sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A dádiva de ouvir



Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha. - Provérbios 18.13
Há diferença na maneira como as pessoas pensam e reagem ao que ouvem. Se contar a meu marido sobre meu dia frustrante, ele talvez reaja tentando consertar o problema, quando tudo o que quero é que ele me ouça enquanto expresso meus sentimentos. No Livro de Jó, seus amigos o procuraram e fizeram-lhe companhia em sua aflição. O momento de maior solidariedade foi durante os sete dias em que ficaram sentados com ele em silêncio. Quando começaram a falar, não contribuíram. Quando alguém nos procura com um problema, podemos ser rápidos para responder. Ouvir com nossos corações exige que escutemos cuidadosamente, sem interromper e sem planejar o que diremos. Quando alguém da família ou um amigo fala ou age de maneira a sugerir sofrimento ou dificuldade, devemos responder de maneira que lhe dê liberdade para se abrir a nós mais profundamente. As pessoas precisam apenas serem ouvidas e receber apoio enquanto falam sobre o problema que as perturba. O apoio não vem daquilo que dizemos, mas de nossa atitude de escuta amorosa e tranqüila.
Será que sei escutar alguém?

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A força necessária



Observai os corvos, os quais não semeiam, nem ceifam, não têm despensa nem celeiros; todavia, Deus os sustenta. Quanto mais valeis do que as aves! Lucas 12.24
Durante uma conferência sobre a vida selvagem, em New Brunswick, Canadá, fiquei conhecendo o beija-flor-de-pescoço-vermelho (Archilochus colubris). Esse pequeno pássaro voa para a América do Sul no inverno e retorna à América do Norte em todas as primaveras, normalmente para o mesmo lugar e bebedouro. A viagem sobre o Golfo do México é de cerca de 800 quilômetros. É incrível que o beija-flor tenha a energia para fazer essa viagem sobre o Golfo.
Se Deus Se preocupa tanto a ponto de prover ao menor dos pássaros a energia para fazer uma viagem como essa, Ele também proverá a mim se eu Lhe pedir com confiança e fé. Isso me conforta. Em vez de me preocupar tanto, posso enfrentar cada dia sabendo que tenho um Salvador que cuida de mim em todas as circunstâncias da minha vida. Quando enfrentar adversidade, encontrarei força suficiente para superar tudo que cruze o meu caminho. Como Deus estima até a menor das aves, posso ter a certeza de que cuidará de mim e da minha família.
Deus está preocupado com todas as criaturas, não importa quão pequenas elas sejam.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O prazer no novo dia


Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele. - Salmo 118.24
.Minha cachorrinha, Shelby, está sempre ansiosa para começar o dia. Na maioria das manhãs, mal o sol nasceu, estamos fora de casa, explorando a vizinhança. Shelby fica em uma ponta da cor¬reia, avançando, e eu fico na outra, tentando manter o passo.
Sempre que tomamos nossa trilha pelo bosque do parque, Shelby faz novas descobertas que a deixam maravilhada e alegre: uma moita de violetas úmidas de orvalho, uma borboleta que de repente aparece e depois desaparece, voando. Atraves¬samos uma ponte de madeira para pedestres e Shelby faz uma pequena pausa para ouvir o murmúrio do riacho abaixo de nós. Nada é comum ou entediante para ela; cada visão, som e cheiro são frescos e novos.
Shelby pode vivenciar a criação de Deus apenas pelos seus sentidos e reagir a essas sensações. Em contraste, nós, seres hu¬manos, podemos não apenas contemplar as maravilhas de Deus, mas também conhecer as grandiosas promessas contidas em Suas palavras. Quanto mais devemos nós apreciar as belezas que nos cercam e louvar a Deus pelos milagres de cada novo dia!
O que mais me encanta na criação de Deus?

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Deus


Quem há semelhante ao Senhor, nosso Deus, cujo trono está nas alturas, que se inclina para ver o que se passa no céu e sobre a terra? - Salmo 113.5-6
Meu filho tinha cerca de três ou quatro anos. Estávamos a caminho de casa, após o culto do domingo, quando uma pessoa nos disse: Que bobagem! Deus não existe! Deus não existe! Meu filho replicou: Isso não é verdade! Eu acabei de vê-lo. Ele veio de Praga, de trem! Meu filho se referia ao pastor que havia pregado naquela manhã.
Achei engraçado, mas logo me dei conta de que Deus havia falado conosco por intermédio do pastor em nossa igreja. Ele nos fala continuamente. O Deus que está além de toda a nossa imaginação, que, conforme o salmista, está tão acima de nosso céu que Se inclina para vê-lo e que desceu ainda mais, vindo à Terra em Jesus Cristo, este Senhor tem vindo a nós até hoje. Cristo também vem a nós por meio do nosso próximo. Isso pode acontecer hoje. E Cristo chega ao nosso próximo por meio de nós. Como pode Cristo usar você e a mim como forma de falar a alguém?

Deus vem a nós por meio das pessoas.