sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Que amor é esse?

 
É difícil imaginar um julgamento em que o juiz sentencia o réu à pena de morte e, em seguida, se oferece para cumprir a penalidade no lugar dele. Isso se choca com o nosso senso de justiça. Pois foi exatamente isso que Deus fez a favor dos pecadores, por intermédio do seu Filho, Jesus. O Inocente tomou o lugar de todos os culpados e os libertou!

É também difícil imaginar que isso tenha acontecido conosco. Será possível que Deus nos ama tanto assim? Afinal de contas, sabemos que não vivemos de modo perfeito, que, muitas vezes, temos um coração desobediente. Talvez, algum de nós tenha até cometido algum tipo de crime! Duvidamos que Deus possa nos amar, sendo o que somos.
Mas, é Jesus mesmo quem diz: "Pois Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna."

Ninguém consegue compreender o coração de Deus, mas se o Filho de Deus diz que seu Pai ama o mundo que Ele criou, e você faz parte desse mundo, então, não há o que discutir! O amor infinito de Deus estende-se até mesmo ao maior dos pecadores, dando-lhe o perdão, quando existe um coração realmente arrependido. "Todo aquele que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei." (João 6.37)

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Amor, qual o seu significado?

      Qual é o significado da palavra "amor"? A resposta a esta pergunta depende da experiência de amor de cada indivíduo.
         Muitos de nós aprendemos sobre o amor na vivência amorosa de nossos pais, parentes e professores. "Eu te amo" significa interessar-se por alguém, desejar-lhe o bem, cuidar de quem nos é muito especial. Se alguém nos ama, somos importantes para essa pessoa. 

        No entanto, muitas vezes, somos levados a crer que o amor é aquele demonstrado em alguns filmes ou programas de televisão, nos quais "amar de verdade" é buscar, antes de tudo, o seu prazer pessoal. A tradução de amor nos meios de comunicação mais se parece com "e o que tenho a ganhar com isso?" É um sentimento possessivo, lascivo, egoísta, que não poderia jamais ser chamado de amor, pois não tem nada a ver com aquele sentimento de entrega que aprendemos com os nossos pais. 

       "Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos." É esse o cerne da mensagem da Bíblia. Se realmente queremos entender a essência do amor, temos que desviar nossos olhos e ouvidos das definições distorcidas que a cultura, a mídia, o mundo em geral nos oferece e fixar a nossa atenção ao que Deus diz, pois Deus é amor. Pense: Quando compreendemos melhor o amor de Deus por nós, respondemos a esse amor de forma mais adequada. 

terça-feira, 21 de agosto de 2012

O que esperamos!

O que estamos esperando? É importante parar e refletir sobre nossos desejos, anseios, sonhos, aquilo que esperamos e por que esperamos. Quando pedimos socorro ao Senhor, será que sabemos realmente o que é bom para nós? Nossos anseios são centralizados em Deus? 

Não há nenhum problema em termos desejos e anseios, contanto que lembremos que a nossa esperança está no Senhor. Há momentos e épocas na vida, quando a motivação, a alegria, o prazer de viver, as realizações chegam a um ponto de inércia. Tudo pára. Não queremos nada. Não deseja-mos coisa alguma.

Quem sabe estamos sofrendo de uma doença física, uma terrível depressão, uma desilusão profunda. Em tempos assim, é preciso pelo menos tentar orar, insistir em, pelo menos, levar o espírito a Deus. Também aprendemos a orar pela disciplina da oração. Mas a oração verdadeira pressupõe a entrega do problema a Deus. Não é fácil, mas antes de tudo, devemos orar por fé. Pedir que Deus nos dê ou aumente nossa fé. Depois, é só esperar. Esperar pela direção de Deus em nossas decisões; esperar que Ele nos dê forças para as tarefas de cada dia; que nos console em meio às tristezas; que nos abençoe nos nossos relacionamentos; que nos ajude a enfrentar as dificuldades da vida.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Como agir!


 
Agimos pelo bem e o mal parece prevalecer. Pregamos as Boas Novas e o mundo parece desmoronar. Que desânimo! Mesmo depois da pregação de Elias e de seus milagres, ainda havia pessoas a rejeitar o Senhor. Queriam até matar Elias. Tudo acabado. O Senhor não tinha mais ninguém, a não ser Elias, e não havia futuro para a fé… Elias pensava assim, em parte, porque estava desgastado fisicamente. Elias precisava desesperadamente dormir, comer e retirar-se para estar a sós com Deus. 
 
Como Elias, também precisamos descansar, nos alimentar, revigorar nosso espírito e nos sintonizar melhor com Deus. Às vezes, Ele vem com ventos e terremotos; outras, vamos encontrá-lo no silêncio ou em um simples sussurro. Deus deu a Elias um tempo para que chorasse suas mágoas. Depois, Deus pôs um fim à sua auto-piedade e mandou-o de volta ao trabalho.

A causa do Senhor jamais iria falhar! Os que quebraram o pacto cairam diante dos futuros reis que Deus havia escolhido. O futuro da fé em Deus não dependia de Elias. Eliseu iria ajudá-lo, assumindo, mais tarde, o seu lugar. Elias não estava só. Deus sempre tem um "remanescente escolhido pela graça." (Romanos 11.5). Sete mil pessoas não se ajoelharam diante de Baal. Outros, arrependidos, voltaram para o Senhor, por causa da pregação de Elias.
E tambem você seja hoje o Elias de ontem...