sexta-feira, 25 de maio de 2012

Longanimo

Traduzindo a palavra longanimidade temos o seguinte: Caráter da pessoa que suporta as adversidades e que prossegue no seu empenho, apesar dos obstáculos. Que tem grandeza de ânimo, benigno, complacente, indulgente, corajoso, generoso, paciente, resignado, ou seja, é uma pessoa que tem um longo ânimo.

Nos dias de hoje, o nosso ânimo se tornou muito pequeno para tudo. Brigamos no trânsito, no trabalho, com nossos filhos, com os vizinhos, com amigos e até com quem não conhecemos. É como diz o ditado popular: “estamos com o pavio curto.” E onde fica o longo ânimo que o apóstolo Paulo pregou ao povo da Galácia? Longanimidade faz parte das virtudes que obtemos quando permitimos que o Espírito Santo de Deus habite em nós. O fruto do Espírito é a obra espontânea do Espírito Santo dentro de nós. Para que o fruto do Espírito cresça em nós, devemos nos unir a Ele. Devemos conhecê-lo, amá-lo, lembrá-lo e acima de tudo imitá-lo. A Palavra de Deus nos fala claramente que só conseguiremos dar frutos se verdadeiramente permitirmos que o Espírito Santo venha fazer morada em nosso coração.

“Estai em mim, e eu, em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer.” Jo 15.4-5. Longe de Jesus, nossos esforços para frutificar serão inúteis. Precisamos estar perto de Jesus como o ramo precisa estar ligado à árvore.

Que o Senhor possa nos abençoar com os frutos do Espírito, porque todos eles fazem parte do caráter do cristão.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Te dê a paz

O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

O versículo acima fala de bênção.  A bênção era uma forma de pedir o favor de Deus sobre as pessoas.  E, especificamente a bênção do texto acima nos deseja a paz. Paz significa: quietação de ânimo, sossego, ausência de guerra, boa harmonia, paciência, tranquilidade da alma.

Quando temos paz, na verdade possuímos tudo, nada com paz é tudo, e tudo sem paz é nada, sem paz não há sossego, não há entendimento entre as pessoas. Sem paz podemos perder a saúde. O Apóstolo Paulo em sua carta ao povo de Filipos, diz: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” Fl.4-6-7.

Quando Paulo diz que não devemos andar inquietos com coisa alguma, ele está nos dizendo que estar inquietos, significa não ter paz, pois a paz é traduzida como quietação de ânimo ou tranquilidade da alma, que é o contrário de andar inquieto.

Paulo nos exorta a não nos preocuparmos com nada. Isso parece impossível não é mesmo? Mas ele deixa bem claro que é possível, basta que transformemos   nossas preocupações em oração, e só aí nós poderemos usufruir da paz de Cristo, a que excede todo o entendimento.

A paz e a paciência andam juntas e de mãos dadas. Sem paciência eu não posso ter paz, nem doméstica, nem no trabalho, na igreja, entre amigos e na sociedade. Uma depende da outra. Não posso ter paz se não tenho paciência, e sem paciência não tenho paz. Para ter e entender a paz que excede todo o entendimento que o Apóstolo Paulo relata em Filipenses 4.7, temos que crer que a paz de Deus ultrapassa a compreensão intelectual. Não se pode compará-la com o pensamento positivo nem com os bons sentimentos, ela vem de sabermos que Deus está no controle de todas as coisas e assim ficamos livres de toda ansiedade.


A paz que excede todo o entendimento é a duradoura paz. Ela é diferente da paz do mundo, normalmente definida como ausência de conflitos. A paz de Cristo é uma certeza de segurança em qualquer circunstância; se a temos não precisamos temer o presente nem o futuro.


“Você não precisa ter medo porque eu sou o seu Deus. Eu lhe darei forças; eu vou ajudar e manter você em pé, firme, com a minha vitoriosa mão direita.” Is. 41-10. Que possamos confiar em nosso Deus, pois Ele nunca se esquece de nós e nos dá a paz que excede todo o entendimento.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Seja sereno...

O contrário de tranquilo é a inquietude, ou inquietação. Paulo em sua carta ao povo de Filipos os exorta a que não andem inquietos. Quietude significa paz, sossego, bem-estar, tranquilidade do corpo e do espírito, silêncio.

Não deveríamos temer coisa alguma porque temos o nosso Deus, que é um Deus de justiça e misericórdia. Desde o Antigo Testamento Deus nos convida a descansarmos n’Ele a ficarmos quietos e tranquilos. “Porque assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: Voltando e descansando sereis salvos; no sossego e na confiança estaria a vossa força, mas não quisestes.” Is.30-15.


Desde os mais remotos tempos o homem segue desobedecendo a Deus, não se preocupando com o seu descanso, com o lazer, com as reuniões familiares, com a quietude. O homem se afasta cada vez mais do que é natural, bom e agradável para ele e também para Deus. Não adianta procuramos fora de nós mesmos a tranqüilidade e a quietude. Ela está dentro de nós e nos é dada por Deus. Somente Deus pode nos dar o que necessitamos e devemos pedir e esperar com confiança e sossegadamente.


Estarmos quietos e em silêncio nos traz saúde. Para termos saúde física, espiritual e mental, devemos nos dedicar mais ao silêncio e a quietude da oração fervorosa dedicada a Deus, àquele que nos criou e nos provê de tudo o que necessitamos. O Senhor é quem nos dá a força necessária para enfrentarmos as dificuldades. Devemos colocar de lado nossos planos bem ordenados, e permitir que Ele aja conforme a sua vontade. Para isso, devemos estar treinados na arte da quietude e do silêncio. “O meu povo habitará em morada de paz, e em moradas bem seguras, e em lugares quietos de descanso, ainda que uma chuva de pedra destrua o bosque, e a cidade seja inteiramente abatida.” Is. 32.18-19.  
 
Aquiete-se, e descanse nas promessas do Senhor.

terça-feira, 22 de maio de 2012

O poder tem a Oração

“Deus não rejeita oração, oração é alimento nunca vi um justo se resposta, ou ficar no sofrimento, basta somente esperar o que Deus irá fazer, quando ele  estende suas mãos é a hora de vencer.”

Essa letra de música é bem conhecida no meio cristão. Ela define o que é a oração. Podemos afirmar que quando oramos com sinceridade e fervor, ela exerce um grande poder junto a Deus à nosso favor. A oração nos alimenta em todos os momentos de angústia. Se realmente crermos, pedindo receberemos. “E tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.” Mt. 21-22. Mas há um, porém, o que Jesus diz nesse versículo não é a garantia de que podemos obter qualquer coisa se, simplesmente, pedirmos a Jesus e crermos. Deus não concede favores que possam ferir alguém ou que violariam a vontade e a natureza divinas. Para serem concedidos, nossos pedidos devem estar em harmonia com os princípios de Deus. Quanto maior for a nossa fé e quanto mais nossas súplicas estiverem de acordo com a vontade de Deus, mais Ele ficará feliz em atendê-las.  E, esse é o motivo pelo qual muitas vezes oramos e não obtemos o que pedimos.

Segundo o dicionário oração quer dizer: prece, pedir, rogar, elevação da alma a Deus, invocação dirigida a Deus. Quando oramos, verdadeiramente elevamos a nossa alma a Deus. Quando nossa alma está em frangalhos somente um Pai amoroso, e misericordioso pode nos consolar e livrá-la de tanto sofrimento.

A oração nos dias de hoje deixou de ser algo diário, que faça parte de nossa rotina, como comer, tomar banho, escovar os dentes ou dormir. Só nos lembramos de orar quando algo não vai bem em nossas vidas. Quando isso acontece logo nos lembramos de Deus, assim como uma criança se lembra dos pais num momento de aflição. Até mesmo os discípulos de Jesus dormiram quando o Senhor os pediu que orassem com Ele. Jesus orou com tanto fervor, que suou gotas de sangue que corriam até o chão. Lc. 22-44. Enquanto isso seus discípulos dormiam, e deixavam de demonstrar sua devoção a Cristo. Será que estamos agindo como os discípulos? Será que dormimos quando deveríamos estar orando e glorificando ao Senhor? Será que agimos como crianças e só nos lembramos de Deus nos momentos aflitivos?

Os discípulos também pediram que Jesus os ensinasse a orar. Lc.11.1. O Mestre era o exemplo vivo do homem de oração. Um exemplo a ser seguido por eles. 


Peçamos ao Senhor um coração novo, que só façamos a vontade de nosso Pai que está nos céus, pois se assim o fizermos: “Tudo o que pedirmos, receberemos, tudo o que buscarmos, acharemos e em todas as portas que batermos elas se abrirão. Mt. 7-7.

Que o Senhor nos ensine como devemos orar, e também nos ajude a orar mais. Honra e Glória ao Senhor!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Nunca só...


Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. 1 Pedro 4.10
João era um homem de negócios aposentado e bem-sucedido, muito conhecido em sua igreja, comunidade por seu espírito amigável, gentil e por sua bondosa generosidade. Mas somente depois de sua morte, recentemente ocorrida, as pessoas tomaram conhecimento do âmbito de suas boas ações. João tomou providências para ajudar vários ministérios, atrás dos bastidores, de forma a continuar sua obra depois que ele morresse.

Conforme tomava conhecimento de alguns dos projetos sustentados por João, vi-me pensando: Se eu tivesse mais recursos financeiros, bem que gostaria de fazer alguma coisas assim. Mas, refletindo um pouco mais, compreendi que a benevolência de João não tinha origem em seu talão de cheques, mas em seu coração. Ele partilhou generosamente dos recursos que Deus havia lhe dado.

Embora haja algumas coisas que não posso fazer, Deus lembrou-me de que há outras que posso. O essencial é cultivar um coração generoso, se eu quiser partilhar sinceramente os dons que recebi, Deus abençoará os frutos.
s pelas vidas que nos ensinam mais sobre Ti.
Como estou ajudando os outros com o meu dom?