sábado, 14 de fevereiro de 2009

Um novo tipo de herói

Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa. Hebreus 11.11

Meus heróis hoje são diferentes daqueles da minha juventude. Meus heróis hoje não são celebridades famosas, lendas do esporte ou membros de famílias reais. Meus heróis são pessoas comuns a quem Deus usa de maneiras admiráveis. Recentemente, durante uma curta viagem missionária, conheci alguns desses heróis. Fomos enviados a Ruanda, na África, para ensinar às mulheres os fundamentos da vida espiritual. Aprendemos muito mais com elas do que ensinamos. O desafio de suas vidas ensinou-nas mais sobre a vivência espiritual do que nós poderíamos ensiná-las, mesmo elas não tendo uma educação formal, tornando-as heroínas. Deus criou heróis no mundo difícil em que as irmãs de Ruanda vivem para edificar a sua fé. Deus agiu por intermédio das circunstâncias desafiadoras em que elas vivem: viuvez, Aids, o genocídio, que matou muitos de seus familiares e amigos. Durante os poucos dias que lá passamos, conhecemos mulheres que venceram circunstâncias devastadoras, construíram ministérios atuantes e cresceram em sua fé porque, como Abraão e Sara, vivenciaram a verdade da fidelidade de Deus.

Quem são meus heróis?

Oremos pelo povo de Ruanda.

Leia 2 Coríntios 4.7-11

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Siga-me!

Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo. 1 Coríntios 11.1

Em minha longa viagem para o trabalho, por uma estrada rural, como obedeço ao limite de velocidade sou ultrapassada por todos, desde vovôs impacientes até fazendeiros em seus tratores. Uma manhã, um carro da polícia ficou atrás do meu. Fiquei tranqüila, porque sabia que estava dirigindo conforme a lei. Após alguns minutos, alcancei outro carro, que estava parado no semáforo. O motorista olhou pelo retrovisor e arregalou os olhos ao ver o da polícia. Ele teve o cuidado de olhar para os dois lados antes de passar pelo cruzamento. Ele, o carro da polícia e eu estávamos todos abaixo do limite de velocidade. Quando outros dois motoristas se juntaram a nós, vi-os colocando os cintos de segurança e escondendo os telefones celulares. Motoristas normalmente descuidados de repente se tornaram conscientes da necessidade de seguir as regras do trânsito. Quando sigo as regras de Deus e as leis da sociedade, talvez outros o percebam e também as sigam. Meu caráter cristão pode brilhar em meu local de trabalho, em casa, em minha comunidade. Como os carros seguindo o carro da polícia, talvez outros sigam meu exemplo se eu mostrar o caminho fazendo o que é certo.

Será que os que seguem o meu exemplo se sentirão mais próximos de Cristo?

Oremos pelos/as motoristas.

Leia 1 Coríntios 10.23-24, 31 a 11.1

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Tempo com Deus

De longe se me deixou ver o Senhor, dizendo: Com amor eterno eu te amei, por isso com benignidade te atraí. Jeremias 31.3

Nossa filha estava numa viagem da escola. Sentia uma saudade imensa dela e contava os dias para sua volta para casa. Queria sentar-me ao lado de sua cama e ouvi-la contar suas experiências, ver seus olhos abrindo-se e brilhando de empolgação, ver sua gesticulação. Queria conversar com ela cara a cara. Queria estar com ela, porque a amo. Enquanto aguardava sua volta, pensei no quanto Deus também anseia por estar conosco. A Bíblia contém versículos que nos dizem o quanto somos amados. "Vinde a mim", Cristo chama. (veja Mateus 11.28). A Bíblia usa referências tanto do amor de um pai quanto do amor de uma mãe para expressar os sentimentos de Deus para conosco (veja Lucas 12.32 e 13.34). Ele anseia por simplesmente estar conosco, conversando sobre as coisas boas e difíceis que acontecem em nosso dia. Assim como nós gostamos de passar um tempo com as pessoas que amamos, Deus quer ouvir sobre as pequenas coisas que acontecem em nosso dia, quer sentar-Se e estar conosco por um tempo.

O amor e o cuidado de Deus por nós nunca vacilam.

Oremos pelos pais e mães afastados de seus/suas filhos/as.

Leia Salmo 139.1-18

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Melhor do que pensei!

Vós sois o sal da terra [...] Vós sois a luz do mundo. Mateus 5.13, 14

Quando nossa classe de estudo bíblico semanal termina, vários de nós nos reunimos para tomar café e conversar. No último encontro, a conversa girou em torno da auto-imagem. Para minha surpresa, várias pessoas do grupo admitiram ter sentimentos de baixa auto-estima. Fiquei surpreso, porque também tenho esses sentimentos de incapacidade e inferioridade. Com freqüência, eles aparecem em momentos inoportunos, deixando-me envolto em desespero. Não me havia dado conta, no entanto, de que meus colegas viviam experiências semelhantes. Uma pessoa de nosso grupo começou a falar: "Freqüentemente sinto-me muito indigna e desesperada", disse ela, "mas então me lembro do que Deus pensa de mim: Vós sois o sal da terra [...] Vós sois a luz do mundo". Que perspectiva maravilhosa! É claro que Deus nos tem em alta estima, e nos diz isso nas Escrituras! Deus nos fez e nos ama. Ele ouve as nossas orações e responde a elas. Nós somos importantes na obra de Deus no lugar onde vivemos. Jamais devemos nos esquecer das palavras de Jesus: "Vós sois o sal da terra [...] Vós sois a luz do mundo".

Não importa como vemos a nós mesmos; Deus nos tem em alta estima.

Oremos pelas pessoas que não têm confiança.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

A vida é um eterno florir

O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. Salmo 92.12

Após a morte de meu pai, o vazio de sua presença foi preenchido pelas inúmeras lembranças de uma vida repleta de histórias, acontecimentos e lições que ainda estamos aprendendo, pois o viver é um eterno aprender. Mas, quando tivemos de tomar algumas decisões sobre o que fazer com os seus objetos pessoais, o mobiliário da casa e o destino de minha mãe, em avançado estado de perda de memória, meus irmãos e eu enfrentamos vários dilemas. Doamos tudo o que foi possível, e preferi ficar apenas com uma pasta repleta de rascunhos das poesias e versos que meu pai escrevia como passatempo. Também resolvi trazer para minha casa uma azálea. A planta aparentemente estava ressecada; cuidadosamente a removi com um pouco da terra em volta de suas raízes e a plantei em minha casa. Após um longo período de adaptação, de galhos e folhas secas, as chuvas de verão chegaram e, com elas, uma pequena flor brotou, ou melhor, floresceu em meio aos galhos secos, e uma linda flor vermelha surgiu. Certamente, depois de algum tempo, ela cairá, atendendo ao ciclo da vida. No entanto, o justo florescerá como uma palmeira e crescerá como o cedro, e a sua descendência desfrutará momentos como esses, em que a fragilidade de uma flor tem o poder de resgatar lembranças tão positivas, profundas e consoladoras, pois os justos sempre florescerão.

Permita-se sensibilizar-se com a vida que floresce em meio ao cotidiano.

Oremos pelas pessoas que não vêem vida eterna.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

IGREJA METODISTA EM ARAPONGAS

Bispo Revmo. Dr. João Carlos Lopes

S.D. Rev. Emmanoel Adriano Siqueira

Pastor Heder de Medeiros Rodrigues

Evangelista Osmir Silverio dos Reis


Templo a Rua Marabu, 14, centro

Centro de Ensino Metodista, rua tucanos 1009, centro

Telefone – 43-3055-4872

secretaria.metodista@uol.com.br

Boletim Dominical 08 de fevereiro 2009


Segredo público

Pr. Heder


Fé é reconhecer que Deus é o Senhor do Tempo mesmo quando a minha perspectiva de tempo não concorda com a Dele. Pamela Reeve


No Senhor me refugio. Como então, vocês podem dizer-me: "Fuja como um pássaro para os montes?" (Sl 11.1.)

Táticas de sucesso geralmente permanecem em segredo. Uma vez tornadas públicas, o número de pessoas bem-sucedidas aumenta e nem todos querem dividir o sucesso com outros.

O que estava por trás do teimoso sucesso de José, filho de Raquel e Jacó? Até o seu senhor Potifar sabia a razão: era o Senhor que estava com ele e o "fazia prosperar em tudo o que realizava" (Gn 39.3).

O que estava por trás do sucesso de Paulo? O apóstolo mesmo esclarece: "Tudo posso naquele que me fortalece" (Fp 4.13).

O salmista nunca esconde nem os problemas que encontra ao longo do caminho nem o segredo do seu sucesso frente a eles. Ele deixa bem claro: "No Senhor me refugio"; "Coloquei toda a minha esperança no Senhor"; "A minha alma descansa somente em Deus" (Sl 11.1; 31.1; 40.1; 62.1).

A tática do verdadeiro sucesso, do sucesso para o bem, do sucesso para honra e glória de Deus, do sucesso altruísta, do sucesso com ética, do sucesso não-consumista, do sucesso sem soberba — consiste na disposição de recorrer sempre ao Senhor. Deus é o centro, Deus é o alvo, Deus é a cerca que protege e que delimita, Deus é o guarda-chuva, Deus é o chefe, Deus é o guia, Deus é o abençoador, Deus é tudo.

Os abençoados por Deus não se projetam. Eles têm por norma rígida projetar o Senhor. Por essa razão, eles não precisam nem querem esconder o segredo do seu sucesso, tornado-o público.

"Você estará se posicionando bem melhor fazendo alguma coisa que sirva a um bom propósito.

Pense, reflita...

Retirado de Refeições Diárias com o Sabor dos Salmos (Editora Ultimato, 2006



ABC da Fé e Discipulado

Começaram as aulas neste domingo, dia 8, nova etapa de ensino do ABC da Fé e Discipulado, as aulas estarão sendo ministradas no domingo, 9:30 horas no CEM – Centro de Ensino Metodista, rua tucanos 1009, você que ainda não teve a oportunidade, venha, faça sua inscrição com Aline ou na Secretaria da Igreja.

Aviso de Mudança de Endereço

Dr. Marcelo Borges fez alteração de endereço nos atendimentos de seu consultório. Novo endereço de atendimento é a rua Perdizes, 774, Clinica Sinahpse, telefone 43-3055-2324.

MOTIVOS DE ORAÇÃO PARA A SEMANA

  • Pelos Alunos, profissionais da área de Educação, para preparação do ano letivo de 2009.
  • Para que todas as pessoas tenham mais intimidade com Deus através da oração.
  • Pela prosperidade do comercio e indústria para manutenção e geração de empregos
  • Pela Economia Mundial
  • Pelo Pr. Alex Feitosa e família, da Comunidade Evangélica Resgate em Cristo, que é uma igreja de brasileiros no Japão, com dificuldades de trabalho no Japão.


Reunião de Oração de Mulheres

Convidamos todas a mulheres da Igreja a participar da reunião de oração especifica para mulheres que é ministrada as 14:30 horas no C.E.M. todos os sábados.

Venha participar

Reunião de Oração de Homens

Convidamos todos os Homens da Igreja a participar da reunião de oração especifica que é ministrada as 13:45 horas no C.E.M. todos os sábados.

Venha participar

Convidados:


Em nome do corpo da Igreja Metodista em Arapongas tenho a felicidade de agradecer sua visita, desejamos que a Benção de Deus caminhem com você.

Estamos a seu dispor. Gostariamos de recebê-lo novamente.

Carinhosamente,

Pr. Heder de Medeiros Rodrigue


Aniversariantes


Dia 08 de Fevereiro Domingo

Daiane Chagas Rodrigues

Shirley Veronez Dias

Dia 09 de fevereiro segunda-feira

Dalila Marques

Karen Renata C. Maroz

Márcia C. de Carvalho

Dia 10 da fevereiro terça-feira

Márcia Regina Ri Pereira

Marcio Luciano Bueno

Zilda Oliveira Nickenig

Dia 11 de fevereiro quarta-feira

Albino Amaral Júnior

Silvano Benedito da Silva

Dia 12 de fevereiro - quinta-feira

Mônica Cristina de Oliveira

Dia 13 de fevereiro - sexta-feira

Charles da Costa

Eliza Iara Marcato Sita

Guilherme D. Curty de Carvalho

Dia 14 de fevereiro - sábado

Cláudio Renato Maroz

Márcio Aparecido Rodrigues

Dia 15 de fevereiro - domingo

Bruno Leonardo de Lara

Eliane Prieto

Maria Lucia Duarte Reis

Feliz Aniversário

Desejamos a todos aniversariantes, bênçãos sem medidas do Senhor. Muita alegria e amor nesta data maravilhosa em sua vida.

Em nome de toda Igreja.

Pr. Heder


Exemplo perfeito

Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. João 13.15

Era o primeiro aniversário de meu sobrinho. Observávamos que sua mãe o colocou em uma caixa de areia onde ele sentiu a areia fresca entre seus dedinhos do pé pela primeira vez. Enquanto ele olhava atentamente para as ferramentas de brinquedo que nunca havia visto, coloquei um baldinho amarelo diante dele, peguei uma pazinha vermelha e derramei um pouco de areia dentro do balde. Meu sobrinho começou a imitar minhas ações. Com os movimentos desajeitados de alguém que ainda não dominava as habilidades motoras, ele derramava areia dentro do balde exatamente como havia me visto fazer. Naquele momento, me dei conta da importância de nossas ações como cristãos. Demonstrar a ação de Deus por meio de nossas atitudes diárias é uma das maneiras mais simples e mais significativas pelas quais cada um de nós, qualquer que seja nossa condição de vida, pode trazer outros para Cristo. Deus não nos deixou sozinhos para assumirmos essa responsabilidade. Pela vida de Jesus, Ele nos deu o exemplo perfeito a seguir. Deus está conosco. Podemos orar por forças e orientação para amarmos e cuidarmos daqueles com quem nos encontramos todos os dias. Isso estende aos outros as bênçãos que Deus derramou sobre nós, para que também eles possam conhecer o Seu amor.

Como dou testemunho do meu amor por Deus?

Oremos pelas pessoas que cuidam de crianças pequenas.