sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Provisão



Em meus primeiros anos de pastorado, servi em igrejas pequenas cujas finanças eram muitas vezes apertadas. Certa ocasião sentimos o peso dessa pressão em nossas finanças familiares. Nossos alimentos já estavam acabando e o pagamento ainda demoraria vários dias. Enquanto minha esposa e eu nos inquietávamos sobre como iríamos alimentar nossos filhos nos próximos dias, a campainha tocou. Ao abrirmos a porta encontramos duas sacolas de mantimentos. Não havíamos contado a ninguém sobre nossa situação, no entanto, nosso Deus provedor havia orientado alguém para suprir nossa necessidade.
Esta experiência me faz lembrar do relato de Abrão quando lhe foi ordenado que sacrificasse seu filho Isaque. Ao invés disso, Deus proveu um cordeiro no momento exato. Abrão chamou esse lugar de Jeová-Jireh, “O Senhor Proverá” (Gênesis 22:14). Ele é aquele que ainda se preocupa profundamente com Seus filhos.
Jesus disse: “[…] o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais” (Mateus 6:8). Ele constantemente nos cuida e busca o que considera melhor para nós — um lembrete de que em tempos de sofrimento, necessidade e temor, temos alguém que se importa. Pedro escreveu que podemos lançar todas as nossas ansiedades sobre Jesus, porque ele cuida de nós (1 Pedro 5:7).
Podemos nos voltar para Ele em nossa hora de necessidade.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O que eu precisaria fazer?



Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. Gênesis 2.15
Neste exato momento, uma cúpula mundial sobre o clima* está ocorrendo na Europa. Quando enfrentamos desafios tão grandes quanto o do meio ambiente, tendemos a nos encolher e culpar os outros, em vez de assumirmos nossa responsabilidade pessoal. Embora os problemas possam ser novos, a Bíblia nos lembra, desde o seu primeiro capítulo, da tendência humana a recuar e jogar a culpa nos outros (Veja Gênesis 3.1-13). Anos atrás, estava em uma aula de administração na qual fizemos uma lista de tarefas que a comunidade tinha de desenvolver. Decidimos que nossa principal tarefa era criar um bom ambiente para nossos filhos. Depois da aula, alguns de nós continuamos a conversar. Uma das participantes levantou a questão do auxílio a pessoas doentes e do desafio de encorajar os que estão em situações difíceis. Contei-lhe minhas experiências de visitação como pastor e terminei dizendo: "Em geral, eu é que me sinto enriquecido com tal visita". "Sim", ela respondeu, "mas você tem algo a lhes oferecer!" Essa resposta deu-me muito em que pensar. Ao enfrentarmos os problemas ambientais do mundo, os cristãos e cristãs podem se lembrar de que Deus trabalha junto, enquanto cuidamos do planeta colocado sob o nosso cuidado.
Quando cuidamos do planeta, cumprimos a ordem de Deus.

Oremos pelas organizações ambientais.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Onde quer que Deus esteja


Respondeu-lhes Jesus: Os sãos não precisam de médico, e sim, os doentes. Não vim chamar justos, e sim, pecadores, ao arrependimento. Lucas 5.31-32
O estabelecimento tem fama; má fama. De vez em quando, a polícia faz batidas no local e ficamos sabendo, pelos jornais, que são feitas prisões. Nenhuma pessoa respeitável vai lá, e à noite não é recomendável nem mesmo passar pela porta. Certa vez, em plena luz do dia, estava caminhando pelo outro lado da rua e, por acaso, olhei para cima. Bem ali, crescendo na lateral da chaminé do prédio, havia uma planta verde viçosa, com uma flor de um vermelho intenso.
Obviamente havia alguma terra acumulada lá em cima e Deus, o criador de tudo que é bom, estava enfeitando o lugar com um sinal da beleza da natureza. Aquilo me fez pensar sobre os lugares onde Deus está. Nós evitamos alguns; não queremos nos contaminar. Mas Deus não tem tais reservas. Ele está deitado ao lado dos sem-teto nas noites geladas de inverno; está ao lado dos presos em suas celas solitárias; e está junto aos dependentes químicos em seu vício. Onde Deus está, nós certamente deveríamos estar.
Deus está em ação em lugares aonde eu jamais iria.

Oremos pelas pessoas que consideramos intangíveis.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Palavra fiel



[...] eu sou o Senhor, que te sara. Êxodo 15.26
O ano de 2006 foi, para mim e minha família, cheio de altos e baixos. Além das lutas comuns a todos nós, minha filha ? Sofia, mãe de três filhos menores ? teve um começo de câncer de colo de útero, o que nos trouxe grandes transtornos emocionais. Ao tomarmos ciência do diagnóstico, ficamos como que paralisadas. Apegamo-nos à Palavra de Deus em busca de um milagre. Nossa intimidade com o Senhor, por meio das orações e da meditação na Sua Palavra, tornou-se a nossa respiração e o nosso alimento diários. O Senhor nos ouviu e colocou à disposição de minha filha uma irmã e amiga de nossa igreja ? Ester, voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer, que se prontificou a levar Sofia para fazer exames periódicos no Hospital do Câncer, em São Paulo, e, posteriormente, para extrair a área afetada. Hoje, bendigo ao Senhor, porque fez florescer novamente a alegria em nosso coração. Minha filha está curada, graças à Sua maravilhosa providência (Gênesis 22.8), à atitude amorosa de nossa irmã Ester (Gálatas 6.10) e de toda a igreja, nas orações, nas visitas e nas palavras de estímulo.
Não sabemos qual é o plano de Deus para hoje, mas sabemos que Ele nos ama. Oremos pelas pessoas enfermas de câncer e por seus familiares.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Transformar problemas em oportunidades


Contemplai-o e sereis iluminados, e o vosso rosto jamais sofrerá vexame. Salmo 34.5
Dirijo um instituto cristão que forma jovens professores para a escola primária. No ano passado, numa palestra, quando um bispo falava para nós, a eletricidade foi interrompida por causa de uma chuva forte. O microfone falhou. Sem se aborrecer, o bispo continuou a falar à luz de vela. Os alunos foram mais para frente, sentaram-se aos pés do bispo e ouviram com atenção. Mais tarde, um aluno disse: "Nós somos gratos a Deus pela falta de energia elétrica. Pudemos nos aproximar do nosso bispo e a mensagem se tornou bastante pessoal". Esse aluno demonstrou uma atitude positiva. Quando enfrentamos um problema, temos duas opções: podemos nos concentrar no problema ou voltar os olhos para Deus. Se optarmos pela primeira, o problema parecerá crescer. Se nos voltarmos para Deus, veremos Sua presença e bondade, e isso abre portas para que encontremos outras soluções. O desespero e a frustração podem se tornar oportunidades para nos aproximarmos de Deus e sentirmos o Seu poder.
Quando olhamos para Deus, podemos transformar problemas em oportunidades.
Oremos pelas pessoas que estão se formando para o magistério.