sábado, 5 de janeiro de 2008

Boletim n°50 – 06 JANEIRO 2008

Boletim n°50 – 06 JANEIRO 2008

EDITORIAL Pastor Heder

Recomeço

O numero oito na Bíblia representa “um novo começo”, havia oito pessoas na arca de Noé, as quais estavam ali especificamente com o propósito de povoar novamente a terra e trazer um novo começo para ela; (1 Pedro 3:20).

No final dos sete (7) dias, (1.000 anos são para o senhor como um dia. (Sete dias equivalem há 7.000 anos), no oitavo (8º) dia, surgirão novos céus e uma nova terra; (1 Pedro 3:8-13). O valor numérico do nome de Jesus é oitocentos e oitenta e oito (888), o que simboliza que Jesus representa um novo começo para nos. “Após oito (8) dias... “Tomé, neste trecho, definitivamente experimentou um novo começo. (João 20:26-28). A circuncisão, a qual era realizada no 8º dia, era o sinal da aliança com Deus. A circuncisão acontecia no inicio da caminhada com Deus.

No espírito, nós temos um novo começo com Deus, uma vez que a nossa velha natureza carnal é cortada e os nossos corações circuncidados. (Gênesis 17:9-12, Rm 6:6-14, 2:29 , Fp 3:3 e Col 3:11). Jesus ressuscitou no primeiro dia da semana o qual também poderia ser visto como o oitavo. (Mateus 28 -16). Os milagres realizados por Elias foram oito ao todo. Isto deu a conhecer um novo principio ocasionado por uma benção sobrenatural; (1Reis 17:1 a II Reis 2:87).

O ultimo dia da festa dos tabernáculos era o oitavo. Este era para ser o tempo especial de adoração e entrega para o senhor. Jesus escolheu este dia (o oitavo) para pronunciar a respeito da vinda o Espírito Santo que traria água do céu. Ocorre um novo começo quando esta ultima chuvas começam a desce sobre a sua alma! (João, 7-37-39).

Se prepare, pois este novo tempo esta rompendo em sua vida.

Só amor romântico não é suficiente!

Pr. Josué Gonçalves

Nem só de flores e versos vive um casamento! Em uma enquête com a seguinte pergunta: "O que você acha que mais está faltando em seu casamento?"

Das 773 pessoas que participaram 23% responderam que está faltando "romantismo". É claro que todos nós queremos um relacionamento com poesia, flores, presentes, declarações de amor, surpresas agradáveis etc. Porém, em uma construção, o amor romântico é apenas o ornamento, a decoração, a pintura, os vasos, as plantas, as flores, os quadros na parede, os tapetes etc. Tudo isso é necessário em uma casa, pelo contrário a casa fica sem graça, sem vida, sem alegria, sem beleza. Porém, se o amor romântico é a ornamentação que torna a construção mais bonita e alegre, o amor sacrificial é o alicerce, a fundação. Onde você está agora, não é possível enxergar o alicerce desta construção, mas é o que sustenta e dá segurança.

A segurança de um relacionamento conjugal depende da profundidade do amor sacrificial do casal. Foi por isso que o apóstolo Paulo escreveu: "Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou (na cruz) por ela,..." (Ef 5:25) O que determina o sucesso ou o fracasso de um casamento quando o casal experimenta a força dos temporais da vida, é o amor sacrificial. “Há uma estatística que diz que, quando uma doença grave atinge a esposa, colocando-a em uma cama até a morte, o homem tende a ‘pular do barco’ no meio do caminho, deixando-a morrer sozinha”. Esta mesma pesquisa mostra que as mulheres na maioria das vezes vai com o marido doente até o fim. Por que? Falta profundidade do amor-sacrifício. Apesar desta estatística, eu já vi homens sofrerem ao lado da esposa até o ultimo momento, amando-a sacrificialmente.

Em meu casamento eu já vivi um tempo onde o nosso amor sacrificial foi testado. No mês de janeiro do ano de 2006, quando voltamos de férias, eu e minha esposa fomos ao médico para saber sobre o resultado de um exame que ela havia feito antes de viajar. Para o nosso desespero, o resultado que o médico nos passou era que ela estava com um tumor maligno de três centímetros no seio direito. Lembro-me como se fosse hoje, quando o médico começou a desenhar em um papel, mostrando-nos a gravidade e a dimensão do problema, foi difícil acreditar que tudo aquilo estava acontecendo conosco. Ele disse, será um ano onde tudo terá que ser alterado, por causa da cirurgia, da quimioterapia e da radioterapia etc. Após ouvirmos tudo aquilo, saímos da sala em silêncio. Ao chegar ao carro, choramos intensamente sem saber o que dizer um para o outro. Quando me refiz emocionalmente, liguei o carro e sai em direção à nossa casa, na rodovia Fernão Dias, parei o carro debaixo de uma árvore para orarmos. Foi à oração mais difícil que já fiz, porque não estávamos orando para brigar com Deus, mas para reconhecer sua soberania e pedir graça para atravessarmos aquele deserto. Depois de orarmos, eu tinha diante de mim a oportunidade para declarar o meu amor sacrificial à minha esposa. Após a oração, eu segurei na mão dela e disse: "Durante todo o tempo que for necessário para o tratamento, vou provar que o meu amor por você não é apenas romântico, mas sobre tudo, sacrifical". O que eu estava tentando dizer para ela era que eu estaria ao seu lado, com cabelo ou sem cabelo, isto porque a quimioterapia faria cair todo os pelos do corpo. Estaria ao seu lado com encontros sexuais semanais ou mensais, por que o tratamento provocaria um mal estar quase insuportável, o que nos obrigaria a se abster sexualmente por um bom tempo. O certo é que foram quase doze meses de tratamento. Quantas vezes quando eu acordava, ela já tinha acordado bem antes de mim e estava com o rosto molhado de lágrimas. Eu ministrava orando e fazendo um carinho em seu rosto, depois lia um Salmo e cantava o verso de um hino que diz:

"Se tu minh'alma, a Deus suplica,

Espera n'Ele, confiante fica,

Em tuas promessas que são mui ricas

pra te valer!

Por que te abete, oh minh'alma

Espera nele, com fé e calma!

Jesus de todos os teus males salva,

E te abençoa dos altos céus!

Com esta ministração de amor sacrificial, ela dormia mais um pouco. Foram meses viajando para ministrar em eventos para casais, sem tê-la ao meu lado, deixando-a aos cuidados de pessoas amigas. A prova passou, hoje ela está curada, já fez por duas vezes todos os exames solicitados pelos médicos, e o resultado foi que sua saúde está ótima. Amar quando tudo vai bem, é fácil, o grande desafio é amar quando tudo parece lutar contra nós. Após atravessar aquele deserto, saí do outro lado mais doce, mais sensível, mais compreensivo, mais maduro, mais casado, mais romântico! Hoje voltamos a viajar juntos, namorar, brincar e curtir os nossos filhos com muita alegria. Não basta se preocupar exageradamente com a decoração da casa, se não houve investimento significativo no alicerce.

Só amor romântico não basta, é preciso amor sacrificial!!!

O pessimismo é um câncer da alma

Você pode não ter dinheiro, mas, se for rico em bom senso, será um pai ou uma mãe brilhante. Se você contagiar seus filhos com seus sonhos e entusiasmo, a vida será enaltecida. Se for um especialista em reclamar, se mostrar medo da vida, temor pelo amanhã, preocupações excessivas com doenças, estará paralisando a inteligência e a emoção deles.

Sabe quanto tempo demora um conflito psíquico, sem tratamento e sem fundo genético, para ter remissão espontânea? Às vezes, três gerações. Por exemplo, se um pai tem obsessão por doenças, um dos filhos poderá registrar esta obsessão continuamente e reproduzi-la. O neto poderá tê-la com menos intensidade. Somente o bisneto poderá ficar livre dela. Quem estuda os papéis da memória sabe da gravidade do processo de transmissão das mazelas psíquicas.

Demonstre força e segurança aos seus filhos. Diga freqüentemente a eles: “A verdadeira liberdade está dentro de você”, “Não seja frágil diante das suas preocupações!”, “Enfrente as suas manias e ansiedade”, “Opte por ser livre! Cada pensamento negativo deve ser combatido, para não ser registrado”.

O verdadeiro otimismo é construído pelo enfrentamento dos problemas e não pela sua negação. Por isso, as palestras de motivação raramente funcionam. Elas não dão ferramentas para gerar um otimismo sólido, que nutre o “eu” como líder do teatro da inteligência. Por isso, a linha deste livro é de divulgação científica. Meu objetivo é dar ferramentas.

De acordo com pesquisas em universidades americanas, uma pessoa otimista tem 30% de chances a menos de ter doenças cardíacas. Os otimistas têm menos chances ainda de ter doenças emocionais e psicossomáticas.

O pessimismo é um câncer da alma. Muitos pais são vendedores de pessimismo. Já não basta o lixo social que a mídia deposita no palco da mente dos jovens, muitos pais transmitem para eles um futuro sombrio. Tudo lhes é difícil e perigoso. Está preparando os filhos para temer a vida, fechar-se num casulo, viver sem poesia. Nutra seus filhos com um otimismo sólido!

Não devemos formar super-homens, Pais brilhantes não formam heróis, mas seres humanos que conhecem seus limites e sua força.

Ensino Biblico

LIVRO DE DANIEL

Conteúdo

O propósito é mostrar que o Deus de Israel, o único Deus, mantém sob seu controle o destino de todas as nações.

Daniel se compõe de três partes principais: Introdução à pessoa de Daniel (1), os testes decisivos do caráter de Daniel e o desenvolvimento de suas habilidades de interpretação profética (2-7) e a série de visões de Daniel sobre reinos e acontecimentos futuros (8-12). Nesta parte final, Daniel se apresenta como livro profético básico para a compreensão de muitas coisas da Bíblia. Muitos aspectos de profecias relacionadas com os tempos do fim dependem da compreensão deste livro. Os comentários de Jesus no Sermão do Monte das Oliveiras (Mt 24; 25) e muitas das revelações dadas ao apóstolo Paulo encontram harmonia e coesão em Dn (ver Rm 11; 2Ts 2). Da mesma forma, Daniel se torna um companheiro de estudo necessário do Livro de Apocalipse.

Embora a interpretação de Daniel, como também Apocalipse, seja feita de maneira bastante diversificada, para muitos o enfoque da dispensação tornou-se bastante aceito. Esse enfoque na interpretação encontra em Dn as chaves que ajudam a desvendar os mistérios de assuntos como o Anticristo, a grande tribulação, a segunda vinda de Cristo, os Tempos dos Gentios, as ressurreições futuras e juízos. Esse enfoque também vê as profecias que ainda estão por se cumprir girando em torno de dois eixos principais: 1) o destino futuro da cidade de Jerusalém; 2) o destino futuro do povo de Daniel; judeus nacionais (9.24).
Os escritos de Daniel cobrem o governo de dois reinos, Babilônia e Medo– Persa, e quatro reis: Nabucodonosor (2.11-4.37); Belsazar (5.1-31); Dario (6.1-28) e Ciro (10.1-11.1).



MOTIVOS DE ORAÇÃO PARA A SEMANA

Orar PARA:

* Abençoar a programação planejada para o ano de 2008 e todas as famílias.

* Pelos moradores do Vila Araponguinha.

* Pelos novos Líderes de Ministérios eleitos pelo Concílio para administração do biênio 2008-2009 que serão empossados e ungidos.

* Pelos sonhos realizados e a serem realizados no tempo de Deus.

* Pela fraternidade familiar e liberação de perdão entre membros familiares.

ANIVERSARIANTES DE JANEIRO

Como é gostoso receber uma visita, um cumprimento, um telefonema, não ? Assim, se houve alteração, informe a secretaria. Atualize seu cadastro. Uma mensagem da Igreja Metodista nesta data tão especial para voce.




09 - Quarta Feira

Roberto Miranda

10 - Quinta Feira

Albino Amaral

Maria Socorro da Silva

Sérgio Luiz Mendonça

11 - Sexta Feira

Daniele Giancristofaro Cortezi

13 - Domingo

Fabiana Cristina dos Santos

AVISOS

Ministério de Casais comunica que em Fevereiro iniciara inscrições para o curso de Casados Para Sempre