sexta-feira, 27 de abril de 2012

Rapidez...

Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus. - Salmo 46.10
Via panorâmica rápida", dizia a placa na estrada, chamando minha atenção enquanto eu dirigia por uma região turística nas montanhas. Via panorâmica rápida, a frase me fez gargalhar, mas também me desalentou. Estamos sempre tão apressados que queremos até uma via rápida para ver a maior quantidade de beleza. E isso quando estamos de férias, teoricamente relaxando e nos divertindo. Muitos de nós tentamos ser e fazer de tudo para podermos ter tudo. Estabelecemos alvos em todas as áreas de nossas vidas e pressionamos a nós e aos outros para alcançá-los. Preocupamo-nos com o acúmulo de bens materiais e status. E o resultado é, com freqüência, exaustão, desânimo e culpa. Muitos de nossos relacionamentos carecem de profundidade. Não investimos tempo suficiente neles. O plano de Deus para nós é simples: "Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus". Em nossa vida agitada e exigente, não é fácil fazer de Deus uma prioridade; mas é crucial se quisermos conhecê-lo. Quando foi a última vez que você se aquietou diante de Deus? O relacionamento com Deus exige tempo: tempo para memorizar, estudar e meditar na sua Palavra; tempo para orar e tempo para ouvir a sua voz.O paralelo com a crucificação de nosso Senhor Jesus Cristo ficou evidente para mim. Durante a tortura que precedeu sua morte, o Cordeiro de Deus não opôs resistência nem reclamou. Em vez de clamar por si mesmo, ele orou pelos outros: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lucas 23.34). Jesus, que não havia cometido nenhum pecado, tomou sobre si os pecados do mundo. A realidade é que não sigo o exemplo de Jesus; nem peço perdão ao meu próximo quando faço algo de errado. Mas o exemplo de Jesus e seus ensinamentos nos chamam a perdoar os que nos ofenderam para que possamos pedir perdão pelos nossos pecados.
Arranje tempo hoje para se aquietar diante da presença de Deus.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

O perdão

Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. - Isaías 53.7
Ficamos todos encantados quando as primeiras ovelhas nasceram, comentando sobre sua beleza, bem como sobre o milagre de uma nova vida. Em meio a toda esta alegria, Mário, o capataz da fazenda, disse com grande tristeza: " Tenho muita pena desses animais. Ao contrário dos outros, eles não balem quando são levados para o matadouro". O paralelo com a crucificação de nosso Senhor Jesus Cristo ficou evidente para mim. Durante a tortura que precedeu sua morte, o Cordeiro de Deus não opôs resistência nem reclamou. Em vez de clamar por si mesmo, ele orou pelos outros: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lucas 23.34). Jesus, que não havia cometido nenhum pecado, tomou sobre si os pecados do mundo. A realidade é que não sigo o exemplo de Jesus; nem peço perdão ao meu próximo quando faço algo de errado. Mas o exemplo de Jesus e seus ensinamentos nos chamam a perdoar os que nos ofenderam para que possamos pedir perdão pelos nossos pecados.
Hoje pedirei perdão.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Oportunidades


...Eu cri, por isso é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos. - 2 Coríntios 4.13

Uma das orações que faço pela manhã é: "por favor, ajuda-me a identificar as oportunidades para partilhar a minha fé hoje, e dá-me força para aproveitá-las". Sou tímida para falar, porém, sou ótima na execução de tarefas. Ofereço-me alegremente para lavar janelas, pintar paredes, fazer biscoitos, servir o jantar ou fazer limpeza. Mas tenho mais dificuldade para falar e dizer que estou servindo porque fui salva; que estou ajudando não porque sou uma boa pessoa, mas porque sigo Jesus Cristo. Sei que minhas ações falam muito, mas às vezes a ação precisa vir acompanhada de palavras brandas. O serviço oferece-me oportunidades para falar de minhas convicções, mas tenho dificuldade em fazê-lo. Oro pela força para falar à vontade e partilhar a minha fé. Em geral eu identifico as oportunidades, mas tropeço diante das conseqüências. Conheço-me bem o bastante para pedir a ajuda de Deus, Deus conhece-me o suficiente para continuar colocando a oração em meu coração e as oportunidades no meu dia.
Onde posso servir e falar de Cristo hoje?