sexta-feira, 22 de junho de 2012

O dom da Sabedoria

Devemos buscar a sabedoria que vem do alto. O Senhor nos dá através do Espírito Santo esse dom, basta que o busquemos sem cessar. Nos dias de hoje percebemos que cada vez mais as pessoas precisam receber de nós palavras de sabedoria, aquelas que vêm diretamente de Deus. Existe uma grande necessidade do ser humano com relação a isso. Paulo em sua primeira carta ao povo de Corinto fala: “A um o Espírito concede a palavra de sabedoria; a outro a palavra do conhecimento, e este dom vem do mesmo Espírito.” I Co. 12-8.  

O dom da sabedoria, é promessa do Senhor a quem o buscar, “porque eu lhes darei as palavras adequadas e a sabedoria que nenhum dos seus inimigos será capaz de resistir ou contradizer.” Lc. 21-15. 

A sabedoria não se refere somente ao conhecimento, mas também a habilidade de tomar decisões sábias em ocasiões difíceis. Sempre que precisarmos de sabedoria podemos orar a Deus, e Ele generosamente proverá aquilo que precisamos, de acordo com o que necessitarmos. Não devemos ficar tateando no escuro, esperando encontrar inesperadamente as respostas. Podemos e devemos pedir a sabedoria de Deus para dirigir as nossas escolhas.

Ela começa com o respeito a Deus, isso nos conduz a um viver correto, o que resulta em uma habilidade aumentada para dizer o que é certo ou errado. O Senhor está sempre disposto a nos dar essa sabedoria, porém seremos incapazes de recebê-la se agirmos com propósitos egoístas e não estivermos centrados em Deus. Devemos fazer a sua vontade e pedir que Ele nos ensine a obedecer a Sua Palavra. “O justo sempre fala com sabedoria e sempre dá bons conselhos porque obedece de coração à Lei do seu Deus; por isso, seus passos são firmes e seguros.” Sl 37.30-31.
Em termos de dicionário, sabedoria que dizer: Grande soma de conhecimentos, aplicação inteligente dos conhecimentos. Juízo, bom senso, razão retidão. Teologicamente falando é o conhecimento inspirado das coisas divinas e humanas.

A sabedoria oculta de Deus pode nos ser dada, porém ela só pode ser discernida quando Deus dá ao homem a direção e a ajuda do Espírito Santo. Nós não recebemos o Espírito do mundo, mas o Espírito enviado por Deus para que possamos entender os admiráveis dons de graça e bênção concedidos pelo Senhor a nós. "Se quiserem saber o que Deus quer que vocês façam, perguntem-lhe, e ele alegremente lhes dirá, pois está sempre pronto a dar uma farta provisão de sabedoria a todos os que lhe pedem.” Tg.1-5. Perceberam como é fácil? Perguntem diretamente ao Senhor.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

O significado do TEMOR

 
Estudar o português, o idioma falado no Brasil, é um tanto quanto difícil devido a grande complexidade da língua. Outros idiomas, às vezes se tornam mais fáceis, por serem menos complexos. Mas porque estamos falando de línguas e idiomas quando deveríamos estar falando sobre o Respeito? Justamente por estarmos falando sobre esse assunto, resolvemos explicar a dificuldade de se aprender o idioma português pelas diversas aplicações que uma mesma palavra pode ter.

Segundo o dicionário, respeito quer dizer: Sentimento que nos impede de fazer ou dizer coisas desagradáveis a alguém, apreço, consideração, obediência, submissão, temor, medo. E temor o que significa? Medo acompanhado de respeito; Temor de Deus, sentimento de respeito ou reverência.

Acabamos de ver que uma mesma palavra serve para duas coisas: Respeito = temor = medo = reverência = obediência. Observaram que difícil? Mas o que a Bíblia quer dizer quando fala em “temer a Deus?” Será que Deus se agradaria de quem tem medo dele? Provavelmente não. Deus se agrada de quem o respeita de todo o coração, pois Ele é digno de todo o respeito. Em Êxodo 3-5, Deus diz a Moisés: “Não se aproxime, tire as sandálias, pois você está pisando em terra santa.” Moisés obedeceu em respeito ao Senhor, o Deus de Israel. Moisés não teve medo, ele respeitou. Devemos respeitar a todos, as autoridades, aos idosos, governos. Porém acima de tudo devemos respeitar ao nosso Criador.

Temer ao Senhor é reconhecer os atributos de Deus. Ele é Santo, Todo-Poderoso, Justo, Puro, Onisciente, Onipotente, Onipresente, e a fonte de toda a sabedoria. Quando nos conscientizamos que somos pecadores, fracos, imperfeitos e reconhecermos quem é Deus e o que Ele representa para nós, cairemos aos seus pés com humildade e respeito (temor), pois somente Ele pode nos mostrar qual o caminho a seguir, ou seja o Seu caminho, que santo e perfeito.

O Senhor oferece sua íntima e duradoura comunhão aos que o honram, reverenciam e os que têm por Ele a mais alta consideração. Nosso relacionamento e amizade com Deus aumentará cada vez mais, à medida que o reverenciarmos, o honrarmos e o temermos (respeitarmos).“Qual é o homem que teme ao Senhor? Ele o ensinará no caminho que deve escolher.A sua alma pousará no bem, e sua descendência herdará a terra.”Sl.25.12-1

Nunca se esqueçam de que um dos requisitos de Deus é que o temamos, o que ao mesmo tempo quer dizer, respeitá-lo e reverenciá-lo. Podemos ver isso em Deuteronômio 10.12-13: “E agora, ó Israel, o que é que o Senhor, o seu Deus, requer de você? Somente isto: que respeite o Senhor, o seu Deus, que ande em todos os seus caminhos, que ame e sirva ao Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração e de toda a sua alma, guardando os mandamentos do Senhor e as suas leis que hoje ordeno a você para o seu bem.” Exorto a todos, que respeitem ao Senhor, pois Ele é o mesmo Deus que sarava, e ao mesmo tempo castigava. Ele continua sarando e repreendendo os que não o temem. “O temor do Senhor é a fonte de vida, para desviar dos laços da morte, aquele que o tem ficará satisfeito, e não o visitará mal nenhum.” Pv. 14.27-19-23.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

A proteção de Deus

As palavras da Bíblia sempre nos ajudam, nos aproximam de Deus, nos faz conhecer mais de perto a Sua misericórdia e também faz com que percebamos todas as providências que o Senhor nos proporciona e tem nos proporcionado ao longo de nossas vidas.

O salmo 116 é um desses instrumentos que o Senhor usa para que nos tornemos pessoas melhores. Esse salmo, fala o tempo todo de salvamentos e livramentos que Deus em sua infinita misericórdia nos concede todo o tempo. Começa com o salmista confessando toda a confiança depositada em Deus, depois narra às coisas ruins que poderiam ter-lhe acontecido caso não tivesse havido a intervenção divina, inclusive livramento de morte: “Cordéis de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim: encontrei aperto e tristeza.” Sl 116-3. Ele passa por todos os problemas que nós também nos dias atuais passamos, tais como: medos de toda espécie, das ciladas armadas pelo homem e também por Satanás, tristezas, desespero, angústias, aflições, pânico, (um problema dos tempos atuais), quedas provocadas por pedras de tropeço que quase sempre se colocam à nossa frente. O salmista descreve a atenção dada por Deus a ele: “porque ele sempre me ouve e atende às minhas orações. Ele me escuta com toda atenção; por isso sempre pedirei a sua ajuda para a minha vida.” Sl.116.1-2.

Após o medo da morte, logo no verso seguinte ele diz: “Então invoquei o nome do Senhor, dizendo: Ó Senhor, livra a minha alma.” Sl. 116-4. E no verso 7 ele completa: “Volta, minha alma, a teu repouso, pois o Senhor te fez bem.Sl 116-7. Parafraseando o verso sete podemos escrevê-lo assim: “Agora a minha alma pode ficar bem tranquila porque o Senhor tem sido bom para mim.” Continuando o verso 8: “Pois o Senhor me livrou da morte e enxugou as minhas lágrimas de tristeza dos olhos; não deixou os meus pés tropeçarem,” Sl 116-8.

Esse salmo é a prova de que Deus nos é totalmente acessível e que podemos alcançá-lo sempre. Ele se inclina e ouve a nossa voz. O salmista teve respostas as suas orações. Nós também se orarmos com fé teremos nossas orações respondidas. Nunca se sinta desencorajado, Deus está próximo a você e ouve cuidadosamente cada oração e responde a cada uma, pois Ele quer nos dar sempre o melhor. Louvemos ao Senhor por seu amor ilimitado.

terça-feira, 19 de junho de 2012

A procura da felicidade

Ah! Essa tal felicidade. Todo ser humano a busca incessantemente. Mas onde podemos encontrá-la? Isso é uma incógnita para muitos, porém para o cristão regenerado, (que crê) esta busca termina a partir do momento em que ele acredita que existe um Deus Todo Poderoso que nos cuida diariamente e nos livra do mal.

Um sinônimo para a palavra felicidade é: criança. Ela é feliz sempre, desde o momento que acorda até quando adormece. Por estar isenta de maldade, a criança é sempre alegre e feliz com tudo o que tem. Essa é a verdadeira felicidade. A alegria da criança é real, e dentro dela não há cobiça, e nem inveja. Ela já acorda, com planos mirabolantes em sua mente. São coisas simples como subir em uma árvore, caçar grilos, passarinhos, enfim coisas que não precisam dinheiro para serem realizadas.

O segredo da felicidade é sermos felizes com o que temos, com aquilo que Deus nos deu. E, verdadeiramente deveríamos ser felizes desde a hora em que acordamos até a que dormimos. Só o fato de estarmos vivos, termos saúde, podermos realizar a obra de Deus, ajudar nossos irmãos, cuidarmos de nossa casa, por que temos uma casa para cuidar, já deveríamos das graças todos os dias ao Senhor.

Não adianta buscarmos a felicidade fora de nós mesmos, pois não a encontraremos. A felicidade está em nosso coração e em como usamos esse coração. Ela também está em Deus e só Ele pode nos proporcionar a verdadeira felicidade. A comunhão com Deus  deixa-nos mais felizes. Devemos realizar coisas que Deus se agrade. “Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe gostosamente o teu vinho, pois Deus já de antemão se agrada das tuas obras”. Ec.9-7. “Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã”. Sl 30-5. A felicidade é ter o Reino de Deus em nós. O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o que certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai vende tudo o que tem e compra aquele campo”. MT. 13-44.

Para sermos felizes de verdade, devemos buscar o Reino e trazê-lo para dentro de nós. Fazê-lo habitar em nosso coração. “Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; pois tu me tens sido alto refúgio e proteção no dia da minha angústia”. Sl 59-16.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Aliança e ruptura

Algumas pessoas tem o hábito de dizer que o Deus do Antigo Testamento não é o mesmo do Novo. Acham que Deus o Pai, é diferente de Deus, o Filho. Porém, isso não é verdade, o que existe são algumas diferenças de tempo, pessoas e suas mentalidade.

O povo do Antigo Testamento possuía um coração endurecido, eram ligados em religião, em ser religioso. Eram monoteístas, mas alguns também idolatravam outros deuses. Quem não se lembra do bezerro de ouro construído pelos judeus enquanto Moisés estava recebendo as tábuas da Lei diretamente do Criador no Monte Sinai? A cada aliança que Deus fazia com seu povo, havia uma desobediência por parte dos mesmos. Isso começou lá no Jardim do Éden e até os nossos dias ainda é uma das causas do mal em nosso meio. Essa palavra e seus derivados, desobediência, desobedecer, não obedeceram, aparecem muitas vezes nas Escrituras Sagradas. Assim como a cobiça é a origem do mal, assim também é a desobediência.

Todas as alianças feitas por Deus com a sua criação, foram quebradas pelo descumprimento dessa palavra. Na queda a desobediência gerou uma série de maldições, para os homens, para a natureza e também para os animais. Podemos ver que quando desobedecemos não prejudicamos somente a nós, outros também podem ser prejudicados. Só Noé e sua família foram salvos no dilúvio, porque as pessoas não quiseram acreditar em Noé e desobedeceram não entrando na arca. Até mesmo Noé, um homem de Deus desobedeceu. Depois que pisaram em terra firme ele se embebedou desonrando a si mesmo, o que só provou que mesmo após a salvação pós  dilúvio a natureza pecadora do homem não mudou. Enfim, se formos ver a Bíblia de capa a capa, notaremos que o homem sempre desobedece às leis de Deus. Mesmo assim, caídos, pecadores, Deus nos enviou o seu único Filho para que fôssemos livres do pecado. Será mesmo esse Deus alguém do mal? Será que seríamos capazes de oferecer um filho em sacrifício em prol de outros? Por isso é que antes de apontarmos o dedo para essa ou aquela pessoa, devemos ter a certeza do que estamos falando. Se devemos agir assim com os seres humanos, quanto mais com Deus. 

O Senhor agia assim porque seus filhos eram endurecidos, desobedientes, idólatras, soberbos, maledicentes, murmuradores, etc. Ele sempre tentou nos induzir ao bom caminho, mas até hoje, século XXI, continuamos cometendo os mesmos erros, desobedecendo, murmurando, e não crendo.  Graças a Deus que hoje vivemos no tempo da Graça. Se Cristo não tivesse vindo nos resgatar, acho que já teríamos sido exterminados por um raio fulminante vindo diretamente do trono de Deus, pois não existe raça mais teimosa e desobediente do que o ser humano, que foi criado à imagem e semelhança de Deus, mas que ainda não se vestiu com a roupagem do caráter de Cristo. Ao contrário disso, só recebemos desse mesmo Deus, amor, compreensão, e a esperança de que um dia o seu povo se converta realmente de seus maus caminhos.

“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” II Cr 7-14. Que promessa maravilhosa de um Deus mau! Se Deus fosse mau, não teria feito tal promessa ao seu povo. O Senhor deseja a nossa conversão genuína e não algo falso e temporário. Por isso: Louvai ao Senhor, porque Ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.” Sl 106-1.  Que o Senhor me ajude, que  Ele nos ajude a obedecer sempre.