunhar nossa fé de boa vontade.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Nenhum pedido é insignificante



Orai sem cessar. 1 Tessalonicenses 5.17
"Você orou por causa de uma caneta perdida?", exclamou minha amiga. Assegurei-lhe de que tínhamos feito exatamente isso e que, no dia seguinte, havíamos encontrado a caneta que Bill tanto estimava, dentro do bolso de seu terno. Minha amiga achou que orar por algo tão insignificante quanto uma caneta era explorar a bondade e misericórdia de Deus. Discordei dela e expliquei que nós oramos por coisas que fazem parte do nosso dia a dia. Quando nossas orações são respondidas, festejamos com ações de graças pela bondade de Deus. Quando O incluímos em todos os aspectos de nossas vidas, sentimos proximidade e intimidade com nosso Criador. Jesus disse a Seus discípulos: "Tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis" (Mateus 21.22). Lembro-me bem de sussurrar minha súplica quando recebemos convidados inesperados para o jantar e só tinha preparado comida para os sete membros de nossa família. "Por favor, Senhor, pães e peixes" (veja Marcos 6.34-44). Deus sabe o que quero dizer com essa oração, e nunca tivemos convidados que saíssem com fome da mesa. Quer os pedidos de nossas orações sejam grandes ou pequenos, Deus responde com alegria à nossa confiança.
Todas as partes de nosso dia podem ser uma ocasião para orar.
Oremos por aqueles que tentam ter um relacionamento mais profundo com Deus