sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Um dia de cada vez



Não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados. Mateus 6.34

Meu pai estava hospitalizado e em estado crítico. Meu marido tinha acabado de perder o emprego. Meus pensamentos estavam consumidos por perdas presentes e futuras. Eu ficava amargurada ao imaginar a vida sem meu pai e ao pensar em meus filhos perdendo o avô. Meu marido estava arrasado pela perda do emprego e receávamos a falta do salário. Eu queria, todas as manhãs, acordar cheia de gratidão pelo novo dia, mas estava repleta de medo e tristeza. Sentia-me ansiosa não só pelo dia de amanhã, mas também pelo de hoje. Como podia me concentrar na dádiva deste dia quando não gostava do que o hoje me oferecia? Às vezes nos encontramos em circunstâncias assustadoras. As palavras de Jesus citadas acima nos encorajam a não desejar nos ver livres das circunstâncias em que estamos, sonhando com um tempo futuro, ou piorando as coisas ao preocuparmo-nos com o que mais poderá acontecer de errado. Ao contrário, Jesus diz que devemos procurar Deus até em meio à crise. Quando estivermos vivendo situações tristes ou opressoras, Deus promete estar conosco. Quando nos concentramos no dia de hoje, descobrimos que Ele nos dá a força e a coragem de que necessitamos. Não precisamos nos preocupar com o amanhã porque Deus virá ao nosso encontro quando esse dia chegar.
Seja o que for que o amanhã nos traga, Deus nos ajudará a enfrentá-lo.
Oremos pelas pessoas que estão enfrentando perdas.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Vida de serviço


Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer. Provérbios 23.22
Ao todo, somos 11 irmãos. Apenas dois não se casaram: Cirene e Fidel. Enquanto cuidamos de nossos interesses, os dois se dedicam a cuidar de nossos pais. Eles vivem para servir. Seus sonhos e seus planos para o futuro ficam sempre para depois. Mas nem por isso eles se mostram infelizes ou reclamam. Quando nosso pai e nossa irmã mais velha viram-se acometidos pelo câncer, foram cuidados com dedicação extremada por esses dois irmãos, até que vieram a falecer. Hoje, nossa mãe também pode contar com eles. Como não podemos estar sempre presentes, Cirene e Fidel são a extensão de nossas mãos, ou melhor, das mãos de Deus. Deus é invisível, mas, quando deparamos com pessoas que amam e servem desinteressadamente, podemos ver e sentir o Deus revelado. "Glória, porém, e honra, e paz a todo aquele que pratica o bem" (Romanos 2.10a).
Quando servimos ao próximo, estamos servindo ao Senhor (Colossenses 3.23-24).
Oremos
pelos filhos que precisam cuidar dos pais e para que os pais aceitem o cuidar dos filhos.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Tempo para amar


Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. João 15.13
Pela segunda vez na semana, recebi um telefonema incomum de um amigo. A conversa não fazia sentido, e eu estava ocupado demais para me dar ao trabalho de investigar o motivo do seu telefonema. Ao longo do dia, conforme trabalhava, minha mente continuava a voltar para o telefonema. Então, recebi um e-mail do No Cenáculo, que convidava escritores do passado para reservar um tempo e enviar uma meditação. De repente, tudo ficou claro para mim: Deus estava falando comigo, exatamente como fazia todas as manhãs, por meio das meditações que leio em No Cenáculo, no início do dia. Pensei: Quantas vezes um escritor distante, muitos meses antes, escreveu algo que fez profunda diferença em minha vida no dia em que o li? Percebi que eu talvez pudesse fazer alguma diferença na vida de meu amigo. Interrompi o que estava fazendo e telefonei para ele. Logo soube que ele tinha perdido o emprego e estava envergonhado demais para pedir ajuda. Deus nos pede que demonstremos amor cristão reservando tempo em meio a nossos negócios para escutar e oferecer amor a pessoas necessitadas. Às vezes, bastarão alguns minutos de oração, mas, com frequência, é algo mais. Se permanecermos rotineiramente em Deus, ouviremos Seu chamado todos os dias e saberemos o que fazer.
Nós somos os olhos, os ouvidos, a voz e as mãos de Deus agindo no mundo.
Oremos pelas pessoas que estão procurando emprego.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Coração sensível



[Jesus disse:] Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados. Mateus 13.15
Depois de um intervalo de mais de 35 anos, comecei, novamente, a tocar violão. Eu havia parado de tocar na adolescência e tinha me esquecido do maior obstáculo a essa tarefa: os dedos macios. Os guitarristas têm de acumular uma camada de calos na ponta dos dedos para que, ao pressionar as cordas, não se machuquem. Finalmente, ganhei calos suficientes nas pontas dos dedos. Mas, quando pego uma moeda, aliso os cabelos de minha filha ou toco em meu próprio rosto, sinto apenas a pressão de um objeto através dos calos, e não o objeto em si. Agora consigo entender melhor a barreira entre mim e o Senhor. Meu coração ficou calejado. O Espírito Santo nos fala dentro de nosso coração. Numa relação correta com Deus, nós abrimos nosso coração calejado à presença do Espírito Santo. Se o fizermos, não estaremos entre as pessoas que ouvem e não entendem, vêem, mas não enxergam, tocam, mas não sentem.
O correto relacionamento com Deus mantém o coração suavizado.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Bens estimados


O Senhor, teu Deus, te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra. Deuteronômio 7.6
Logo acima da pia da minha cozinha, há uma prateleira que sustenta uma interessante coleção de objetos estimados. Ao longo dos anos, meus filhos, hoje adolescentes, me deram presentes que estimo profundamente ? um cartão de aniversário feito à mão, um jarro de flores pintado, uma escultura moldada em barro. Esses presentes estão separados das outras coisas, porque me lembram da relação especial e amorosa que tenho com meus filhos. Sempre que leio o versículo acima, penso na prateleira em minha cozinha e nos presentes estimados e lembro-me de que eu, como os israelitas do passado, fui escolhida como um bem precioso de Deus. Dentro de cada um de nós há uma profunda ânsia de receber amor e estima. Deus nos ama não pelo que somos ou por qualquer coisa que possamos fazer, mas porque Sua natureza é o amor e, a Seus olhos, temos valor inestimável. Não importa o caminho que trilhamos na vida, Deus nos mantém próximos e nos ama muito mais do que todos os tesouros terrenos que jamais estimaremos.
Somos bens preciosos de Deus, separados para a Sua alegria.
Oremos
pelas pessoas que não descobriram o amor de Deus.