sexta-feira, 20 de março de 2009

A nossa sombra

[...] O Senhor é a tua sombra à tua direita. Salmo 121.5b

Hoje eu estava pedalando e, sempre gosto de aproveitei para conversar com Deus. Uma outra vez, durante um treino, o Espírito Santo falou-me por meio da minha própria sombra que se formava no chão. Independente do movimento que eu fizesse com meu corpo, a sombra não se deslocava, não saía do meu lado. Eu até ria sozinho! Tive, por alguns instantes, um vislumbre da presença de Deus na minha vida, nessa simples brincadeira. Lembrei-me das palavras de Jesus em Mateus 28.20, que Ele nunca nos abandonaria e sempre estaria conosco, ao nosso lado. O salmista escreveu: "O Senhor é a tua sombra à tua direita."(Salmo 121.5) O Salmo 139 nos diz que em qualquer lugar que formos Deus estará conosco, pois Ele nos conhece e nos sonda. Essa mensagem tocou meu coração. Emociono-me e ainda sorrio ao recordar essa experiência. E exclamo, como o salmista: "Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim, não o posso atingir!" Saber que nunca nos deixa! Estás sempre conosco... Que maravilhoso, que bom!"

Deus está ao nosso lado sempre, ainda que não O vejamos. Ele nunca nos deixa!

Oremos pelas pessoas que não conseguem perceber o grande amor e cuidado de Deus por elas.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Cartas de Cristo

Estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações. 2 Coríntios 3.3

Fiquei emocionada ao ver o envelope com meu nome escrito com a letra de minha amiga. Rapidamente o rasguei, abri e desdobrei a carta. Enquanto lia sua saudação, podia ouvir seu sotaque e ver seu grande sorriso. Quase conseguia senti-la me abraçando forte e perguntando como eu estava. Ela escreveu: "Você consegue acreditar que nossos filhos já entraram no ensino médio?!" Sinto uma ligação profunda com ela e partilhei sua admiração pela rapidez com que o tempo passa. Ler a carta de minha amiga foi quase como estar com ela. Pude sentir sua presença pelas suas palavras. Como crentes, somos cartas de Cristo. O Espírito Santo escreveu indelevelmente uma mensagem em nossos corações. Deus tem uma mensagem especial para partilhar com o mundo e dirige-se a cada um de nós como a um amigo. Conforme interagimos com as pessoas a cada dia, nós lhes revelamos o Deus de nossa intimidade. Tornamo-nos uma carta enviada pelo Espírito que dá aos outros a oportunidade de experimentar, de uma maneira especial, a presença e o amor de Deus.


Somos cartas de amor de Cristo àquelas pessoas que precisam de amor.

Oremos pelos nossos amigos e amigas que estão distantes.


quarta-feira, 18 de março de 2009

Reconhecendo nossas faltas

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça. 1 João 1.9

Quando nosso filho, Rob, tinha cerca de seis anos, levei-o ao boliche pela primeira vez. No início, ele saiu-se bem; até conseguiu fazer um strike*. Mas, no segundo jogo, seu braço ficou cansado, e a maioria de suas bolas caiu na calha. Depois da quarta ou quinta bola errada seguida, ele virou-se desanimado, deu um chute no aparelho de retorno das bolas e perguntou: "Papai, posso culpar Deus?" Tive de sorrir, mas não pude deixar de lembrar-me das inúmeras vezes em minha própria vida em que não me saí bem, mas tentei responsabilizar outro, até mesmo Deus. Não fazemos isso desde o início dos tempos? Adão e Eva também puseram a culpa de seu pecado em outro. Afinal, não é fácil reconhecer quando estivamos aquém das nossas expectativas ou das expectativas de Deus. A Bíblia, no entanto, nos diz que, se reconhecermos e confessarmos nossos pecados e falhas, Deus nos perdoará e nos dará uma nova oportunidade para recomeçar. Isso acontece quando assumimos a responsabilidade por nossas falhas e desobediência. Você está precisando de um novo começo hoje?

Quando admitimos nossas falhas, Deus nos concede um novo começo.

Oremos pelas crianças que estão aprendendo novas habilidades.

terça-feira, 17 de março de 2009

Perder a festa!

Ah, todos vós os que tendes sede [...] vinde, comprai, e comei. Isaías 55.1

O telefone tocou enquanto eu arrumava as coisas depois do jantar. Era minha amiga Syl, que disse: "Marion, estou sentada aqui esperando por você. Será que você não se esqueceu de nada?" Ó, não! Syl havia convidado meu marido e eu para jantarmos com ela, e, quando Syl faz uma refeição, é um banquete. Nós o havíamos perdido, não porque não quiséssemos ir, mas porque tínhamos estado tão ocupados que nos esquecemos, pensei. Respondi: "Esquecemos que era terça-feira e já jantamos. Eu sinto muito!" Syl também ficou desapontada, mas correu e convidou outras duas amigas que viviam perto dela para comerem a deliciosa refeição que nos havia preparado. De uma maneira muito mais significativa, Deus bondosamente nos preparou um banquete. Nós que lemos estas meditações a cada dia já saboreamos as bênçãos oferecidas à mesa de Deus. Mas eu às vezes fico tão ocupada que me esqueço... e perco uma festa. Se minha amiga nos convidar outra vez, certamente iremos. E não pretendo me ocupar tanto com as atividades da vida a ponto de perder meu banquete diário com Deus.

Deus oferece um banquete. Você aceitará o convite?

Oremos pelos amigos e amigas tomados pelas ocupações da vida.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Inclinando-se para a luz

A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. João 1.5

Quando minha esposa recebeu o diagnóstico de câncer de mama, nossa conversa inicial girou em torno da escuridão da doença e da morte. Houve lágrimas, medos e lutas, enquanto ela se debatia com as possibilidades à sua frente. Mas então uma luz cintilou. Ao voltar sua atenção para a cura, a luz começou a crescer na escuridão. Foi ficando cada vez mais brilhante conforme as pessoas expressavam seu apoio e oravam por ela. Isso nos deu esperança. Algumas pessoas nos ofereceram livros e outras informações que a ajudaram a passar das trevas à luz. Sua fé em Deus lhe deu a certeza de que o câncer não teria a última palavra. A cura de Deus seria sua luz nas trevas. Enquanto ela se recuperava em casa durante o período do Advento/Natal, o amor de nossa família cresceu. Esse período ganhou novo significado. O amor de Deus foi abundante. Estava evidente em toda parte, nas luzes, nos sons, nos aromas da estação. Como João proclamou, séculos atrás, as trevas não conseguem prevalecer contra a luz. A luz de Deus é o amor, um fogo, uma luz, uma dança, que nos capacita a confiar na graça de nosso Criador. Essa luz também transforma nossos espaços escuros em exemplos resplandecentes do poder de Deus.

A luz de Deus transforma nossa escuridão.

Oremos pelas pessoas que receberam um diagnóstico de câncer recentemente.