sexta-feira, 10 de junho de 2011

Presença da Solidariedade






Hebreus 13:1-3Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes (1 Pe 3.8).






A solidariedade, o ser misericordioso com o nosso próximo, é a atitude mais grandiosa que podemos realizar nessa vida. Quem ama a Deus deve amar seu próximo. É preciso lutar contra o egoísmo tão comum. Facilmente nos distraímos com aquilo que nos agrada. Nosso tempo e dinheiro estão comprometidos com as nossas necessidades. É preciso valorizar mais as pessoas do que as coisas.



Em nossa vida não basta apenas sermos atraídos pelas festas e por coisas bonitas que alegram ao coração. Precisamos olhar para o necessitado, o enfermo, o cansado. Precisamos também chorar com os que choram.Alguma vez você evitou visitar pessoas doentes ou que perderam uma pessoa amada? O sofrimento do outro nos incomoda. E a desculpa mais comum é que não podemos ver ninguém sofrendo. Mas não é esta a razão da visita? A pessoa que sofre precisa saber que os outros se importam com ela, que não estão sozinhas em seu sofrimento.



Ou talvez evitemos visitar os que sofrem porque não sabemos o que dizer. No momento, podemos conhecer alguém que está enfrentando um divórcio, ou que perdeu o emprego, ou que tem um membro da família envolvido com a justiça. Nós sofremos por essas pessoas, mas ficamos de longe porque não temos nada para dizer. Mas, quem disse que precisamos falar? Saiba que uma lágrima vale mais que mil palavras. Um simples abraço muitas vezes é mais valioso do que todos os discursos do mundo. Ser solidário é algo que não ajuda somente a pessoa que necessita. Aquele que ajuda é grandemente recompensado. O prazer de ir a uma festa pode durar algumas horas. A alegria de ter ajudado alguém durará para sempre. A satisfação recebida por termos feito algo por alguém é realmente muito grande.



Se alguém próximo está sofrendo, não vamos ficar de fora.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Andando no escuro






Salmo 18.28-33Tu és a minha lâmpada; ó Senhor! O Senhor ilumina-me as trevas (2Sm 22.29).






Você já tentou fazer alguma coisa no escuro? Fica muito difícil comer no escuro, escrever no escuro, colocar linha em uma agulha em um local sem iluminação. Muitas coisas que fazemos com facilidade, quando temos uma boa iluminação, ficam quase impossíveis de serem realizadas no escuro.Tenho certeza que ninguém com um pouco de juízo andaria em uma estrada à noite de carro com os faróis apagados, em alta velocidade ou se aventuraria a caminhar por montanhas cheias de abismos à noite sem ter certeza de qual é o caminho seguro.Infelizmente nem sempre usamos essa mesma lógica para cuidar de nossa vida espiritual.






Muitas dificuldades que enfrentamos são grandes, pois não estamos utilizando a luz da Palavra de Deus para torná-las pequenas. Problemas podem ser resolvidos facilmente quando enxergamos as soluções de Deus para eles.É muito triste perceber como muitos estão em alta velocidade, andando por caminhos perigosos, andando a beira de abismos, sem ao menos verem onde estão indo. Provérbios 4:19 nos diz: “o caminho dos ímpios é como densas trevas; nem sequer sabem em que tropeçam.”Diante do caminho que temos que percorrer é necessário sermos guiados pela luz divina. Essa luz de Deus vai brilhando em nossa vida cada dia mais, nos proporcionando condições de andar melhor, por caminhos seguros (Pv. 4:18; 13:9). A maior fonte de luz se encontra na Palavra de Deus; ela é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos.






Nos mandamentos e instruções da Palavra de Deus encontramos luz.Não devemos ficar reclamando da escuridão nem viver sem a luz de Deus. É preciso buscar a verdadeira luz e depois iluminar o mundo, refletindo a luz de Cristo. Que Deus mantenha acesa nossa luz, transforme toda escuridão de nossa vida em luz. Assim vamos vencer as barreiras e transpor as muralhas que estiverem diante de nós.






Para não tropeçar na escuridão busque a luz de Deus.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Fúria insensata



A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira (Pv 15.1).

Li em um jornal que um homem morreu depois de tentar dar um golpe de caratê no trem de um metrô que estava chegando à estação. Este é um exemplo extremo de como a raiva pode desenvolver uma fúria incontrolável. É difícil compreender o que pode levar uma pessoa a ficar tão nervosa a ponto de querer chutar um trem em movimento.
Nós, talvez não como este homem, também perdemos o controle emocional. Muitas vezes ficamos bravos por coisas muito pequenas, como por exemplo, uma discussão no estacionamento por uma vaga.
O texto de nossa leitura hoje, conta que Deus fez nascer uma planta, para que fizesse sombra sob a qual Jonas pudesse abrigar-se. Mas logo a planta morreu e por isso ele ficou muito bravo. Ele chegou a pedir para si a morte. Este é mais um exemplo de como a raiva pode tomar dimensões maiores do que os problemas. Deus pergunta a Jonas no v.4: “você tem alguma razão para estar tão furioso por causa da planta?” E Jonas responde: “Sim, tenho! Estou furioso ao ponto de querer morrer”.
Na hora em que estamos bravos, nosso motivo parece verdadeiro. Precisamos controlar a nossa raiva para fugir dos grandes problemas que ações impensadas podem causar. Devemos tomar cuidado para não acumular a raiva, transformando-a em uma fúria descontrolada, pronta para explodir em alguém que nem culpa tem. Podemos reagir diante de um problema, mas não podemos perder o controle. Podemos e devemos chamar a atenção de uma pessoa que nos prejudicou. Só que deve ser uma atitude sem exageros ou gritaria. Quando repreendemos alguém controladamente, nossa raiva vai desaparecendo e, na maioria das vezes, a pessoa repreendida vai entender que temos razão. Quando partimos para a discussão, criamos confusão e geralmente conseguimos somente que a outra pessoa também fique irada conosco.

Livre-se da irá descontrolada, com ela só conseguiremos ser odiados.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Editando sua história


Manterei minha retidão, e nunca a deixarei, enquanto eu viver; a minha consciência não me repreenderá (Jó 27.6).

Os filmes da Disney são conhecidos em todo mundo como os melhores desenhos animados. Uma das razões é porque esse nível de excelência alcançado tem a ver com o próprio cineasta. Walt Disney não vacilava ao cortar qualquer coisa que entrasse no caminho da história que se desenvolvia. Ward Kimmball, um dos desenhistas de Branca de Neve, se lembra de ter trabalhado por 240 dias sobre uma seqüência de quatro minutos. Os anões faziam uma sopa para Branca de Neve, quase destruindo a cozinha no processo. Disney achou a cena engraçada, mas concluiu que ela interrompia o fluir do filme, e assim ela foi cortada.
Você e eu somos personagens da mais importante história, a história da vida. Existe um capítulo maravilhoso para ser escrito através de nós. Quem não se preocupa com a sua história está entregue a um triste final.
Muitos hoje têm em sua vida uma história sem graça, cheia de contrastes e misturas sem seqüência. Não sabem de onde vieram, não sabem onde estão e muito menos para onde vão. Vivem sem compromisso com a verdade e a construção de uma história bonita. Vivem repetindo: “Deixa a vida me levar, vida leva eu” ou “Tô nem aí”.
Na presença de Deus e com seu auxílio, construa a melhor história. Você pode ter escrito maus capítulos, mas como o filho pródigo voltou ao lar, você pode ser recebido por Deus. Ele vai editar sua vida, cortar aquilo que até parece bom, mas não é o melhor para você. Ele vai retirar os excessos, cortar aquilo que atrapalha e o que é desnecessário.
Lembre-se, sua história é muito mais importante do que a de Branca de Neve. Construa uma melhor história. Independente do que você foi, o que você pode ser depende daquilo que você vai fazer daqui pra frente.

Viva, construa, tenha um final feliz.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Tela reutilizada



Então todo o seu povo será justo, e possuirá a terra para sempre. Ele é o renovo que plantei, obra das minhas mãos, para manifestação da minha glória (Is 60.21).

Muitas obras de arte foram pintadas sobre telas reutilizadas. Pintores antigos pintavam suas telas e depois de algum tempo, talvez por não gostarem de suas obras ou por se cansarem delas, reaproveitavam as telas para pintar outro quadro. Eles pegavam uma espátula, cuidadosamente raspavam e depois pintavam algo melhor. A Monaliza é uma das obras mais importantes da Renascença Italiana e foi pintada sobre uma tela reutilizada. Da Vince pintou algo e depois raspou.
Algo parecido Deus faz com seus filhos. Somos uma tela que antes de conhecer a Deus tinha pintada uma história ruim, sem vida, sem cores, assustadora para quem olhasse. Mas Deus a lavou, raspou o que era feio e desenhou a mais linda obra.
O que Deus pinta em suas telas? Deus pinta principalmente oito qualidades que são conhecidas como o Fruto do Espírito. O Fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Deus coloca seu amor em nosso coração, a sua alegria em nossa alma e a paz em nossa mente. Passamos a praticar a bondade, tratamos as pessoas com paciência e gentileza. Seremos alguém que é conhecido por sempre cumprir as nossas promessas. Vivendo uma vida de mansidão e domínio sobre os apetites e as paixões.
Não importa o que já foi escrito ou pintado em sua vida se você estiver nas mãos de Deus tudo poderá ser totalmente renovado e transformado. Deus irá apagar o que não for bom, deixando sua vida nova.
Para que isso aconteça é preciso ter fé para acreditar que Deus realmente pode fazer esse milagre. Depois é preciso andar como verdadeiros filhos de Deus, respondendo o seu chamado, conservando limpo aquilo que já foi renovado e cultivando essas qualidades com disciplina.

Deus pode fazer de nós a mais linda obra de arte.