quinta-feira, 6 de maio de 2010

A quinta voz



Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros. João 13.35
Hoje, o pastor não pôde ir à igreja e o professor de música da escola local pregou em seu lugar. Ele falou da "quinta voz", algo de que eu nunca tinha ouvido falar. Ele tirou o conceito dos quartetos de cantores. "A quinta voz" refere-se à harmonia única criada pelas quatro vozes quando cantam juntas. O som unificado torna-se como uma quinta voz. Assim como um grupo de cantores pode ser mais do que cada um deles individualmente, os cristãos e cristãs que vivem em amor criam algo mais do que poderiam criar se estivessem sozinhos. No dia anterior à crucificação de Jesus, Ele disse a Seus discípulos que o mundo saberia que eles eram Seus seguidores pelo modo como se relacionassem. Eles deveriam estimar-se e cuidar-se mutuamente. Paulo, em 1 Coríntios 13, descreve as características desse amor cristão. Paulo exortou os coríntios a serem pacientes e bondosos, a se afastarem do ciúme, da ostentação, do orgulho, da grosseria, do egoísmo e da irritabilidade. O amor perdoa e esquece as mágoas e ofensas do passado. Quando pessoas cristãs vivem juntas em amor, o mundo ouve a voz que precisa ouvir: a quinta voz que revela a presença do Salvador.
A igreja é mais que a soma de suas partes.
Oremos para que nossa igreja seja um farol.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Faróis


Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. 1 Pedro 2.9
Os faroleiros têm de ser pessoas resistentes. Pode ser cansativo e solitário estar postado onde eles estão. O trabalho, geralmente, é mais pesado quando e onde as condições são piores. Um farol pode ser mais confortável quando está mais afastado da costa. Mas os que estão localizados em lugares de maior risco - onde venta - têm maior chance de salvar vidas. O brilho de um farol não é para iluminar o seu interior. É para penetrar a escuridão e as tempestades. O som emitido por um farol não é para o entretenimento do faroleiro. É para vencer a neblina espessa demais para a penetração da luz; é para alertar e guiar as pessoas perdidas. Quando vejo um farol no ponto mais extremo da segurança, penso em nosso chamado a sermos luz ao mundo. Como faróis que guiam os navios a portos seguros, nós tornamos visível a esperança do Senhor. Dirigimos nossa luz para a escuridão e nossas vozes através da neblina da vida. "Veja! Ouça! Venha! Cristo está onde o caos termina." Brilhemos com coragem para que as vidas que ainda estão sendo sacudidas pela tempestade possam encontrar seu caminho para o porto seguro que Cristo oferece.
Deus nos chama da escuridão e nos faz luz para as outras pessoas.
Oremos pelas pessoas que trabalham em lugares distantes de nós.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Um padrão diferente


Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao dia de Cristo Jesus. Filipenses 1.6

Gosto de equipamentos. Por isso, você pode imaginar minha empolgação quando encontrei numa liquidação uma novíssima ferramenta de nível a laser. Como tinha me mudado, recentemente, havia quadros e enfeites a serem pendurados. A ferramenta seria perfeita! Minutos depois, estava em casa, lançando o pequeno raio vermelho do laser em cada superfície plana de minha casa. Ele até fazia a curva das quinas. Em uma hora, eu havia confirmado que tudo em minha casa estava nivelado. Contente, guardei a ferramenta numa prateleira - onde está até agora. Os quadros e enfeites ainda não foram pendurados. Na passagem de hoje de Amós, o profeta fala de uma ferramenta de nível diferente, um prumo. O prumo, que é uma linha com um peso de metal na ponta, é usado para verificar se as linhas verticais, como os muros, estão retas, se estão a prumo. Se não estiverem, com o tempo, as paredes podem envergar. Amós diz que está chegando um tempo em que todas as pessoas serão medidas conforme os padrões de Deus. Ele já não está contente com o modo como as pessoas começaram a se curvar e se afastar. Como as pessoas a quem Amós falou, Deus nos chama a estar prontos, a nos examinarmos pelos padrões estabelecidos pelas Escrituras e pela tradição cristã. Mesmo que deixemos essas ferramentas sobre uma prateleira, pegando poeira, Deus é fiel. Cada um de nós é um projeto que Deus levará à conclusão.
Faça uma lista das coisas que Deus valoriza. Quão de acordo com elas você está?
Oremos por gratidão pela fidelidade de Deus.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Adoção com responsabilidade



Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizeste. Mateus 25.40
Nasci em São João do Manhuaçu (MG). Fiquei órfão de mãe ainda bebê. Devido ao alcoolismo de meu pai, minha vida estava exposta a constantes perigos. Aos três anos de idade, fui para a cidade de Volta Redonda, interior do estado do Rio de Janeiro, levado por uma tia. Todas as minhas referências familiares ficaram para trás. Nessa nova cidade, passei por muitos apertos e dificuldades. Muitas vezes, dormi na rua, senti frio e fome. Um dia, quando procurava por alimento, um casal abriu-me a porta de sua casa. Eles me alimentaram e me vestiram, e foi por meio deles que conheci a Jesus Cristo como meu Salvador, quando fui apresentado à igreja da qual eram membros. Desde então, procuro dar testemunho, falando do quanto sou feliz vivendo e andando na presença do Senhor.
Somos chamados/as a cada dia para viver o amor de Deus em ação na vida dos/as necessitados/as.
Oremos
pelos filhos e filhas adotivos e por seus pais e mães.