sábado, 8 de novembro de 2008

A orientação de Deus

Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. Salmos 42.1

Os cervos, cinco ao todo, entraram pelo portão aberto de nosso grande jardim todo cercado. Comeram as sobras da estação e partiram, menos um jovem cervo, que continuou a se banquetear. Quando se deu conta de que tinha sido deixado para trás, ficou confuso e começou a correr por todo lado, à procura dos outros. Em sua ansiedade, não conseguia encontrar o portão. Várias vezes se jogou contra a cerca, caindo de volta no que deve ter lhe parecido uma armadilha, uma prisão, uma gaiola. Então, uma cerva voltou até a cerca, pelo lado de fora. Andando junto à lateral do cercado, ela conduziu o menor até o portão, até a liberdade e para seu alegre reencontro. Nosso Deus faz algo semelhante conosco. Nós nos deixamos prender, ficamos separados, perdidos, assustados e ansiosos, sem saber onde estamos, sem conseguir estar onde queremos. Lançamo-nos contra muros que não se quebram, barreiras que não conseguimos subir, obstáculos que não podemos saltar apenas para sermos lançados de novo nas prisões em que entramos. Então, Aquele que Se preocupa conosco vem para nos mostrar como sair. Ele caminha conosco, demonstrando cuidado, preocupação e amor, para que possamos experimentar a liberdade. Deus nos procura, nos guia para casa e partilha conosco a alegria do reencontro.

Quando estamos perdidos, Deus vem em nossa procura.

Oremos pelas pessoas atribuladas.

Leia Lucas 15.1-7

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

O nome de Jesus

Tesouros escondidos

Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. 2 Coríntios 4.7

No museu de história natural que visitamos em Washington, D.C. (EUA), o setor preferido de meu filho foi uma grande exposição geológica. A primeira parte era formada por rochas encontradas em locais profundos, frios, escuros e praticamente esquecidos. A seguinte mostrava rochas de formatos e tamanhos incríveis, cheias de cristais extraordinariamente coloridos, criados pela pressão do calor no interior da Terra. Mais adiante, encontramos rochas mais comuns - descoloridas, malformadas ou ocas. No entanto, ao observar de perto, pude perceber nelas os primórdios das lindas cores encontradas em cristais delicados, polidos e finos. Ao admirar aquelas maravilhas, pude perceber o que Deus já sabe: essa deve ser nossa aparência ao sermos moldados pelas experiências das provações e desafios da vida. Mas dentro de nós há um tesouro aguardando para ser formado e polido pelas mesmas pressões das lutas que marcam nossa vida diária. Se perseverarmos, esse tesouro será aperfeiçoado, de modo que outros possam ver nosso exemplo e sejam levados a Cristo. Em vez de nos deformar, nossas lutas podem nos refinar, moldando-nos em melhores servos de Deus.

De que modo minhas experiências estão me moldando hoje?

Oremos para que vejamos as lutas como oportunidades.

MEDITE: SALMO 146

Leia 2 Coríntios 4.7-15

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Vivendo em Verdade

[Jesus disse:] Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna. João 6.47

Após o funeral de meu pai, passei algum tempo com minha mãe fiquei na casa onde cresci. Quando eu estava de partida, ela perguntou se eu queria algum dos pertences de meu pai. Indaguei se poderia ficar com sua velha carteira. Quando menino, adorava remexer nela. Seu cheiro de couro, sua textura e o fato de saber que meu pai a havia manuseado fizeram-me sentir-me próximo a ele. Quando cheguei em casa, mais tarde naquela noite, remexi na carteira. Em um dos bolsos, encontrei um papel velho e dobrado, no qual meu pai havia escrito: "Senhor Jesus Cristo, eu confesso a Ti os meus pecados. Entra em meu coração e perdoa-me por todos os pecados que já cometi. Obrigado por me perdoares, Senhor Jesus." Lágrimas começaram a correr pelo meu rosto, e ouvi a voz suave que aprendi a reconhecer como a voz de Deus em meu interior. "Ele agora está vivendo de verdade" foram as palavras sussurradas em meu coração. Lembrei-me da passagem acima: "Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna." Nesse ponto, eu soube que voltaria a ver meu pai. Como é maravilhoso termos a promessa de vida eterna em Jesus Cristo!


Quem conhece a Cristo conhece o melhor da vida.

Oremos pelas pessoas que estão de luto por alguém falecido recentemente.

MEDITE: SALMO 145

Leia João 6.32-48


quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Cuidado

[Jesus disse:] estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. Mateus 25.36

Minha amiga Julie estava sofrendo de uma estranha doença crônica que a obrigava a tomar proteína líquida e medicamentos para dor. Quando seu peso caiu para menos de 45 quilos, nossas conversas passaram a girar quase sempre em torno dos seus sintomas e de minhas sugestões: "Talvez você devesse tentar isto, ou aquilo, ou aquilo outro?" Após algum tempo, eu já não tinha mais nada a dizer; já não conseguia orar. Julie não estava curada nem estava melhorando. Eu queria evitá-la, porque não conseguia encontrar um remédio para sua doença. Então, um dia, ao ler sobre o rei que disse: "estava [...] enfermo, e me visitastes", vi com novos olhos o que o Senhor esperava de mim. O rei não disse: "Eu estava enfermo e tu me curaste" nem "Eu estava enfermo e tu me deste todas as respostas certas para resolver o problema". O rei disse: "Tu foste me visitar." Quão maravilhosamente simples! Eu me dei conta de que o que minha amiga precisava era do meu cuidado. Ao cuidar dos que estão doentes, oferecendo-lhes o nosso tempo, não as nossas soluções, nós tocamos o coração de Deus. Servir aos doentes não tem a ver com nossa capacidade de solucionar problemas ou dar conselhos. Tem a ver com fazê-los perceber que não estão sós. Tem a ver com mostrar que Deus Se preocupa com eles, e nós também.

Deus nos pede para estarmos presentes, não para curarmos.

Oremos pelas pessoas que estão aguardando um diagnóstico médico.

MEDITE: SALMO 144

Leia Mateus 25.31-46


terça-feira, 4 de novembro de 2008

Humilhando-nos

[Jesus Cristo] antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz. Filipenses 2.7-8

Estávamos a caminho da igreja quando vimos, a distância, uma ambulância novinha. Dois paramédicos muito bem arrumados desceram com uma maca. Ao nos aproximar da cena, os vimos co-locarem um homem bêbado, desgrenhado e sujo na maca limpinha. Meu comentário imediato foi: "Que desperdício! Todo aquele treinamento e experiência médica para quê? Para dar atendimento a uma figura tão infame!" Mal as palavras saíram da minha boca e ouvi uma voz interior: E você, quem é? Você acredita que é melhor que essa pobre alma, mesmo se apresentando diante dAquele que desceu do céu para salvá-la de seus maus caminhos? Uma profunda vergonha e dor encheram minha alma, e pedi perdão por minha insensibilidade e arrogância. Quando cheguei à igreja, não foi nenhuma surpresa para mim descobrir que o sermão se baseava na passagem em Filipenses 2. Naquele dia, cada palavra dessa passagem ganhou um sentido novo e profundo para mim.

Aos olhos de Deus, todos nós temos o mesmo valor.

Oremos pelas pessoas que estão lutando contra o alcoolismo.

Leia Filipenses 2.5-11

MEDITE: SALMO 143

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Ciclos da vida

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Eclesiastes 3.1

No jardim da frente de casa, há uma linda árvore. Durante a primavera e o verão, ela oferece uma sombra muito agradável. No outono, sua beleza surge em cores vivas. No entanto, ao mesmo tempo em que ganham um colorido especial, as folhas também caem ao chão. Nas manhãs de outono, retiro as folhas caídas, mas à tarde o jardim já está coberto delas novamente. Então, durante o inverno, a árvore enfrenta o clima rigoroso. Na primavera, vem novo crescimento, e o ciclo recomeça. Nossas vidas enfrentam ciclos, assim como a árvore. O Espírito de Deus nos ajuda a crescer e amadurecer. Deus usa as provações da vida para nos fazer mais sábios e completos. Em nossos "outonos", Ele recolhe os pedaços de nossas vidas fragmentadas e cria algo belo. No "inverno", Deus nos dá força para enfrentar mesmo as circunstâncias mais duras da vida. E, na "primavera", Ele sopra nova vida em nós. Deus está conosco durante os ciclos de nossa vida, para nos prover um refúgio diante das provações e nos dar as condições para fazer o melhor. E, cada vez que caímos, Ele está lá para nos levantar, redirecionar nossa vida e nos fortalecer para enfrentar os desafios.

Deus nos fortalece em todas as estações de nossa vida.

Oremos pelas pessoas que estão enfrentando mudanças.

Leia Eclesiastes 3.1-13