sábado, 5 de maio de 2012

Agir com f


"...Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível." - Mateus 19.26

Tinha pavor de falar, mesmo diante de três ou quarto pessoas. Tropeçava nas palavras e tinha dificuldade em me comunicar; por isso, na maioria das vezes ficava em silêncio. Recentemente, minha empresa enviou-me para um seminário. Quando voltei, para desalento meu, pediram que fizesse uma apresentação. Imediatamente pensei na história de Moisés quando Deus escolheu-o para tirar os israelitas do Egito, Moisés disse que falava mal. Deus respondeu dizendo que Arão falaria em seu lugar. Moisés confiou em Deus e, seguindo suas instruções passo a passo, pôde tirar os israelitas do Egito. Orei pedindo a Deus que fosse minha voz e ajudasse-me a falar sem hesitação. Tinha pavor de fazer ridículo na frente de meus colegas. Mas assim que comecei a apresentação, minhas palavras saíram com suavidade e consegui dizer exatamente o que queria. Minha apresentação foi bem recebida. Sei que jamais teria conseguido sem a ajuda de Deus e rendo graças e glória ao Senhor. Também me dei conta de que por mais difícil que seja uma tarefa, podemos fazer o que Deus pede se depositarmos nele a nossa confiança e agirmos com fé. É melhor acreditar na capacidade de Deus do que nos concentrar em nossas falhas.
Como posso me lembrar de depender mais de Deus?

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Muito além do que vemos


Eu creio que verei a bondade do Senhor na terra dos viventes. - Salmo 27.13
O calendário dizia que era outuno, mas a grama estava coberta de gelo. Em que deveria acreditar? No calendário ou em meus olhos? Vivo uma situação semelhante com minha fé. Todo domingo ouço as boas novas de Jesus Cristo que proclamam esperança e perdão. Então, volto para casa e leio ou ouço notícias de guerra, drogas, violência, abuso. Estas mensagens parecem se contradizerem. Em qual devo acreditar? É então que sou consolada pelas palavras da Escritura: "A fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem" (Hebreus 11.1). Às vezes é difícil reconhecer que Deus está conosco, porque estamos cercados por tristezas, perdas ou pelas conseqüências de atos contrários ao caminho de Cristo. Mas creio que descobrirei a proximidade de Deus se continuar olhando, assim como sei que haverá sinais da primavera, mesmo quando olho para fora e vejo geada.
Nós seguimos a Deus não por causa do que vemos, mas do que acreditamos.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Corpo ferido


Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. - João 13.34

Alguma vez você já se questionou por que o corpo do Cristo ressurreto ainda carregava as feridas dos cravos e da lança após a ressurreição? Creio que é porque Deus quer que nunca nos esqueçamos de como nós ferimos uns aos outros; porque Ele quer que saibamos que, apesar de nossa capacidade para ferir, a capacidade de perdão de Deus é ainda maior. Na leitura bíblica de hoje, o Cristo ressurreto retorna aos que o negaram e abandonaram e concede-lhes paz. Nós precisamos de paz. A triste verdade é que mesmo na Igreja, Corpo de Cristo, nós ferimos uns aos outros. Cada um de nós é culpado de infligir sofrimento, assim como cada um de nós já sofreu nas mãos de nossos irmãos e irmãs. Nós fazemos e dizemos coisas que não são de Cristo. Na igreja onde sou membro, nós recentemente vivemos uma situação na qual um líder saiu depois de ser profundamente magoado. Pedi seu perdão, e ele o concedeu. Creio que nós ferimos a Cristo também. Se ganhei alguma sabedoria ao longo dos anos, foi esta: o modo como fazemos as coisas dá testemunho de Cristo tanto quanto aquilo que buscamos fazer. Em outras palavras: o fim não justifica os meios, se os meios forem errados. Nossos meios devem estar de acordo com o caminho, a verdade e a vida de Cristo.
Quando nos ferimos uns aos outros, ferimos a Cristo.