sábado, 10 de janeiro de 2009

Quem é você?


 

Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que agora tenho na carne vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. Gálatas 2.20

Recentemente ouvi minha neta de sete anos, Bree, identificar-se para alguém dizendo: "Sou uma cristã". Uma descrição simples, mas tão completa! No entanto, a maioria de nós tende a se identificar pela profissão, pelos hobbies, pela escola que freqüentou, pelos atributos físicos ou pelas limitações. No estudo da Bíblia, aprendemos que a identidade cristã não é algo que colocamos ou tiramos, como as roupas, dependendo do clima. Identificarmo-nos como cristãos nem sempre será para nossa vantagem imediata; no entanto, apesar das circunstâncias, devemos agradecer a Deus por carregarmos o Seu nome. (veja 1 Pe 4.16). Embora não venhamos a viver uma vida sem pecados, como Jesus viveu quando estava na terra, ser cristão significa que nos esforçamos continuamente para sermos como Cristo em todas as nossas atividades diárias, adotando o papel de servos humildes que ajudam nas necessidades espirituais e físicas dos outros. Quando perguntarem quem somos ou mesmo quando estivermos examinando a nós mesmos, nossa resposta mais completa é: "Eu sou um/a cristão/ã".

Como os outros saberão que sou um/a cristão/ã?

Oremos pelas pessoas que estão se esforçando para seguir a Cristo.

Leia 1 Pedro 2.4-10

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Pela lente de aumento

E quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados. Mateus 10.30

Em nosso jardim, há uma moita de quebra-pedra. Essa delicada planta não causa grande impacto em nossa floreira. Suas flores são insignificantes e elas caem despercebidas ao fundo. No entanto, quando vi essas pequeninas flores através de uma lente de aumento, percebi que são incríveis. Cada um dos filetes onde se encontram os grãos do pólen é claramente definido, e pequenos pontos vermelhos estão arranjados com precisão em cada pálida pétala rosa. A flor da quebra-pedra é de grande beleza e merece seu lugar em nosso jardim. Quando vejo a flor pela lente de aumento, penso em como Deus vê a você e a mim. Ele nos conhece tão intimamente a ponto de saber o número de fios de cabelo que temos em nossa cabeça. Muitas coisas no mundo fazem sentirmo-nos indignos, desmerecedores e temerosos. Mas, na passagem de Mateus, acima, Jesus nos lembra de nosso valor diante do Criador. Quando a dor deste mundo ameaça roubar meu senso de valor e minha alegria, quero me lembrar de que Deus conhece o número de fios de cabelo em minha cabeça!

Nada pode tirar o valor que temos diante de Deus.

Oremos pelas pessoas que se sentem insignificantes.

Leia Mateus 10.28-31

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Deus está próximo

Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro em mim? Salmo 42.5

Enquanto recuperava-me de um ataque cardíaco, descobri que já não conseguia me concentrar numa conversa, num livro, num programa de televisão por mais de 15 minutos. Logo me tornei melancólico, triste e choroso. Finalmente, a depressão tornou-se uma grande preocupação. Meu principal pensamento era: Os cristãos não devem ficar deprimidos! Os cristãos devem ter vida abundante! Em meu desespero, voltei-me para a Bíblia. Creio que o Salmo 42 pode ter sido escrito por uma pessoa em depressão. Ele descreve poeticamente as mesmas emoções que eu estava vivenciando. O salmista e eu estávamos clamando a Deus porque sentíamos nosso coração vazio, sentíamos que estávamos vivendo de lembranças e queríamos sentir o poder de Deus em nossa vida novamente. O salmista concluiu: "Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu". Quando li isso, pensei: Isso basta? É essa a resposta? Certamente era fácil demais. Mesmo assim, voltei a louvar a Deus. E aprendi que, mesmo quando achamos que Deus nos abandonou, Ele ainda está próximo, amando-nos e cuidando de nós.

Os salmos conduzem até Deus nossos anseios mais profundos.

Oremos pelas pessoas que estão enfrentando a depressão.

MEDITE: PROVÉRBIOS 11

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Transformada para sempre

Porque Filho do homem veio buscar e salvar o perdido. Lucas 19.10

O senhor Simmons estava com seus 80 anos quando formamos um par para o trabalho de evangelismo de nossa igreja. Recém-saída da faculdade, eu não tinha certeza se o senhor Simmons e eu trabalharíamos bem juntos. Temia que um homem da sua idade tivesse pouca paciência com as perguntas e preocupações dos não-cristãos. Batemos à primeira porta e uma mulher atendeu-nos com relutância. Após uma conversa breve e improdutiva, voltamos para o carro. O que se seguiu me transformou para sempre. O senhor Simmons fechou os olhos e orou: "Eu falei demais quando deveria ter ouvido. Senhor, por favor, envia outra pessoa para alcançar essa senhora. Ajuda-me a ser mais sábio à próxima porta, a saber quando falar abertamente e quando ouvir". Enquanto congratulava-me por bater às portas, o senhor Simmons estava lamentando a perda de uma oportunidade e pedindo ao Senhor que o transformasse num servo mais sábio. Uma jovem de 22 anos, excessivamente confiante, aprendeu com um homem de 80 o que significava ser como Cristo, que a Si mesmo Se esvaziou, como em Filipenses 2.7, em favor dos outros. O senhor Simmons levantava-se todos os dias sabendo para que tinha sido colocado na terra. Por caminhar intimamente com o Salvador, ele compreendia a tragédia de uma vida sem Jesus. Ele me ensinou que toda a minha formação em evangelismo seria inútil até que eu desenvolvesse um coração compassivo.

Deus pode nos ajudar a perceber quando falar e quando ouvir.

Oremos pelos/as evangelistas.

Leia Filipenses 2.1-11

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Graça

Ou são maus os teus olhos porque eu sou bom? Mateus 20.15

O método de redenção de Deus não tem a ver com justiça; tem a ver com graça, e graça significa receber o que não merecemos. Graça significou que Jesus nos deu o que não merecemos, por meio de Sua morte e ressurreição, a saber: a vida eterna. A parábola de Jesus sobre o filho pródigo é uma história sobre essa graça, com três personagens principais. A história não faria sentido sem o pai e o filho mais novo, o pródigo; contudo, é o filho mais velho que nos faz lembrar que a graça muitas vezes parece injusta. A história termina com o pai pedindo a seu filho mais velho que vá celebrar a volta de seu irmão. Nós nunca descobrimos como o filho mais velho responde, porque a resposta dele é a nossa resposta. Devemos terminar a história em nossas vidas. Quando alguém leva o crédito pelo que fizemos, quando somos desprezados pelo que ganhamos, ou quando viver de maneira certa não parece fazer diferença, podemos aceitar a oferta para celebrar a graça de Deus. Ou podemos permanecer do lado de fora e nos recusar a participar dessa graça, que é a redenção do mundo.

Quando celebramos a graça, celebramos o poder redentor de Deus.

Oremos para que confiemos na graça de Deus.

Leia Lucas 15.11-32

FÉ DE UMA CRIANÇA


 

Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.  -- Mateus 18:3


Certo domingo, ouvi Marco falar de seu relacionamento com os seus dois pais: aquele que o criou quando criança e seu Pai celestial.

Primeiro ele descreveu sobre a confiança que tinha em seu pai durante sua infância, como "simples e descomplicada". Ele esperava que seu pai arrumasse o que se estragava e lhe desse conselhos. Entretanto tinha receio em desagradá-lo, porque muitas vezes esquecia que o amor e perdão de seu pai viriam logo a seguir.

Marco continuou: "Há alguns anos atrás, fiz uma porção de coisas erradas e machuquei muitas pessoas. Por minha culpa, terminei um relacionamento feliz e descomplicado com meu Pai celestial. Esqueci que podia pedir-lhe para consertar os meus estragos e buscar o Seu conselho".

Os anos passaram. Por fim, Marcos buscou a Deus desesperadamente, mas não sabia o que fazer. Seu pastor simplesmente disse: "Diga a Deus que está arrependido, e diga que é para valer". Em lugar disto, Marco fez perguntas complicadas como: "Como isto funciona?" e "E se...?"

Finalmente seu pastor orou por ele dizendo: "Por favor, Deus, dê-lhe a fé de uma criança!" Mais tarde, Marco alegremente testemunhou: "O Senhor me deu a fé de uma criança!"

Marco cultivou a intimidade com seu Pai celestial. O segredo, tanto para ele como para nós, é praticar a fé simples e descomplicada de uma criança.


 

A FÉ BRILHA MAIS INTENSAMENTE SE TIVERMOS FÉ COMO UMA CRIANÇA.
Mateus 18:1-5

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

INDO DEPRESSA A LADO NENHUM


 

Tão somente guarda-te a ti mesmo e guarda bem a tua alma, que te não esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto. - Deuteronómio 4:9


C
aminhei o mais rápido que pude. De fato, suei. Depois de 1 milha, quebrei o ritmo e então corri tão depressa quanto pude. Finalmente, depois de 25 minutos, parei. O meu coração estava acelerado. A minha camisa estava encharcada. Mas eu não tinha ido à parte nenhuma. Tinha feito apenas 2.5 milhas para aquecer.

Arrefeci um pouco e sentei-me com a minha Bíblia. Estava seguindo um esquema de leitura e a escolha para aquele dia era o livro de Números. Li uns versículos lentamente e outros depressa, mas senti que não estava indo a lado nenhum - tal como aconteceu na corrida. Recenseamentos. Uma longa jornada recapitulada. Tribos listadas e enumeradas. No dia seguinte entrei no livro de Deuteronómio. Mais sobre os Israelitas e a sua terra.

Quando entrei no capítulo 4, aprendi porque razão todo aquele recapitular era importante. Moisés disse ao povo "Que te não esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto…as farás saber a teus filhos" (4:9). A leitura prévia sobre Israel não era algo sem sentido. Foi um treino, uma lição sobre os feitos passados de Deus para instruir a viver no futuro de forma devota.

Toda a Escritura é dada por inspiração de Deus. E quando ela parecer uma leitura sem importância - continua a ler. Às vezes temos de ser paciente para entender todo o seu propósito.


 

DEUS FALA-NOS PELA SUA PALAVRA;

ARRANJA TEMPO PARA ESCUTAR.