sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O Bom Pastor


Ele é o nosso Deus, e nós, povo do seu pasto e ovelhas de sua mão. Salmo 95.7
Nós gostamos de viver fora da cidade, mas não muito longe. Uma noite, meu marido e eu estávamos em nossa sala de estar quando ouvimos um ruído em nossa varanda: "Tap, tap, tap". Emmitt acendeu a luz da varanda e abriu a porta. Imagine sua surpresa ao ver sete ovelhas em fila! Emmitt deu a volta na varanda e foi até o quintal, pensando em conduzi-las a um lugar seguro até que conseguisse encontrar o proprietário. Elas o seguiram e, quando ele abriu o portão, entraram uma a uma. Emmitt foi até a despensa para pegar uma tina para a água. Elas o seguiram. Onde quer que Emmitt fosse, elas iam também. Aquelas ovelhas poderiam ter sido pegas por coiotes ou outros predadores que circulam em nossa região se não confiassem em Emmitt. Por algum tempo, ele foi seu pastor. No dia seguinte, Emmitt encontrou o proprietário das ovelhas e devolveu-as. Mas, para dizer a verdade, meu marido sentiu falta delas quando partiram. Nós somos como aquelas ovelhas perdidas. Sem um pastor, vagamos em nosso pequeno mundo, correndo o risco de cairmos vítimas da tentação e do mal. Todos nós precisamos de um pastor que nos conduza a "pastos verdejantes" e "águas tranquilas", Salmo 23.2. Sou grata pela lição que aprendi com aquelas ovelhas. Sem um pastor, as ovelhas estão em perigo; sem o Bom Pastor, Jesus, nós também.
Quando nos perdemos, nosso Bom Pastor nos procura.
Oremos pelas pessoas que não conhecem o Bom Pastor.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Um coração agradecido


Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 1 Tessalonicenses 5.18
Um dia, acordei pensando nas coisas que gostaria de ter, mas não tenho. Meu primeiro impulso foi reclamar; então decidi escrever todas as coisas pelas quais deveria ser grato. Em pouco tempo, minha lista enchia muitas páginas. Quando pensei nas muitas bênçãos que Deus me deu por meio de Cristo, a alegria brotou em meu coração. Pude sentir a presença dEle dentro de mim. Já não sentia pena de mim mesmo. A tentação de reclamar da vida desapareceu. Lágrimas de gratidão se formaram em meus olhos quando refleti sobre todas as coisas maravilhosas que Deus me deu. Sou grato por Ele querer ter um relacionamento comigo e por me chamar de filho. Pela leitura da Sua palavra, encontro muitas razões pelas quais ser grato. Quando me concentro em todas as boas coisas em minha vida, o grande amor de Deus por mim fica real. Hoje, quando me sinto tentado a reclamar, pego minha lista e revejo tudo aquilo por que devo ser agradecido. E todas as outras preocupações tornam-se, por comparação, insignificantes.

Pelo que devo ser grato/a?
Oremos para sermos mais agradecidos/as.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Passe duas lombadas e vire à esquerda


Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus. João 1.12a
Sempre hesito em pedir orientações. Algumas pessoas dão ótimas informações; outras, não. Orientações erradas podem nos deixar perdidos, são inconvenientes e, às vezes, perigosas. No entanto, mesmo as boas orientações devem ser ouvidas com atenção. Recentemente, as instruções de uma amiga provaram-se úteis, até únicas. Karen informou-me sobre as principais ruas que levavam ao condomínio de sua irmã, Judy. "Então", disse ela, "passe duas lombadas e vire à esquerda!" Eu ri. Mas segui as instruções e cheguei em segurança à porta da frente de Judy. Deus nos deu orientações claras e concisas que nos levam à vida eterna. Se prestarmos atenção e crermos, Deus nos conduzirá ao nosso lar eterno. A Bíblia nos diz que o caminho passa por Jesus Cristo. O caminho não será suave. Nós certamente encontraremos lombadas, talvez até passemos por vales sombrios, mas, no final, o seguir a Cristo nos levará para casa.
Se seguirmos fielmente a direção de Deus, não nos perderemos.

Oremos pelas pessoas que tomaram um caminho errado na vida.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Semente cultivada


E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as cousas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. 2 Coríntios 5.17
Eu era uma pessoa desorientada quando falei pela primeira vez com um pastor. Nossa conversa não foi sobre questões espirituais; foi sobre encontrar um lugar para eu cumprir a minha sentença judicial de serviço comunitário. Porque eu estava grávida, ele se ofereceu para considerar as horas que eu passasse assistindo aos cultos como cumprimento de minha sentença, em vez de exigir que eu fizesse trabalho físico. A princípio, sentei-me no último banco da igreja, contando os minutos para a liberdade. Com o passar do tempo, no entanto, comecei a prestar atenção aos sermões. As palavras prenderam minha atenção e o Espírito Santo começou a trabalhar em meu coração. O pastor sabia que a fé vem do ouvir a palavra de Deus. (Leia Romanos 10.17). Finalmente, encontrei meu caminho até o altar para aceitar Cristo como meu Salvador. Durante aqueles momentos em que me ajoelhei no altar, uma semente de fé foi plantada em meu coração. Desde então, o Espírito Santo e a palavra de Deus têm nutrido essa semente. Sinto-me transformada de dentro para fora. À medida que minha fé crescia, aumentava também meu desejo de arrepender-me e mudar meus caminhos. Hoje já não estou perdida. Estou salva e segura no amor de Deus.
De que modo Deus transformou-me de dentro para fora?
Oremos pelas pessoas recentemente libertas da prisão.