sábado, 20 de dezembro de 2008

E agora, vovó?

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3.16

Após o culto natalino e todas as comemorações, minha netinha de três anos, ao ajudar a guardar a árvore de Natal, comentou, triste: "E agora, vovó? Não tem mais Natal?" Surpresa com sua tristeza e sua pergunta, imediatamente lhe respondi: "Agora vem a Páscoa!" E, com muita alegria, recordei com minha netinha o verdadeiro sentido do Natal e o quanto Deus amou o mundo, lembrando que todos os cristãos comemoram, com muita gratidão, o nascimento de Jesus. Na Sexta-Feira Santa, todos ficam tristes pela morte de Cristo, mas depois comemoram a Páscoa, que é marcada pela ressurreição, pois, para quem tem fé, Jesus não morreu, mas ressuscitou entre os mortos, para renovar a esperança e trazer paz e amor. E agora, o que vai acontecer? Em geral, para o comércio, é a oportunidade de divulgar suas mercadorias e aumentar seu faturamento. Para os cristãos, é a oportunidades que Deus nos dá, todos os anos, de recebermos Jesus em nossos corações, reconhecermos o Seu sofrimento e comemorarmos Sua vitória. Cristo venceu a cruz e ressuscitou para estar junto da humanidade.

Vivamos o agora nos preparando para o amanhã.

Oremos pelas pessoas que vivem somente o presente, esquecendo-se do amanhã.

Leia João 3.16-20

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Lugar para Cristo?

[...] não havia lugar para eles na hospedaria. Lucas 2.7

Quando meus amigos e eu fomos da Holanda a Berlim, em uma viagem turística, chegamos à capital alemã no fim da tarde, sem saber que no dia seguinte haveria uma grande celebração: era o Dia da Reunificação da Alemanha*. Por causa da celebração, a maioria dos hotéis estava lotada. Como não tínhamos feito reservas, tivemos dificuldade para encontrar vaga a um preço razoável. Mas, após algumas tentativas, encontramos um lugar para ficar e fomos calorosamente recebidos. Como nós, José e Maria tiveram dificuldade para encontrar lugar. Quando era hora de Jesus nascer, ninguém pareceu se importar com Sua necessidade de um lugar para ficar, embora o dono da hospedaria em Belém tivesse, ao menos, oferecido seu estábulo. Mas, na realidade, o nascimento de Jesus passou despercebido pelas multidões em Belém. Para mim, o Natal significa acolher o nascimento de Cristo. Num sentido espiritual, o Natal significa permitir que Jesus entre em nossas vidas e nasça em nós. Você permitirá que Ele entre e fique? Será que demos a Jesus um lugar em nossas vidas para que ali Ele renasça?

Neste Natal, abrirei espaço para Cristo.

Oremos pelas pessoas que ainda não acolheram a Cristo.

*N. da T.: Comemorado todo dia 3 de outubro, desde 1990, quando a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental se reunificaram após 45 anos, desde a derrota na Segunda Guerra Mundial.

Leia Lucas 2.5-7

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

A família de Deus

Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Filipenses 4.4

O Natal era minha época preferida do ano. Eu gostava das reuniões familiares e dos cânticos. Porém, ao longo dos anos, a forma como celebro o Natal mudou. Meus pais morreram, perdi contato com meus três irmãos, e meu único filho se mudou para o outro lado do país. As reuniões natalinas acabaram, e os cânticos passaram a ser apenas uma parte do culto na igreja. Em pouco tempo, o Natal se tornou um período de solidão. Minha tristeza me forçou a encarar o fato de que eu tinha permitido que minhas tradições familiares desviassem o foco em Cristo. Quando O recoloquei no centro, o Natal mais uma vez se tornou minha época preferida do ano, não por causa de prazeres materiais, mas pela dádiva de Deus no primeiro Natal. Imagine Jesus, Deus em forma humana, deitado em uma cama de palha, agitando-Se e sendo acalentado como qualquer outro bebê. Seu nascimento não foi espetacular, mas foi a maneira como Deus ofereceu salvação ao mundo. Jesus amava a todos que encontrava, sabendo que alguns deles mais tarde o condenariam. E assim, Ele foi agredido e morto por aqueles que Deus desejava envolver na comunhão. Porque Jesus obedeceu a Deus a ponto de morrer na cruz, você e eu hoje somos filhos de Deus. Eu me alegro em saber que o sacrifício de Jesus tornou possível que eu fizesse parte da família de Deus.

Como posso demonstrar minha gratidão pela dádiva de Deus em Jesus?

Oremos pelas pessoas que passam o Natal sozinhas.

Leia Gálatas 4.1-7

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Uma noite de milagres

Há esperança para o teu futuro, diz o SENHOR. Jeremias 31.17

E se o governo decidisse que todos os adultos teriam de voltar às suas cidades natais para pagar impostos? Na melhor das hipóteses, diríamos que seria algo irracional. Da mesma forma, tenho certeza de que Maria e José reclamaram durante sua viagem a Belém. A estrada era difícil; eles estavam cansados; tinham deixado em Nazaré tudo que lhes era familiar. O futuro era incerto, eles eram pobres e sem experiência no casamento e na paternidade. Onde ficariam em Belém? Quanto tempo teriam de ficar lá? Cada passo em direção ao futuro provocava ansiedade. Porém, boas notícias viriam. Deus estava agindo silenciosamente por meio deles para redimir o mundo inteiro. Hoje, nós sabemos disso; eles, porém, até então, não sabiam. Tiveram de confiar. Também há boas notícias para nós. A maioria das pessoas não gosta das mudanças, sejam elas grandes ou pequenas. Mas, em meio à mudança e ao caos, Deus está agindo para o nosso crescimento e vida plena, para nós como indivíduos, como famílias, como igreja e como raça humana como um todo. Deus pede de nós apenas uma coisa: confiança!

Olhe à sua volta e veja as obras de Deus.

Oremos por alguém que precise de um milagre.

MEDITE: SALMO 126

Leia Lucas 2.1-5

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Verdadeiro louvor

Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Tiago 4.8

Das muitas bênçãos que minha esposa e eu recebemos, uma especial são as visitas freqüentes de nossos netos. No Natal passado, os presépios espalhados por nossa casa pareciam ter um interesse especial para os netos mais novos. As figuras eram firmes o bastante para que as crianças pudessem brincar com elas e organizá-las como quisessem. Katelyn, de seis anos, tinha uma idéia bem definida sobre a posição das figuras e repreendia o irmão mais novo, Joe, quando ele alterava o presépio. "Não, não!", insistiu ela. "Eles não estão louvando direito!" Sua organização nunca variava: o menino Jesus ao centro, com todas as outras figuras, incluindo os animais, amontoadas ao redor, o mais perto possível dEle. Observando o presépio de Katelyn, vi fé e admiração diante da dádiva do Salvador e do desejo de Deus de estar próximo a nós. Isso fez com que minha fé e meu "louvor" parecessem muito distantes e formais, excessivamente tomados como certos. Quero cultivar com nosso Salvador um relacionamento tão próximo quanto aquele que vi na organização do presépio de minha neta.

O que me ajuda a me sentir próximo a Deus durante o período de Natal?

Oremos pelos avôs e avós, netos e netas.

Leia João 4.7-24

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Somos um em Cristo

Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! Salmo 133.1

Quando era muito jovem, visitei pela primeira vez uma missão indígena Mataco, em meu país. Lá conheci Maria. Ela tinha um rosto pequeno e redondo, com um sorriso maravilhoso, mas falava muito pouco. Com o passar dos anos, continuei a fazer visitas freqüentes à missão e via Maria de vez em quando. Após muitos anos, retornei à missão e mais uma vez vi Maria, agora mãe e avó. Ela me cumprimentou com um grande sorriso e um abraço caloroso, dizendo: "Tenho orado pela sua volta." De modo geral, os povos indígenas dessa região evitam a interação com pessoas que não pertencem à sua etnia. Mas em Cristo todas as coisas são possíveis (veja Marcos 10.27). Essas pessoas aceitaram a Cristo como seu Salvador pessoal, cimentando o caminho para a superação das diferenças culturais. Hoje, a comunidade Mataco acolhe calorosamente outros crentes, independentemente de sua etnia, e as palavras do Salmo 133.1 são uma realidade. Como é bom saber que Deus está satisfeito e abençoa a unidade entre todos os povos!

Se permitirmos, o amor de Deus transcende todas as nossas diferenças.

Oremos pelo povo Mataco, da Argentina.

Leia o Salmo 133