sexta-feira, 21 de março de 2008

PEDRAS TUMULARES E PEDRAS ANGULARES

"Por isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado. Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade." 1 Pedro 2.6-7

Em tempos
bíblicos, as pedras serviam como monumentos para assinalar eventos notáveis. Hoje, continuamos com essa prática, mas de uma maneira um tanto diferente. Já não empilhamos rochas e damos um nome ao memorial, como "Betel", a casa de Deus. Hoje, quando alguém morre, indicamos seu lugar de descanso com uma pedra tumular. E quando erigimos um edifício, colocamos nele uma pedra gravada para recordar a ocasião.

Pedras tumulares e pedras angulares. Ambas são pedras grandes, normalmente granito ou mármore, substancias que deverão durar muitas
décadas ou mesmo séculos. As pedras são polidas e depois gravadas com nomes e datas. Mas a semelhança acada aí. Uma indica o fim de uma vida, enquanto a outra marco o inicio de algo que perdurará.

Depois que Jesus foi crucificado, declarado morto e colocado em um
túmulo, muitas pessoas estavam prontas a erigir uma pedra tumular para Ele e nela escrever "fim". Mas Pedro dez de tudo para assegurar aos primeiros cristãos a quem escrevia, que sua fé estava fundada na Rocha, uma pedra viva, perpétua e poderosa. A crucificação não esculpiu a data final na pedra tumular de Jesus. Antes, Sua ressurreição assentou a pedra angular da fé cristã, um monumento que durará para sempre.

O modo como vivemos hoje celebrará nossas vidas amanhã.

Vamos orar pelas pessoas cuja fé não tem um alicerce firme!.

quinta-feira, 20 de março de 2008

UMA QUINTA-FEIRA SANTA

"Jesus orou: Pai, se queres, passa de mim este cálice, contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua". Lucas 22:42

Na Quinta-Feira Santa, lembramos a noite em que Cristo foi traído. Ele celebrou a Páscoa com seus discípulos. Assim fez, sabendo que o traidor estava entre eles e que Ele mesmo sofreria morte e humilhação, ainda assim, continuou amando.

Jesus transformou a cerimonia na ceia da nova aliança, a Santa Comunhão. O pão e o vinho representam o Seu corpo e sangue e lembram-nos do Sua amoroso sacrifício.

Fico comovido pela disposição de Cristo em abraçar o sofrimento. Ele não era nenhum masoquista, ansiando pela dor, no entanto, não viu o sofrimento como um mal a ser evitado a todo custo. Mesmo diante da morte, Sua preocupação principal,para fazer a vontade de Deus.

Quando sou confrontado por escolhas difíceis, lembro-me daquela noite e da jornada de Cristo no sofrimento e na morte. Nunca enfrentarei nada tão agonizante quanto a crucificação. Minha vida tem sido notavelmente confortável. Mesmo assim, muitas vezes sinto-me tentando a tomar o caminho mais fácil. Muitas tentações parecem tão pequenas que as vezes peso que não teria qualquer importancia em cair nelas. Mas sei que, cada vez que pratico um mal pequeno, dificulto o bem maior.

A Quinta-Feira Santa revela a força do carácter de Jesus e a profundidade de Seu amor por toda a humanidade.

Que escolhas me levarão hoje a cruz?

Vamos orar para conhecer o amor de Cristo.

quarta-feira, 19 de março de 2008

TEMPO SOMBRIO


"Semelhantemente, depois de cear, Jesus tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós." Lucas 22:20

A Quaresma é um período litúrgico, sombrio e parado. Uma estranha inquietude inunda o coração e lembrá aos cristãos e cristãs um acontecimento vergonhoso na história do mundo.

Mas a Quaresma pode ser um tempo de profunda regeneração, renovação moral e sentimentos de reverência, quando paramos para
refletir sobre os últimos dias de nosso Senhor. A Quarta-Feira de cinzas passou; o sombrio dia da Sexta-Feira Santa em breve chegará.

Numa tentativa de identificar com Jesus, algumas pessoas abrem mão de seu alimento ou
atividade preferida durante a Quaresma. Outras aumentam e aprofundam suas orações. Alguns trabalham para ajudar os sem-tetos. No apressado e frenético mundo de hoje, o período da Quaresma pode trazer um pouco e bem-vindo consolo.

Quanto mais envelheço,
mais valorizo o costume da humildade durante a Quaresma. Enquanto cuido de meus afazeres diários, pensamentos perturbadores sobre a agonia de Jesus me vem a mente. Quase posso sentir a intensidade conforme o tempo se desloca para o ato final. Conheço o desfecho, estou consciente das duras circusnstancias da morte de Jesus, mas avanço para o incrível final: a maravilhosa gloria da Pascoa.

O que estamos fazendo hoje por Cristo?

Vamos orar pelas pessoas que sobrem em nome de Jesus Cristo.

terça-feira, 18 de março de 2008

A CRIAÇÃO DE DEUS


"No princípio, criou Deus os céus e a terra". Gênesis 1.1

"Estas árvores são impressionantes", disse-me alguém enquanto passeávamos pelas ruas de nossa cidade. O comentário referia-se às folhas de um verde vívido, seus magníficos troncos robustos e a irregularidade única de sua ramos.

Nossa criação é uma obra perfeita produzida pelas mãos do Criador perfeito, não apenas as árvores, mas as diversas flores, delicadas e perfumadas, que preenchem cada jardim, e as ondas poderosas e imptuosas do oceano, que deslocam a fina areia para exebir conchas de todos os tamanhos, formas e cores.

Deus nos ama tanto que no início da criação esta alinhado com o Seu plano e nele a humanidade tem seu lugar. No entanto, ao longo do caminho, nós nos esquecemos das dádivas divinas de beleza e bondade. Em vez disso, contribuímos para o desmatamento e a contaminação dos rios e córregos e a formação de lixões desnecessários.

De um lugar vazio de luz, beleza, musica e cor, o Deus que adoramos, o Doador de toda a vida, amorosamente criou um lindo mundo para o nosso usufruto. Cuidemos carinhosamente desta maravilhosa dádiva.

segunda-feira, 17 de março de 2008

CORAÇÃO GENOROSO


Jack era um homem de negócios aposentado e bem-sucedido, muito conhecido em sua igreja, sua comunidade por seu espírito amigável, gentil e por sua bondosa generosidade. Mas somente depois de sua morte, recentemente ocorrida, as pessoas tomaram conhecimento do âmbito de sua boas ações. Jack tomou providencias para ajudar vários ministérios, atrás dos bastidores de forma a continuar sua obra depois que ele morresse.

Conforme tomava conhecimento de alguns dos projetos sustentados por Jack, vi-me pensando: Se eu tivesse recursos financeiros, bem que gostaria de fazer alguma coisa assim. Mas, refletindo um pouco mais, compreendi que a benevolência de Jack não tinha origem no seu talão de cheques, mas em seu coração. Ele partilhou generosamente dos recursos que Deus havia lhe dado.


Embora haja algumas coisas que não posso fazer, Deus lembrou-me de que há outras que posso. O essencial é cultivar um coração generoso, se eu quiser partilhar sinceramente os dons que recebi. Deus abençoará os frutos.

Como estou ajudando os outros com o meu dom?


Vamos orar para sermos bons despenseiros e despenseiras.