sexta-feira, 4 de julho de 2008

Aplicação seletiva da lei

Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti. Salmo 119.11

Um dia, enquanto ia de ônibus para o trabalho, o motorista bloqueou um outro ônibus ao fechar um cruzamento para apanhar passageiros. Aparentemente, ele se amparava na lei de trânsito que proíbe um veículo de se chocar contra outras por trás, mas esquecia-se da lei que proíbe um veículo de obstruir o tráfego.

Ocorreu-me que muitos de nós nos sentimos muito a vontade para aplicar a lei quando ela nos favorece e desrespeita-la quando não nos convém. Fiz outra comparação: muitas vezes, apontamos um dedo de acusação a irmãos e irmãs quando estão do lado errado da lei, mas pedimos misericórdia quando nós estamos no caminho oposto. Permanecemos cegos aos nossos erros, mesmo quando apontamos os erros alheios.

Todos nós somos suscetíveis a tentação. No entanto, podemos superar a fraqueza guardando a lei de Deus em nossos corações de forma que ela aja como uma lâmpada para nossos pés e luz para nossos caminhos. (Sl 119.105). A luz de Deus nos mostrará quando vemos os erros dos outros e permanecemos cegos aos nossos próprios pecados. Quando percebemos nossos erros, podemos deixar de ser críticos e mostrar compaixão para com os outros, enquanto procuramos conduzi-los a Deus.


Hoje serei mais paciente com as pessoas.

Vamos orar pelas pessoas que sofrem de irritação no transito.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Ser embaixador

[Deus] pôs em nós a palavra da reconciliação.

De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo.

- 2 Coríntios 5:19-20


Depois de visitar um lar para os sem-abrigo, um grupo de adolescentes não esperou para expressar o que tinha experimentado. Excitados, escreveram sobre as visitas que fizeram a homens e mulheres, pobres e necessitados, de todas as idades.

Uma adolescente escreveu: "Eu falei com um veterano do Vietname e disse-lhe que no céu ele teria um corpo novo. Pude fortalecer assim a sua fé."
Outro relatou: "Um sujeito chamado Michael demonstrou-me que embora estivesse a morar num lar para os sem-abrigo, ter fé fazia toda a diferença."
Um outro escreveu: "Eu falei com um homem que tinha quase deixado de crer em Deus. E tentei [encorajá-lo na sua fé]."

Ao desejar comunicar a mensagem da reconciliação de Deus, estes adolescentes ficaram surpreendidos ao verificar que algumas das pessoas já conheciam Deus. Eliminando o desconforto das suas diferenças, os jovens descobriram pessoas que precisavam de restabelecer a confiança de que Deus ainda cuida delas. Os papéis dos adolescentes variaram desde comunicar as boas novas até conduzir os seus novos amigos a uma fé mais profunda.

Sermos "embaixadores da parte de Cristo" (2 Co 5:20) abre portas à oportunidade tanto de comunicarmos o Evangelho como de fortalecermos os que fraquejam. Procura hoje alguém que precise de encorajamento ou da "palavra da reconciliação" (v.19). - Dave Branon

UMA PALAVRA DE ENCORAJAMENTO PODE FAZER

A DIFERENÇA ENTRE O DESISTIR E O CONTINUAR.

Ser Amado

Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que Nele crer, [crendo nisso] não morra, mas tenha a vida eterna”. João 3.16


Você já deve ter ouvido falar, pelo menos uma vez na vida (espero), sobre como a Graça de Deus vai além da nossa compreensão. E é verdade. Afinal, a Graça é reflexo da natureza divina. Uma das coisas mais difíceis de aceitar (eu pelo menos acho) ou de tentar entender, é o quanto Deus nos ama. Afinal, como pode, Ele sendo quem é, querer investir Seu amor em uma pessoa como eu? Loucura.

Pra ser totalmente transparente, raras vezes eu consigo aceitar a Deus como Ele é (na porcentagem que eu consigo digerir Dele). A Sua perfeição me constrange, Seu amor incondicional parece ser bom demais pra ser verdade. Sua misericórdia me desmonta. Eu, enlouquecido com esses fatos, caio no erro de tentar confundí-Lo comigo mesmo. Tento justificar e convencê-Lo de que Ele não é um ‘bom Deus’ por me amar. Ele deveria agir diferente com relação a mim! O meu conceito de ‘bom Deus’ seria um Deus que, de tão santo e puro que é já teria me eletrocutado com um raio faz tempo. Afinal, ninguém em sã consciência investiria tanto tempo, cuidado, atenção, preocupação e disciplina, conhecendo como eu sou por dentro e vendo as minhas atitudes supérfluas… e o mais grave, insistiria em me amar. O meu ‘bom Deus’ (à minha imagem e semelhança) exigiria uma vida impecável, e mesmo assim, me garantiria o inferno como recompensa. Mas esse Deus é o oposto disso.


Quando eu tento substituir esse Deus verdadeiro pelo meu, a imagem da Cruz me acusa de uma forma libertadora: Que audácia a minha tentar comparar Jesus comigo mesmo! Dizer que o que o modo como o Pai me enxerga é semelhante ao meu e ao dos outros. Eu não posso usar o meu pecado ou minha natureza imunda pra tentar justificar a minha não-aceitação da Graça, afinal, graça é justamente receber aquilo que você não merece. O meu pecado não é uma forma de castigo… em Jesus, o meu pecado é apenas a maneira de evidenciar a minha necessidade do Seu sacrifício.

É difícil assimilar e, mais ainda, aceitar isso. Às vezes, como cristão, eu gasto tanto tempo, energia, concentração, suor e lágrimas pra transformar a minha sujeira em neve, que não percebo que a maior prova de amor que eu posso oferecer ao Deus verdadeiro seria simplesmente aceitar Suas expressões de amor diárias (e a maior que foi na Cruz) por mim.


Aceitar a graça é difícil. Ainda mais pensando que eu sou a pessoa errada a quem Deus deveria amar. Mas, felizmente, por mais que eu “tenha razão” quanto à minha indignidade, A Bíblia tem a Palavra final. Como está escrito em Romanos 8.35-39:


“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome ou nudez, ou o perigo, ou a espada? (…) Mas em todas estas coisas, somos mais que vencedores. Por Aquele que nos amou (incrível, né?). Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem profundidade, nem alguma criatura [nem você ou a sua multidão de pecados] nos poderá separar do amor de Deus, que está em Jesus Cristo, nosso Senhor”.


É. Não tem nem o que discutir.

Que assim seja, porque assim é.

Encorajamento


Então disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel? "Deus lhe respondeu: Eu serei contigo: e este será o sinal de que eu te enviei. Exôdo 3.11-12

"Neste time, o cara com a menor das habilidades naturais pode jogar muito este ano se tiver vontade", disse o treinador do colégio. "Nunca se menospreze, a persistência é por muitas vezes, a última chave no chaveiro para abrir a porta", disse o professor. Essas palavras de encorajamento foram uma advertência de Deus para mim: "Eu tenho um plano para você. Não desista antes que Eu tenha terminado".

Ao longo da Bíblia, lemos sobre pessoas comuns escolhidas por Deus para executar tarefas extraordinárias. Deus tinha planos para Moisés, Débora, Davi, Maria, Paulo; e Ele dá a cada um de nós tarefas únicas e significativas. Nós pessoas comuns, somos capazes de realizar tarefas extraordinárias porque Deus vê potencias que nós somes incapazes de ver. Se seguirmos a Cristo fielmente, Deus poderá usar até mesmo aqueles de nós com aparentemente poucas habilidades para realizar tarefas que ninguém imaginava possíveis.
Que tarefas Deus esta me chamando a desempenhar?

Vamos orar pelos que precisam de encorajamento.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Você se lembra?

Recordo os feitos do Senhor, pois me lembro das tuas maravilhas da antiguidade. Salmo 77..11

Recentemente, meu marido e eu fomos visitar um grupo de amigos que não víamos havia 25 anos. Quantas coisas tínhamos para falar! Os nossos filhos, que haviam brincado juntos quando crianças no longínquo Zimbábue, estavam agora casados. Já éramos avós. Meu marido e eu tínhamos nos mudado por três cidades diferentes desde a época em que moramos juntos de nossos amigos. As horas correram enquanto partilhávamos historias de acontecimentos esquecidos por alguns, lembrados por outros. Algumas histórias trouxeram risos, enquanto outras nos obrigaram a engolir as lágrimas. Conforme recordávamos os anos, reconhecíamos a mão de Deus em nosso passado. Quanto mais conversávamos, mais criamos que Deus faria coisas maravilhosas no futuro.

Lembrei-me das palavras do Salmo 23: "Bondade e misericórdia certamente me seguirão..." (versículo 6). Enquanto recordávamos, vi como Deus tinha estado ali comigo quando enfrentei uma situação difícil. A bondade e a misericórdia de Deus me sustentaram. No entanto, só reconheci isso quando olhei para trás. Não admira que a Bíblia nos encoraje a lembrar e meditar sobre o que Deus fez em nossas vidas!.

Quando você olha para trás, onde vê Deus?

Vamos orar pelas pessoas que sofrem de perda de memória.

Levantai vossos olhos

Fazer a vontade de Deus deve ser o nosso objetivo diário, e o testemunho de vida deve ir além das palavras. Precisamos demonstrar atos que glorifiquem a Deus e não a homens.

Muitas vezes buscamos formas, estratégias, eventos, movimentos para que trazer pessoas para o Reino de Deus. Será que é esta a forma ou fórmula que Jesus usou?


O Nosso Senhor Jesus é o maior exemplo de obediência. Ele agradou a Deus plenamente.


Um dos maiores exemplos que Ele nos deu está em João 4, o­nde ao “conversar” com uma mulher rejeitada, a samaritana, levou-a ao Reino de Deus, que pôr sua vez deu testemunho a uma cidade inteira.Qual seria o segredo de tão grande colheita?

No mesmo capitulo Jesus dá sua “fórmula”:

João 4:35 Não vos diz: Ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Ora, eu vos digo: levantai os vossos olhos, e vede os campos, que já estão brancos para a ceifa.

Não há colheita o­nde os campos não já estejam prontos. A colheita fora de época leva ao prejuízo. E como saber a hora e o local?

A resposta está no mesmo versículo “Levante os vossos olhos”.

Olhemos com os olhos da fé, da revelação inspirada pelo Espírito Santo, os olhos de Jesus, peçamos a Ele que abra os nossos olhos para ver o­nde estão e quais são os campos que estão brancos.
Pois:Jo 4:36-38 Quem ceifa já está recebendo recompensa e ajuntando fruto para a vida eterna; para que o que semeia e o que ceifa juntamente se regozijem. Porque nisto é verdadeiro o ditado: Um é o que semeia, e outro o que ceifa. Eu vos enviei a ceifar o­nde não trabalhaste; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.

O campo pode estar bem próximo, às vezes no lugar o­nde sempre desviamos, semelhantemente como acontecia em Samaria, os judeus usavam um caminho mais longo para não passarem neste território. Jesus olhou para uma mulher pecadora e enxergou uma cidade transformada. Quem está ao nosso redor? Será que não temos a oportunidade de servir alguém que mudará o destino de um bairro, ou uma nação?

Alimentemo-nos da vontade do nosso Pai Celestial, assim como Jesus.


Jo 4:34 Disse-lhes Jesus: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e completar a sua obra.
Busquemos a revelação de o­nde e como devemos trabalhar para a implantação do Seu Reino.

A Deus toda a glória, a honra e o poder para todo o sempre!

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Espirito Santo

Satisfação de ter ou ser? Que contentamento?

Contentamento é felicidade. Porém, contentamento não é satisfação de ter, mas de ser. Se contentamento tivesse no possuir sua realização, ele jamais se realizaria. O contentamento só é possível porque ele se realiza em ser, não em ter.

Isso porque o material para ser é ilimitado, mas a matéria do ter é limitadíssima.

Por isso, quem busca contentamento no ter, no possuir, no poder dizer “é meu” olhando para algo ou alguém, morrerá frustrado, posto que sempre desejará mais, e também porque descobrirá que a alma não “come” as mesmas coisas que alimentam os olhos e o desejo de se sentir dono.

Mas aquele que busca contentamento em ser, esse entra no mundo no qual se entra e sai e sempre se acha pastagem.

No mundo do ser se sabe que o Senhor é o nosso pastor e que nada nos faltará, pois Ele nos guiará por pastos verdejantes e águas tranqüilas, refrigerando assim a nossa alma, para que possamos continuar na senda da justiça, na qual Ele mesmo nos guarda por amor ao Seu próprio nome.

No mundo do ser não nos falta nada, muito menos no vale da sombra da morte a presença Dele, ou a alegria do contentamento quando o nosso cálice transborda, apesar de todos os adversários e adversidades.

No mundo do ser a alma anda tranqüila e feliz, pois sabe que bondade e justiça andam sempre após ela mesma, visto que ela se torna perseguida pelo que é bom.

Isto é contentamento!

Aniversariantes da semana

A todos aniversariantes, a Igreja Metodista em Arapongas com muito amor e carinho vem desejar-lhes felicidades em Cristo Jesus.
Nosso Parabéns




30 de Junho – Segunda feira

Cleonice Albina Xavier

Carla Medeiros Yasuda

Renata de Lima Silva

Flávia Camila Glubizic Shimit

01 de Julho – Terça-feira

Antônio Carlos Rodrigues Pereira

Éder Camargo Sauss

03 de Julho – Quinta-feira

Juliana Freitas de Farias

04 de Julho – Sexta-feira

Vandra Pennacchi Pugliese

07 de Julho - Domingo

Fernanda Gomes

Com mãos amorosas

Como o caso, que o oleiro fazia de barro, se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo lhe pareceu. Jeremias 18.4

No Natal passado, recebi de presente um vale de aulas de cerâmica numa loja local. Fiquei entusiasmada, eu via-me criando muitas peças lindas. A realidade foi muito diferente. Em meu primeiro dia, juntei um pedação de barro frio e molhado do tamanho de um punho e tentei colocá-lo no centro da roda de oleiro. Escutando meu instrutor, tentei aplicar uma mão suave enquanto o barro girava sob os meus dedos. Descobri que até a menor pressão podia alterar a forma do barro.

Aprendia aos poucos a alisar suavemente os lados e moldei meu primeiro vaso. Então veio o desastre: minha mão escorregou, meus dedos esbarraram no barro maleável e meu jarro recém-moldado ficou destruído. "Não é tarde demais", disse meu professou. "você ainda pode fazer algo belo desse barro".

Jeremias descreve Deus como um oleiro que vê possibilidades infinitas para Suas criações. Quando temos vontade de desistir de nós mesmos, nos considerando deformados ou arruinados, Deus sussurra: "Ainda não terminei o que tenho a fazer com você". Quando nos submetemos ao toque de Deus e permitimos que nossas vidas sejam moldadas pelo amor, Ele pode criar algo belo de cada um de nós.

Deus nunca desiste de nenhum de nós. Nunca, nunca, nunca!

Vamos orar pelas pessoas que trabalham com as mãos.