sexta-feira, 30 de março de 2012

Quando louvar


Todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia! - Salmo 150.6
O lago luzia enquanto fazia minha caminhada matinal, diante das magníficas folhas outonais. Os pássaros cantavam como se louvassem a Deus e nuvens carregadas caminhavam pelo claro céu azul.

Mas, naquele momento, não encontrava alegria nos sinais de louvor da natureza. Sentia-me oprimido por muitos pensamentos. Estava preocupado com meu futuro, agora que estava aposentado. Refletia se não deveríamos nos mudar para mais perto de nossos filhos e netos. Preocupava-me que nosso círculo familiar se rompesse. Temia por pessoas doentes. Receava pelo meu país e por nosso mundo.

Então, tive a impressão de ouvir uma voz clara dizendo: "Por que você não rende louvor a mim?"

Pensei: És tu, Senhor? Então comecei a louvar a Deus. Ao final da caminhada louvei a Deus pela vida, por cada fôlego de ar. Louvei-o por meus filhos, meus netos, minha esposa, há 50 anos. Louvei-o pela família da igreja, por pessoas que amo.

Quando encerrei minha caminhada e preparei-me para entrar em casa, cantei: "Louvai a Deus, que todas as bênçãos faz fluir; louvai-o todas as criaturas da terra". Entreguei meus fardos ao Senhor e fui sustentado.

Louve a Deus, qualquer que seja a situação.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Passe a frente


Nós amamos porque ele nos amou primeiro. - 1 João 4.19
Meu pai serviu no exército durante a Segunda Guerra Mundial e voltou para casa quando eu tinha sete anos. Ele morreu de um repentino ataque cardíaco quando tinha 15 anos. Nunca o conheci bem. Vivia numa família formada em grande parte por mulheres. Embora bondosas e com boas intenções, elas não podiam me oferecer orientação masculina que um garoto adolescente precisa.

Tive a sorte de ter um chefe escoteiro que reconheceu o meu problema e assumiu-o. Convidava-me para passar os finais de semana com sua família no lago onde eles tinham uma casa, e estava sempre disponível quando tinha uma pergunta ou problema para discutir. Suspeito que a razão dele reconhecer tão bem minha condição, foi pelo fato de que seu pai também morreu cedo. Ele sabia os problemas que enfrentara. Ele nunca me fez recomendações, mas deu um exemplo que eu poderia optar por seguir ou não.

Anos depois, dei-me conta do que ele tinha feito por mim e perguntei o que poderia fazer para lhe retribuir. Ele respondeu simplesmente: "Passe adiante". Tenho tentado seguir seu conselho. Trabalhei como chefe de escoteiros, treinador e desenvolvi outras atividades nas quais podia oferecer aos jovens um exemplo positivo e amoroso.

Creio que isto é parte da mensagem de Cristo. Nós não podemos retribuí-lO pelo que fez por nós, mas podemos demonstrar nossa gratidão repassando o amor de Cristo e fazendo o bem pelos outros.

Como posso repassar o amor de Jesus Cristo?

terça-feira, 27 de março de 2012

Sendo guiado por Deus


Porque o Espírito Santo vos ensinará, naquela mesma hora, as cousas que deveis dizer. - Lucas 12.12
Muitos anos atrás, minha esposa e eu fomos de carro para o culto de domingo. Quando chegamos ao estacionamento, o funcionário ajudou-me a manobrar o carro fazendo sinais, para que eu pudesse encaixá-lo em uma das vagas extremamente estreitas. O espelho retrovisor não era suficiente nesta situação, por isso era crucial prestar atenção aos sinais do rapaz. O resultado foi um estacionamento perfeito. Sem a sua ajuda poderia ter danificado os carros estacionados ao lado do meu.

Esta experiência fez-me pensar enquanto caminhava para a igreja. Quando enfrentamos situações difíceis podemos machucar os outros com palavras ou ações. Mas podemos também contar com ajuda. Podemos pedir a orientação de Deus para nos ajudar a prosseguir sem ferir os outros. Se permitirmos que o Espírito Santo nos ensine e nos conduza, podemos resolver as situações mais difíceis.

Deus promete nos guiar dia a dia.

segunda-feira, 26 de março de 2012

azedo


Segui [...] atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe e, por meio dela, muitos sejam contaminados. - Hebreus 12.15
Quando fui buscar meus filhos na escola, notei uma mulher dirigindo uma Van verde na via de recepção de crianças. Dos dois lados da Van havia um decalque verde com a figura de um limão dizendo: "Eu lamento ter feito negócio com (nome da concessionária)". Os limões expressavam não apenas sua opinião sobre o veículo, mas também sua experiência azeda e sua amargura por ter adquirido o carro.

Lamentei que ela vivesse uma vida atada pela ausência de perdão. Eu a estava julgando. Então, dei-me conta de que não sou diferente. Sentia raiva de uma pessoa que havia me magoado anos antes. A semente de minha amargura havia crescido e se transformado numa árvore que produzia frutos azedos. Muitos que me conheceram tinham provado o sabor desta fruta: palavras duras e feias.

Naquela tarde orei, admitindo minha dor e confessando minha amargura. Podia sentir o peso da minha incapacidade de perdão sendo levantado enquanto Deus enchia meu coração de perdão. Durante toda a semana, quando ia buscar as crianças, entrava atrás do carro desta mulher e, em vez de julgá-la, orava por ela.

Deus pode tomar um coração azedo e torná-lo doce.