sábado, 21 de fevereiro de 2009

Pequenos grupos

Consolai-vos, pois, uns aos outros, e edificai-vos reciprocamente. 1 Tessalonicenses 5.11

Pertenço a um dos sete pequenos grupos locais de nossa igreja. Cada grupo se encontra regularmente para ouvir a leitura do Evangelho para a semana vindoura, conversar sobre nossa fé, sobre como ela se conecta com nossa vida diária e discutir oportunidades de serviço. No início de cada ano, todos os sete grupos se reúnem para contar histórias, discutir a sabedoria que adquirimos por meio da comunhão dos pequenos grupos e para nos comprometer a nos reunirmos no ano que começa. Este ano, nosso orador falou sobre o milagre dos pães e peixes que mostra como cada um de nós é escolhido, abençoado, enviado para partilhar com os outros e edificar o Corpo de Cristo em nossa comunidade local. Chegamos à conclusão de que, ao encorajarmos uns aos outros e sermos fiéis à palavra de Deus, vamos nos tornar uma comunidade viva em amor, que, por sua vez, pode alimentar a comunidade maior à nossa volta.

Somos escolhidos, abençoados e enviados para alimentar o mundo.

Oremos pelos projetos locais de expansão de nossa igreja.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Água da vida

Quem dá a beber será dessedentado. Provérbios 11.25

Minha lembrança de infância favorita é a ida à casa de campo de vovó para brincar com meus primos. A bomba d´água manual junto ao poço fascinava-nos. Achávamos divertido usá-la e disputávamos a chance de encher os baldes com água. Os adultos ficavam muito contentes em deixar-nos fazer essa tarefa, porque a viam como trabalho! Não tínhamos autorização para brincar com a água, mas enchíamos os baldes até eles transbordarem, para que os respingos "acidentalmente" nos molhassem. Isso era especialmente maravilhoso nos dias quentes e úmidos. Recentemente, ao meditar sobre a lição em Provérbios 11.25, revisitei essas lembranças da infância. Comecei a compreender que as pessoas podem receber dádivas do amor e da graça de Deus a partir dos "respingos" que ocorrem durante nosso relacionamento com elas. Quando permitimos que Cristo, a Água da Vida, nos encha, podemos nos refrescar e saciar os outros, assim como quando criança, enchia os baldes até eles transbordarem. Em troca, encontramos encorajamento que aumenta a nossa esperança, por meio de uma vida de oração mais profunda, na qual interceder pelos outros também é compartilhar as bênçãos de Deus. Se prestarmos atenção e olharmos à nossa volta, perceberemos as pessoas que precisam da água da vida que Cristo oferece.

Em quem posso "respingar" a água da vida hoje?

Oremos pelas pessoas que precisam de refrigério.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Uma dádiva especial

Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito. 1 Coríntios 2.9-10

A cobertura do bolo de aniversário dos 60 anos de papai era azul. Meu filho e eu acrescentamos enfeites feitos à mão. No centro, colocamos uma réplica da Bíblia, representando o amor de papai por Deus. Ele tem um enorme prazer em partilhar sua fé com grupos de detentos e em oferecer-lhes Bíblias. Uma mesa de bilhar em miniatura, com bolas e tacos, um barco de esqui, um caminhão azul e uma espreguiçadeira marrom refletiam o trabalho e as atividades de lazer de papai. Catorze anos se passaram desde aquele aniversário. Nem papai nem meu filho se lembram do bolo. Lembro-me porque fui eu que o criei e porque foi uma dádiva de amor. De modo semelhante, Deus projetou e criou a terra como uma dádiva de amor à humanidade. Com o tempo, o projeto original dEle para nós e para o mundo ficou manchado e esquecido, mas o estudo da palavra de Deus pode nos ajudar a recobrar a visão dos relacionamentos e da terra do modo como Ele pretende que sejam. A Bíblia nos oferece as diretrizes para relacionamentos de amor e nos guia no sentido daquilo que Deus quer que sejamos. Quando vivemos conforme suas palavras, tornamos real a vontade do Senhor em nossas vidas.

O que Deus quer para nós é muito melhor do que qualquer coisa que possamos sonhar para nós mesmos.

Oremos pelas pessoas que estão aniversariando hoje.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Tempo com o Senhor

Naqueles dias retirou-se para o monte a fim de orar e passou a noite orando a Deus. Lucas 6.12

Sempre que meu filho e minha filha passam muito tempo com algum amigo ou amiga, eles tendem a começar a se comportar como esse amigo e adotam alguns de seus hábitos. Por isso, tento encorajá-los a estarem com amigos que tenham um bom comportamento. De modo semelhante, se eu passar tempo suficiente com o Senhor, espero que outras pessoas vejam em mim hábitos e comportamentos próprios de Deus. Assisto ao culto dominical em minha comunidade de fé e participo de vários pequenos grupos de estudo bíblico. Isso não substitui o momento pessoal com o Senhor, também tento passar um tempo em oração todos os dias. Embora Jesus estivesse sempre às voltas com a obra do Pai, Ele também passava um tempo orando, às vezes, a noite toda. Passar um tempo em oração é uma das melhores maneiras de estar com Deus, para nos abrirmos à Sua ação em todas as áreas de nossas vidas. A Bíblia nos diz que somos abençoados quando escolhemos cuidadosamente as pessoas com quem passamos nosso tempo e às quais permitimos influenciar nossa vida (Salmo 1.1-3). Passo 40 horas por semana com meus colegas de trabalho. Se meu amigo mais íntimo for Deus, poderei ter uma influência positiva na vida desses colegas.

Será que meu amigo mais íntimo tem sido uma influência divina em minha vida?

Oremos por um relacionamento mais íntimo com Deus.

Leia Salmo 1.1-3

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Deus está no controle

Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas cousas vos serão acrescentadas. Mateus 6.33

Na segunda-feira logo após o Dia de Ação de Graças, pouco depois de chegar ao trabalho, o dono da empresa informou-me que, em virtude da falta de serviço, tinha decidido demitir cinco pessoas. Eu era uma das cinco. A notícia foi um choque. Estava com 62 anos de idade na época, e minha esperança era permanecer nesse emprego até a idade da aposentadoria. De repente, vi-me na fila dos desempregados e, embora minha esposa tivesse um emprego de tempo integral, sabíamos que precisaria encontrar um emprego rapidamente. Porém, por causa da minha idade, isso seria difícil. Tivemos de confiar na provisão de Deus. E Ele já havia começado a nos prover, colocando em nossa vida amigos e familiares maravilhosos, que nos atenderam em nossa dificuldade. Se dissesse que não me preocupei, não estaria sendo verdadeiro. Como a maioria das pessoas, tentei solucionar meus problemas por conta própria. Conhecia as palavras de Jesus em Mateus 6.33, mas, quando as li, durante aquele tempo de dificuldade, elas se tornaram uma luz brilhando para mim em meio às trevas. Percebi que Deus está no comando, e minha preocupação cessou, porque Ele conhece as necessidades de minha família antes mesmo de Lhe pedirmos. Estou confiante de que Ele as suprirá nos anos que virão.

Quando confiamos em Deus, sobra menos espaço em nós para a preocupação.

Oremos pelas pessoas demitidas recentemente.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Mudança de foco

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro [...], respeitável [...], justo [...], puro [...], amável [...], de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento [...] e o Deus da paz será convosco. Filipenses 4.8-9

Uma noite, tive de pedir a nossos vizinhos para baixarem o volume de sua música, para que pudéssemos dormir. Eles eram muito desatenciosos. De manhã, preparei-me para escrever-lhes uma carta raivosa, falando de como eu e muitos dos outros vizinhos nos sentíamos a respeito deles e seus amigos barulhentos, que haviam acabado com nossa rua antes tão tranqüila. Enquanto deixava minha raiva se extravasar, o Senhor lembrou-me do culto maravilhoso do último domingo e de que estaria com nossos amigos no próximo encontro de casais. Pensei no estudo bíblico que acontece em nossa casa e nas novas pessoas que participariam na próxima semana. Lembrei-me de meus maravilhosos filhos e netos. Em apenas alguns segundos, minha atitude negativa tinha sido afastada pelas boas recordações e planos. Ao longo das horas seguintes, vi-me novamente envolvido pelo sentimento de raiva, e a cada vez lutava para afastar-me dele, pensando, novamente, em todas as coisas boas que Deus havia feito e estava fazendo em minha vida. Comecei a entender que Paulo nos encoraja a viver no que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável e de boa fama porque, se o fizermos, não sobrará espaço para a raiva. Antes, encontraremos a vida de paz que todos nós buscamos.

Em meio à raiva, podemos encontrar a paz pensando em tudo de bom que Deus tem feito.

Oremos pelos nossos vizinhos e vizinhas.

Leia Filipenses 4.1-9