sábado, 1 de março de 2008

Inimigos da Luz


Disse Jesus : "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." (João 8.12). "E a condenação é esta: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz para que as suas obras não sejam reprovadas." (João 3.19-20).

Jesus veio ao mundo, enviado por Deus. Ele só ensinou e praticou o bem. Entretanto, foi rejeitado pela maioria dos que o conheceram. E ainda hoje, quase todas as pessoas do mundo já ouviram falar de Jesus e sabem muito a respeito dele, mas poucos são aqueles que o servem e se esforçam por viver de modo que lhe agrade. Ou seja, até hoje Jesus continua sendo rejeitado. Por quê será? Cristo veio salvar o ser humano, mas, para isso, ele mostra o pecado e exorta ao arrependimento e à conversão. Jesus é a luz que revela o erro. Suas palavras, registradas na Bíblia, trazem à tona a malignidade do pecado em suas mais sutis manifestações (Mt.5.22,28).

Por esta causa, muitos fogem de Jesus. Isto é semelhante ao comportamento daquelas pessoas que têm pavor de médicos e dentistas. Para que a doença seja curada, precisa ser revelada, diagnosticada, tratada, e isso pode doer. O pecado é a doença da alma e Jesus é o médico que veio nos curar.

Muitos vivem fugindo da luz. É mais cômodo viver nas trevas. Qual é o atrativo da escuridão? Ela nos oculta, encobre nossos atos e, assim, parece nos proteger. O apóstolo Paulo disse que os que se embebedavam e os que roubavam, costumavam fazê-lo à noite. Logicamente, para não serem vistos. Este é o modo de vida daqueles que não têm um compromisso com Jesus. Estão nas trevas da ignorância espiritual. Pecam e rapidamente se esquecem ou nem consideram pecado o seu ato. Vivem praticando ações que, devido à sua natureza maligna, precisam ser mantidas em segredo. Apesar de saberem da existência da luz, que é Jesus, não querem nenhum compromisso com ele para que sua vida de pecado não seja censurada.

Até onde vai essa vida nas trevas? Caminhar no escuro pode até ser divertido por algum tempo. Pode ter sabor de aventura e desafio, mas o contentamento se desfaz quando a pessoa tropeça e cai. O tropeço e a queda certamente virão para aqueles que insistem em viver nas trevas do pecado (Pv.4.19). Alguém pode dizer: - "Eu estou muito bem sem Jesus." É só uma questão de tempo. Quem anda no escuro acaba tropeçando, mais cedo ou mais tarde. Como será esse tropeço? Pode ser uma doença grave, um flagrante no momento do pecado, a falência, a separação conjugal, etc. Nesse momento, alguns correm para Jesus, buscando socorro. Quantos viveram em devassidão sexual e só procuraram Jesus quando tropeçaram na aids?!

Qual será a sua atitude? Vai esperar o pior? A Bíblia diz: "Se hoje ouvirdes a sua voz , não endureçais os vossos corações." (Hb.4.7). Amanhã pode ser tarde demais.

A luz mostra o pecado. Isto não quer dizer que Jesus vai mostrar os pecados de uma pessoa para as outras. Na maioria das vezes isso não é necessário. Jesus quer mostrar o pecado para a própria pessoa. Quando nos aproximamos de Jesus, percebemos sua santidade e, ao mesmo tempo, reconhecemos nossa impureza. Nesse momento, podemos nos arrepender e pedir a Deus que nos perdoe e no dê uma vida nova, uma vida no caminho da luz.

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

A Viagem e o Destino


Na viagem da vida, para onde vamos?

A vida é semelhante a uma viagem. Aqueles com quem convivemos são nossos companheiros de caminhada. Alguns vão embora rapidamente. Outros nos acompanham por muito tempo.

Ao caminhar, precisamos estar atentos ao nosso destino. Para onde nos dirigimos? Alguns estão subindo; outros estão descendo (Pv.15.24). Muitos, porém, se distraem com os atrativos da estrada, com suas bagagens e até mesmo com os demais viajantes, esquecendo-se do destino final. É o caso daqueles que vivem absorvidos pelo materialismo, pela busca de riquezas, pelos prazeres e por tantas outras coisas que não se dão conta de que estão caminhando para a perdição eterna.

Há quem prefira o caminho mais fácil, independente de onde possam chegar. A estrada larga é a mais procurada (Mt.7.13). Nela não se encontram limites, controles ou regras. Viaja-se ao belprazer, numa vida sem escrúpulos, sem ética, sem valores morais ou espirituais. Afinal, quem está descendo não precisa se esforçar.

Jesus é o caminho para a eternidade com Deus (Jo.14.6). Se vivermos de acordo com a sua vontade, estamos no rumo certo. Caso contrário, estamos nos distanciando de sua presença.

A vontade de Deus é que nossa trajetória seja ascendente: de glória em glória, de fé em fé (Rm.1.17; II Cor.3.18). “A vereda do justo é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (Pv.4.18). Os ímpios, porém, vão de mal a pior (II Tm.3.13), caminhando em direção ao inferno.

No caminho da salvação, podemos até tropeçar e cair (Sal.37.24). Contudo, não ficaremos prostrados, pois o Senhor nos levantará. Continuaremos firmes na carreira que nos foi proposta (Heb.12.1). Subir é mais difícil, principalmente quando tantos procuram nos puxar para baixo. Entretanto, não retrocederemos (Heb.10.39), ainda que o caminho seja apertado e haja espinhos diante de nós. No fim da jornada, o Pai nos aguarda para nos receber em sua eterna glória. Não nos esqueçamos de que estamos apenas passando por este mundo. Não somos daqui, mas apenas forasteiros que se dirigem à pátria celestial (Fp.3.20; Heb.11.14-16). Usufruamos, pois, de tudo o que o Senhor nos dá, mas não sejamos apegados ao que não haveremos de levar. Não nos iludamos com a idéia de construir um reino no meio do caminho. Estamos nos dirigindo ao Reino dos Céus.

O que fazer se você reconhece que está caminhando para a perdição? Enquanto não se chega ao destino final, ainda se pode mudar o rumo. Conversão é exatamente essa mudança de sentido. É quando percebemos que estamos conduzindo nossa vida de modo fútil e perigoso. De costas para Deus, nos afastamos cada vez mais. Decidimos então voltar, arrependidos de termos andado como ovelhas desgarradas. Voltamos para o sumo-pastor, Jesus Cristo, que nos conduz com segurança ao nosso lar eterno, o céu.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Vivendo a Vida. Em Um Nível Totalmente Novo


Foi-nos dado um tremendo presente, a liberdade de escolha. E para cada escolha que fazemos podemos esperar uma conseqüência certa. Creio que há três escolhas principais que estão sempre diante de nós: a escolha de ser preguiçosa, a escolha de ser medíocre e a escolha de ser excelente.

Enquanto grande parte da humanidade está presa na “mira da mediocridade”, aqueles que adotam uma caminhada de excelência encontram as recompensas reais. Eles vivem em um nível totalmente novo, experimentando a verdadeira realização e a satisfação que muitos outros perderam. A fim de cultivar o desejo de chegar até mais alto e ser o melhor que podemos ser, precisamos ter um entendimento claro das diferenças entre ser preguiçoso, ser medíocre e ser excelente.

Embora não possamos nos encaixar inteiramente na categoria de preguiçosos ou medíocres, creio que temos espaço para melhorar. Sair do nível mais baixo de preguiça. Das três escolhas, preguiçoso é a mais destrutiva. O livro de Provérbios tem muito a dizer sobre o homem preguiçoso. Provérbios 24:30-31 diz: Passei pelo campo do preguiçoso e junto à vinha do homem falto de entendimento; e, vendo, eis que tudo estava cheio de espinhos e a sua superfície coberta de urtiga, e o seu muro de pedras em ruínas. Essa descrição me faz lembrar muitas casas abandonadas que já vi. As janelas eram fechadas com tábuas, a grama não estava cortada e havia lixo em todo o jardim em cada lugar havia bagunça. É uma cena lamentável de se ver, mas é um exemplo perfeito do fruto da preguiça. Um homem preguiçoso faz somente o que se sente bem em fazer, o que é geralmente nada. Ele quer que tudo seja fácil.

Como resultado, ele acaba vivendo uma vida infeliz e geralmente cheia de ciúme, inveja e ressentimento. Ele é normalmente desatencioso, não planeja o futuro e falha em tomar conta das coisas. Cedo ou tarde, ele perde até o controle financeiro ao lidar com as despesas de seus filhos.

Dizem as Escrituras: ... um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado. (Provérbios 24:33-34) Mesmo que a maioria de nós não se encaixe inteiramente nessa categoria, creio que há certas áreas de nossa vida nas quais podemos ter uma atitude preguiçosa somos passivos ao invés de ativos ao lidarmos com as coisas.

Por um instante, podemos desejar ter um pastor com pregações poderosas, mas não estamos dispostos a fazer o esforço para orar por ele.

Podemos desejar ter um governo melhor, mas não tiramos tempo para nos informarmos sobre as questões e votar. Ou podemos desejar ter vitória acima da tentação, assim como sobre a fofoca, a preocupação e o medo, mas não estamos dispostos a resistir a elas falando a palavra de Deus.

Em outras palavras, reconhecemos que há um problema, mas não estamos dispostos a nos comprometermos e nos esforçarmos para solucioná-lo.

Somente com o discernimento da palavra poderemos ter atitude.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Uma flor rara, como você

Havia uma jovem muito rica que tinha tudo: um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que lhe pagava muitíssimas bem, uma família linda.

O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária em algumas áreas.

Se o trabalho lhe consumia muito tempo, ela tirava dos filhos, se surgiam problemas, ela deixava de lado o marido... E assim, as pessoas que ela amava eram sempre deixadas para depois. Até que um dia, seu pai, um homem muito sábio, lhe deu um presente: uma flor muito cara e raríssima, da qual havia um apenas exemplar em todo o mundo.

Disse a ela: - Filha, esta flor vai te ajudar muito mais do que você imagina! Você terá apenas que regá-la e podá-la de vez em quando, ás vezes conversar um pouquinho com ela, e ela te dará em troca esse perfume maravilhoso e essas lindas flores. A jovem ficou muito emocionada, afinal a flor era de uma beleza sem igual.

Mas o tempo foi passando, os problemas surgiam, os trabalhos consumia todo o seu tempo, e a sua vida que continuava confusa não lhe permitia cuidar da flor. Ela chegava em casa, olhava a flor e as flores ainda estavam lá, não mostravam sinal de fraqueza ou morte, apenas estavam lá, lindas, perfumadas. Então ela passava direto até que um dia, sem mais nem menos, a flor morreu. Ela chegou em casa e levou um susto! Estava completamente morta, sua raiz estavam ressecadas, suas flores caídas e suas folhas amarelas. A jovem chorou muito e contou a seu pai o que havia acontecido.

Sabiamente seu pai então respondeu: - “Eu já imaginava que isso aconteceria e eu não posso te dar outra flor, porque não existe outra igual, ela era única assim como seus filhos, seu marido e sua família. Todos, são bênçãos que o Senhor te deu, mas você tem que aprender a regá-los, podá-los e dar atenção a eles, pois assim como a flor, os sentimentos também morrem. Você se acostumou a ver a flor sempre lá, sempre florida, sempre perfumada, e se esqueceu de cuidar dela. Cuide das pessoas que você ama!”.

E você? Tem cuidado das bênçãos que Deus tem lhe dado?

Lembre-se da flor, pois como ela são as bênçãos do Senhor:

Ele nos dá, mas é nós que teremos que cuidar delas.

O poder de oração em nossas vidas


A palavra de Deus nos mostra, em diferentes passagens, o poder da oração. Além da sua importância como instrumento de contato entre nós e Deus, a oração é também uma arma do cristão na guerra espiritual. Em II Crônicas vemos um exemplo de resposta de oração. Salomão havia, no capítulo 6, pedido ao Senhor que viesse ao templo que ele construíra, trazendo sua glória.

A resposta a essa oração está no capítulo 7. O verso um diz: "Tendo Salomão acabado de orar... a glória do Senhor encheu a casa". O resultado disso foi que todos adoraram a Deus, como vemos no verso três. A manifestação da glória de Deus gera adoração e louvor. Salomão sabia que não havia espaço físico que pudesse conter a glória de Deus. Hoje essa glória se manifesta em nossas vidas, devemos gerar adoração e louvor.

Deus deseja que a nossa vida seja um lugar de adoração, um lugar onde Sua glória se manifeste. A glória do Senhor se manifesta apenas onde há oração. Sua vida tem sido uma vida de oração? A oração é uma arma espiritual. Mesmo quando pecamos, quando estamos debaixo de maldição, por pior que a situação possa parecer, sempre podemos orar. As situações podem ser revertidas por meio da oração.

Tiago nos diz que a oração do justo pode muito em seus efeitos. Nossa oração move o coração de Deus. O Senhor fala que se orarmos e nos convertermos de nossos maus caminhos ele ouvirá as nossas preces.
Um grande homem de oração na Bíblia foi Daniel. Ele orava três vezes ao dia, e por causa de sua oração chegou a ser jogado na cova dos leões. Em Daniel 9:3 encontramos uma fórmula de como orar corretamente.

Daniel fala que orou ao Senhor e jejuou, e o mais importante, pediu perdão e se arrependeu. A primeira coisa que ele faz ao buscar a Deus é confessar os pecados seus e do povo. Devemos fazer o mesmo ao entrarmos diante do Pai.

Pecados não confessados podem ser uma barreira a bloquear nossas orações diante de Deus. Filipenses 4:6 diz que não devemos andar ansiosos, mas nossas necessidades devem ser colocadas diante de Deus em oração.

O Diabo é acusador. Muitas vezes Deus não pode liberar as bênçãos pois Satanás está diante dele nos acusando. Nós falhamos, mas temos o sangue de Cristo que nos purifica de todo o pecado. Entre na presença do Senhor tomando posse da sua misericórdia que se renova a cada dia.

Entre na presença do Senhor com a consciência de que você leva o nome Dele. Somos cristãos, imitadores de Cristo.

Daniel era um homem que sabia tocar o coração de Deus. No versículo 19 ele pede ao Pai que ouça e perdoe. Precisamos pedir e liberar perdão. E nos versos 20 e 21 ele fala sobre o que ocorre quando oramos a Deus. Um anjo foi enviado pelo Senhor para tocar Daniel antes mesmo que ele terminasse de orar. Deus quer atender a sua oração. Em Mateus 7:7 ele diz: "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis, batei, e abrir-se-vos-á".

Deus quer nos dar muita coisa. Uma criança quando quer algo insiste, continua pedindo. Devemos ser como uma criança. Será que temos insistido em oração diante de Deus? Você tem incomodado o Senhor pedindo para ser uma bênção?

Quando um filho não tem barreiras com o pai ele pede, sabendo que, na medida do possível, o pai vai lhe atender. Deus quer que você seja uma bênção, e a forma de conseguir isso é pedindo, orando. Quando a igreja ora junto as portas do inferno não prevalecem. Em Atos 12 encontramos um exemplo da força da oração da igreja. No versículo 5 lemos que a igreja orava por Pedro que estava preso por Herodes.

O resultado? Deus enviou um anjo que libertou a Pedro de forma milagrosa. Deus prometeu que ouviria nossa oração. Nós somos o templo do Senhor, Ele vai ouvir a nossa oração. Ele enviará seu anjo para nos guardar e ajudar.

Use essa arma poderosa que Deus colocou em nossas mãos. Faça da sua vida uma vida de oração e adoração a Deus.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Qual o significado de orar no monte?


SALMO 24: 3a

Quem subirá ao monte do SENHOR?

Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão.

Provérbios 8: 17.

É incrível como é difícil convencer pessoas a orarem de madrugada, mesmo sendo tão claro quando a Bíblia diz no versículo acima:...Os que de madrugada me buscam me acharão.

Temos vários exemplos de pessoas abençoadas por DEUS e quase todas elas tinham o hábito de orar de madrugada. O próprio Jesus tinha este costume, por diversas vezes ele esteve orando de madrugada com e às vezes sem os seus discípulos.

(Tendo – se levantado alta madrugada, foi para um lugar deserto e ali orava.
Mc 1: 35).

Moisés por diversas vezes esteve orando no monte, tanto é que os 10 mandamentos foram dados a Moisés no Monte, onde esteve por 40 dias e 40 noites. Moisés também esteve durante 6 dias no monte em consagração, descrito em 1Cr. 24:13.

Quando Moisés desceu do monte Sinai após ter estado lá durante 40 dias e noites, trazia em suas mãos as tábuas (pedras) com os dez mandamentos, a pele de seu rosto resplandecia por haver DEUS falado com ele. Ex. 34; 28, 29.

Moisés foi o único homem descrito na Bíblia que “viu a face de DEUS” e permaneceu vivo (entre os homens). Após Moisés ter falado com o povo, cobriu seu rosto com um véu devido à reação do povo em presenciar tanta glória.

O sentido real e mais correto de se orar no monte não é de que DEUS habita no monte, pois ELE habita em nós através de seu Santo Espírito como podemos ler em 2Tm. 2: 14.

...Guarda o bom deposito mediante o Espírito Santo que habita em nós. Más o sentido correto é fazer como Jesus fazia, se retirava para um lugar deserto para orar, afim de que seu momento de oração fosse mais íntimo com o Pai. É o dever de todo crente crescer na graça e no conhecimento. 2 Pe 3: 18.

Visto a situação da humanidade hoje, é feito por bem, procurar um lugar afastado da cidade para orar, para isto temos lugares consagrados em chácaras, sítios e outros lugares.

No tempo dos nossos irmãos (Personagens Bíblicos), não se via problemas em orar perto de suas casas, em seus pomares, plantações e até mesmo em cima de suas casas, pois quase todas as pessoas faziam quartos nos telhados para orarem; havia até ruas em cima de suas casas que faziam com que se locomovessem de um lugar para outro sem precisar descer ao chão. Hoje, temos além de muitas leis que perseguem o povo de DEUS, temos uma principal lei que esta batendo de frente com os seguidores de Cristo que é a lei do silêncio, que proíbe qualquer tipo de som em altura para eles elevada, isto significa. Qualquer som que ultrapasse o volume da voz humana normal (sem microfone). E esta lei torna-se mais rígida se for após as 22 horas, e sabemos que como o versículo chave diz: “de madrugada”, refere-se á depois de 0:00 horas. Aí vai falar alguém assim:

Ah! Eu óro em casa. Ou: DEUS está em casa também, e até dizem assim: DEUS não quer sacrifício e sim um coração puro! A Bíblia não diz que DEUS é açougueiro, eu pelo menos nunca achei este versículo. Eu sei que DEUS quer um coração puro dentro de um corpo santificado, sem preguiça, obediente e que não olhe para esforços e sim para os seus resultados.

SALMO 24: 3-5

3 Quem subirá ao monte do SENHOR? Quem há de permanecer no seu santo lugar?
4 O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente.
5 Este obterá do SENHOR a bênção e a justiça do Deus da sua salvação.

Gostaria de poder ouvir que DEUS operou milagres nas nossas casas, más infelizmente esta não é a realidade em nossos dias, devido às mordomias da nossa geração, cada vez mais a adoração verdadeira no culto e até a oração no lar está entrando em extinção.

Todo crente tem obrigações, o Senhor nos deixou muitos mandamentos (cerca de 600 entre mandamentos e ordenanças) e ao mesmo tempo deixou milhares de bênçãos (cerca de 22.000) descritas na Bíblia. Tomemos posse primeiramente dos mandamentos para que com eles nos sobrevenham as bênçãos de DEUS descritas na sua viva e eficaz Palavra.

Orar no monte é o mesmo que Jesus, Moisés e muitos outros faziam, Jesus mandou sermos seus imitadores. Se somos taxados de loucos e outros tantos nomes mais por imitá-lo nisto, será que estamos sendo seus imitadores nas demais coisas? Será que os que nos taxam estão sendo seus imitadores nestas e nas demais coisas? Será que Jesus também foi taxado na sua época? Ficam estas perguntas no ar para pensarmos.

Buscar e receber poder, pois quem busca acha.

Resultados: vasos cheios, dons distribuídos aos homens, curas, maravilhas, respostas entre outras coisas.

DEUS pode e quer operar em qualquer lugar, tanto em sua casa, no trabalho na igreja e demais lugares, para isto para você deve reservar um tempo para ELE em oração, em jejum, na leitura da Bíblia e em outras formas bíblicas das quais você se sentir bem.

Nosso objetivo com esta não é “atacar” você meu irmão e irmã em Cristo, e sim atacar àquele que coloca dúvidas em nossos corações (o diabo), este sim este totalmente derrotado e já foi julgado e condenado.

Examine todas as coisas mediante a Palavra-de-DEUS, pois nela há verdadeira sabedoria. Após examinar, retenha o bem.

Glórias a DEUS. Amém.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Boletim 57 - 24 de fevereiro 2008

Radicais ou Racionais?

Quando se trata de servir ao Reino, não há conjecturas ou concessões. A ordem a ser seguida é uma só: obedeça. Em I Samuel 15: 1- 9, lemos: “ Disse Samuel a Saul: Enviou-me o Senhor a ungir-te rei sobre o seu povo, sobre Israel; ouve, pois, agora as palavras do Senhor. Assim diz o Senhor dos exércitos: Castigarei a Amaleque por aquilo que fez a Israel quando se lhe opôs no caminho, ao subir ele do Egito. Vai, pois, agora e fere a Amaleque, e o destrói totalmente com tudo o que tiver; não o poupes, porém matarás homens e mulheres, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos. Então Saul convocou o povo, e os contou em Telaim, duzentos mil homens de infantaria, e mais dez mil dos de Judá. Chegando, pois, Saul à cidade de Amaleque, pôs uma emboscada no vale. disse Saul aos queneus: Ide, retirai-vos, saí do meio dos amalequitas, para que eu não vos destrua juntamente com eles; porque vós usastes de misericórdia com todos os filhos de Israel, quando subiram do Egito. Retiraram-se, pois, os queneus do meio dos amalequitas. Depois Saul feriu os amalequitas desde Havilá até chegar”. a”. Sur, que está defronte do Egito. E tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas, porém a todo o povo destruiu ao fio da espada. Mas Saul e o povo pouparam a Agague, como também ao melhor das ovelhas, dos bois, e dos animais engordados, e aos cordeiros, e a tudo o que era bom, e não os quiseram destruir totalmente; porém a tudo o que era vil e desprezível destruiu totalmente".

Os amalequitas eram uma tribo nômade feroz. Eles matavam por prazer e viviam do roubo. Era um povo corrupto ao extremo. Em Êxodo 17: 8-16, lemos que os amalequitas se opuseram a Israel quando saia do Egito rumo à Terra Prometida. Por isso, o Senhor promete destruí-los, "riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus" ( v 14). No texto de I Samuel 15, Deus manda que Saul elimine toda a tribo dos amalequitas e tudo o que eles possuíam . Que coisa radical, não?! Saul deveria matar homens, mulheres, crianças, e até os animais! Não havia espaço para conjecturas, concessões, tipo: "E se?..." Podemos dizer que o Senhor tornou-se inimigo mortal de Amaleque.

Assim como os amalequitas se opuseram no caminho de Israel à Terra Prometida, o mundo e seu sistema pecaminoso e egoísta se opõem a nós na nossa caminhada para o céu. O Reino de Deus é o extremo oposto do mundanismo. O sistema do mundo diz que as pessoas devem olhar para si mesmas e cuidar dos seus próprios interesses. Entretanto, Jesus diz na Sua Palavra que devemos amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como amamos a nós mesmos, e colocar o Reino de Deus como prioridade em nossas vidas. De acordo com o mundo, o sistema, devemos cuidar da nossa satisfação pessoal. No Reino de Deus, devemos ter os outros como superiores a nós mesmos.

O mundo hiper valoriza e cultua a boa aparência física, enquanto Deus olha o coração. No mundo, os ricos e poderosos é quem são bem aceitos pela sociedade. No Reino de Deus, os pobres são bem-aventurados! No Reino de Deus, tudo se opõe ao sistema mundano. O mundo não entende o evangelho do Reino, pois para ele é loucura. Mas, como diria o apóstolo Paulo, para nós, os que cremos, é salvação! Aleluia!

Não há o que negociar. Deus não convive com o pecado. Não há comunhão entre luz e trevas. Não existe concordância entre Deus e o sistema do mundo. A quem vamos seguir? O mundo e seu pernicioso sistema? Ou ao Reino e tudo o que lhe diz respeito? A escolha é nossa. E quando se trata de servir a Jesus e ao Seu Reino, não há meio termo. É ser mesmo radical. Como deveria ter sido Sansão no cumprimento da ordem de Deus para com os amalequitas.

Deus te abençoe!


Os Direitos de Deus sobre a "nossa" família

Ministério da Família

A família é a mais antiga instituição da raça humana. Foi estabelecida antes das nações, da Igreja, da Escola ou de qualquer Instituição humana. A família é a única instituição bíblica antes da entrada do pecado no mundo (Gen 1:26-31; 2:18-25).

Mas a família como instituição divina tem sido atacada pelo inimigo de Deus de maneira a corromper os bons costumes e a destruir a imagem do Criador. Ora Deus tem todos os direitos sobre esta instituição por si criada.

Segundo o conceito bíblico a família é constituída pelo marido (homem), esposa (mulher) e filhos. Todas as combinações diferentes desta adulteram o propósito de Deus e é pecado, porque são abominações ao Senhor (Lev.18.22 etc)

Por isso: A família deve ser protegida e preservada.

Reconhecer que Deus tem todos os direitos sobre a família está na consciencialização de que a família pertence a Deus e que deve ser preservada contra toda a possibilidade de desagregação. Deus não só instituiu, mas ordenou a continuação da família através de um relacionamento sadio e de temor a Deus. (Mar 10:1-12; Mat 19:1-12).

A igreja é responsável pelo ensino bíblico de orientação da família cristã em todas as suas esferas.

Deus não instituiu o casamento por acaso. Ele tinha um propósito previamente estabelecido.

O matrimônio é obrigatório no conceito de Deus para a multiplicação da raça humana, para a criação de filhos e para a sua sustentação.(Gen.1.27-28).


A família deve ser uma estrutura moral e espiritual.

Os direitos de Deus sobre a família manifestam-se no reconhecimento e obediência aos princípios básicos da constituição da mesma. O primeiro princípio é o da união entre o homem e a mulher; não só uma união física, mas também de um entendimento perfeito, de uma comunhão genuína e espiritual entre eles mesmos e Deus. O segundo princípio é o da realização pessoal e mútua. O terceiro princípio é o da perpetuação da espécie sobre a Terra. Não por outro meio, nem de outro modo, mas é pelo casamento e, naturalmente, a família.


A família deve ter bem presente os princípios divinos.

Viver em família implica conhecimento e responsabilidade dos princípios divinos estabelecidos.

Vamos examinar alguns itens:


1 Os deveres conjugais.

Para que haja um relacionamento sadio e de plena compreensão é necessário que ambos os cônjuges se auto-administrem em perfeita comunhão considerando que o Senhor é o líder do casamento e o Senhor das suas vidas.

Vida conjugal deve apoiar-se no amor que é fundamental para um sentimento de confiança ao longo da vida. (Ef 5:22-25,28-33). O amor não deve ser egoísta querendo unicamente a satisfação de uma das partes. Ninguém magoa a sua própria carne (Ef 5:29), já que ambos (marido e mulher), pelo casamento, são “uma só carne” (Ef 5:31). No relacionamento conjugal deve existir intimidade com respeito mútuo, para que a união conjugal não se desmorone facilmente.

2 A fidelidade conjugal.

A infidelidade no lar e na vida conjugal tem sido a ruína de muitos casamentos e vidas. O casal deve administrar as suas necessidades físicas de modo a haver reciprocidade e satisfação mútua. A Bíblia fala de exclusividade e pureza no casamento.(I Tess 4.3-4)

3 A chefia no lar.

Deus deu o privilégio ao homem de ser o responsável pela família e por todas as suas decisões. A ele pertence o lugar de líder, de cabeça da mulher e do lar (Ef 5:23).

Notemos o que a Bíblia ensina aos maridos cristãos: “Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher” (1 Pd 3:7). Ora vemos aqui o papel altamente responsável do marido: Amar sua esposa. Quem ama não fere.

A responsabilidade da esposa é de obediência e submissão ao marido (Ef 5:22,24,33). Esse princípio é refutado veementemente pela sociedade moderna, porque não o entende, porque é divino, não humano. A obediência envolve submissão que deve ser entendida como respeito e reverência à posição do homem no contexto de família. Não significa uma submissão cega, incoerente com os princípios de vida conjugal estabelecidos por Deus. Essa submissão é, antes de tudo, “como ao Senhor.” A mulher que entende a sua posição na família é feliz, não é escrava, criada ou objeto do seu marido, antes é companheira auxiliadora, amiga e amada. O marido que entende a sua posição no casamento não é rude, autoritário, intolerante, prepotente, mas sim um companheiro, amigo, sustentador, protetor e revela constantemente o seu amor á sua amada.

4 Os deveres familiares

Os pais têm a importante missão de delinear os rumos da vida dos seus filhos, de tal forma que, desde a infância até se tornarem adultos, sejam felizes.

A Bíblia é o manual por excelência de educação moral, cívica e espiritual para todas as idades.

A disciplina é a chave do sucesso da instrução familiar. (Pr 22:6).

Podemos perceber que quando Deus exerce os seus direitos sobre a família, o lar vive em paz e com a alegria de poder honrar o Senhor dos Altos Céus.

A família tem prazer em estar junta e comunicar entre si. Tem deleite em desfrutar as experiências individuais de cada um, e tem a alegria de viver uma vida espiritual em harmonia com os preceitos de Deus, seja no lar seja com a igreja local.

Que cada um de nós possa entender que ter Deus em primeiro lugar nas decisões de todas as coisas é um principio que Lhe agrada e proporciona-nos uma consciência que os direitos de Deus sobre nós não são pervertidos.

AVISOS

Dia 7 março – Culto Especial para Mulheres

Dia 9 março – após culto, reunião com Ação Docente para pais com filhos até 14 anos.

Abril – 3º Encontro de Casais

Aniversariantes

Como é bom receber uma visita, um cumprimento, um telefonema, não é? Assim, se houve alteração, informe a secretaria par alteração.

25 de fevereiro - segunda-feira

Nair Ramirez Maculo

Thiago César Dias

27 de fevereiro - quarta-feira

Alan Henrique Depiere Catâneo

Diego Ramires Gomes Baptista

Irene Araújo Meserlian

28 de fevereiro – quinta-feira

Anderson Casadei

Fabio Queiroz de Andrade

Geraldo Augusto Pereira

01 de março – sábado

Roseli Francsico dos Santos

Wanderleya Bassani Bosso 3252-7516

02 de março – Domingo

Edna Maria Comar Cresczysczyn

MOTIVOS DE ORAÇÃO PARA A SEMANA

Orar PARA:

- Pela saúde da irmã Candinha (intercessora), que está gravemente enferma.

- Pelo Departamento infantil, para que continue ensinando com excelência nossas crianças a conhecer a Deus e andar em seus caminhos.

- Por todos os casais de nossa cidade, para que possam conhecer a Deus e viver a plenitude das promessas de Deus para suas vidas.

- Pela liderança do curso de casais do MMI, para que possam ser usados por Deus nas ministrações de seus liderados.

- Pelos inscritos no curso de noivos, para que realmente sejam tratados por Deus e tenham um casamento feliz.

- Por nossos jovens para que continuem apaixonados por Jesus, e que essa paixão contagie nossa cidade.

Ensino Biblico Naum

O livro de Naum focaliza-se num único interesse: a queda da cidade de Nínive. Três seções principais, correspondentes aos três capítulos, abrangem a profecia.

A primeira descreve o grande poder de Deus e como aquele poder opera na forma de proteção pra o justo, mas de julgamento para o ímpio. Embora Deus nunca seja rápido em julgar, sua paciência não pode ser admitida sempre. Toda a Terra está sob o seu controle; e, quando ele aparece em poder, até mesmo a natureza treme diante dele (1.1-8). Na sua condição de miséria e aflição (1.12), Judá podia facilmente duvidar da bondade de Deus e até mesmo questionar os inimigos de seu povo (1.13-15) e remover a ameaça de uma nova angústia (1.9). A predição do juízo sobre Nínive forma uma mensagem de consolação para Judá (1.15)

A segunda seção principal descreve a ida da destruição para Nínive (2.1-3). Tentativas de defender a cidade contra seus atacantes serão em vão, porque o Senhor já decretou a queda de Nínive e a ascensão de Judá (2.1-7). As portas do rio se abrirão, inundando a cidade e varrendo todos os poderosos, e o palácio se derreterá (2.6). O povo de Nínive será levado cativo (2.7); outros fugirão com terror (2.8). Os tesouros preciosos serão saqueados (2.9); toda a força e autoconfiança se consumirão (2.10). O covil do leão poderoso será desolado, porque “Eis que eu estou contra ti, diz o Senhor dos exércitos” (2.11-13).

O terceiro capítulo forma a seção final do livro. O julgamento de Deus parece excessivamente cruel, mas ele é justificado em sua condenação. Nínive era uma “cidade ensangüentada” (3.1), uma cidade culpada por espalhar o sangue inocente de outras pessoas. Ele era uma cidade conhecida pela mentira, falsidade rapina e devassidão (3.1,4). Tal vício era uma ofensa a Deus; portanto, seu veredicto de julgamento era inevitável (3.2-3, 5-7). Semelhante a Nô-Amom, uma cidade egípcia que sofreu queda, apesar de numerosos aliados e fortes defesas. Nínive não pode escapar do julgamento divino (3.14-15). Tropas se espalharão, os líderes sucumbirão e o povo se derramará pelos montes (3.16-18). O julgamento de Deus sobreveio, e os povos que a Assíria fez outrora vítimas tão impiedosamente batem palmas e celebram em resposta às boas-novas (3.19).

Ministério Erik Farley

Em janeiro estive no Paraguai em Asuncion em um encontro de evangelismo da América latina onde esteve presente, a grande maioria dos bispos das igrejas metodistas, eu fui convidado pelo Bispo João Carlos Lopes para representar o Brasil, foram dias de grande bênção de Deus, divulguei meu cd, fiz muitos contatos, recebi muitos convites e pude ver Deus cumprindo as promessas que Ele me fez há anos atrás, Deus é fiel glória Deus! Foi tremendo no momento em que nos reuníamos pude contar o que Deus tem feito na nossa comunidade foi tremendo.

Gostaria de agradecer primeiramente a Deus por estar abrindo portas que sem Ele pode realmente abrir, a minha esposa que tem sido instrumento de Deus na minha vida, ao meu Pastor Heder por entender o meu chamado e me abençoar aos meus intercessores pessoais e amigos muito obrigado!