sábado, 9 de maio de 2009

"Lixo" fértil



E [Jesus] lhes disse: Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto; porque eles não tinham tempo nem para comer, visto serem numerosos os que iam e vinham. Marcos 6.31
Em nosso quintal, junto a uma magnífica horta de tomates, couves-de-bruxelas e pepinos, havia uma grande pilha de "lixo". Quando menino, perguntei certa vez a meu pai por que era necessária aquela pilha feia, cheia de restos de alimento, pedaços de cal e uma boa quantidade de esterco. Então veio o mês de outubro* e descobri seu propósito. Papai espalhou a mistura, agora transformada em terra preta e úmida, sobre a horta. Ela nutriu os vegetais e vários canteiros de rosas, produzindo crescimento renovado, bonito e saudável. O "lixo", para tornar-se fértil, necessita de um tempo em repouso; as plantas necessitam do adubo para nutrir-se, e nós, homens e mulheres, necessitamos de descanso. Nossa vida exagera em muitas experiências, boas e ruins. Mas, quando reservamos um tempo para o descanso, Deus transforma essa experiência em algo frutífero. Jesus Se afastava do trabalho de servir aos outros, desfrutando o descanso que renovava Sua energia e a de Seus discípulos para novas obras. Se seguirmos o exemplo dEle, seremos nutridos para atender aos propósitos de Deus para nós.
O descanso semanal pode transformar as dificuldades da vida em um terreno rico para a renovação espiritual.

Oremos Oremos pelo descanso semanal.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Exemplo de amor



Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. João 13.15
As palavras de Jesus no evangelho de João, capítulos 13 a 17, são muito importantes para mim. Esses capítulos nos falam dos dias anteriores à crucificação: como Ele lavou os pés dos discípulos e orou por eles e por nós. Para Jesus, foi um tempo de ser glorificado, de dar Sua vida por nós. Minha mente é limitada demais para compreender a grandeza de Seu ato de amor; só posso aceitá-lo pela fé. Uma vez que tenha aceitado essa dádiva, como posso demonstrar minha gratidão? Fazendo o que Jesus manda-me fazer. Ele disse: "Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros" (João 13.35). Nem sempre é fácil ou simples amar nosso próximo, mas para o cristão isso é um mandamento. Nada poderá justificar se nós pudermos ajudar os necessitados, mas optarmos por não o fazer. Para amarmos os outros e entregarmo-nos por eles, nós encontramos força pelo poder do Espírito Santo, o Espírito da verdade. Esse poderoso testemunho do Salvador que nos amou até o fim nos dá força para fazer Suas obras. Quando o medo e o desânimo tentam desencorajar-me, o Espírito encoraja-me. Quando medito nas palavras e ações de Jesus nos últimos dias de Sua vida, como Ele lavou os pés dos discípulos, orou e como Se entregou por nós, encontro esperança em Seu exemplo de amor.
Nem sempre é fácil amar os outros, mas Cristo nos ordena a fazê-lo.

Oremos por alguém a quem encontramos dificuldade em amar.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Unidos na oração



Orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo. Tiago 5.16
Fui convidada, várias vezes, a participar de um grupo de oração que tem um formato diferente. Os membros do grupo se comprometem a orar diariamente em momentos determinados e por algo específico. Os que oram podem estar em uma só cidade ou espalhados por todo o país. O que nos une é o compromisso de orar como uma só voz, na mesma hora. Já orei com esse grupo por alguém com um dilema profissional sério, por alguém com câncer e por várias crises nacionais. Em todas as ocasiões, fiquei muito surpresa com o senso de comunhão que senti na oração e com o poder de mudança e cura que se manifestaram em todas as situações pelas quais oramos. Saber que alguém está orando comigo, mesmo quando essa pessoa está distante, significa que não estou só. Jesus sabia bem disso. Ele pediu aos discípulos que "vigiassem" e orassem com Ele, para que tivesse forças e enfrentasse os acontecimentos que estavam por vir (Veja Marcos 14.38). Acredito que Ele pudesse sentir suas orações e também percebesse quando paravam de orar. Quando nos comprometemos a orar por alguém ou sobre alguma coisa, fazemos um importante compromisso. Cumprindo com o nosso compromisso, damos aos outros um apoio suave e abundante, que é "poderoso e eficaz".
Orar com os outros é um lembrete de que nenhum de nós jamais está sozinho.

Oremos pelas pessoas que oram comigo.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Ajudando os que caíram



Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o, com o espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado. Gálatas 6.1
Sofri um acidente recentemente, enquanto caminhava com Elko, meu cão-guia. Tropecei em um trecho ruim da calçada, perdi o equilíbrio e caí na rua. Queria continuar nossa caminhada, mas sentia muita dor e não conseguia me levantar. Felizmente, uma pessoa parou e me ajudou. Elko e eu seguimos nosso caminho. Esse acidente fez-me lembrar da passagem bíblica acima. Quando alguém em uma comunidade "cai" por causa do pecado, os membros da igreja têm a responsabilidade de ajudá-lo a se pôr de pé novamente. Oferecemos essa ajuda não porque somos superiores ou mais santos, mas com espírito de brandura e humildade, sabendo que todos nós somos pecadores, que caímos e que necessitamos da graça de Deus. Quando caímos, Deus e Seu povo nos levantam e nos colocam novamente no caminho certo. Quando confessamos nossos pecados, Deus "é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1.9). Quando vemos irmãos cristãos pecarem, não saímos do caminho e lhes desejamos o bem; nós trabalhamos para restaurá-los e para lhes mostrar o amor e a graça de Deus. Então, outras pessoas poderão ver que o amor e o perdão de Deus são reais.
Quem, próximo de mim, precisa da minha ajuda?

Oremos pelas pessoas com deficiência visual.

terça-feira, 5 de maio de 2009

O pão de cada dia


Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Mateus 4.4
Gosto muito quando as pessoas, ao me servirem uma refeição, desejam-me "Bom apetite" ou, simplesmente, "Aproveite". É uma bênção ter bom apetite! Quando moramos na África, vivemos vários períodos de escassez de alimentos. Numa dessas ocasiões, os visitantes trouxeram suprimentos, e minha geladeira ficou repleta deles. Mas adoeci e, então, perdi o apetite. Eu precisava de cura e pedi por ela. Embora nos alimentarmos da palavra de Deus seja tão importante quanto ingerirmos alimentos, nós às vezes perdemos nosso "apetite" por estudar a Bíblia. Podemos pedir a cura também para isso. Hoje vivo sozinha e com frequência não sinto vontade de comer. Sei que devo fazer refeições adequadas e balanceadas se quiser estar saudável. Por isso, agradeço a Deus pelo pão de cada dia, tanto o físico quanto o espiritual, e peço que Ele me dê apetite para aproveitá-los.
Deus também nos faz espiritualmente famintos e nos alimenta.

Oremos pelas pessoas que não têm alimento adequado.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Não apenas mais um rosto



Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei. Isaías 49.16
Quando chega o fim do dia, com frequência, ao lavar as mãos antes do jantar, encontro algo rabiscado a tinta nelas. Escrevi ali um nome ou um número de telefone, na esperança de não o esquecer. Mas, embora tenha feito aquilo com esse fim, ao lavar minhas mãos me esqueço do lembrete. No entanto, a informação era tão importante que não ousei nem mesmo procurar um papel, mas a escrevi na palma de minha mão. Escrever na mão tem algo a ver com manter a informação em segurança; ela estará bem ali, para quando eu precisar. Durante o dia, eu poderia esquecer a informação, mas um rápido olhar para minhas mãos a traria de volta à minha mente. Isaías nos lembra de que o Senhor faz algo semelhante conosco. O que é importante para Deus somos nós enquanto indivíduos. O seu e o meu nome estão escritos na palma da mão dEle, onde permanecerão para sempre. Às vezes podemos nos sentir como se fôssemos apenas mais um rosto ou um nome na multidão. Regozije-se, veja onde o seu e o meu nome estão escritos. Deus nos mantém juntos, mesmo nesses momentos.
Meu nome está escrito na palma da mão de Deus.

Oremos por alguém que se sinta esquecido.