quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Correção amorosa


Segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo vosso procedimento, porque escrito está: "Sede santos, porque eu sou santo". - 1 Pedro 1.15-16
Uma vez, quando voltava da escola para casa, furtei a tampa de uma lata de lixo. Durante o caminho até em casa, utilizei-a para desviar o fogo das bocas de dragões invisíveis e lutar contra vilões imaginários, como fazia meu herói favorito dos gibis. Quando cheguei à minha casa, meu pai teve uma compreensão diferente em relação ao furto. Evidentemente para mim, meu pai não tinha imaginação! Foi uma longa caminhada de volta, com ele a meu lado, para devolver a tampa ao seu devido lugar. Na ocasião, eu não gostei nada da disciplina aplicada por meu pai, mas hoje concordo com ele. Compreendo que ele cuidou de mim, que não quis que me tornasse um ladrão. Meu pai podia ter deixado para lá ou não se ter incomodado em percorrer o longo caminho junto comigo. Afinal, era apenas a tampa de uma lata de lixo. Mas ele o fez, porque queria que eu me tornasse uma pessoa honesta. Quanto mais nosso Pai Celeste deseja para nós! Deus, que criou o universo, quer nos ensinar a agir corretamente e transformar-nos para que sejamos santos. Infelizmente, esse processo pode ser doloroso. Mas a boa notícia é que, conforme aceitamos a amorosa reprimenda de Deus, podemos colher os "frutos da justiça" (cf. Hebreus 12.11).
Como estou crescendo em santidade?

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Visualizando Cristo


E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito. - 2 Coríntios 3.18
Durante a minha meditação, usei uma vela como foco. Depois de algum tempo, levantei-me e comecei meu trabalho diário, mas a imagem da chama continuava brilhando em minha mente. Podia vê-la sobreposta aos objetos para os quais olhava. Compreendi que quando despendemos tempo em oração e na presença de Cristo, deveríamos ser capazes de "vê-Lo" em tudo, tal como eu podia "ver" a chama. Mas leva tempo para que isso aconteça. Se simplesmente dermos uma rápida olhada para o Senhor de vez em quando, a impressão de Cristo em nossas vidas e nas vidas ao nosso redor não ficará registrada. Mas se passarmos tempo com Ele, como com um amigo, lendo Suas palavras, ouvindo o que Ele pode ter para nos dizer e falando com Ele, então começaremos a enxergar Cristo em tudo.
Quando vemos Cristo em nossa rotina diária, abrimo-nos para ouvir o Seu chamado.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Velha casa



Aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus. - Filipenses 1.6
Minha irmã e eu fomos convidadas a ver os resultados das reformas em nosso lar de infância, que antes estava em mau estado. O novo proprietário tinha planos de restaurar o resplendor que a casa tinha na década de 1930. Os resultados eram verdadeiramente comoventes. Antigas paredes tinham batentes de portas novas; um antigo quarto de despejo era agora uma passagem para o jardim; cortinas escuras foram substituídas por novas e deixam a luz do sol entrar. A canalização complicada e os problemas elétricos foram resolvidos. Era difícil acreditar que apenas alguns meses antes, era uma casa velha e triste, em estado precário. Às vezes, gostaria que Deus fizesse uma pequena remodelagem em minha vida, mas uma restauração completa parece invasiva, dolorosa e confusa demais. Talvez eu pudesse ajustar algumas atitudes ou fazer uma limpeza de armário em minha vida. Mas, ainda assim, gostaria que Deus completasse a obra rapidamente! Em vez disso, Deus parece dizer: "Não, tenho em mente algo bem mais especial para você. Só faço reformas completas. Se confiar em mim, continuarei fazendo um bom trabalho em você até que Eu volte um dia". Podemos ficar gratos por um Salvador que não Se contenta em nos dar somente um novo exterior, mas que nos transforma de dentro para fora.
Que reforma espiritual é necessária em minha vida?

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Caminhar com Deus


Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. - João 14.6
Entre todos os esportes, o meu preferido é a caminhada. Caminhar, para mim, representa muito mais do que outro exercício físico qualquer. Caminho com Deus, colocando em dia meus assuntos com o Pai celeste, sempre cantando louvores ao Senhor, como a estrofe do hino Evangélico, que diz: "Peregrinando por sobre os montes, e pelos vales, sempre na luz. Cristo promete nunca deixar-me: 'Eis-me convosco', disse Jesus." Enquanto caminho, vendo os pássaros a cantar. Pessoas passam por mim indo para o trabalho e estudantes, para as escolas. Continuo minha caminhada, lembrando-me dos discípulos no caminho de Emaús e Jesus, com eles. Que maravilha! Eu continuo minha caminhada, sentindo Jesus lado a lado comigo, dizendo: 'Este é o caminho, andai nele'.
Andar com Jesus hoje é falar e ouvir Sua voz.