sábado, 23 de agosto de 2008

O sermão de uma florista

Jesus disse: O meu mandamento é este, que vos ameis uns aos outros. João 15.12


 

Lendo Mateus 22.34-40, recordei quando trabalhei com minha tia Helen em sua floricultura, durante minha adolescência, aprendi muitas lições cristãs. Uma das mais poderosas foi seu sucinto sermão: "Ofereça suas flores aos vivos. Passei grande parte da vida fazendo arranjos florais para ajudar as pessoas a demonstrarem seu amor depois que alguém morreu. Imagine o que essas flores teriam significado para a pessoa enquanto ela estava viva." Conforme envelheci, passei a apreciar as mensagens cristãs contidas nas palavras de minha tia. Sim, por amor, Jesus deu Sua vida pelo nosso futuro eterno após nossa morte, mas Ele também demonstrou esse amor continuamente aos vivos na Terra. Ele caminhou e conversou com os que estavam ao Seu redor; Ele curou, chorou e Se alegrou. Jesus ofereceu a dádiva do amor a todos aqueles que encontraram enquanto caminhou pela Terra, bem como a toda a humanidade por meio de Sua morte e ressurreição.


 

Ofereça suas flores aos vivos.


 

Vamos orar
por aqueles cuja fé nos moldou.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

É hoje, Lançamento do Livro VENCER, Pr. Julio Lara


Estamos aguardando sua presença, ela muito engrandecerá este evento de Lançamento. O Pr. Julio Lara agradece.

Volta ao lar celestial

Aquele que me ama será amado por meu Pai? João 14.21


 

Lendo João 14.1-7, recordei a sensação de náusea no estômago, a boca seca e as mãos suadas evidenciavam meu nervosismo quando o carro do meu namorado se aproximou da casa. Ele me levava para conhecer seus pais, e eu não tinha certeza de como seria recebida. Receava não ser a nora que eles esperavam a esposa que eles sabiam que seu filho merecia. A presença dele ao meu lado representava minha esperança de que sua família me amasse apenas porque ele amava.

Antes mesmo que eu abrisse a porta do carro, o pai de Jim já estava na calçada, esperando por nós. Meus temores logo se acalmaram diante do grande sorriso em seu rosto, seu beijo em minha bochecha e o conforto de seu abraço. Fui aceita com base no meu relacionamento com seu filho.

Muitos de nós nos preocupamos com a recepção que teremos ao chegar à porta de Deus. Sabemos que não somos bons o bastante para estar lá. Somos indignos de estar na presença de Deus. Mas não estaremos ali sozinhos. Nossa recepção às portas do céu depende apenas do nosso relacionamento com Seu Filho, Jesus Cristo. Posso ficar descansada. A maravilhosa acolhida que recebi de meu sogro é apenas uma antecipação do que receberei, algum dia, de meu Pai que está no céu. Afinal de contas, Deus enviou Seu filho para me trazer para casa.

Quem ama o Filho de Deus terá dEle uma alegre recepção.


 

Vamos orar
pelos noivos e noivas.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

A dor da saudade e a fé em Deus


 

Porém, nós que temos esse tesouro espiritual somos como potes de barro, para que fique claro que o poder supremo pertence a Deus e não a nós. 2 Coríntios 4.7


 

Lendo Colossenses 3.2; João 11.25-27 e João 14.1-3, como cristãos, não estamos livres das adversidades da vida. Minha família sempre viveu bem e feliz, mas, aos 13 anos, vivenciei uma adversidade com muita dor. Após um acidente de carro, nossas vidas se transformaram. Para mim, tudo estava sob o controle de Deus, a favor nosso. Porém, uma tarde, quando voltei para a casa de minha avó, todos estavam reunidos na sala. Mamãe estava sentada no sofá. Eu pensava que o papai também estava bem, mas meu pastor, com muita sabedoria, disse-me que ele não havia resistido ao acidente. Meu pai havia sido chamado pelo Senhor, como os frutos maduros que recolhemos no tempo certo. E agora? Como será? Fiquei muito triste. Que dor horrível. Por que o meu Deus permitiu tal acontecimento? Passados alguns dias, conversei com minha mãe e compartilhei com ela a certeza da salvação do papai. Deus confirmou, em meu coração, que ele estava em Seus braços. "Será muito difícil viver sem o papai, mas com certeza Deus nos dará força para continuarmos nossas vidas." Essas foram minhas últimas palavras escritas em minha agenda. Assim como meu pai nos amou e nos ensinou as Sagradas Escrituras, assim Deus certamente nos ama muito mais. Glorifiquemos a Deus pelo Seu amor incondicional por nós.


 

Ame e revele seu amor com palavras, gestos de carinho e obediência a seu pai todos os dias.


 

Vamos orar
pelas crianças que sofrem com a ausência de seus pais e meditando sobre o 1 TESSALONICENSES 1.

Olhar direto

Jesus disse: Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. João 10.10


 

Um ciclista, adora a liberdade, a paz e a satisfação quanto esta em sua bicicleta. Às vezes pedala em estradas movimentadas. Nessas ocasiões, muitas vezes vão à cima da faixa branca perto do acostamento da estrada para deixar o máximo de espaço entre os carros que passam e a bicicleta. Ele consegue ficar sobre essa faixa facilmente quando mantenho seu foco bem a frente da roda dianteira. Quando olha para baixo, para a faixa, fica oscilante e se arrisca a cair.

Percebo a mesma importância do foco na história bíblica sobre Pedro. Quando Pedro estava caminhando sobre as águas em direção a Jesus, ele conseguiu se manter sobre a água enquanto manteve seu foco à frente: em Jesus. Mas. Quando olhou para baixo, para as ondas sob seus pés, começou a afundar.

Na vida, temos uma escolha diária – às vezes, até cada minuto. Quando complicações atravessam nosso caminho ou as inquietações começam a nos oprimir e nos roubar da vida abundante de Deus pretende para nos, podemos manter nosso foco em Cristo, para quem todas as coisas são possíveis (Lucas 1.37), ou olhar para nossos medos e começar a vacilar. Quando nos concentramos em Cristo ficamos livres para manter nossas mentes e corações abertos para receber a vida abundante que Deus oferece e para sermos um canal do /Seu amor aos outros.

A escolha é nossa: olhar para as ondas ou para Deus.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Andando Juntos com Graça e Sob a Graça

MEU DESEJO É QUE : O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE; O SENHOR FAÇA RESPLANDECER O SEU ROSTO SOBRE TI E TENHA MISERICÓRDIA DE TI; O SENHOR SOBRE TI LEVANTE O SEU ROSTO, E TE DÊ A PAZ". Num 6.24-26.

ANDANDO JUNTOS COM GRAÇA E SOB A GRAÇA2 CORÍNTIOS 5.17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 18 E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;19 Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. 20 De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.

Quase sempre temos tentado ignorar os conflitos existentes, fazendo a política do avestruz ou procurando dizer que está tudo bem quando ainda temos coisas para resolver. Por vezes, fazemos algum tipo de arranjo, politicamente correto, ou ainda procuramos deixar o "tempo" resolver a questão.

Tempo, silêncio, "fazer de conta", ignorar, ou agir falsamente, com a hipocrisia característica dos que não amam ao Senhor, não resolve conflitos, não tira mágoa e não reconcilia pessoas, não dá solução aos problemas, pois os sentimentos hostis permanecem.

A melhor forma de solucionar conflitos não é simplesmente fazer arranjos para uma acomodação, mas sim procurar uma reconciliação total; uma cura completa do mal e de suas causas e ainda a restauração plena nos relacionamentos. "Portanto, se você estiver apresentando a sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta" (Mateus 5.23-24).

Além das três Virtudes, que são a Fé, a Esperança e o Amor (1Cor 13.13); devemos pautar nossa vida na busca de solução de conflitos nos ensinos de Jesus, mas lembrando que isso implica também no respeito aos direitos e da vontade dos outros. Há quem não queira se reconciliar e deve ser então respeitado na sua decisão pessoal, mesmo com as conseqüências do ensino de Mateus 18.17.

Um estudo bíblico sobre relacionamentos rompidos, amizades estremecidas e conflitos entre irmãos em Cristo, brigas, falta de humildade, de respeito, de conciliação e de perdão deve começar com uma palavra: HUMILDADE, E POR UM VERSO BÍBLICO: -(Tiago 4.1-2). "De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês? Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem". A raiz de tudo, portanto, segundo o ensino da Palavra de Deus, está em insistirmos em que tudo seja de um único modo – da nossa maneira e do jeito e modo. Queremos que seja assim, e não assado. O que queremos e quando queremos tem que acontecer e não importa como outros desejam.

Os conflitos quase sempre tem origem na nossa maneira de ver, querer, dizer e impor nossa vontade. São as paixões que guerreiam dentro de nós.

Para entendermos bem o NOSSO problema de relacionamento, Jesus faz um diagnóstico perfeito de nossas paixões e de nossa falta de humildade. No Sermão do Monte Ele nos ensina tantas e maravilhosas lições de vida, mas quase nunca estamos prontos a praticá-las, como seria diferente se nós vivêssemos praticando Seus ensinos.

Para vivermos sem conflito, uma lição exposta por Jesus, se praticada, nos faria evitar todos os conflitos interpessoais: "Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês. Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: 'Deixe-me tirar o cisco do seu olho', quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão" (Mateus 7.1-5). Vamos servir ao Senhor sendo reconciliadores, procurando a reconciliação e promovendo a PAZ.

A cura de Deus

Tu, porém, Senhor, não te afastes de mim; força minha, apressa-te em socorrer-me. Salmo 22.19


 

Lendo Mateus 11.28-30 e refletindo sobre o acontecimento, uma passagem me trouxe a lembrança, uma menina saindo da cozinha depois de uma amarga discussão familiar, a menina de 15 anos subiu a escada e bateu a porta de seu quarto. Momentos depois, um único tiro ressoou e seu corpo sem vida caiu no chão. A autópsia não revelou qualquer sinal de drogas ou outra razão física para sua angústia, e seu suicídio foi atribuído a uma "insanidade momentânea". Essa menina era minha filha. Ela morreu há mais de 30 anos e ainda não passa uma semana sem que eu me pergunte "Por quê?" O que poderíamos ter feito? Que sinais não percebemos? Como foi que ela chegou a tal ponto de desespero? A perda que minha mulher e eu sofremos foi quase insuportável; e, como me parece comum nessas circunstâncias, acabamos nos divorciando.

Vários anos depois, participei de minha primeira conferência de evangelização, durante a qual entreguei-me a Cristo, aceitando-O como Senhor da minha vida. Esse foi o ponto de virada em minha existência. Por intermédio de Cristo, encontrei "a paz de Deus, que excede todo o entendimento" (Filipenses 4.7). Meu segundo casamento com uma mulher maravilhosa e o nascimento de outra filha também me ajudaram na cura. Aprendi que, embora não possamos mudar o passado, Deus nos oferece paz e vida nova no presente.


 

Não importa o que o dia de hoje traga, eu caminho com Deus.


 

Vamos orar pelos pais em luto pelo suicídio de um filho.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

No caso de dúvida, lembre-se!

O importante nunca é o que acontece com uma pessoa, mas tão somente o que acontece na pessoa. O resto é engano e evasão do ensino do Evangelho. Que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a alma? Deveras considerei tudo como refugo para ganhar a Cristo e ser achado nele... O compromisso de Deus não é em fazer você um PHD. Sua promessa é fazer com que os que de antemão conheceu... se tornem conforme a imagem de seu Filho. O resto? Que resto? Resta qualquer coisa fora disto?

Acolhida pela graça

Aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao dia de Cristo Jesus. Filipenses 1.6


 

Lendo Gênesis 1.26-31 e por mais de 15 anos, eu lecionei para adolescentes em escolas seculares e na igreja que freqüento. Devido a mudanças nos programas de ensino relacionados com minha profissão, decidi fazer um curso de atualização. O professor disse algo sobre a avaliação de redações que ficou comigo: Não se concentrem no que está faltando na dissertação, disse ele. Em vez disso, procurem os pontos fortes ou pontos-chave do conteúdo. Lembrem-se, esses jovens ainda estão em processo de aprendizagem. Pensei no quanto nós, professores, tendemos a ser zelosos na busca de erros em qualquer trabalho ou projeto que estamos avaliando.

A sociedade às vezes nos condiciona a assumir ou aceitar um ponto de vista negativo. Mas, se eu achasse que Deus via apenas meus erros, seria difícil sentir Seu amor por mim. Gênesis nos diz que Deus olha para nós e nos acha muito bons. Embora me conheça completa-mente, minha condição, minhas falhas, Ele também me ajuda a crescer e a superá-las. Sou aceita pela graça de Deus. Podemos aprender a apreciar e valorizar aspectos positivos dos outros e a não julgarmos, aceitando que Deus continua trabalhando em cada um de nós, reunindo-nos como uma família.

Deus me ama como sou.

Vamos orar pelas pessoas que têm baixa auto-estima.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

O caminho para casa

O salmista orou: Firma os meus passos na tua palavra; e não me domine iniqüidade alguma. Salmo 119.133


 

Lendo Salmo 119.127-138 e depois de visitar um amigo, comecei minha viagem de volta para casa seguindo suas instruções. Segui por vários quilômetros de lindos campos cultivados. O tempo se arrastou enquanto eu dirigia por estradas não sinalizadas, serpenteando pelos campos de trigo. Comecei a ter dúvidas. Será que ele havia se enganado nas orientações? Talvez ele tivesse deixado alguma informação de fora ou se esquecido de uma mudança de direção importante. Quase virei para um caminho diferente que achava ser o correto. Mas então o bom senso predominou e percebi que podia confiar em suas orientações. Ele tinha vivido naquela região a vida inteira; certamente, o caminho que ele havia traçado me levaria para casa em segurança. De fato: logo alcancei a rodovia e tomei o rumo de casa. Suas orientações tinham sido perfeitas!

Deus também nos oferece orientações para a vida. Mas, muitas vezes, duvidamos delas ou achamos que talvez conheçamos um caminho melhor. Às vezes, nem ao menos pedimos a orientação de Deus. A orientação que precisamos vem por meio da Bíblia, por intermédio do Espírito Santo que fala aos nossos corações, pela oração, por meio de situações que vivenciamos e por intermédio de pessoas que Deus coloca em nossas vidas. Se pedirmos, Ele nos dará orientação e podemos ter a certeza de que ela é sempre confiável.


 

O mapa de Deus para a vida é mais confiável do que o nosso.

Tori A. Wa

Vamos orar pelos que viajam por lugares desconhecidos.