quinta-feira, 11 de junho de 2009

Rosa regada



O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas jamais faltam. Isaías 58.11

Alguma vez você já parou, olhou para a parte superior de uma rosa e se maravilhou com sua beleza? Dias antes, essa linda rosa era um botão pequeno e apertado. Quem poderia imaginar que em poucos dias se transformaria em uma beleza tão grande a ponto de parecer impossível que tenha estado contida naquele botão? E mais, a rosa pode dominar completamente o ambiente, com o prazer de sua delicada fragrância. O tornar-se cristão, para mim, é como a rosa. Sem Cristo somos limitados e pequenos, mas, uma vez que fomos "entranhados com Cristo" (Filipenses 2.1), nosso amoroso Senhor, nós desabrochamos e nos expandimos como a rosa. Em Cristo podemos nos tornar plenos e ricos em compaixão, espalhando a fragrância do amor.
O Senhor criou todas as características e todas as criaturas da terra e as proclamou boas.
Oremos pelas jardineiras e jardineiros.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

A oração de um paciente



Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Provérbios 3.6
Um paciente veio ao meu consultório solicitando uma cirurgia de bacia. Seu cardiologista anterior acreditava que seu coração era fraco demais para sobreviver a uma cirurgia tão séria. No entanto, um novo cardiologista havia afirmado que, embora esse homem corresse riscos na cirurgia, sua condição parecia estável. Portanto, deu sua permissão para prosseguirmos. Nosso paciente logo passou por todos os exames preliminares. Mesmo assim, no dia da cirurgia, eu podia sentir a tensão no centro cirúrgico entre mim, as enfermeiras e o anestesista. Nosso paciente provavelmente sentiu essa tensão. "Doutor", pediu ele, "sei que esse é um momento muito atarefado, mas gostaria de lhe pedir um momento para orar." Em meus 20 anos de prática médica, nenhum paciente jamais havia feito tal pedido. Toda a conversa parou. Com seu coração "bipando" no monitor, nosso paciente orou, pedindo a Deus que cuidasse dele e de todos nós que estávamos na sala, tentando ajudá-lo. Agradeceu pela oportunidade de melhorar, reconhecendo as limitações humanas da equipe ao tentar corrigir seu corpo frágil. Uma sensação de calma encheu a sala. A cirurgia foi um sucesso. Com toda a minha experiência profissional, nunca havia sentido tão fortemente a presença de Deus quanto naquele dia, por intermédio do meu paciente.
Quando Deus nos oferece uma chance de ajudar alguém, com frequência nós recebemos mais do que damos.
Oremos pelas equipes cirúrgicas.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Companheiro de corrida



Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam. Isaías 40.31
Durante o tempo em que viveu em Colorado Springs, meu irmão, Art, participou da corrida anual de Pike´s Peak, que tem um percurso de "apenas" 21 quilômetros. Um ano, sua filha de 13 anos, Ruth, decidiu participar também. Mas, cerca de 400 metros depois, Ruth chamou: "Papai, vou desistir. Não consigo". "Se eu correr com você, você acha que consegue?", perguntou Art. "Bem, posso tentar", respondeu Ruth. Então, enquanto os outros corredores disparavam montanha acima, Art e Ruth arrastavam-se pelo caminho. Passaram os quilômetros 8, 15, 18, 20 e continuaram. Quando finalmente cruzaram a linha de chegada, Ruth caiu no chão, exausta, mas extasiada, e disse: "Papai, acho que nunca me senti tão próxima de você". Art morreu depois de dois anos de luta contra os ferimentos sofridos durante uma grande queda, mas sei que ele não correu essa última corrida sozinho. Deus correu com ele enquanto ele se esforçava "montanha acima" e sei que Art estava verdadeiramente próximo de nosso Pai celestial na linha de chegada. Às vezes, quando estamos lutando na vida e achamos que não conseguimos prosseguir, descobrimos que Deus é nosso "companheiro de corrida". Deus pode nos dar a força para fazer o que considerávamos impossível.
Quando pedimos força a Deus, o que nos parece impossível torna-se possível.

Oremos pelas pessoas que estão se recuperando de ferimentos.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

O braço do Senhor



...lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 1 Pedro 5.7

Para onde quer que eu olhasse, via problemas em minha família. Minha mãe, que vivia do outro lado do país, fora internada na emergência de um hospital. Minha irmã, que cuidava dela, estava com a mesma infecção. Meu marido temia perder seu emprego; minha filha mais nova estava com problemas em seu alojamento na faculdade, e minha jornada de trabalho fora reduzida de 28 para 8 horas semanais. Com o tornozelo quebrado, sentia-me oprimida, impotente, como se fosse um peso, e não um auxílio para minha família. Não enxergava soluções. Precisaria estar em dois lugares ao mesmo tempo e mal dava conta dos problemas de um único lugar. Senti, então, que Deus falava em meu coração: "Venha para mim". Olhei pela janela, para a vasta extensão de céu. Relaxei e expirei profundamente. A voz em meu interior falou mais uma vez: "Serei eu pequeno demais?". Com o céu iluminado de um canto ao outro do horizonte, o que poderia eu dizer? "Não, Senhor!", sussurrei. "Então me entregue todas as suas preocupações." O minúsculo brilho prateado de um avião surgiu na vastidão e elevou-se às nuvens. Meus problemas deviam parecer assim para Deus. Então compreendi que, para mim, basta saber que Deus está comigo.
Deus é maior do que todos os problemas que enfrentamos.

Oremos por uma consciência da presença de Deus.