sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Entrega?

Está aí um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas isto que é para tanta gente? João 6.9

Fico imaginando como a história de alimentar 5 mil pessoas teria sido se o garoto tivesse dito: "Não vou dar todo o meu almoço; dou metade." Será que ao menos haveria uma história? Parte do que aprendemos com essa passagem é que o garoto deu tudo o que tinha. Ao fazer isso, ele e os outros receberam mais do que o suficiente para comer. Às vezes, quando penso que entreguei uma situação a Deus, me dou conta de que continuei agarrada a uma parte dela até poder perceber como as coisas vão acontecer. A verdade é que Deus não pode agir livremente em minha vida até que eu Lhe entregue todas as minhas circunstâncias. É bom dar um décimo da minha renda a Deus, mas cem por cento pertence a Ele. É bom dar um sétimo do meu tempo a Deus, mas meu tempo inteiro Lhe pertence. Tudo pertence a Ele. Quando sou capaz de compreender isso, percebo que tenho mais que o suficiente para seguir em frente: tempo suficiente, comida suficiente, amor suficiente? o suficiente de tudo. Deus é suficiente.

Deus é suficiente.

Oremos para que nos entreguemos inteiramente a Deus

Leia João 6.5-13

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Voce já pensou nesta possibilidade?

Confiança total

Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Provérbios 3.5

Assisti, outro dia, na televisão, a uma reportagem em que uma advogada cega contava como ia ao trabalho todos os dias, de metrô, conduzida por seu cão-guia. No meio da entrevista, ela afirmou: "Eu confio totalmente no Fred, porque, quando chegamos à plataforma de embarque, ele sempre pára meio metro antes da faixa de segurança." Ao comentar esse fato com uma amiga, ela argumentou: "Deve ser muito difícil confiar num cachorro." Fiquei pensando no significado da palavra "confiar". Busquei-a no dicionário: confiar é ter fé, acreditar. Assim deve ser nossa vida com relação ao nosso Pai Celeste. Ao nos entregarmos a Ele, a confiança precisa ser total e irrestrita. Quando confiamos, não temos dúvidas, deixamo-nos conduzir. Deus sabe o que é melhor para nós, embora muitas vezes queiramos andar por nossa própria conta. Assim como aquela moça cega confia plenamente em seu cão treinado e segue seus passos tranqüilamente, também nós devemos colocar nossas vidas nas mãos de Deus e deixar que Ele nos guie e nos oriente.

Confiar é ter fé, acreditar.

Oremos pelas pessoas com deficiência visual.

Leia Provérbios 3.1-6

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Evangelizar, exemplo

Ore continuamente

Não andeis ansiosos de cousa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça. Filipenses 4.6

Quando me posicionei ao do coral e olhei para a congregação, não pude acreditar no que via. Papai estava sentado ao lado de mamãe. Minha mãe era uma cristã fiel, que ia à igreja com seus quatro filhos todo domingo. Papai raramente assistia a um programa de Natal, muito menos um culto dominical. Eu tinha 15 anos e várias vezes tinha implorado a ele que nos acompanhasse à igreja, mas sem êxito. Depois do almoço, quando mamãe e eu estávamos lavando a louça, perguntei a ela por que papai tinha ido à igreja naquela manhã. Ela me olhou, sorriu amorosamente e disse: "Querida, é a resposta a 17 anos de orações." Dezessete anos de orações! E eu achava que ele havia ido por capricho. Meu pai logo se tornou um cristão fiel e serviu a Deus pelo restante de sua vida. Aquele testemunho de oração persistente serviu de guia para minha vida. Nunca me esqueci da lição que aprendi ao lado de minha mãe, enquanto lavava a louça numa tarde de domingo.

Nunca, nunca, nunca desista de ninguém; Deus não desiste!

Oremos pelas famílias divididas pela religião.

Leia Lucas 18.1-8

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Tu és Adorado

O Reformador

E estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo. Efésios 2.5

A cabana que minha esposa e eu compramos na Tasmânia precisava de grandes reformas. Mesmo assim, a casa era nossa. Substituímos as vigas podres e o reboco velho e removemos o entulho. Pintamos a casa. Tudo isso exigiu tempo, esforço e dinheiro, mas se transformou em nossa casa. Ocorreu-me que Deus faz algo semelhante conosco. Deus nos "comprou" com o sangue que Cristo derramou no Calvário. Embora fôssemos piores que um barraco (conforme Efésios 2.1-3 e 1 Coríntios 6.9-11), Deus viu em nós a beleza de um templo. Quando Ele nos deu o Espírito Santo para habitar dentro de nós, precisávamos de uma grande reforma. Deus tem um plano por meio do qual Ele age, um objetivo para cada um de nós. Devemos ser transformados à semelhança de Cristo (veja 2 Coríntios 3.18.) Ao longo das Escrituras, lemos histórias sobre as renovações que Deus faz em corações, mentes e nos relacionamentos das pessoas. Coisa semelhante pode ocorrer dentro de nós. Mas, ao contrário do que aconteceu com nossa cabana, Deus precisa da nossa cooperação para atingir essa transformação. No entanto, Ele é bondoso e paciente conosco. O resultado glorifica a Deus, abençoa os outros e nos torna eternamente gratos.

Deus pode transformar uma casa num templo.

Oremos pelos operários de construção.

Leia 1 Coríntios 3.9-17


segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Fala comigo

Amigos



 

Já não vos chamo servos [...]; mas tenho-vos chamado amigos. João 15.15

Ao longo de minha vida, tive bem poucos amigos íntimos. Houve tempos tristes, em que um amigo se mudou para longe, e períodos difíceis, em que não tive amigo nenhum. A vida pode ser solitária e entediante sem eles. No entanto, a amizade não é algo que possa ser forçado; ela simplesmente parece acontecer. Certo dia, encontramos alguém, descobrimos que temos interesses comuns e, com o tempo, vamos interagindo e nos tornando amigos. Pense no paralítico de Lucas 5, cujos amigos o baixaram desde o telhado. Imagino que aquele dia tenha começado com brincadeiras e risos, todos cheios de esperança enquanto carregavam seu amigo para ver um homem que eles achavam que poderia curá-lo. Quando Jesus finalmente viu o paralítico, chamou-o de "amigo". Antes paralisado, ele agora estava cercado de seus velhos amigos e de seu novo amigo, Jesus. Naquele dia, ele voltou para casa andando. Tinha um novo amigo e o perdão de Deus. É o que chamo de um grande dia! Preciso me lembrar de que Jesus e eu somos amigos. Mesmo quando estou passando por um período sem amizades terrenas em minha vida, tenho um amigo celestial que pode me consolar, encorajar e perdoar quando eu errar.

Os amigos são uma das melhores dádivas de Deus a nós.

Oremos por alguém que precise de um amigo.

Leia Lucas 5.17-26


domingo, 19 de outubro de 2008

Opte pela alegria


Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Filipenses 4.4

"Um tumor cerebral maligno, próximo demais dos centros da fala e da memória para ser removido cirurgicamente..." Essas palavras acerca dos sintomas físicos de meu marido iniciaram para nós uma jornada que modificou totalmente nossas vidas. Nossa caminhada ainda continua, após 32 meses, com grande melhora, mas com tratamento contínuo. Durante esse período, temos sentido a presença de Deus, Sua paz e alegria, de maneiras nunca antes experimentadas. Aprendemos que cada situação na vida nos apresenta opções. Podemos enxergar os erros nos membros da família e nos afastar dos relacionamentos, ou podemos ser gratos por eles passarem por cima de nossos próprios erros e maus hábitos e amá-los de qualquer modo. Podemos reclamar de nossos trabalhos e colegas ou podemos ser gratos por sermos capazes de trabalhar e ter uma renda. Podemos criticar nossos vizinhos ou podemos apreciar sua disposição de ajudar em tempos de necessidade. Podemos reclamar pelos bens materiais que não temos ou podemos ser gratos por alimento, água e abrigo suficientes. Podemos nos desesperar quando uma doença ou o envelhecimento torna a vida mais difícil ou podemos encarar os novos desafios com determinação e fazer o máximo que podemos. Quaisquer que sejam as circunstâncias, a escolha é nossa.

Podemos reclamar ou ser gratos. O que você escolhe?

Oremos pelas pessoas em tratamento contra o câncer.

Leia Filipenses 4.4-9