sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Teste

Não só


Vai, disse-lhe Jesus; teu filho vive. João 4.50
Minha esposa, uma mulher linda e atlética, estava sentada na ponta da maca, apertando minha mão e olhando fixamente para frente. Palavras desconexas saíam de sua boca enquanto ela tentava falar. Pat me olhava freneticamente com olhos cheios de lágrimas. De um alegre passeio com amigos, ela foi levada para o hospital pelos médicos do resgate. O diagnóstico inicial tinha sido derrame, mas agora os raios-X mostravam tumores em seu peito e cabeça; a probabilidade era que fosse câncer. Pat foi internada no hospital para exames e análises. Ao longo dos próximos poucos dias, muitas pessoas começaram a orar diariamente por ela. A amorosa preocupação de amigos e amigas cristãos nos animou e nos deu um pouco de paz. Quando tivemos a confirmação de câncer em várias partes de seu corpo, pessoas de todas as partes se reuniram, oferecendo orações, esperança e auxílio. Um tratamento agressivo teve início imediatamente. Há momentos em que sentimos que caminhamos sobre a corda bamba, movendo-nos lentamente sobre um fio, acima de um precipício e em meio à ventania. Mas então pensamos em nossa "rede de segurança" - nossos amigos e amigas cristãos e o constante fluxo de mensagens sinceras de oração que reforçam nossa confiança, coragem e esperança. A jornada seria quase impossível sem esse apoio. Encontramos alegria e força na certeza de que não estamos sós e de que estamos nas mãos de Deus. Louvado seja Deus!
Nossas orações fazem diferença.
Oremos pelas pessoas em tratamento contra um câncer.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Com o prêmio na mente


Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3.14

Depois de assistir pela televisão à notícia da morte do homem mais gordo do mundo, resolvi entrar em forma. Para fortalecer meu corpo, comecei a fazer caminhadas rápidas todas as noites. Ao começar, eu estava cheia de entusiasmo, mas, depois de três voltas na pista do parque do bairro, eu me cansava. Decidi que precisava de um incentivo para prosseguir. Pensar em uma recompensa que eu receberia ao fim de minha caminhada me motivava a completar as oito voltas e desviava minha atenção do cansaço. Uma noite, o prêmio era um sushi em um restaurante japonês. Sempre que eu queria parar, dizia "sushi", e isso bastava para prosseguir. Outra noite, eu pensava em meu plano de assistir a um filme. A palavra-chave que repetia para mim mesma era "filme". Todas as noites, pensar em uma nova recompensa me estimulava a prosseguir. Às vezes, nós nos cansamos em nossa jornada espiritual. Paulo escreveu: "Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus" (Filipenses 3.14). Quando nos cansamos em nossa jornada espiritual, podemos nos lembrar que a maior motivação que temos como cristãos e cristãs é ver Cristo face a face, na linha de chegada, e partilhar de Sua glória eterna.
O que posso fazer para manter meus olhos naquilo que Deus quer para mim?
Oremos pelas pessoas que estão se esforçando em sua jornada espiritual.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Uma Bíblia desgastada


A palavra de Deus é viva, e eficaz. Hebreus 4.12
Hoje, aconteceu: finalmente tenho uma Bíblia como a de Gail. Gail foi uma das melhores professoras de Escola Dominical que já tive. Ela conseguia entrelaçar os acontecimentos do dia a dia com a Bíblia. Eu queria uma Bíblia como a dela. Naturalmente, Gail tinha a melhor Bíblia de referência possível. Seu conhecimento bíblico emanava dela enquanto ensinava. Ao iniciar a aula, todos os domingos de manhã, ela agarrava sua Bíblia na mão direita. Uma vez, uma página voou para um lado e as outras, para outro. A capa estava desgastada. A Bíblia de Gail estava se despedaçando pelo uso. No entanto, ela lecionava do modo como fazia não por ter determinado tipo de Bíblia de estudos, mas porque estudava a Bíblia que tinha. Hebreus 4.12 nos diz que a palavra de Deus está repleta de força vivificante. Podemos experimentar essa força espiritual quando lemos a Bíblia e deixamos que sua mensagem seja gravada em nossa alma. Então, quando os problemas chegarem e buscarmos respostas, a Bíblia nos conduzirá a entendimentos vivificantes. Quanto mais lemos nossas Bíblias, mais desgaste elas apresentam. Portanto, hoje aconteceu. Depois de 30 anos de uso, a capa de minha Bíblia caiu. Finalmente, tenho uma Bíblia como a de Gail.
Enquanto nossas Bíblias se desgastam pelo uso, nós nos tornamos mais fortes.
Oremos pelas pessoas e instituições que distribuem Bíblias.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Papel principal?


[A criada da mulher de Naamã disse] à sua senhora: Tomara o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra. 2 Reis 5.3

Se essa história fosse transformada em um filme de Hollywood, o papel principal de Naamã seria encenado por um ator famoso e bonito. Por outro lado, o papel da menina cativa e sem nome seria encenado por uma atriz não tão famosa ou glamorosa. Mas, na verdade, a menina é essencial à trama. Deus decide curar Naamã por meio de Eliseu, não porque Naamã merecesse qualquer benefício divino em particular. Sua cura era para demonstrar ao não mencionado e descrente rei de Israel que "há um profeta em Israel", que Deus estava ativo naquele tempo e lugar. Nessa história, as vidas da menina cativa e de Naamã revelam o poder de Deus. Com frequência, nós ouvimos que o mundo não gira em torno de nós. Mas a história de Naamã e da menina cativa sugere que mesmo nossas vidas não giram em torno de nós. Não somos estrelas de nossos filmes biográficos, mas personagens na história maior do reino de Deus. "Que fiz eu para merecer isso?" Essa não é a pergunta certa a se fazer, nem nos momentos de bênção nem nos de tribulação. Antes, podemos perguntar: "Como posso ser útil ao reino de Deus na situação em que me encontro?"
Cada um de nós tem um papel a desempenhar na história divina de redenção do mundo.
Oremos pelas vidas cativas e escravas da atualidade.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Pensamentos que constroem


Estas coisas diz [...] aquele que [...] abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá. Apocalipse 3.7
O assunto da mensagem de e-mail era "Lamentamos informar". Antes mesmo de abrir a mensagem, entendi que minha entrevista de emprego não tinha sido bem-sucedida. Fiquei arrasada, principalmente porque era a primeira entrevista para a qual eu era chamada em muito tempo, e tinha me esforçado ao máximo em minha preparação. Senti-me profissionalmente irrelevante e achei que ninguém estaria interessado em me oferecer um emprego. Uma semana mais tarde, enquanto eu lia minha Bíblia, um versículo de Judas saltou diante de meus olhos: "Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo, guardai-vos no amor de Deus" (v. 20-21). O contexto do versículo não se relacionava com minha situação do momento, mas essas palavras me ajudaram a perceber que eu estava me destruindo com pensamentos e sentimentos negativos. A oração no Espírito Santo desviou meus olhos das portas fechadas e mudou meu foco para o Senhor. Meu espírito se renovou e eu soube que tudo que precisava fazer era confiar que Deus me daria a oportunidade perfeita, no momento perfeito.
O foco no Senhor nos fortalece; o foco somente em nossas circunstâncias nos derruba.
Oremos pelas pessoas à procura de emprego.