sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Amar com o amor de Deus


Quem nos separará do amor de Cristo? - Romanos 8.35
No funeral de Madre Teresa, um leproso, um doente mental e uma criança órfã prestaram-lhe homenagens, como representantes das pessoas a quem ela dedicara sua vida. Ao ler as palavras de Jesus: "Sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes" (Mateus 25.40); ela percebeu que Ele nos pedia para ver no necessitado não um criminoso a ser castigado ou uma pessoa a ser marginalizada, mas um filho de Deus. Pelo seu trabalho entre os pobres, Madre Teresa foi um instrumento do amor de Deus. Poucos de nós enfrentariam as dificuldades de dedicar a vida a pessoas como essas a quem ela serviu. Houve um tempo em minha vida profissional que consistia em processar criminosos e explicar por que eles deveriam ser punidos. Pedi tempo de prisão, multas e penalidades; mas nunca argumentei que um prisioneiro deveria ser privado de amor. Podemos tirar liberdade, dinheiro e status social, mas não podemos tirar o amor de Deus expresso pelo amor de Seus filhos e filhas. Se tivesse pedido tal punição, os tribunais a teriam corretamente descrito como "cruel e inusitada". Se Deus escolheu amar, quem sou eu para recusar amor a um de Seus filhos ou filhas?
A pessoa por quem sinto mais receio ou desprezo é filha muito amada de Deus por quem Cristo morreu.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Atração


Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus. - Hebreus 12.2
Junto à entrada de nossa casa há uma grande jarra. Nela crescem dois esplêndidos girassóis. Quando os botões das flores ficaram visíveis, observei um fenômeno interessante. Eles ficavam sempre virados para o sol. Mesmo depois de florir, suas faces seguiam seu curso pelo firmamento, do leste ao oeste. Quando observei as flores virando-se para o sol, meus penassem-tos se voltaram para os seres humanos e para o nosso Criador e Sustentador, nosso Pai celeste. Como Números 6.24-26 nos diz, "O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz." Imagine se nós, por palavras, atos e vida, sempre estivéssemos voltados para Deus! Imagine como nossas vidas seriam se seguíssemos a vontade de Deus da mesma maneira que os girassóis seguem o sol pelo céu! Seria possível? Contrariamente ao girassol, nós temos livre-arbítrio, uma das grandes dádivas que Deus nos deu. Podemos usar essas dádivas responsavelmente para viver o caminho de Deus. A escolha é nossa: minha e sua.
"Vede [...] qual é o bom caminho; andai por ele." (Jeremias 6.16)

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Por que ora


Um dos seus discípulos lhe pediu: Senhor, ensina-nos a orar. - Lucas 11.1
O sermão de um domingo intitulou-se "Por que oramos?" A resposta que o pastor nos ofereceu foi que nós oramos para mudar a nós mesmos. Enquanto escutava, observei as pessoas ao meu redor. A senhora ao meu lado viveu uma mudança quase completa de vida quando perdeu seu filho num acidente no qual sua filha também ficou gravemente ferida. A senhora atrás de mim e outra do outro lado da igreja lutavam contra o câncer. Outros lidavam o melhor que podiam com doenças do coração, diabetes, relações familiares desfie-tas e corações partidos. Entendi o que o pastor queria dizer. A oração pode não mudar as circunstâncias de nossas vidas, mas pode mudar a nós, tanto individualmente quanto em grupo, como Igreja, Corpo de Cristo, moldando-nos para o que Deus quer que sejamos e ajustando a forma como reagimos às provações da vida. Depois do culto, lembrei-me de algo que lera antes: enquanto podemos oscilar em nosso compromisso e resposta a Deus, Ele permanece sempre fiel, amoroso e verdadeiro para conosco, buscando o que é melhor para nós. O Espírito Santo intercede para que nossa intenção seja mudada em relação a algo ou que Deus faça algo por nós ou por nossos entes queridos. Quando apresentarmos nossas petições e oferecermos nossos louvores, Deus nos transformará.
Seja feita a Tua vontade, Senhor, em nós como é no céu.