sexta-feira, 9 de setembro de 2011



A sabedoria é árvore que dá vida a quem a abraça; quem a ela se apega será abençoado (Pv 3.18).
Precisamos buscar a sabedoria de Deus como nos diz o nosso texto base. É preciso manter o equilíbrio.
Para isso devemos ficar de olhos bem abertos à sensatez. Caminhando na presença de Deus temos segurança e paz, sono tranquilo e proteção, porque o Senhor irá impedir nossa queda. Certa vez, perguntaram a um famoso equilibrista: como você consegue se equilibrar tão bem. Ele respondeu: Simples, quando estou caindo para um lado, pendo para o outro. Esta frase ficou em minha mente e percebi que na vida precisamos manter a estabilidade, como um equilibrista que foge da queda pendendo em direção contrária. Percebo que às vezes, no lugar de nos curvarmos em direção contrária ao abismo, estamos pendendo para o buraco que nos atrai.
Alguns jacarés tem uma forma interessante de caçar sua refeição. Eles ficam parados de boca aberta, enterrados na lama, e figem que estão mortos. Insetos e pequenos anfíbios aproveitam o calor e o mal cheiro da boca do animal para se acomodarem. Quando o jaca­ré percebe que já tem o suficiente para uma mastigada, fe­cha a boca. Assim se alimenta sem maiores esforços. Muitas pessoas estão seguindo para a boca do jacaré, pendendo para o mal caminho. Acreditam que lá vão encontrar abrigo, e até conseguem algum prazer, mas quando a boca do jacaré se fecha é difícil retornar.
O que tem nos atraído? Será que estamos buscando a fétida boca do inimígo. Será que nossos passos se apressam em correr para o mal? A Bíblia, em Tiago 1 afirma que somos atraídos pela nossa cobiça, tentados pelo próprio mal desejo. Ele tenta nos arrastar, nos seduzir. Esta é a hora de aplicar a sabedoria do equilibrista. Temos que pender para o outro lado, para o Pai das luzes, e assim voltar ao equilíbrio. Pois senão, o desejo concebido nos leva ao pecado que gera a morte. Fato é: ou buscamos a Deus ou caminhamos para a boca do jacaré.

A sabedoria de Deus é nosso equilíbrio na caminhada entre os abismos

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Humildade


E, se você andar nos meus caminhos e obedecer aos meus decretos e aos meus mandamentos, como o seu pai Davi, eu prolongarei a sua vida (I Rs 3.14).

Naamã era comandante do exército do rei da Síria.
Um homem muito importante e respeitado, mas ficou leproso.
A lepra é uma doença caracterizada pela brancura e por inchações, tumores ou manchas que desfiguram a pele. Desta forma, Naamã não poderia mais exercer sua função de comandante. Uma menina de Israel que era serva em sua casa disse que ele poderia ser curado se procurasse um profeta em Samaria. Depois de falar com o rei da Síria, Naamã foi ao encontro de Eliseu. Eliseu enviou um mesageiro a Naamã dizendo que para ele ser curado deveria lavar-se sete vezes no rio Jordão. Naamã ficou indignado porque não foi recebido e nem conheceu o profeta pessoalmente. Também achou muito ruim a idéia de banhar-se naquele rio. Mas, seguido o conselho de seus servos fez o que o profeta mandara e milagrosamente foi curado.
Esta história é muito rica de significados e nos mostra o poder de Deus em cuidar de problemas aparentemente impossíveis de uma forma muito simples, demonstrando que ele é quem realiza o milagre.
A cura foi alcançada, mas para isso Naamã precisou acreditar naquela serva que morava em sua casa. Precisou sair de sua casa, viajar até onde o profeta morava. Precisou obdecer a ordem de se lavar sete vezes no rio. Ele precisou se humilhar e abandonar sua forma de pensar de como deveria acontecer a sua cura.
As bençãos de Deus não estão a venda. Eliseu não o tratou diferente porque ele era rico e ainda rejeitou a recompensa que Naamã ofereceu. Nós não podemos pagar a Deus pelo que ele fez. Nós só podemos segui-lo. O que Deus quer de nós é obediência e gratidão. Naamã creu em Deus e decidiu não mais servir aos falsos deuses, mas só fazer sacrifícios ao Senhor.
Precisamos conhecer a Deus como ele é, pensar como ele pensa e buscá-lo com humildade e confiança de que sempre nos resta esperança.

Abençoada é a dor que nos faz humildes e obedientes.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Verdes pastos


"O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome." Salmos 23:1-3

Verdes pastos, águas tranqüilas, refrigério para a alma, como isso soa bem, como Deus é bom. Quando chegamos ao ponto que não conseguimos continuar, o poder sobrenatural de Deus nos dá a força necessária para prosseguir. Quando estamos numa luta difícil, a graça do Senhor nos alcança e nos sustenta para continuarmos em direção à vitória.
Veredas são caminhos e justiça é a Palavra de Deus. Então Davi está dizendo que só a Palavra de Deus pode conduzir o homem em triunfo. Refrigério é porque a ovelha devido ao calor precisava sempre ter a cabeça molhada para não desfalecer. Assim, Deus molha a todo instante a nossa cabeça com o óleo da unção, para estarmos preparados e enfrentar as adversidades da vida.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Conversar



Andarei em verdadeira liberdade, pois tenho buscado os teus preceitos (Sl 119.45).
Existe muita religiosidade no mundo, mas infelizmente poucos estão dispostos a um verdadeiro compromisso com a verdade bíblica. Muita gente quer saber de Deus, mas poucos leem a Bíblia que é a Palavra de Deus. Poucos querem ouvir o que Ele realmente tem a lhes dizer. Mas será possível conversar com Deus? Como será a experiência de falar com Deus e ouvir o que Ele tem a dizer para nós? Se através da oração falamos com Deus e ele nos ouve, através da leitura da Bíblia encontramos a forma mais direta para ouvirmos o que Deus tem a nos dizer. Você conversa com Deus? Para que esta conversa não seja um monólogo, precisamos ouvir sua voz através da leitura bíblica.
O texto de Deuteronômio 11 ensina que a única forma de nosso coração não se desviar por caminhos enganosos é dando o real valor aos mandamentos de Deus escritos em sua Palavra. O texto afirma que devemos gravar no coração e na mente o que a Bíblia ensina. Também devemos ensinar esta mensagem aos nossos filhos diariamente. Ensinando ao deitar e ao levantar, em casa ou viajando.
A Palavra de Deus é o manual, o guia da nossa vida. Ela é a luz que ilumina nosso caminho. Luz que dá sabedoria à vida. Só uma coisa pode superar a experiência adquirida pela idade. É a prudência adquirida pela sabedoria da palavra. “Tenho mais entendimento que os anciãos, pois obedeço aos teus preceitos” (Sl 119:100).
O estudo da Bíblia traz alegria e vida plena. Vitalidade depende diretamente de Deus. Quando lemos a sua palavra, os sentimentos de angústia, tristeza e morte dão lugar à vida. Muitos salmistas clamaram a Deus em tempos difíceis e suas palavras eram: “vivifica-me, segundo a tua palavra”. No momento do sofrimento podemos nos consolar nas promessas de Deus. É preciso ter um compromisso com a Palavra de Deus. Precisamos ler, meditar, praticar e anunciar a Palavra.

A maior riqueza que alguém pode possuir é a sabedoria proporcionada pela Bíblia.