quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Destaque


Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus. Mateus 5.16
Quando estou dirigindo pela principal avenida de minha cidade, sempre olho para ver se "minha" bétula* (Betula populifolia) ainda está lá. A árvore fica a 24 quilômetros da minha casa, do lado direito da estrada. Sua casca rígida e branca se destaca nitidamente no meio das folhas verde-escuras e das cascas marrons de outras árvores. Como essa bétula, nós devemos nos destacar no mundo. Não para chamar a atenção para nós mesmos, mas para nosso Salvador. Em um mundo cheio de trevas, as pessoas estão em busca de luz. Onde mais elas poderão ver a luz de Cristo senão em Seus seguidores? Deus, certamente, não espera que nós saiamos por nós mesmos. Ele nos dá o Espírito Santo e a Bíblia para nos guiar. A Bíblia nos ensina que o mundo saberá que somos seguidores de Cristo não por causa de qualquer palavra que possamos dizer, mas por causa do amor que demonstramos aos outros. O amor de Deus nos fará brilhar como uma bétula em meio a sicômoros** (Platanus occidentalis).

Como você demonstrou hoje o amor de Deus aos outros?
Oremos para que a Igreja seja a luz de Cristo no mundo.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Louvor total



Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; dispõe-me o coração para só temer o teu nome. Salmo 86.11
Meus pais vivem em Hong Kong. Em minha primeira visita, minha mãe informou-me sobre várias práticas culturais que eu precisava conhecer. "Quando você for entregar algo a alguém", disse ela, "segure-o com as duas mãos. Usar uma mão só é considerado descortês". Achei que fosse fácil fazer isso, mas logo descobri que não. É difícil segurar as coisas com ambas as mãos; é difícil de se lembrar e de fazer. Sou do tipo multitarefas e me orgulho de minha capacidade de fazer milhões de coisas ao mesmo tempo. Mas, quando me pediam para passar minha compra, meu cartão de visita ou meu dinheiro com as duas mãos, tinha de parar com as várias tarefas. Porque minhas mãos só podiam segurar uma coisa, eu era forçada a dar a essa tarefa toda a minha atenção. Isso me fez pensar em como às vezes busco a Deus com as "mãos" cheias de muitas coisas. Posso deixar o que estiver segurando em uma mão, mas a outra continua agarrada a algum assunto terreno, dividindo minha atenção e meu coração. O que ofereço em louvor vem de uma mente e de um coração distraídos, o que, pensando bem, na verdade não é louvor. Para louvar verdadeiramente, devo buscar a Deus de todo o meu coração, e isso deve ser oferecido com as duas mãos.

Darei a Deus toda a minha atenção hoje e todos os dias.
Oremos pelas pessoas ocupadas demais.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Como os teus dias


Como os teus dias, durará a tua paz. Deuteronômio 33.25
Um dia, em maio de 1979, minha esposa e eu estávamos viajando de carro para a universidade onde lecionávamos quando nos vimos envolvidos em um acidente que quase pôs fim à minha vida. Quando abri os olhos, estava em um hospital. Tinha estado inconsciente por 24 horas. Durante esse tempo, um médico havia começado a tratar as fraturas que eu sofrera. O maior dano era uma no lado direito da bacia, que me impedia de andar. Ao saber disso, lembrei-me de uma passagem da Bíblia: "Teu vigor seja como teus dias". Eu não me lembrava onde, na Bíblia, a passagem se localizava nem qual era o seu contexto, mas esse versículo me veio à mente várias vezes, como uma promessa pessoal de Deus. Com essa certeza, enfrentei sete meses de tratamento, usando gesso e preso a uma cadeira de rodas. Finalmente, consegui andar com uma bengala até que recobrei o pleno uso de minhas pernas. Trinta anos depois, essa experiência continua a me encher de admiração e me inspira a confiar que receberei nova força de Deus todos os dias. Com essa confiança, posso enfrentar as dificuldades enquanto procuro seguir a vontade de Deus em cada área de minha vida.
Deus nos dá força para cada novo dia.
Oremos pelas pessoas que estão se recuperando de acidentes.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Ouvidos de Lissa



Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o bem desta terra. Isaías 1.19
Tenho uma cachorrinha, Lissa, que é muito esperta e me faz companhia. Hoje, enquanto eu lia o No Cenáculo, ela dormia atrás de mim. Peguei uma bala e, antes de abri-la, olhei para ver se Lissa continuava dormindo. Então, me esforcei para não fazer barulho com o papel, tentei abafar o ruído, não queria dividir o doce. Mas foi em vão, pois, ao primeiro estalinho, ela ergueu a cabeça e num pulo já estava ao meu lado, querendo sua parte ? e ganhou, porque ouviu... Assim também é com a minha vida espiritual, pensei. Quantas vezes não ouvi Deus e perdi a bênção... A meditação que lia falava sobre aprender como Deus nos fala e como nos fornece sinais que conseguimos compreender. Naquele momento, orei a Deus para que Ele me desse "ouvidos de Lissa" para reconhecer Seus sinais quando leio a Bíblia, quando oro e quando estou nos trabalhos da igreja.
Temos reconhecido os sinais de Deus?
Oremos por quem está se esforçando para ouvir a Deus.