sexta-feira, 29 de julho de 2011

Orar com Deus



Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido (Jo 15.7).

Em nosso tempo somos atraídos pelas imagens e sons. A leitura é desprezada e a oração quase não existe. Na história da igreja antiga as pessoas gastavam horas em oração, enquanto que a geração atual ora pouco, e quando ora, na maioria das vezes, é porque está diante de uma grande adversidade. Faz uma oração motivada pela ansiedade e necessidade, e não pela piedade.
Foi o que aconteceu com Saul. Quando consultou ao Senhor, Deus não lhe respondeu. Saul não foi um bom rei. Foi desobediente a Deus e perseguidor de Davi. Sua oração não foi respondida, porque seu coração não estava submisso ao Senhor. Ele não demonstrou arrependimento, tanto que depois de consultar a Deus foi consultar uma médium.
Oração é mais do que pedir pelas nossas necessidades sem nenhum compromisso com Deus. Deve fazer parte de nosso viver diário. Quando temos comunhão com Deus, obtemos resposta para as nossas orações. Lutero disse uma vez: "Senhor, terei aquilo que quero de Ti. Terei o que desejo, pois sei que a minha vontade é a Tua vontade". O texto de João 15.7 fala que aquele de permanece em Deus pode pedir o que quiser, e lhe será concedido. Quem está vivendo de acordo com a palavra de Deus, quem está unido a Deus, vai sempre fazer pedidos conforme a sua vontade. Estamos certos de que aquilo que pedimos é para a glória de Deus. Falando sobre isso, Tiago 4.3 diz: “Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres”.
Vamos nos despertar para a urgente necessidade de oração. A melhor maneira de se fazer isso é começando a orar. Jesus nos ensina a orar na oração dominical (Pai nosso). Nós também podemos aprender a orar, lendo as várias orações que estão registradas na Bíblia. Orações de Moisés, Abraão, Jó, Davi, Ana, Paulo e tantos outros que colocaram a sua causa diante de Deus e foram respondidos.

Quando caminhamos com Deus sabemos o que é apropriado pedir.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Para cima




Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade (João 17.17).

Nos primeiros anos, as crianças vão ao médico regularmente. Ele sempre verifica seu peso e sua altura. Se estiverem muito abaixo da média para sua idade, é preciso descobrir o que está acontecendo de errado. O crescimento faz parte da vida. Nós, além de crescermos fisicamente, devemos também crescer espiritualmente. Se isto não está acontecendo, devemos ficar preocupados.
Nosso texto diz que o caminho da vida conduz para cima, para o crescimento. Isso acontece para quem é sensato. O texto quer nos ensinar que a pessoa sábia não desce pelo caminho da morte, mas sobe pela estrada da vida.
Uma vida de crescimento, uma vida para cima, só pode ser conquistada quando temos a direção de Deus. Neste mundo existem muitos caminhos de morte. Se andarmos por eles, não só vamos deixar de crescer como vamos despencar ladeira abaixo. Enquanto vivermos neste mundo, precisamos ser sábios e nos manter distantes do que existe de mal neste lugar. D.L. Moody disse: “O lugar do navio é o mar; mas Deus ajuda o navio se o mar entrar dentro dele”. Nosso lugar é neste mundo, se o que não é bom tenta tomar conta de nossas vidas, Deus pode nos livrar, Ele nos ajuda.
Deus se importa com seus filhos e os livra do mal. Ele providenciou um meio para nos fortalecer. Podemos crescer através do alimento que é a sua palavra. Deus nos separa deste mundo através da força que existe na verdade bíblica e da sabedoria que ela dá. A oração de Jesus, antes de ser levado à cruz, foi para que pudéssemos ser santificados na verdade da sua palavra.
Com Deus a vida não é como um ioiô, cheia de sobe e desce. Nele temos crescimento sempre, nosso caminho é para cima. O Salmo 84.7 diz que aqueles que guardam a palavra de Deus prosseguem seu caminho, de força em força, até o dia em que se apresentarão perante Ele.
Chega de autos e baixos. Chega de magreza espiritual. Tome uma decisão. Abandone os caminhos de morte. Alimente-se da palavra de Deus.

Qual a sua altura? Já é tempo de crescer!

terça-feira, 26 de julho de 2011

Adversário



Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar (I Pe 5.8).

De certa forma podemos identificar uma pessoa pela roupa que ela usa. O tipo de roupa que usamos depende do tipo de papel que estamos desempenhando. Um advogado geralmente usa terno, uma noiva tem um vestido longo, um médico se veste de branco, um policial usa farda. Também é costume adaptar o tipo de roupa a determinadas ocasiões, atividades, local e clima.
Paulo ensina em Efésios que o cristão vive uma mudança em sua vida quando se encontra com Cristo. Ele usa a metáfora do vestuário para explicar estas modificações. Em Cristo somos uma nova criação. Nossa velha humanidade é tirada e passamos a vestir uma nova: No lugar da mentira é preciso falar a verdade, a ira deve ser controlada, no trabalho deve haver honestidade, no trato com as pessoas é preciso haver bondade e amor.
Esta mudança de roupas não acontece sem que haja batalhas. Por isso, além dessas novas roupas, Paulo diz que devemos vestir a armadura de Deus. Uma roupa adequada para enfrentarmos os ataques do inimigo. Faz parte da astucia do Diabo nos fazer pensar que ele não existe. Que nossa luta é contra à carne, os problemas comuns. Mas, por traz das aparências, é travada uma batalha espiritual. Nossa luta não é apenas contra nosso patrão, nossos familiares ou contas do mês. O apóstolo fala de um inimigo externo, cujos assaltos podem ser esperados.
Como resistir a assaltos do inimigo? Somos chamados a vestir a armadura de Deus e lutar confiantes, pois somos fortalecidos no Senhor e na força de seu poder. Esta armadura era a vestimenta de um soldado romano: cinto, couraça, botas, escudo, capacete e espada. Ela é usada para representar algumas coisas que não podem faltar em nossa vida: verdade, justiça, evangelho da paz, fé, salvação e a palavra de Deus.
Fique atento. Para poder resistir às ciladas do inimigo é preciso vestir esta armadura completa. Vigiar e orar em todo tempo.

Tão errado quanto atribuir tudo ao diabo é esquecê-lo.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Fuja já



Fuja por amor à vida! Não olhe para trás e não pare em lugar nenhum da planície! Fuja para as montanhas, ou você será morto! (Gn 19.17)

Abraão e seu sobrinho Ló moravam juntos, eles eram muito ricos de forma que a terra em que viviam não comportava mais tanto gado, por isso tiveram que se separar. Abraão pede que Ló escolha para onde quer ir. A escolha de Ló foi pela melhor e mais bem regada terra. Então, ele vai morar em Sodoma, um lugar onde habitavam homens imorais, grandes pecadores contra Deus.
Ló viveu algum tempo naquela cidade, afligido pelo mau procedimento de seus moradores. Sua alma estava atormentada por causa da maneira iníqua daquelas pessoas. Deus, então, envia dois anjos que o agarram pela mão juntamente com sua mulher e as suas duas filhas e os tira dali, dizendo que eles não deveriam olhar para trás. Mas, a mulher de Ló, quando estavam saindo, olhou para trás e se transformou numa estátua de sal.
Deus tem grande misericórdia para com os seus filhos. Ele providência vários meios para nos conduzir pelo melhor caminho, mesmo que algumas vezes insistimos em desviar dele. Esta história bíblica é um grande exemplo disto. Primeiro vemos Ló fazendo um escolha errada. A ele foi dado a oportunidade de escolher a terra onde morar. Ele preferiu o melhor lugar sem considerar que lá estavam as piores pessoas (Gn 13:13). Como Ló, temos oportunidade de escolher entre muitas coisas neste mundo. É preciso atentar que nem sempre o que mais nos da prazer é a melhor escolha na vontade de Deus. É preciso ter cuidado com decisões precipitadas, pela aparência, ter cuidado com a sedução dos olhos.
Mesmo quando tomamos decisões erradas Deus não desiste de nós. Ele sabe que não temos força suficiente e por isso, pela sua misericórdia, nos arranca do lugar errado. Deus abre nossos olhos, fala conosco e precisamos correr para junto de sua voz sem olhar prar trás. Vacilar neste momento é correr grande perigo. A mulher de Ló olhou para trás e por isso morreu.

Não olhe para trás, corra para os braços da misericórdia

domingo, 24 de julho de 2011

A lei




E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos (Gl 6.9).

Dois erros muito comuns são praticados em relação à lei de Deus. Existem aqueles que têm um apego exagerado a lei. Estes vivem acrescentando preceitos humanos indevidamente a ela. Também existem aqueles que acham que não precisam cumprir a lei, não se preocupando com a santidade. A Bíblia afirma que o homem não pode ser justificado pela lei. Somos salvos pela graça, mas isso não significa que não precisamos fazer o que é correto. Jesus disse: Não pensem que vim abolir a Lei ou os profetas; não vim abolir, mas cumprir (Mt 5.17). A lei moral representa a vontade de Deus para nossa vida e deve ser observada. Através dela podemos discernir qual é o caminho mau e o reto. Quando conhecemos a Deus passamos a praticar a lei de forma diferente. Sua lei, por intermédio do Espírito Santo, está presente em nosso coração. Mais do que escrita em um manual ela, é escrita em nossas mentes.
O grande perigo é nos afastarmos de Deus, permitindo que os pensamentos de desobediência comecem a encontrar espaço em nossa vida. O perigo é se acostumar com a desonestidade, imoralidade e injustiça tão comuns nos dias atuais. Rui Barbosa escreveu uma frase que reflete esta realidade: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.”
Pode ser difícil, mas é nosso dever insistir em ser correto. Aqueles que desobedecem e, conseqüentemente, acabam ensinando outros a desobedecerem, estão desagradando a Deus e prejudicando seu próximo. Devemos lembrar que fazer o que é correto, sempre vai nos beneficiar, embora não pareça. A desonestidade e o mau caminho sempre levam para a decepção. Precisamos praticar e ensinar a outros a verdade de Deus, assim seremos maiores no reino dos céus.

Afaste-se do mal e faça o bem