sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Dando frutos



Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. João 15.5
Quando jovem, participei de uma conferência cristã que durou uma semana. Esforcei-me para estar presente nas várias reuniões e palestras. Todos pareciam empolgados e falavam sobre o que tinham aprendido, menos eu. "Por que, Senhor, não consigo me envolver?", orei. Conhecia a resposta: estava deprimida demais para estar com os outros. Caminhando pelos lindos gramados, cheguei a uma árvore majestosa. Um galho tinha sido arrancado, provavelmente em uma tempestade. Em seu lugar havia um grande talho vermelho, e uma resina grudenta escorria da ferida. No entanto, apesar do estrago, a árvore estava cheia de folhas e pinhas. O talho na árvore fez-me lembrar de que eu também perdi algo em minha vida com a morte de meu pai. Então pensei na passagem bíblica que diz que, se permanecermos em Jesus, daremos muitos frutos. Por meio de Seu amor e de pessoas atenciosas, Jesus Cristo pode curar as feridas em nossa vida. Olhando os frutos abundantes na árvore naquele dia, vi que, mesmo machucada, ela pode dar muitos frutos. Assim como ela, nós podemos dar frutos em nossa vida mesmo quando estamos sofrendo.
Pessoas que sofrem perdas são instrumentos de Deus.
Oremos pelas pessoas que estão sofrendo a morte de um pai.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Descanse apenas


Então exaltarei eu a alegria, porquanto ao homem nenhuma coisa melhor tem debaixo do sol do que comer, beber e alegrar-se. Eclesiastes 8.15a
A ansiedade é algo quase que incontrolável dentro do coração humano. Na maioria das vezes, o fruto do espírito chamado "domínio próprio" se ausenta de nosso coração e permitimos que o mundo, o desejo de resolução dos problemas e questões da vida tomem conta de nós. Quando damos lugar à ansiedade e, junto com ela, tentamos "dar um jeito", deixamos de lado o tempo de Deus para nossa vida e adiamos a alegria de ver a ação dEle sobre nós. Porém, quando descansamos em Seus braços e deixamos que Ele faça conforme Lhe apraz, "infinitamente mais do que tudo que pedimos ou pensamos", podemos sentir a alegria proporcionada em saber que, a seu tempo, Deus traz novas oportunidades e abre portas que antes, aos nossos olhos, pareciam estar eternamente fechadas.

Quando descansamos em Deus, as coisas se resolvem mais depressa.
Oremos pelas pessoas que hoje precisam descansar em Deus para se alegrar.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Deus é poderoso


Acaso para Deus há cousa demasiadamente difícil? Gênesis 18.14
Esta manhã lia a passagem sobre a prisão e libertação de Pedro por um anjo do Senhor, em Atos 12.1-19. Enquanto lia, Deus chamou minha atenção para dois detalhes: a oração dos cristãos por Pedro e a reação deles à resposta de Deus a essas orações. No versículo 5 lemos que a igreja orava constantemente por Pedro. Não somos informados do conteúdo dessas orações, mas os cristãos sem dúvida pediam a libertação de Pedro. Quando Pedro chegou na casa de Maria bateu à porta e Rode, a criada, informou aos cristãos, a reação deles foi de descrença. Rode insistiu que Pedro estava vivo e do lado de fora da porta, seus amigos pensaram que o anjo de Pedro os visitava. Quando finalmente viram Pedro por si mesmos, ficaram admirados. Alguns elementos dessa passagem são quase cômicos: a criada se esquecendo de abrir a porta, Pedro esperando do lado de fora. A Escritura também revela algo sobre a natureza humana. Jesus nos diz: "Tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis", Mateus 21.22. Quantas vezes nós oramos por algo sem acreditar que Deus seja capaz de fazer o que pedimos? Mas a Bíblia nos diz: "Para Deus tudo é possível", Marcos 10.27.

Às vezes a resposta às nossas orações está bem na nossa frente.

Oremos pelas pessoas que estão presas por causa de sua fé.