quinta-feira, 2 de abril de 2009

Graça não percebida

[Paulo escreveu:] Então [Deus] me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. 2 Coríntios 12.9

Durante minha infância, freqüentava os trabalhos da igreja apenas ocasionalmente. Mas, quando adolescente, aceitei a Cristo como meu salvador pessoal e então passei a freqüentar os cultos e os encontros de comunhão. Mesmo assim, não estava plenamente consciente da graça de Deus em minha vida. Afinal, ela havia seguido um curso tranqüilo, com poucas oscilações ao longo do caminho. Recebi uma boa educação, casei-me e tive filhos. Pensei que viveríamos felizes pelo restante de nossas vidas. Então, um pediatra disse a minha esposa e a mim que nossa terceira filha precisaria de cuidados médicos imediatos. Ela tinha apenas um mês de idade. Senti como se um raio tivesse atingido meu coração. Pela primeira vez depois de adulto, chorei, numa sociedade em que os homens devem guardar suas emoções dentro de si. Deus continua a demonstrar-nos a Sua graça por intermédio de nossa filha. Agora compreendo que Ele tem-me dado a graça ao longo de minha vida, mesmo quando não estava consciente disso. Embora nossa filha continue a ter problemas de saúde, ela traz uma alegria e um amor imensurável à nossa família. Por causa dela, nos unimos e nos aproximamos mais de Deus.

Nos piores momentos, Deus é nossa melhor fonte de força.

Oremos pelas crianças com problemas de saúde crônicos.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Celebre!

Este é o dia que o Senhor fez: regozijemo-nos e alegremo-nos nele. Salmo 118.24

Doze vezes por ano, festejo o primeiro dia de um novo mês. É um dia no qual regozijo-me com as bênçãos de Deus e na vida que Ele me deu. Faço isso incluindo atividades e ações planejadas para tornar o dia especial de alguma maneira. Às vezes são coisas simples, como colocar fotos novas nas molduras, tomar o café da manhã fora ou mudar minha programação de modo a incluir algum tempo de diversão em vez de trabalho apenas. Um dia, durante uma conversa sobre as "prioridades" em nossa vida, partilhei com meus pastores minha prática de comemoração do primeiro dia de cada mês. Quando me perguntaram que tipo de atividade faz para marcar o dia, hesitei em lhes contar, com receio de que minhas pequenas atividades parecessem sem importância à luz da discussão espiritual que tínhamos naquela momento. No entanto, a Bíblia nos diz repetidamente para rejubilarmos em nossa salvação e louvarmos a Deus pela dádiva da vida. Não apenas uma vez por mês, mas todos os dias, Deus alegra-se em ver-nos usufruindo o mundo e as bênçãos em nossas vidas. Mesmo atividades aparentemente insignificantes, podem tornar-se significativas se as fizermos com gratidão a Deus em nosso coração.

Como posso tornar a celebração das bênçãos de Deus uma prática?

Oremos pelas pessoas que comemoram aniversários hoje.

terça-feira, 31 de março de 2009

Escutando o cicio

Depois do terremoto um fogo, mas o Senhor não estava no fogo; e depois do fogo um cicio tranquilo e suave. 1 Reis 19.12

Como muitas pessoas, tenho experimentado a exaustão, o desânimo e a depressão. Nesses momentos, Deus tem me encorajado a continuar viajando pelo deserto espiritual que esses sentimentos podem criar. Ele tem me fortalecido graciosamente, dando-me alimentos e bebidas espirituais e colocando em meu caminho amigos sustentadores e passagens bíblicas fortalecedoras. É nos momentos de vulnerabilidade que, na verdade, sinto-me mais aberta e receptiva a Ele. Como Elias, normalmente esperamos ver Deus nos ventos, terremotos e grandes acontecimentos que atingem nossas vidas. Nossos altos e baixos podem falar claramente da obra de Deus dentro de nós e ao nosso redor. Porém, mais frequentemente, Deus nos fala por meio de um sussurro suave. Manter um diário espiritual ao longo dos anos ajudou-me a discernir isso. Ao ler textos de cinco anos atrás, descobri que estava me debatendo com minha vida de oração. Tentava diferentes meios de orar, mas sempre sentia que estava só no diálogo. Como Elias, podemos ser zelosos para com o Senhor e mesmo assim não ouvir nem entender Sua voz. Em vez de O assolarmos com um rio de palavras, podemos nos sentar aos pés dEle, ouvindo atentamente esse "cicio tranquilo e suave".

Como poderei escutar melhor o suave sussurro de Deus?

Oremos pelas pessoas que estão esperando ouvir a voz de Deus.