sábado, 2 de agosto de 2008

Melhor Governo

Pela justiça tudo se governa. Pela sabedoria se conduz a muitos e diferentes. Mas é pelo onipotente poder que até parece ser um não-agir, que é conduzida toda a Criação. Donde se pode saber que é assim? Ora, as Escrituras dizem que tal percepção é auto-evidente. E nosso coração confirma tal testemunho.

O caminho da complicação é a vereda das muitas leis, pois quanto mais leis existem, tanto mais o povo empobrece. Destrói-se toda a ordem quanto mais os homens procuram os seus interesses pessoais. As guerras acontecem porque os homens só pensam em si mesmos.

Governantes populistas e legalistas fazem mal a qualquer povo. Com um olho por um olho, e um dente por um dente, a Terra toda se tornará cega e desdentada. Abunda a violência quando os homens só pensam em si mesmos. Aumenta como aumentam as baratas, os ladrões, os corruptos e os salteadores quando o governo só confia em leis e decretos para manter a ordem. Se os governantes deixassem, logo se veria que por si mesma prospera a vida na sociedade. Deixado livre qualquer povo encontra o seu caminho.

Sabendo disto, o homem de visão diz: Não me meto. Mantenho-me imparcial. Deixo os mortos enterrarem os mortos. Creio no caminho natural da vida. Não me meto em conchavos, pois creio que por si mesma floresce a ordem da vida. Busco não ser governado por desejos pessoais, pois sei que quem apenas busca o Reino, é seguido por bondade e justiça, e a esse todas as coisas são acrescentadas conforme a fé.

Para quem vai votar: Um governo que governa e realiza sem alarde, tanto mais não apareça, tanto mais fará o povo feliz. Um governo governa pela força de determinações sempre faz qualquer povo infeliz. Para quem tem medo de errar: Desordem reveza com ordem, erros sucedem a verdades.

Para quem almeja um caminho forte na fraqueza: O homem de Deus é retilíneo por índole, mas não fere ninguém. É intangível para quem tenta pegá-lo. Mas não é inatingível para quem o busca de bom coração. É intransigente, mas não é intolerante. É brilhante, mas não é ofuscante.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Mais Amor...

"Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como címbalo que retine.

Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé ao ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.

E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres, e ainda que eu entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.

O amor é paciente, é benigno, o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre tudo crê, tudo espera, tudo suporta."

O amor jamais acaba; mas havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará; porque em parte conhecemos, e em parte profetizamos.

Quando, porém, vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado.

Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem desisti das coisas próprias de menino.

Porque agora, vemos como espelho, obscuramente, então verá face a face; agora conheço em parte, então conhecerei também como sou conhecido.

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três: porém, o maior destes é o amor."

O Melhor Caminho, porque Paulo falando aos crentes, aos que já estavam no caminho, aos que já conheciam a Jesus, aos que se dirigiam à vida eterna, diz que no caminho há uma

Alternativa sobremodo excelente, o caminho do amor.

É possível viver no caminho de Jesus, no caminho do céu, onde não encontramos este filete estreito; não achamos as pegadas, as pisadas, os passos de o amor no caminhar e na vida cristã.

A palavra que aparece, que sobeja, que Paulo esbanja que o Espírito Santo usa e, no sentimento mais reverente do termo, abusa neste texto é a palavra Ágape, a palavra amor.

Palavra esta, que os cristãos se apossaram; palavra que antes de Jesus Cristo ter vindo a este mundo, antes do Espírito Santo ter derramado-se como aconteceu sobre

O povo de Deus, não tinha no grego clássico e técnico, a conotação que os cristãos com suas vidas emprestaram; imprimiram e imputaram a esta palavra.

Ágape não era a forma mais extraordinária de sentir-se, de se amar. No mundo grego era uma das formas de se falar em amor. Mas agora os cristãos que foram possuídos por algo tão sublime, tão divino, resolveram transformar aquela palavra que soava como outras, numa palavra com um peso diferente; com conotação diferente, com sentido diferente, com conteúdo estranho e diferente, desconhecido para o mundo grego e para todo o resto.

Dessa forma, a palavra Ágape passou a ser termo para definir, para descrever dois tipos de lições tremendas.

Em primeiro lugar, trazia uma nova idéia. Antes, amor era um sentimento por alguma pessoa, pela melhor das pessoas. Quanto melhor, quanto mais elevada, quanto mais querida fosse aquela pessoa em relação as mesquinhez da própria vida, mais digna de amor seria.

Mas agora se introduz no cenário do sentir outra idéia, outro conceito, estranho ao primeiro citado.

Amor não é aquilo que se destina aos melhores. Amor não cresce na medida em que cresce o objeto amado. Ao contrário, quanto maior é o amor, tanto menor é o objeto ao qual ele se dirige. Maior é o amor quanto mais destituídas de virtudes são as pessoas as quais ele se direciona. Maior é o amor, se consegue ser amor para párias, ser amor para as prostitutas, se consegue amar os não amados, se consegue querer os não queridos, se consegue viver com pessoas impossíveis de se conviver.

Vem Jesus, vem o Espírito Santo, vem a Igreja e transforma o sentido desta palavra. Emprestou-lhe uma nova idéia e fez da cruz de Jesus a afirmação maior deste amor. Da cru onde Deus ama aqueles que os homens não amam, onde Deus ama os que não se amam a si mesmo, onde Deus ama os que não merecem amor, onde o amor de Deus é Ágape.

É na cruz que nasce o Ágape. É na cruz que nasce o amor. E é por causa da cruz que essa nova idéia brota nesta terra deserta onde dantes só nasciam espinhos, que floresce esta realidade maravilhosa de que o amor é possível porque o madeiro da cruz floresceu neste Ágape, nesta vida, nesta capacidade de sentir por aqueles aos quais ninguém sentia nada.

Em segundo lugar, a Igreja emprestou a esta palavra não apenas uma nova idéia, mas com ela construiu a teologia de um novo homem.

Olhem queridos, com esta palavra nascem homens novos, nascem mulheres novas, nascem homens e mulheres que querem ser e que com a graça de Deus podem ser miniaturas de Deus na face da terra. Gente que verá a vida como Deus a vê. Pessoas que amarão os homens com a qualidade do amor com a qual Deus nos ama.

Ágape não introduz apenas uma nova idéia, mas introduz um novo homem neste mundo velho e cansado pelo ódio, desavenças, pela tirania do egoísmo humano.

A partir daí, Paulo, que vem falando aos Coríntios num contexto de dons espirituais, apanha a qualidade do Ágape, do amor, e o compara com os dons, com o frenesi dos dons. Lá estavam os Coríntios empolgados com a capacidade de falar em línguas, de profetizarem, com os dons do conhecimento, com os doutoramentos espirituais que juntavam no aquinhoamento dos carismas do espírito, com a fé que removia montanhas, com a capacidade de operar milagres.

Então vem Paulo e em primeiro lugar diz: o amor é maior que os dons. E diz isto entre os versos 1 e 3. Inicia dizendo que o melhor discurso sem amor, é apenas barulho. Que o falar em línguas, sejam dos anjos ou dos homens, sem o amor, é como metal que retine. Para Deus é isto! É lata batendo!

Toda vez eu me pergunto Senhor, como ouves a minha voz? Como ela chega a Ti? É barulho ou é voz? Porque se não houver amor, é sino batendo que incomoda o ouvido de Deus. O melhor discurso é apenas barulho.

Paulo diz que o importante não é dizer, é fazer, é ser, é amar. Os feitos poderosos sem amor podem fazer muito pelos outros, mas não fazem nada por nós mesmos, é o que diz o verso 2.

Você pode ter a capacidade de profetizar, de dizer: "Assim diz o Senhor...", de falar uma palavra de Deus, mas se não tiver amor ele diz que você é vazio, não é absolutamente nada.

Pode ter conhecimento, uma mente agigantada, pode ser um enciclopédico, biblicamente falando, pode saber de tudo e de todos. Sem amor você é o éter, você é oco, prá Deus você não tem conteúdo.

Pode ter fé prodigiosa de tanta substância, que seja mais poderosa do que as montanhas. Pode até dizer aos montes: - Sai daqui, vai prá acolá! Eles podem até obedecer a você. Mas sem amor, Deus olha prá você e diz: - A substância da sua fé para mim é um vazio. Ela tem poder para renovar montes, mas aos meus olhos eu nem o enxergo. Sem amor tudo é vácuo, é nada, não vejo nada em ti.

Olhem queridos, ele diz que os atos de misericórdia, de dedicação, sem amor, são consumidos sem benefício para nós, tanto quanto nós demos, diz o verso 3.

Ainda que você dê pão aos pobres, ainda que venda todo o seu patrimônio (e a idéia no grego é que alguém se desfez do seu dinheiro e agora comprou comida e se transformou numa espécie de Madre Tereza de Calcutá na esquina da vida) e saia dando pão prá todo mundo; pão, pão, pão. Até que você mesmo ficou pobre, deu tanto que empobreceu. Mas se não tiver amor, como ele diz: Nada disso aproveitará.

Assim como gastou seu dinheiro, terá gastos em vão porque sem amor não fica nada.

Sem amor você empobreceu espiritualmente tanto quanto empobreceu economicamente.

Ter a fidelidade de Sadraque, Mesaque e Abedenego, sem amor, não adianta nada. Dar o Próprio corpo para ser queimado, ser fiel como eles foram ter a ortodoxia, pragmatismo, não arredarem o pé das posições das melhores doutrinas, sem amor não fica nada. O fogo que queimará o seu corpo é com certeza também, o fogo que diante de Deus, lamberá tudo e não deixará nenhum resíduo do que você faz. Porque só o amor sobrevive ao fogo, só o amor é indestrutível.

Depois de tirar da mente dos Coríntios aquela idéia e aquele frenesi de dons, e dizer o que fica o que perdura, o que vale para Deus, o que autentica os carismas e o amor, Paulo então vem e descreve o que é o amor.

Contam que foi pedido a Rui Barbosa para que escrevesse um texto sobre o amor e ele disse: "O que é o amor? - Depois que Paulo escreveu 1 Coríntios 13, não creio que ninguém tenha a coragem de escrever outra coisa e acrescentar o que ali está escrito e dito."

Continue olhando para o Alto

Jesus disse: Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. João 10.10


Sou ciclista. Adoro liberdade, a paz e a satisfação que sinto quanto estou em minha bicicleta. Às vezes pedalo em estradas movimentadas. Nessas ocasiões, muitas vezes vou à cima da faixa branca perto do acostamento da estrada para deixar o máximo de espaço entre os carros que passam e minha bicicleta. Percebo que consigo ficar sobre essa faixa facilmente quando mantenho meu foco bem a frente da minha roda dianteira. Quando olho para baixo, para a faixa, fico oscilante e me arrisco a cair.

Percebo a mesma importância do foco na história bíblica sobre Pedro. Quando Pedro estava caminhando sobre as águas em direção a Jesus, ele conseguiu se manter sobre a água enquanto manteve seu foco à frente: em Jesus. Mas. Quando olhou para baixo, para as ondas sob seus pés, começou a afundar.

Na vida, temos uma escolha diária – às vezes, até cada minuto. Quando complicações atravessam nosso caminho ou as inquietações começam a nos oprimir e nos roubar da vida abundante de Deus pretende para nos, podemos manter nosso foco em Cristo, para quem todas as coisas são possíveis (Lucas 1.37), ou olhar para nossos medos e começar a vacilar. Quando nos concentramos em Cristo ficamos livres para manter nossas mentes e corações abertos para receber a vida abundante que Deus oferece e para sermos um canal do /Seu amor aos outros.

A escolha é nossa: olhar para as ondas ou para Deus.

Vamos orar pela nossa direção.

As Primícias

"Honra ao Senhor com os teus bens e com as Primícias de todo a tua renda."
Prov. 3:9

Está escrito, doar esta oferta de primícias deve estar claro para cada um de nós, ela está nos planos de Deus. Carecemos ser melhores – carecemos crescer na graça da liberalidade. A fim de crescermos simetricamente como homens e mulheres em Cristo Jesus, precisamos crescer na graça de dar – vamos ler? II Cor. 8 v 7: Como, porém, em tudo, manifestais superabundância, tanto na fé e na palavra como no saber, e em todo cuidado, e em nosso amor para convosco, assim também abundeis (crescei) nesta graça." Que graça? A graça de dar. No verso 10 diz assim:

"... no passado fostes os primeiros não só a dar, mas também a querer dar " Neste capitulo oitavo Paulo usa seis vezes a palavra graça em relação ao ato de contribuir. Com detalhe ensina reiteradamente que a contribuição é um favor que Deus nos faz e não que nós lhe fazemos.


"Enquanto o crente não entender e não sentir que a contribuição é uma graça divina, ele não terá completado o desenvolvimento simétrico".


Vamos primiciar ao Senhor o que temos recebido de melhor para o mês de Agosto, nosso tempo, trabalho, atividade, dons... Orando em ação de Graça..

quinta-feira, 31 de julho de 2008

O que é o amor?


Positivamente, Paulo diz em primeiro lugar, que o amor é paciente. Paciente não apenas com as circunstâncias, mas paciente com as pessoas.

O amor é benigno. Ele é bondoso para com aqueles que nos maltratam, que nos magoam, que nos fazem mal.

O amor tudo sofre, ou seja, o amor não recua facilmente diante do sofrimento.

Ele encara a dor, esta é a idéia original.

O amor tudo crê, vê o melhor nos outros, retém a fé nas pessoas. O amor não é pessimista para com o outro. Ele é capaz de imaginar o melhor a respeito das pessoas.

Tudo crê tudo espera. Ele tem um olhar prospectivo futurista. Recusa se a tomar o fracasso como algo final. Espera uma vitória além. Tudo suporta. No grego, a idéia é de uma força ativa e não passiva. A palavra é interessantíssima: Uponemo que dá idéia de guarda, do soldado, do guerreiro no baralha, do escudeiro que suporta tudo, mas vai andando, vai dando passos adiante.

O amor não desiste. O amor não se deixa vencer. Enfrenta a luta do mal e a vence varonilmente. O amor não acaba nunca. No grego é: não entra em colapso. Não pára. Sua lua não míngua, seu sol não se eclipsa. O amor perdura. Tudo passa, mas o verdadeiro amor não passa.

Negativamente, Paulo diz em primeiro lugar: o amor não arde em ciúmes, não se aborrece com o sucesso dos outros, não fica com dor de cotovelo quando o irmão consegue fazer o que você não consegue, quando logrou um êxito que você nunca logrou, quando comprou uma casa que você nunca teve, quando passou no vestibular e você não.

O amor não se aborrece com o sucesso dos outros. Não se ufana, por outro lado não fica enfatuado com o seu próprio sucesso. No grego é: não se enche de vento. Não se ensoberbece. A preocupação do amor é dar-se, não afirmar-se. Quem se ensoberbece é alguém que se preocupa na afirmação, mas quem ama não se preocupa nisto, preocupa-se em dar-se. Não se conduz inconvenientemente.

O amor evita o que é vergonhoso. Evita o que é indecoroso evita o que é desonroso, evita o que é indecente, evita toda a gama de comportamento inconveniente.

O amor não procura os seus interesses. O amor é a antítese do egoísmo. O amor não é melindroso, não se predispõe a ofender-se facilmente. Quem ama não é um "não me toque".

O amor é resistente. O amor não se ofende facilmente. Apaixonados sim, facilmente se ofendem. Mas quem ama vive o paradoxo de sentir muito por outros e sentir pouco por si mesmo.

O amor não passa mal. No texto diz: não se ressente do mal. No entanto, no grego a tradução é a palavra logisecai, que significa lógica do mal, não é maldoso, não é malicioso, não suspeita mal. A mente de quem ama é uma mente positiva. Sua lógica é a do bem.

Não se alegra da injustiça. Não lê as páginas dos jornais e dos crimes com prazer. Não consegue viver em paz quando impera a injustiça.

O amor não consegue criar espaço para alegria quando prevalece a injustiça. A alegria do amor é a vitória da verdade. Não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade. Paulo diz que não é o amor que fica para além dos anos, mas apenas nos diz o que é o amor, mas nos diz ainda que o amor seja a única coisa que pode fazer e pode transformar esta nossa vida, de menininhos tolos, na existência de homens amadurecidos.

Quando eu era menino, eu falava como menino. Como é que você fala? Eu sentia como menino. Como é que você sente? Eu pensava como menino. Mas quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino. Quando o amor amadureceu o meu coração, deixei a fala de criança, o pensamento de criança, o sentimento de criança.

Você pode fazer diversos cursos bíblicos, pode se transformar em aluno emérito da Escola Dominical pode ouvir as melhores pregações, mas se não aprender a amar, vai ser um menino crônico, um debilóide espiritual, como estes que envelhecem na idade, mas continuam babando pelos cantos da boca com uma linguagem que não passa de um balbucio egoísta como as crianças.

Só o amor faz do homem um ser maduro. Só o amor acelera o processo de desenvolvimento, de amadurecimento na minha e na sua vida.

Em último lugar, Paulo diz que o amor é a única virtude que sobrevive no céu.

Eu falo em línguas. Quem quiser saber disso, fique bem certo; eu falo em línguas, unjo os doentes com óleo, gosto de profetizar; tudo isso. Mas tudo acaba. No céu eu não vou falar em línguas. Se eu chegar para o Senhor no céu e falar em línguas, ele me dirá: Acabe com isso meu filho. Você não vai profetizar no céu. Profetizar o que? Tudo lá já é nada será, é para sempre. Prá que fé no céu? -Oh, trono de glória remove-te deste canto para aquele. Você não vai usar isso no céu. Júpiter transporta-te para Marte e tu Marte vai-te para Saturno. A fé não vai ser usada na eternidade.

E esperança? Esperar o que? Ele já veio! Acabou fé, acabou dom, acabou esperança, acabou ciência. Ciência de que? Do átomo à mente de Deus, tudo vai ter a luz e a claridade da revelação. Mistério? Que mistério? A face de Deus vai ser tão visível que se verão nela os detalhes de sua familiaridade mais íntima. Mas o amor fica.

O amor fica para amar, para ser só o que é só o que perdura, só o que acaba.

Quanta briga tolas, quantas queixinhas teológicas idiotas: "ele não fala em línguas, eu falo". "A igreja dele não admite profecias, a minha admite". "Eu tenho mais sabedoria do que ele". Tudo isso é vento se não tiver amor. Só o que fica é o amor.

Temos falado muito em amor. Chegou à hora de amar, ame de verdade, ame os irmãos, ame a Deus, recupere o tempo perdido, ame de coração. Certamente, a sua vida vai ser bem mais tranqüila e melhor de ser vivida.

Reagindo com Sabedoria

Impressionante como nós, muitas vezes, reagimos na força da nossa natureza pecaminosa, que é vingativo e egoísta. Nesses momentos nos colocamos como verdadeiros juízes, achando que temos poder para tanto.

Justiça sem misericórdia não é justiça! O que seria de nós, se Deus nos tratasse segundo nossos merecimentos!

A palavra ligada a DOMÍNIO PRÓPRIO, nas Escrituras, é tirada, originalmente, do verbo controlar, usada no domar de cavalos selvagens.

É exatamente isso que o Espírito Santo faz na vida de uma pessoa que se permite ser dominada por Ele.

Isso significa, na hora do rosto ferido, oferecer a outra face, no momento de uma atitude de injustiça, entregar o julgamento para as mãos do juiz eterno. Na hora da perda, renunciar para poder promover a paz!

Este é o retrato do verdadeiro crente em Cristo Jesus: Quando atingido, em vez de rebater com palavras de morte, interceder para que o amor perdoador de Deus prevaleça.

Tensões podem ser motivos de justificarmos as atitudes explosivas, porém quando compreendemos o que o Espírito Santo pode fazer com nossa vida, nos tornamos instrumentos de paz e da reconciliação.

Saiba usufruir da bênção da MANSIDÃO produzida pelo Espírito Santo de Deus.

"Pai de Justiça, de Poder e de Misericórdia, age na minha vida nos momentos que tenho perdido a paciência. Ensina-me a depender do poder manifesto do teu Espírito Santo. Controla-me para o louvor da tua glória." Amém.

Nosso verdadeiro valor

Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não de obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2.8-9

Estava estudando flauta em casa e achava que tocava bem. Isso porque não tinha ninguém com quem me comparar. Então, entrei para uma orquestra local e senti que minha destreza não estava a altura de seu nível. Comparava-me continuamente aos outros. Mas nenhuma dessas duas impressões acerca de minha habilidade era exata.

Então comecei a pensar no juízo que faço de minha própria vida e percebi que a situação era semelhante. Avaliar-me por mim mesmo não é um parâmetro confiável. E comparar-me aos outros também é incorreto. O único ser que conhece meu verdadeiro valor é Deus.

Ele não é influenciado por quaisquer erros ou êxitos do passado. E não leva em conta o que os outros pensam de mim. Somente Deus sabe exatamente quem eu sou, e o incrível é que Ele ainda me amou o bastante para permitir que Jesus morresse por mim. Meu coração esta cheio de uma alegria inexprimível diante dessa verdade.

Deus conhece nosso verdadeiro valor e nos ama abundantemente.

Vamos orar pelos músicos que lutam para se afirmar.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Basta para cada dia o seu Mal

Não temos o controle nem o poder de estabelecer as coisas que ocorrerão no nosso dia.

Alguns chamam de crises as situações de surpresa que recaem sobre o cotidiano, e que devem ser entendidas como oportunidade de crescer, de amadurecer e mais do que nunca, de experimentar a ação de Deus trazendo direção e luz.


Essas crises podem ser naturais, como a decisão de emprego, decisão na vida amorosa, decisão nos negócios... etc., porém também podem ser acidentais, como uma noticia da morte de um ente querido.


O que fazer diante dessas "surpresas"?

Em primeiro lugar, manter sempre a certeza da Soberania de Deus que sabe o que faz e o porquê. Saber que Ele tem o controlo sobre todas as coisas.


Num segundo momento, devemos lembrar que a capacitação para superar essas crises também vem dele, através de Sua Palavra e da nossa comunhão com Ele em oração.


Para que tudo isso ocorra, é necessário AQUIETAR-SE na Sua presença, deleitando-se da sua comunhão e expondo a realidade que você esta vivendo.

Pare de falar com Deus, para para OUVIR a Deus, Certamente os embates da vida serão enfrentados com mais sabedoria e segurança e você alcançara a bonança de Deus.


"Pai soberano, que sabes de todas as coisas, ensina-me a aquietar-me na tua presença e ouvir a tua voz para dirigir o meu caminho, é que te peço em oração. Amem.

terça-feira, 29 de julho de 2008

Total rendição

Uma vida que me traz inspiração é a Hudson Taylor, o grande missionário, que um dia com seus 16 anos derramou o seu coração diante de Deus e confessou repetidamente seu amor por Ele, por tê-lo salvado e livrado seu vida quando todas as esperanças tinha ido embora.

Dessa entrega sincera,m um sentimento profundo lhe tomou a consciência de que não mais lhe pertencia, mas era totalmente de Deus,

Da partir de então, ele se tornou mais um príncipe nas mãos de Deus. Milhares de chineses foram alcançados porque, um dia, ele prostrou-se em total rendição diante de Deus,

Quantas vezes Deus tem falado com você ou a alguém que lhe é tão próximo... è tempo de consagração de vidas, e isso inclui você e sua família. Não resista a voz do Deus eterno.

Oração que desejo que faça neste momento é expressa nestas palavras:

Senhor Jesus, agradeço pela salvação e pelo livramento da minha vida da condenação eterna. Coloco-me nas tuas mãos para servi-lo como desejar, na hora que determinar e no lugar que designar., Minha vida, minha família, meus bens, eu consagro ao Senhor. Usa-me para o louvor de Sua gloria. Amem.

Coisas que Fazem Mal Quando Você Faz Bem

Coisas que Fazem Mal Quando Você Faz Bem As afirmações abaixo são verdadeiras.


Se você gosta de evitar fazer o mal, não leia. Caso você deseje fazer o mal, leia. Se você é bom, leia com atenção. Pode ser que você mude de idéia acerca de você mesmo. Havendo dúvida, leia assim mesmo. Havendo certeza, não perca seu tempo. Leia outra coisa. Não havendo nada para fazer, faça o bem. Se você não sabe o que é bom, olhe no espelho, abra a janela, beba água, ande, coma, beba, ame e não se sinta culpado por gostar dessas banalidades. Faz bem! Preparado? Não fique demais. Não há nada maravilhoso e nem tampouco novo sendo escrito aqui. Leia então!

1. É mal fazer o bem para todo aquele que é mau. Ele o odiará pela maldade de seu bem.

2. É mal pensar o bem acerca de quem só concebe o mal. Ele usará você sem escrúpulos.

3. É mal desejar que o Bem aconteça a quem o inveje por você ser bom. Ele o julgará superior e o invejará com todo ódio.

4. É mal realizar o bem a quem tem complexo de inferioridade em relação a você. Ele crerá que você o está humilhando.

5. É mal não fazer nada de mal a quem só deseja o mal a você. Ele não agüentará a sua não resposta às provocações.

6. É mal ajudar o covarde quando está em desvantagem. Ele pensará que você é cúmplice.

7. É mal fazer o bem aos que tudo vêem como impuro. Sua bondade será interpretada como frouxidão.

8. É mal fazer o bem aos que o adulam. Eles pensarão que sua bondade é pagamento e tentarão ampliar os negócios com sua alma.

9. É mal fazer o bem a quem não ama. Ele nunca acreditará em você.

10. É mal fazer o bem a quem cobiça. Ele desejará seu bem a serviço dos interesses dele.

Bem, já que é assim, dê uma surra de bondade no mundo! Transgrida esses princípios sempre. Será para o seu Bem. Espero que você seja incorrigível. Graças a Deus!

segunda-feira, 28 de julho de 2008

O dia em que o Sol parou

Cientistas da NASA, a agência espacial norte-americana, no início da década de 80, em Green Belt, Maryland, dedicaram-se a uma exaustiva pesquisa, com o uso dos mais modernos recursos da Informática, para estabelecer a posição exata do Sol, da Lua e dos diversos planetas do nosso sistema solar durante o milênio.

Harold Hill, presidente da companhia de engenharia Curtis, com sede na cidade de Baltimore, também em Maryland, relata sua experiência no cargo de consultor do programa espacial daquele período:

“Precisamos desses dados para que satélites possam ser lançados ao espaço para missões de exploração de novos corpos celestes sem que entrem em rota de colisão com qualquer um deles. Como pretendemos construir foguetes não-tripulados com autonomia para muitas e muitas décadas no espaço, precisamos traçar sua trajetória com precisão para que as gerações futuras venham a receber e analisar os dados enviados por eles. Nós e os cientistas da NASA, descobrimos que falta um dia no calendário universal. Envolvido nesta pesquisa, pude presenciar uma descoberta fantástica: falta um dia na história do universo!”

Eis como tudo aconteceu: Os engenheiros da NASA colocaram os dados no computador para que ele determinasse a exata posição dos astros, tanto no passado quanto no futuro, e então surgiu um impasse. O computador subtamente interrompeu o programa e mostrou na tela um aviso de que havia algo errado nos números que lhe serviram de base para os cálculos.

Entretanto, havia entre eles um evangélico que falou sobre a história de Josué. Os engenheiros da IBM foram imediatamente chamados para verificação de um possível defeito e, após um cuidadoso exame de toda a rede de informática, garantiram que estava tudo em ordem. Foi então, que esse membro evangélico que fazia parte da equipe, lembrou-se de que Josué, segundo os textos sagrados, certa ocasião ordenara ao Sol que parasse e contou o episódio aos seus colegas. Ninguém acreditou, a princípio, pois todos os outros cientistas eram acostumados a fatos concretos. Assim, eles o desafiaram a provar o que dizia. O cientista, ao ser desafiado, pegou a Bíblia e mostrou Josué 10:12 “Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor entregou os amorreus nas mãos dos filhos de Israel; e disse, na presença dos israelitas: Sol, detém-te sobre Gibeom, e tu, lua, no vale de Aijalom”. Explicou-lhes que Josué se encontrava rodeado por inimigos e se a noite caísse, eles poderiam sobrepujá-lo. Pediu, portanto, a Deus que o Sol parasse, e assim aconteceu, o Sol não se pôs o dia todo.

Depois destas explicações, resolveram colocar esses novos dados nos computadores para ver se era realmente o dia que faltava e, voltando no tempo, achamos uma resposta aproximada. O período que faltava no tempo por causa do pedido de Josué era de 23 horas e 20 minutos; não era, portanto, um dia inteiro, conforme garantiam os computadores da NASA. Com esse resultado, os cientistas voltaram ao livro de Josué e acharam o capítulo 10 v.13: “E o Sol se deteve, e a Lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos… O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro”. Bem, o texto bíblico confirmava que não era exatamente um dia inteiro e esse achado foi muito importante, mas ainda assim continuavam em dificuldades, porque faltavam 40 minutos, e não é possível realizar cálculos para séculos futuros com um erro desse tipo.

Após algum tempo, aquele cientista evangélico se lembrou de outra passagem bíblica que mencionava outro episódio a respeito do sol. Dessa vez o astro maior teria regredido no tempo. Todos ficaram atônitos… absolutamente mudos! Novamente o primeiro impulso foi de descrédito, porém, utilizando-se de um programa específico para consultas bíblicas, chegaram ao seguinte texto: II Reis 20: 8 à 11 ? “Ezequias disse a Isaías: Qual será o sinal de que o Senhor me curará, e de que ao terceiro dia subirei à casa do Senhor? Respondeu Isaías: Ser-te-á isto da parte do Senhor como sinal de que Ele cumprirá a palavra que disse: Adiantar-se-á a sombra dez graus, ou os retrocederá? Então disse Ezequias: É facil que a sombra adiante dez graus; tal, porém, não aconteça, antes retroceda dez graus. Então o profeta Isaías clamou ao Senhor; e fez retroceder dez graus a sombra lançada pelo sol declinante no relógio de Acaz”.

Ficaram todos quietos naquele momento. A incredulidade por causa daquilo que é concreto foi fulminada pelas palavras de um livro milenar, muitas vezes ignorado. Dez graus são exatamente 40 minutos que, somados às 23 horas e 20 minutos do tempo utilizado por Josué, formam precisamente as 24 horas (um dia) faltantes em nossos cálculos.

(Texto extraído de depoimento do Dr. Harold Hill e adaptado pela Revista Plenitude nº13- enviado por Paulo Henrique Vieira)

Por que coisas ruins acontecem a pessoas boas


Há não muito tempo atrás foi lançado um livro cujo titulo levantava a questão de por que coisas ruins acontecem a pessoas boas. Dei apenas uma olhadela no livro. Francamente não me interessou por uma simples razão de ordem invertida. Para mim a grande surpresa, num mundo caído, ou seja: marcado pelo pecado e existindo em caoticidade, é justamente o oposto: por que ainda acontecem tantas coisas boas com gente de todo tipo? A questão proposta no livro é plausível apenas para quem não vê a vida com realismo bíblico. Para demoliu com apenas uma pergunta: Por que Coisas Boas Acontecem Ainda a Nós?

Esse mundo jaz no maligno e seus habitantes “conscientes de si”, os humanos, são a grande praga e maior razão de morte no próprio planeta.

A leitura da Bíblia nos chama desde o início para essa cruenta realidade da existência. Depois de Gênesis 3 acabam-se as leituras fabulosas sobre a condição humana. A seqüência inteira nos esmaga: Caim mata Abel, os poderosos começam a determinar o destino dos demais, instrumentos cortantes são inventados, a maldade se espalha pela terra, o Dilúvio cai sobre a humanidade! O que se segue é igualmente marcado pela dor. Ser Abraão só é romântico para quem não tem que experimentar o que o patriarca experimentou. O mesmo se pode dizer de praticamente todos os personagens bíblicos.

Os livros de sabedoria, Jó, Salmos, Provérbios e Eclesiastes, não abrem espaço para que nenhuma idéia de que a benção de Deus impede a calamidade. Tudo acontece a todos! O que resta é saber o que cada um faz com o mal ou com o bem. Assim, há males que produzem bem, no ser. E há bens que introduzem o mal, também no ser. Jesus foi absolutamente claro acerca desta questão:

1. A calamidade sobre alguns deveria convocar a todos ao arrependimento, como no caso dos galieus mortos!

2. Nós somos maus, apesar de às vezes fazermos coisas boas a quem amamos--os filhos!

3. O tratamento “bom”, como qualificação, somente cabe em relação a Deus--como no encontro com o jovem rico!

4. Até o mau congênito pode se tornar algo bom, para a gloria de Deus, como no caso do cego de nascença! A lista poderia ser interminável! O restante da revelação insiste na mesma ênfase. O Apocalipse nos leva trêmulo pela mão pelas veredas sombrias e angustiantes do “futuro”.

Portanto, a surpresa é o bem e o bom ainda nos alcançarem na terra.

Talvez seja pela ausência dessa consciência que nos sentimos abandonados por Deus quando a calamidade muda o endereço da porta do vizinho para a nossa. Mas quem tem essa consciência e ama a Deus na realidade da vida, não se assusta mais; e nunca se vê abandonado por Deus porque dói. Dói mesmo! Mas e daí? No mundo tereis aflições... E elas podem vir com caras as mais diversas.

A recomendação é bom ânimo. Jesus venceu o mundo, mas fez isso passando pelo sofrimento.

A galeria dos homens e mulheres de e da fé em Hebreus 11, nos põe cara a cara com os esmagadores fatos da existência. Entretanto, adverte que sem fé é impossível agradar a Deus. Tudo pode acontecer a todos! Mas a fé não é de todos! Se você tem fé apesar de tudo, agradeça. O que de melhor pode acontecer a um ser humano na terra aconteceu a você.

Afinal, você crê. E sem fé é impossível agradar a Deus! Então, felicidades! Bem-aventurados os humildes, os que choram os mansos, os famintos de justiça, os perseguidos e os que se ocupam de lutar pela mais perdida de todas as causas da terra: promover a paz! O segredo de tudo é a gratidão. E a gratidão só surge quando as “perdas da terra” são consideradas por nós como adubo para o ser! Tudo depende de onde está o seu tesouro!

E o sol parou!

Um homem com o mesmo sentimento de cada um de nós orou e o sol parou para que o Exército de Deus fosse vitorioso.

Hoje dizemos que o dom de maravilhas realiza prodígio como esses na vida dos filhos de Deus. Foi um ato necessário que exaltou o poder e a gloria de Deus entre as nações.

Tenho acreditado que Deus quer nos usar com poder e maravilhas, principalmente para que os incrédulos, os de coração endurecido possam contemplar as maravilhas de Deus e convertam-se dos seus maus caminhos.

Acredito que Deus tem desafiado você e a mim para sermos instrumentos desse poder, É necessário que creia... juntamente com os seus queridos, e esteja disposto e a mercê da ordem de Deus.

É possível que você ainda não tenha visto o que Deus pode fazer através de um coração que crê. Poder, Gloria, Libertação e Salvação estarão presentes no seu dia dia.

Coloque-se nas mãos de Deus, em temor e orações em jejum e com espírito voluntário e seja bençãos na vida de sua família e daqueles que o cercam.

Ore, Pai de poder e Maravilhas, manifesta na minha família e através de nós a tua obra poderosa para que muitas vidas sejam salvas para o louvor de tua glória. Amem