sábado, 25 de abril de 2009

O Arco-íris

[Deus disse a Noé:] Sucederá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, e nelas aparecer o arco, então me lembrarei da minha aliança, firmada entre mim e vós e todos os seres viventes de toda carne. Gênesis 9.14-15

Sou filha de uma família de fazendeiros, fui criada no árido Texas ocidental, onde raramente surge um arco-íris. Quando aparecia um, ficávamos maravilhados com o arco colorido e luminoso, porque sabíamos que em algum lugar estava caindo uma chuva abençoada. Em tempos de seca, a visão desse memorial de uma aliança sagrada entre Deus e a humanidade renovava nossa fé e trazia-nos alegria, encorajando-nos a um novo plantio. Às vezes enfrentamos secas espirituais em nossa vida e nossos em relacionamentos. Um casamento fracassa, um desemprego, um filho amado sofre. Sentimo-nos abandonados, sozinhos e impotentes. "Será que Deus me abandonou?", perguntamo-nos. Não conseguimos ver um arco-íris. Mas, se confiamos nas promessas da Bíblia, saberemos que Deus não nos abandonará em um lugar estéril. As palavras de Cristo nos garantem: "E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século" (Mateus 28.20). Se confiarmos nessas palavras, veremos um arco-íris mesmo nos tempos de seca.

Mesmo no deserto, não estamos sós.

Oremos pelas famílias de lavradores.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

A minha "porca* da preocupação"

Lançando sobre [Deus] toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 1 Pedro 5.7

Há uma história por trás da pequena porca que carrego em meu bolso. Há muito tempo, enfrentei uma provação particularmente difícil por causa de conflitos no trabalho. Numa tarde de sábado, encontrei refúgio na oficina de minha casa, consertando uma luminária. Para evitar perder a minúscula porca até conseguir chegar à loja de ferramentas para comprar outra, por segurança a prendi no aro do meu chaveiro. Na manhã seguinte, na igreja, nosso pastor pregou sobre a confiança em Deus em tempos de provação. Era exatamente a mensagem que precisava ouvir. Ele nos orientou que usássemos como lembrete algum objeto material, a fim de trazermos à memória a confiança que devemos ter em Deus em tempos difíceis. Enquanto ouvia, com as mãos nos bolsos, sentindo-me perturbado e frustrado, senti a minúscula porca em meu chaveiro. Resolvi usá-la como um lembrete para confiar em Deus, independentemente da situação. Ela ali ficou desde então, com suas arestas desgastadas por anos de manuseio, um lembrete constante de que Deus Se importa comigo. Até hoje, quando a vida se complica, coloco a mão no bolso e giro essa porca entre os dedos, mais uma vez motivado a confiar em Deus. E Ele nunca falhou comigo.

O que posso usar como lembrete de que Deus Se importa comigo?

Oremos pelas pessoas que estão em situações de trabalho estressantes.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Cabeça ou coração?



[Paulo escreveu:] Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e, sim, o que detesto. Romanos 7.15
O neto de meu irmão adorava que seu avô tomasse conta dele. Mas o avô, cansado de insistir com a criança para ela se preparar para ir dormir, certa vez perguntou: "Você não quer me obedecer?" O garotinho, sentado em meio a seus brinquedos, respondeu com tristeza: "Eu quero, mas minha cabeça não quer". A resposta da criança revela um problema conhecido também pelos adultos. Permitimos que noções egoístas entrem em nossa cabeça quando, no coração, sabemos qual o melhor caminho. O apóstolo Paulo confessa debater-se com um dilema similar quando lamenta: "faço [...] o que detesto". Paulo prossegue dizendo que nós, enquanto crentes, somos controlados pelo "Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em [nós]" (Romanos 8.9). Percebi que esse tipo de conflito interior pode ser um convite a renunciarmos ao nosso jeito teimoso de agir e darmos espaço para o Espírito Santo atuar. Se permitirmos que o amor de Deus oriente-nos, veremos que nosso conflito acabará. E poderemos ter a paz interior que vem de Cristo.
A vontade de Deus para nós é "boa, agradável e perfeita" (Romanos 12.2).

Oremos por alguém que esteja se esforçando para obedecer a Deus.