quinta-feira, 12 de abril de 2012

Transformando o sofirmento


Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar aos que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus. - 2 Coríntios 1.3-4
Meu médico é meu verdadeiro amigo. Seu passatempo preferido é jogar tênis. Durante um jogo difícil, ele machucou as costas e ficou de cama por meses. Passou por duas cirurgias, mas não se recuperou completamente e sofre dores constantes. Por causa disso, só pode praticar a medicina em tempo parcial. Neste último ano, dei-lhe uma biblia. A leitura diária das meditações tocou seu coração e consolou-o. Recentemente, ele pediu-me para fazer 50 doarções a outras pessoas que estão sofrendo. Meu amigo tornou-se mais sensível às lutas dos outros, quer que outras pessoas também recebam o mesmo consolo que ele vem recebendo. Deus usa nosso sofrimento e fraqueza, eles podem abrir os corações e mentes ao amor de Deus. O livro de Gênesis conta a história de José, que sofreu traição e dor nas mãos de seus próprios irmãos. Com o passar do tempo, os acontecimentos levaram sua família até ele, por causa da posição de José, sobreviveram à grande fome no Egito e países vizinhos. Tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus e abrem seus corações à sua misericórdia. (Veja Romanos 8.28.)

Deus nos consola para que possamos aprender a consolar os outros.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

O melhor ainda esta por vir



Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam nem roubam. - Mateus 6.19-20

Defronto-me com uma data memorável: meu 50º aniversário; uma idade que lembrava um ancião, mas hoje já não parece mais tão velho. Perguntas começaram a me assombrar, e arrependimentos perturbam minha alegria. Obtive êxito? Será que o mundo vai se lembrar de mim quando eu tiver partido? Penso no menino que eu fui. Teria ele orgulho do homem que me tornei? Neste ponto de minha vida, sinto-me tentado a buscar satisfação nas coisas que conquistei ou nos bens que acumulei e a medir o valor de minha vida comparando-me aos outros. Mas isso só leva ao desespero. Tenho discutido isso com Deus. Quando oro, Ele lembra-me do plano para minha vida, uma jornada singular, projetada apenas para mim. Ao assoprar as velas do meu bolo de aniversário, celebrarei a fidelidade de Deus e a vida que Ele me deu. Encontrarei alegria na jornada, porque o melhor ainda está por vir. Deleitarei-me quando o Senhor disser: "Muito bem", porque agradar a Deus é tudo que importa.

Para os que seguem a Cristo, o melhor ainda está por vir.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Perfeito Amor



Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três: porém o maior destes é o amor. - 1 Coríntios 13.13
Algum tempo atrás, assisti a uma entrevista na televisão com uma senhora de 83 anos. Foram feitas perguntas sobre sua longa e interessante vida como política e sobre sua vida particular. Suas respostas foram inteligentes e claras. O entrevistador perguntou, finalmente, sobre sua fé cristã. A senhora permaneceu em silêncio por um momento, então disse: "Minha fé é uma parte viva da minha personalidade. Ela é minha vara e meu cajado". Continuou: "Eu fui criada por um pai muito rigoroso, um calvinista antiquado que considerava tudo pecaminoso. Mas não é assim que eu conheço o Senhor hoje. Deus não é punitivo, mas cheio de amor e justiça". Suas palavras levaram-me a examinar minha própria fé. Posso dizer que minha fé dá-me esperança, sem fé não há esperança. Minha fé dá-me também convicção, mesmo que eu tenha dúvidas de tempos em tempos. Não tenho dúvidas sobre Deus ou a Bíblia, mas gostaria de saber sobre mim mesma. Serei sincera o suficiente? Sou digna do amor de Deus? Então, lembro-me das palavras da entrevista e dou-me conta de que não preciso merecer o amor de Deus. Pela luz da sua graça cada um de nós é aceito. O amor de Deus nos envolve e nos acolhe.

Tenha fé no Senhor; o Senhor tem fé em você.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Garis


Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações - Lucas 12.29
Caminhando todas as manhãs, percorro um lindo e arborizado pátio, que recebe o nome de São Bento, bem no centro da cidade onde moro. Durante o trajeto, conheci duas jovens que trabalham ali, varrendo as calçadas e o pátio. Isabel e Leila tornaram-se minhas grandes amigas. Sempre que posso, dou-lhes algum dinheiro para comprarem pão e leite para seus filhos. São pessoas humildes, mas sempre trazem nos semblantes um sorriso, acompanhados de um: "Bom dia, madrinha". Certo dia encontrei somente a Isabel, e ao perguntar sobre a Leila, ela me respondeu: "Hoje ela está trabalhando em outra praça". "Por favor", eu disse, "entregue a ela esse dinheiro". Continuei a caminhada e quando retornava para casa, senti alguém tocar em meus ombros e dizer: "Madrinha, obrigada pela ajuda, pois hoje eu não ia almoçar. Não tinha nenhum centavo". Minha resposta foi: "Não me agradeça, mas faça isso a Deus, pois Ele provê todas as coisas. Ele não iria desamparar você". Que satisfação senti, pois o Criador me usou para alimentar aquela trabalhadora num momento de dificuldade.

Olhe com muito amor e respeito as pessoas que nos cercam.