sábado, 30 de janeiro de 2010

Sob os Seus cuidados


Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará. Salmo 37.5
Minha esposa e eu aguardávamos as palavras do médico sobre nossa filhinha recém-nascida. Nosso médico, carinhosamente apelidado de "Velho Doutor", tinha acabado de examiná-la; seu olhar sugeria que havia algo terrivelmente errado. Os pezinhos de Melissa estavam virados para dentro. Se esse padrão de crescimento continuasse, ela talvez não pudesse andar. O medo tomou conta do meu coração enquanto eu ouvia o relatório do médico. Sem esperar que ele terminasse, comecei a fazer perguntas numa rápida sucessão. "Minha filha vai poder andar? Vai precisar de uma cirurgia? Quanto custa a cirurgia?" O Velho Doutor apenas sorriu; em seguida, recomendou uma solução menos complicada: gessos corretivos. Ele pediu que colocássemos Melissa sob os seus cuidados e confiássemos nele. Anos mais tarde, ao vermos nossa filha sobressair nos esportes escolares, ficamos contentes por termos ouvido o médico. Do mesmo modo, quando entregamos nosso caminho a Deus, podemos ter a certeza de que Ele é confiável e agirá em nosso benefício. Mesmo quando a resposta é diferente da que esperamos, podemos confiar em Deus e no resultado.
Quando entregamos o nosso caminho a Deus, Ele nos oferece Seus recursos.
Oremos pelas crianças doentes.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O perdão traz a paz



Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores. Mateus 6.12
Você alguma vez já se sentiu, como eu, ressentido, de coração duro e rancoroso? Quando fazemos a Oração Dominical, pedimos a Deus que perdoe os nossos pecados assim como nós perdoamos a quem pecou contra nós. Jesus sabia que é difícil perdoar a quem nos magoa, mas o ensinamento que vem logo após a Oração Dominical nos lembra que, se não perdoarmos, Deus também não nos perdoará. Quando Pedro perguntou a Jesus sobre o número de vezes que devemos perdoar, Jesus disse "setenta vezes sete", sugerindo, com essa resposta, que não devemos estabelecer limites para o perdão. Talvez achemos difícil perdoar. Podemos até culpar a Deus por permitir que as experiências dolorosas aconteçam. Perguntamo-nos por que Ele permite o sofrimento. Queremos saber por que pessoas boas sofrem, enquanto outras, más, escapam ao sofrimento e até prosperam. Não há respostas fáceis. Na verdade, um mistério que está além do nosso entendimento é o fato de Deus ter permitido que Jesus sofresse e morresse na cruz para que nossos pecados fossem perdoados. Se Jesus pôde enfrentar uma morte tão terrível por nossa causa, nós certamente podemos perdoar os erros dos outros seres humanos. O perdão está no centro da mensagem cristã - o perdão de Deus por nós e nosso perdão mútuo. Essa é a fonte da nossa esperança de paz no mundo. O que o mundo precisa não é de retaliação, mas de compaixão.
Deus pode nos ajudar a perdoar mesmo que a reconciliação não seja possível.
Oremos
pelos/as líderes mundiais.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Comunhão cristã


Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. Colossenses 3.16
Recentemente, aceitei um emprego que exige que eu viaje por lugares desconhecidos. Nunca gostei de dirigir e não gosto, particularmente, de viajar sozinha por vias movimentadas. Tenho medo de me perder. Antecipando a minha primeira viagem, comprei um GPS, um aparelho receptor móvel que recebe, por rádio, as coordenadas terrestres de onde está localizado. Não tive tempo de testá-lo antes de partir. Por isso, o guardei cuidadosamente em minha bolsa, fiz uma rápida oração e me meti no trânsito entupido de Los Angeles (EUA). Levei algum tempo para instalar o GPS e conseguir confiar no sistema. Mas, afinal, acabei por depender dele cada vez que não conheço o caminho. É tranquilizador ter a orientação dele ao seguir de uma loja a outra. A comunhão com outros cristãos é um pouco como ter um GPS espiritual. Nós sabemos para onde tentamos ir, mas nem sempre temos certeza de qual deve ser nosso próximo passo. Em tempos de alegria ou confusão, ou quando chegamos a uma encruzilhada na fé, nossos companheiros e companheiras de jornada nos ajudam a nos conduzir pelo caminho.
Em minha jornada espiritual, quem me ajudou a encontrar o caminho de Deus?

Oremos pelas pessoas que se perderam no caminho.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Vida nova já!



Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. João 10.10
Eu conversava com alguns amigos sobre planejamento financeiro e lhes explicava que nós podemos planejar e investir conforme os meios de que dispomos, mas, no final das contas, nada é certo. Nada nem ninguém podem garantir nossa futura segurança, exceto Deus. Ao me ouvir dizer isso, um amigo respondeu: "Sim, isso será bom depois que morrermos. Mas e o hoje, enquanto vivemos na terra?" O que meu amigo disse ecoa no coração de muitas pessoas. Para muitos, a fé nada mais é que uma passagem para o céu. Mas Jesus Cristo não veio apenas para morrer na cruz pelos nossos pecados, de modo a nos salvar apenas na eternidade; Ele veio nos trazer vida nova e abundante já! O apóstolo Paulo escreveu: "Como o Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida" (Romanos 6.4). Viver a nova vida que Deus oferece começa agora. Cristo não está nos preparando para o céu; Ele está nos dando vida nova para que trabalhemos a fim de tornar este mundo mais semelhante ao que Deus quer que ele seja, para mostrar um pouco do reino eterno de Deus às pessoas à nossa volta. Nós somos embaixadores e embaixadoras por Cristo, mostrando ao mundo que Ele é relevante para nossa vida presente e futura!
Como seria o mundo se os crentes estivessem vivendo como Deus pretende?

Oremos pelas pessoas que trabalham com planejamento financeiro.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Frutos da compostagem



Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo. Eclesiastes 3.11
Eu tenho uma pilha de compostagem e adoro colocar coisas nela, para que fermentem e se transformem em solo limpo e saudável. Ponho cascas de vegetais, folhas velhas, recortes de grama e até papel. De tempos em tempos, movimento a pilha, para me assegurar de que todo o conteúdo seja revirado. Quando ela está seca, eu a rego. Além disso, não faço mais nada senão deixar que as bactérias naturais façam seu trabalho. Após alguns meses, encontro meu "lixo" transformado em solo rico e fresco para o meu jardim. Algo semelhante, às vezes, acontece em minha vida. Percebo que algumas coisas que fiz ou deixei de fazer foram desperdiçadas e não deram frutos. Às vezes, tenho sido bastante dura comigo mesma. Mas percebo que Deus não é tão duro comigo quanto eu mesma. Meus grandes erros foram transformados em algo positivo. Deus age silenciosamente e, mais tarde, quando menos espero, encontro uma terra nova e maravilhosa, pronta para nutrir uma nova fase do meu viver. As laranjas podres e as folhas emboloradas de minha vida - meus erros e minhas faltas - foram transformadas, dando-me uma nova perspectiva ou uma confiança maior. Nós sempre podemos recomeçar quando entregamos nossa vontade e nossa vida a Deus e permitimos que Seu poder atue silenciosamente.
Deus pode usar nossos erros para produzir novo crescimento.
Oremos pelas pessoas que praticam jardinagem.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Anos dourados



Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram. Hebreus 13.7
Minha esposa e eu estamos numa idade comumente chamada de "anos dourados", quando muitas pessoas se aposentam. Mas nós teremos de adiar essa redução de ritmo porque nos tornamos avós-pais. Nosso neto, com quase quatro anos, está sob os nossos cuidados e é nossa responsabilidade diária. Nunca pensamos que seríamos pais a esta altura da vida, mas temos encontrado muitas bênçãos e alegrias em nosso novo papel. Também receamos não conseguir dar a nosso neto a amorosa orientação e cuidado espiritual de que ele precisa. Quando tenho temores ou dúvidas, volto-me à oração e à Bíblia em busca de auxílio e orientação. Sei que daremos o melhor de nós mesmos e confio que Deus proverá tudo de que nosso neto precisa para se tornar a pessoa que Deus quer que ele seja. Com frequência, penso em qual será o meu propósito na vida. Talvez ele esteja sendo revelado conforme participo da formação de uma jovem vida. Oro para que minha esposa e eu, com a ajuda de Deus, possamos ser exemplos para nosso neto. Queremos viver de maneira que ele seja levado a caminhar com Deus e a ser uma bênção durante toda a sua vida.
Nós encontramos nosso propósito na vida quando servimos e amamos quem está ao nosso redor.

Oremos pelos avôs e avós que criam os netos e netas.