sábado, 13 de setembro de 2008

Deus muda o foco de nossa visão

Leia o Salmo 46.1-11

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Salmo 46.1

Minha mãe se encontrava gravemente doente e internada em um hospital. Eu já estava esgotada por passar dias e noites ao seu lado no leito, pois ela não podia ficar sem acompanhante. De repente, minha irmã caçula chegou do interior com seus três filhos: um casal de crianças e um adolescente. Minha irmã é deficiente visual e enxerga pouco. Ela havia juntado suas economias e ido até a rodoviária de São Paulo, de onde me ligou, pedindo que eu fosse buscá-la. Ao desligar, fique irritada, pois já tinha minha mãe para cuidar e agora mais duas crianças, um adolescente e minha irmã, que enxergava quase nada. Isso já era demais para mim. Orei a Deus pedindo socorro. E Ele me mostrou que o socorro já havia chegado. Senti paz em meu coração. Fiquei envergonhada de minha atitude e senti muito orgulho de minha irmã. Ela, com sua deficiência visual, sem dinheiro, com seus três filhos, não mediu esforços para vir em meu auxílio. Meus sobrinhos pequenos trouxeram uma alegria contagiante ao nosso lar, e o adolescente foi de grande ajuda nos revezamentos no hospital. Louvo a Deus por Sua infinita misericórdia e bondade. Ele está sempre pronto a nos auxiliar; nós é que, muitas vezes, precisamos mudar nosso modo de ver as situações.

Nossas atitudes podem impedir a ação de Deus em nossas vidas.

Oremos pelas pessoas que necessitam mudar seu ponto de vista para experimentar o amor de Deus.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Volta ao lar celestial

Aquele que me ama será amado por meu Pai? João 14.21

Uma sensação de náusea no estômago, a boca seca e as mãos suadas evidenciavam meu nervosismo quando o carro do meu namorado se aproximou da casa. Ele me levava para conhecer seus pais, e eu não tinha certeza de como seria recebida. Receava não ser a nora que eles esperavam, a esposa que eles sabiam que seu filho merecia. A presença dele ao meu lado representava minha esperança de que sua família me amasse apenas porque ele amava.
Antes mesmo que eu abrisse a porta do carro, o pai de Jim já estava na calçada, esperando por nós. Meus temores logo se acalmaram diante do grande sorriso em seu rosto, seu beijo em minha bochecha e o conforto de seu abraço. Fui aceita com base no meu relacionamento com seu filho.
Muitos de nós nos preocupamos com a recepção que teremos ao chegar à porta de Deus. Sabemos que não somos bons o bastante para estar lá. Somos indignos de estar na presença de Deus. Mas não estaremos ali sozinhos. Nossa recepção às portas do céu depende apenas do nosso relacionamento com Seu Filho, Jesus Cristo. Posso ficar descansada. A maravilhosa acolhida que recebi de meu sogro é apenas uma antecipação do que receberei, algum dia, de meu Pai que está no céu. Afinal de contas, Deus enviou Seu filho para me trazer para casa.

Quem ama o Filho de Deus terá dEle uma alegre recepção.

Oremos pelos noivos e noivas.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Reafirmação

Então [Moisés] disse [ao Senhor]: Rogo-te que me mostres a tua glória. Êxodo 33.18

Gosto de ir buscar minha filha Emily, de dez anos, na saída da aula. Ela sempre quer que eu esteja no início da fila de carros diante da escola. Um dia, perguntei-lhe por que era tão importante que eu estivesse entre os primeiros da fila. Ela respondeu que, assim, ao sair do colégio, ela pode me ver na fila e ter a certeza de que estou lá. Ela precisa da confirmação que minha visão lhe dá. Na passagem bíblica acima, Moisés foi um pouquinho como minha Emily. Ele precisava de segurança. Moisés era um líder corajoso, um seguidor comprometido de Deus, mas estava cansado. Embora soubesse que o Senhor estava com ele, precisava de reafirmação. Nós, mesmo crendo que Deus está presente, muitas vezes precisamos ser reassegurados, porque nossa experiência não nos faz seguros da presença de Deus. Nos desapontamentos, tristezas ou ansiedades sobre uma decisão a tomar, ansiamos por ver a Deus. Como Moisés, podemos pedir, manifestando nossa necessidade de ver e sentir a presença divina em nossas vidas. Moisés é exemplo de coragem em oração franca e honesta. Deus ouviu Moisés e respondeu, e fará o mesmo por nós. A segurança pode vir por meio do amor de um amigo, da beleza do mundo natural, de uma canção no rádio ou de um telefonema inesperado que nos encoraja. Nós podemos pedir afirmação e depois observar a resposta de Deus.

Como sinto a presença de Deus em minha vida hoje?

Oremos pelas crianças que precisam sentir-se seguras.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

OUVE O SEU CHORO

A nenhuma viúva nem órfão afligireis. Se de

alguma maneira os afligirdes, e eles clamarem a mim,

eu certamente ouvirei o seu clamor. - Êxodo 22:22-23


A CNN anunciou recentemente que existem aproximadamente 40 milhões de viúvas na Índia. Quinze mil delas vivem nas ruas de uma cidade a norte, Vrindavan. Infelizmente, muitas das famílias não ouvem o seu clamor. Uma viúva de 70 anos disse: "O meu filho diz-me: 'Tu estás velha. Agora quem é que te vai sustentar? Vai-te embora.'" Ela chora: "O que é que faço? A minha dor não tem limites."
Quando Deus deu instruções ao Seu povo no deserto, Ele disse-lhes que tinham a responsabilidade de cuidar das viúvas e das crianças órfãs na terra (Ex 22:22-23). Eles deveriam deixar alguma da colheita no campo para eles, e em cada três anos davam um dizimo especial para os necessitados. Deus esperava do Seu povo que ouvissem os clamores dos fracos, defendessem os seus direitos, e cuidassem deles.
Os Israelitas receberam ordens para cuidar dos outros como lembrança da sua experiência no Egito. Quando eles estiveram em dificuldades e clamaram a Deus, Ele ouviu os seus clamores e ajudou-os. Assim, a sua lembrança de opressão e libertação foi usada para moldar os seus valores, atitudes, e ações para com os oprimidos na terra (Deut. 24:18-22).
Imitemos o nosso Pai ouvindo o clamor dos necessitados deste mundo. - Marvin Williams


 

QUANTO MAIS PERTO ESTIVERES DE DEUS,

MAIS CORAÇÃO TERÁS PARA OS OUTROS.


 

Cante a sua canção

Entoai-lhe novo cântico, tangei com arte e com júbilo. Salmo 33.3

Como regente do coral da igreja, eu me esforçava para convencer todo mundo a cantar. Para algumas pessoas, cantar não era problema. Para outras, no entanto, cantar era algo temível. Mais de uma pessoa já me disse: "Não consigo cantar" ou "Eu não tenho ouvido. Minha voz é péssima" ou "Sou tímido demais". Ao orar sobre o que fazer, a resposta me fez pensar no canto de uma forma inteiramente nova. Assim como um coral nem sempre canta em uníssono, a família de Deus reúne várias habilidades para louvar com uma infinidade de formas. Algumas pessoas podem realmente ter o dom da música e ser capazes de cantar absolutamente tudo. Outras podem ser igualmente eficazes lendo a Bíblia durante o culto e ajudando a selecionar previamente as passagens e orações. Se alguém for tímido demais para se pôr de pé diante da congregação e ler, talvez possa ajudar a preparar a decoração da igreja para o culto. Se alguém é bastante extrovertido, pode ajudar outras pessoas a se sentirem bem-vindas à igreja cumprimentando-as na chegada e acompanhando-as a seus lugares. Para mim, cantar não se restringe a abrir nossas bocas e fazer música. Antes, cada um de nós tem um "cântico" único, louvável e verdadeiramente concedido por Deus. Usar nossos dons individuais habilmente é uma forma poderosa de "cantar ao Senhor" pelo que recebemos e pelo que podemos ser uns pelos outros.

Como posso ajudar as pessoas a descobrirem seu canto e cantá-lo?

Oremos pelos músicos da igreja.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

O CARTÃO DE ANIVERSÁRIO DO CHIMPANZÉ

então, disse Adão: A mulher que me deste por companheira,

ela me deu da árvore, e comi. - Génesis 3:12


Não há muito tempo a minha esposa pediu-me para escolher um postal de aniversário tardio para o irmão dela. Procurando na estante eu encontrei um postal com um chimpanzé na capa segurando na mão um telefone.

Isto era o que ele dizia: "É melhor eu não ouvir... o quão chateado estou de eu me ter esquecido do teu aniversário. Quer dizer, como é saberia se eu não estive envolvido num grave acidente de carro e deitado num canto qualquer?...Bem, eu posso ter me esquecido do teu aniversário, mas eu também não recebi nenhum telefonema teu para saber se estava bem. Tudo o que sei é que é bom que tenha uma boa desculpa para explicares a razão de eu não ter ouvido de você no teu aniversário!"

Até que ponto as pessoas evitam a verdadeira responsabilidade é quase absurdo, mas não é nada novo. Quando Deus confrontou Adão por ter comido o fruto proibido, ele preferiu culpar a sua mulher e Deus: "A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi." (Gen. 3:12).

Quando fazemos algo de errado, podemos aceitar a verdadeira culpa pelo que fizemos ou transferir a culpa para outros. O modo que agrada a Deus e resulta em crescimento espiritual é aceitarmos a responsabilidade pessoal dos nossos atos. Culpar irracionalmente os outros não é motivo de riso.


 

UM BOM TESTE AO CARÁCTER DE UMA PESSOA

É O SEU COMPORTAMENTO QUANDO ESTÁ ERRADA.

Deus nos conhece

Leia o Salmo 139.1-14

Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais. Mateus 6.8

Com muita freqüência, achamos que temos tantas coisas pelas quais orar que não sabemos como ou por onde começar. Nossas orações podem ser confusas e desnorteadas quando colocamos nossas necessidades diante de Deus. Sentimo-nos confusos, embaraçados ao tentar transmitir com sinceridade tudo que achamos que Deus precisa saber. Mas não precisamos temer. Deus, que conhece cada um de nós intimamente, conhece as nossas necessidades antes mesmo de falarmos sobre elas. Ele também conhece nossos medos, pecados e sentimentos de incapacidade e insegurança. Deus conhece cada detalhe da sua vida e da minha. Quando Jesus conversou com a mulher à beira do poço, ela Lhe contou alguns fatos de sua vida. Mas Jesus já sabia deles! Quando seguia pela estrada em Jericó, Ele já sabia que Zaqueu estava na árvore; na verdade, sabia tudo sobre o próprio Zaqueu. Deus também nos conhece. Antes mesmo de termos nascido, Ele já nos conhecia. Desde o momento da nossa concepção, Deus nos observava. Quando nos sentirmos angustiados sobre como ou o que orar, podemos oferecer a Ele palavras simples e Lhe falar dos anseios do nosso coração. Nosso poderoso e maravilhoso Deus conhece nossas vidas.

Deus conhece as partes mais íntimas de minha vida e me ama.

Oremos para que acreditemos que nossas orações são suficientemente boas.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Isso dói!

[...] também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem acabamos agora de receber a reconciliação. Romanos 5.11

Buddy, meu esperto são-bernardo de um ano, escapou. Buscando aventura, ele correu para o bosque montanhoso que cerca o nosso quintal. Quando voltou, tarde da noite, sua cara estava cheia de espinhos de ouriço. Na manhã seguinte, o veterinário o sedou e removeu os espinhos visíveis. Infelizmente, havia vários espinhos internos, porque Buddy os havia quebrado na tentativa de se livrar do sofrimento. Estes precisaram sair por conta própria, com a inflamação. Passaram meses para que Buddy finalmente se livrasse das conseqüências de ter ido aonde não deveria ir. Isso me fez pensar na freqüência com que nos afastamos do que sabemos ser a vontade de Deus e da Sua condução. Talvez a curiosidade em uma aparente diversão nos vença. Como Buddy, nós também voltamos machucados e sofrendo. Às vezes, muito tempo depois do afastamento, ainda carregamos os fardos e a dor que causamos a nós mesmos. Assim como o veterinário e o tempo curaram Buddy, nós temos um Deus salvador que também nos curará. Quando pedimos perdão humildemente, somos reconciliados com Ele. Às vezes sofremos as conseqüências por muito tempo ainda, mas nosso Deus está conosco, dando-nos força para vencer.

Embora possamos nos afastar, Deus está sempre por perto.

Oremos pelas pessoas que estão no caminho errado.

domingo, 7 de setembro de 2008

Responsáveis pela pátria

Leia Gálatas 5.1-15

Um pouco de fermento leveda toda a massa. Gálatas 5.9

Hoje, comemoramos a independência do Brasil. Isso nos leva a pensar em nosso país, a sentir que somos parte desta nação, deste chão, deste povo, desta vocação que Deus nos proporcionou. É momento de pensar em nossos governantes e instituições, orar por eles e também pensar em nossa própria vida. O que significa a independência? É apenas livrar-nos de algo que não nos leva a nada? O apóstolo Paulo, na Carta aos Gálatas, fala a respeito de certas liberdades e certos aprisionamentos. ?Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão? (Gálatas 5.1). Todos nós precisamos de liberdade.

Às vezes, nos libertamos de alguém ou de alguma coisa e nos tornamos prisioneiros de outras. Também somos chamados a nos avaliar, para ver se precisamos da libertação que Cristo nos oferece. Por isso, o Evangelho aponta para a liberdade. Cristo nos libertou, porém não usemos essa liberdade para dar ocasião à carne. Como cidadãos responsáveis por nossa nação, coloquemos nossa vida para que Deus possa usá-la para o bem de nosso povo. A liberdade nos leva para a mutualidade e a interdependência, pois carecemos e precisamos uns dos outros, como famílias, como nação. Cada cultura necessita ter uma interação, uma mutualidade, um relacionamento de partilha interpessoal.

A liberdade é essencial para o cristão e a cristã.

Oremos para que sejamos cidadãos e cidadãs responsáveis.