sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Tenha fé


“fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé”
(Hebreus 12:2).

Um viajante, vadeando a cavalo em certo rio, teve um momento de vertigem e quase caiu da sela. Um caçador, companheiro, que cavalgava a seu lado, tocou seu queixo, levantou-o e e disse: “Olhe para o alto!” Ao começar a olhar para cima, ele recuperou seu equilíbrio. Ele estava olhando para as águas turbulentas que colocavam em perigo a sua vida, e, ao olhar para o alto, salvou-a.

Eu lembro de um antigo hino, que dizia: “Olha pra cima, tem fé em Jesus. Não desanimes, carregue a sua cruz. Jesus que era santo, Sua cruz carregou; foi até o fim, não desanimou”.

Muitas vezes nos sentimos fracos, desanimados, prestes a desmaiar espiritualmente. As águas revoltosas de nossas fraquezas e frustrações nos fazem perder o equilíbrio e a sensação que temos é de que, a qualquer momento, iremos cair.

Mas é exatamente neste momento que precisamos ser fortes e, principalmente, olhar para cima. Do alto vem o nosso equilíbrio. Do alto vem o nosso fortalecimento espiritual.
Do alto vem as soluções para todos os nossos problemas. Do alto vem o sorriso e o afago de nosso melhor Amigo, o Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ele nos estimula a seguir em frente, a ter fé e buscar vitórias, a viver plena e abundantemente.

Quando caminhamos de cabeça baixa, deixando que as adversidades nos desestimulem, desestabilizamo-nos emocionalmente, despedimos a esperança, sufocamos a fé.
Perdemos a visão dos Céus e contentamo-nos com o chão que se abre debaixo de nossos pés.

Levante seus olhos para cima! Você vencerá!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Lute contra....


Você não pode evitar que os pássaros sobrevoem sua cabeça, mas sem dúvida pode evitar que eles façam um ninho no seu cabelo!

Pegando esse ditado bem popular como ilustração, dizemos que o Diabo está sempre ativo. Ele nos tenta de toda maneira a desobedecermos ao Senhor.

A tentação está sempre ao nosso redor. Ninguém pode evitar a tentação, mas, apesar disso, não temos que nos submeter a ela. Deus, mediante o Seu Espírito, nos dá bom senso suficiente para sabermos a diferença entre o que é bom e o que é mau. Depois, ele nos dá o livre arbítrio para escolher entre o bem e o mal, entre Ele e o Diabo.

Interessante é que o Diabo não pode impedir que escolhamos, nem o bem, nem o mal. Isso é algo que fazemos, não importa o que o Diabo faça: nós podemos escolher! Cada um de nós tem vontade própria: tanto podemos ignorá-la, quanto podemos aceitar a tentação diabólica! Mas devemos escolher o bem: “Sujeita-te a Deus, resiste ao Diabo, e ele fugirá de ti!” (Tiago 4:7)

É impossível o Diabo ganhar de você, a menos que você se renda a ele, pois “maior é o que está em vós do que o que está no mundo!” (I João 4:4) A única maneira dele ganhar é se você desistir de resisti-lo, perder a esperança, se entregar, render-se ou parar de lutar. Se você continuar lutando contra as tentações, você continuará vencendo!

Então, quando o Diabo te tentar a ficar deprimido e desanimado, lute! Bata a porta na cara dele e nem lhe dê ouvidos! Muito menos se renda! Sendo assim, você não terá oportunidade de ouvir as suas lorotas e nem de acreditar em suas mentiras!

Portanto, “não deis lugar ao Diabo!” (Efésios 4:27) Aleluia!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Teimosia


“Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura!”?

Você já viu bonecos infláveis chamados de João teimoso? Você bate nele, ele se levanta de novo com um grande sorriso! Você pode derrubá-lo quantas vezes for, que ele se levanta.

Perseverança é uma ferramenta poderosa! Deus não se impressiona com a capacidade humana, com personalidades dinâmicas, com títulos e com roupas de grife. Ele respeita pessoas que, quando são derrubadas, se fortalecem pela oração e levantam de novo com a fé intactas, mais determinadas do que antes.

É trabalho de satanás atacar você. E é seu trabalho ficar de pé. Se você for passivo, ele o destruirá! Paulo escreveu, “Resistam ao inimigo… e depois da batalha vocês ainda estarão de pé”. Perseverar significa continuar na briga recusando-se a desistir. Ela dá poder para você não se sentir vítima das circunstâncias, edifica a sua confiança e se torna uma ferramenta que você pode usar sempre que necessário.

Sua recompensa no Céu é determinada pelo seu grau de perseverança na terra. “Ao vencedor, dar-lhe-ei que se assente comigo no Meu trono”. Afinal, só vence aquele que chega ao final da corrida. “Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida.” Então, continue perseverando. E como o João Teimoso, levante-se!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011


…Serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército; e saberão os egípcios que eu sou o Senhor… —Êxodo 14:4

Você é parte do problema ou parte da solução? Se esta questão for apresentada durante uma reunião de negócios, um conselho de igreja ou uma discussão familiar, ela geralmente surgirá de um sentimento de desespero na tentativa de compreender porque alguém age de certa maneira. Mais frequentemente do que não, a resposta é uma questão de perspectiva.

Se estivéssemos entre os israelitas que saíram do Egito após 400 anos de escravidão, talvez tivéssemos visto Faraó como parte do problema — e ele era. Mas Deus viu algo mais.

Inexplicavelmente, o Senhor mandou que Moisés levasse o povo de volta em direção ao Egito e acampasse de costas para o Mar Vermelho, assim Faraó os atacaria (Êxodo 14:1-3). Os israelitas pensaram que iriam morrer, mas Deus disse que Ele iria ganhar glória e honra para si próprio através de Faraó e todo o seu exército, “…e saberão os egípcios que eu sou o Senhor” (vv.4,17-18).

Quando simplesmente não podemos entender porque Deus permite circunstâncias que ameaçam nos derrubar, é bom lembrar que Ele tem o nosso bem e a Sua glória em mente. Se pudermos dizer: “Pai, por favor, capacita-nos para confiar no Senhor e honrá-lo nesta situação”, então estaremos em sintonia com Sua perspectiva e plano.

A fé nos ajuda a aceitar o que não podemos entender.