sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Sabe o que é soberba?


A definição mais interessante que achei sobre a soberba é: Manifestação ridícula e arrogante de um orgulho às vezes ilegítimo. (Dicionário Michaellis-virtual). Também temos, orgulho, altivez, elevação, (talvez seja por isso que o soberbo pensa ser maior do que os outros), arrogância, ele se acha esplêndido, majestoso, e grandioso (qualquer coisa menor do que isso não serve), é também, presunçoso.
O contrário disso tudo é a humildade. “O homem é derrubado pela soberba (orgulho), mas o de espírito humilde será respeitado.” Pv 29-23. “A desgraça está a um passo da soberba (orgulho); logo depois da vaidade vem a queda.” Pv 16-18. 

A Palavra de Deus, todo o tempo nos exorta a não sermos soberbos. Afinal, o Deus a quem seguimos como cristãos, sempre foi um ser humilde. O tempo inteiro Jesus usou de humildade para com todos, e em todos os momentos. Não existe nenhum registro em nenhum Evangelho de que Jesus em algum momento tenha sido soberbo, ou orgulhoso, ou qualquer coisa parecida. A boa nova que recebemos é que Jesus era extremamente humilde e ajudava aos que necessitavam.
A humildade abundava em Jesus. “Em vindo à soberba, virá também à afronta; mas com os humildes está a sabedoria.” Pv 11-2. 
 
É importante, que todos nós sejamos humildes, mas principalmente para os seguidores de Jesus. O que vão pensar, quem não é cristão, ao se deparar com um dito seguidor de Cristo, arrogante de nariz levantado, humilhando a todos? Devemos dar o exemplo para que todos possam ver Jesus em nós. “O SENHOR detesta o orgulho no coração do homem; todos os orgulhosos serão castigados.” Pv.16-5. 

O orgulho e a soberba é a nossa voz interior que nos fala em nossos ouvidos: “a minha maneira é a certa e melhor”. Uma pessoa assim, resiste à liderança de Deus em suas vidas e acredita que é capaz de viver sem a Sua ajuda. O Senhor se afasta dessas pessoas e somente depois que elas eliminarem a soberba, Deus poderá ajudá-las. O Senhor abomina o soberbo.
Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não são do Pai, mas do mundo.” I Jo 2-16.  E o que significa do mundo? Significa do Diabo.  “Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.” I Jo 4-4.
Todas as coisas do mundo, não vêm de Deus e sim do Diabo, porém sabemos que se andarmos na luz, Deus é ainda mais forte para vencer todo o mal.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Onde foi parar a sua coragem?

         
   Onde foi parar a sua coragem? Você foge diante do perigo ou dos reveses da vida? Você tem ousadia para enfrentar os sofrimentos e as aflições? Como anda a sua firmeza de ânimo? Você tem sido perseverante nas coisas que são difíceis de conseguir? Ou desiste logo? Como anda a sua energia, ante um perigo? Pois é, vamos falar da tal coragem que muitas vezes nos falta em algumas circunstâncias da vida.
 
          Para que tenhamos coragem precisamos nos cingir, isto é nos cercar de tudo o que vem de Deus. Precisamos da força da Sua Palavra, para nos encorajar a prosseguirmos em um mundo tão complexo de se viver. O Senhor precisa estar ao nosso lado nos ajudando através do seu Santo Espírito para que não venhamos a fraquejar. Precisamos nos munir de coragem todos os dias. 
          O contrário da coragem é o medo. Isso um pouco aumentado, se transforma em pavor, fobia ou terror. O que resulta disso é um estado emocional desequilibrado, com ausência de coragem e muita preocupação, tudo isso é = a estresse. E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam corajosamente a Palavra de Deus.” At 4-31. 

           Anunciar com coragem a Palavra de Deus muitas vezes é difícil, mas podemos conseguir isso através do Espírito Santo, é Ele quem nos capacita a termos coragem de levarmos a Palavra de Deus a quem nunca a ouviu. O mais importante disso tudo é que, para termos coragem de verdade, precisamos antes de tudo, ter a coragem de nos aproximarmos de Deus para clamar por ela.
          “No qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele.” Ef 3-12.                 Hoje podemos ter esse privilégio de nos aproximarmos de Deus por Jesus Cristo. Foi Ele quem nos possibilitou nos achegarmos ao Pai com coragem, liberdade, e confiança. Hoje, temos a certeza de que podemos nos colocar diante do Deus Pai e seremos recebidos de braços abertos. Não mais precisamos de coragem para nos aproximarmos de Deus e sim, devemos pedir coragem, para seguirmos nossa vida, mesmo em meio às dificuldades. 

            Temos que ter a coragem de pedir desculpas e perdão a todos a quem magoamos, que não mais tenhamos medo de nos aproximarmos de Deus, podemos fazer isso a qualquer momento através de Jesus Cristo, que está na presença de Seu pai a toda hora. É através d’Ele que podemos pedir coragem em nossas vidas para irmos em frente, mesmo com algum problema. “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” Jo 16-33

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Saber como Pedir.

                 O Apóstolo Tiago em sua carta nos alerta quanto ao modo como pedimos as coisas a Deus. Ele diz: Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar, combateis e guerreais e nada tendes, porque não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.” Tg 4.2-3. Para que possamos alcançar as graças que pedimos ao Senhor, é preciso saber pedir. E, também que peçamos sem duvidarmos em nossos corações. “Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.” Tg 1-6. A fé, que a certeza de que vamos conseguir aquilo que pedimos, mesmo sem ver, deve estar presente no momento em que estamos pedindo. Por isso Tiago fala que se não obtivermos, é porque pedimos mal. Não colocamos os pedidos da maneira correta.

            Se tivermos dúvidas com relação a sabermos pedir, devemos antes solicitar sabedoria do Alto, pois só o Espírito Santo pode nos fornecer tal sabedoria. “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.” Tg 1-5.
            Saber pedir quer dizer: “Possuir conhecimento, ou ser capaz de apresentar suas necessidades, estar habilitado, ou ter consciência, ou sensatez e prudência, estar certo para requerer, rogar solicitar, reivindicar alguma coisa a alguém. É também, saber orar pedindo corretamente.” Não é tão simples assim. Por esse motivo, devemos pedir todos os dias, sabedoria para podermos pedir da maneira correta, porque a sua Palavra nos diz que “pedindo receberemos”, porém existem alguns requisitos básicos para recebermos.
            É totalmente da vontade de Deus, não nossa.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Somente um significado

Quando nos aproximamos para evangelizar quem nunca ouviu a Palavra de Deus, ou quem não têm o hábito de ler a Bíblia, algumas vezes, ouvimos coisas, tais como: “o Antigo Testamento fala de um deus mau, que castigava seus filhos por tudo que eles faziam de errado. E quando se referem ao Novo Testamento dizem que a maioria do que está escrito não passa de fábulas, escritas por homens e não por Deus.”
          Em se tratando do Antigo Testamento, só se referem aos castigos de Deus e se esquecem de frisar que esse mesmo Deus, cumpria o que prometia aos seus filhos, Deus fez diversas alianças com o povo de Israel e muitos milagres foram feitos para o cumprimento dessas alianças. Porém, o homem sempre conseguia quebrar esses acordos.
          Tais pessoas, não conhecem o amor de Deus e também não acreditam que Jesus se fez carne, morreu por nós para que tivéssemos vida com abundância. Sempre ouço alguém dizer: “o Novo Testamento foi escrito por homens,” Paulo era um homem comum, Pedro, Tiago, João, enfim todos os apóstolos, não passavam de homens comuns, e, portanto, incapazes de escrever algo que possa ter se transformado em nosso código de vida. Realmente sozinhos eles nada poderiam ter feito. Tudo foi realizado sob a inspiração do Espírito Santo de Deus. Eles foram apenas usados por Deus para isso.

Todos nós que vivemos em uma boa família, sabemos que não devemos roubar, matar, adulterar, etc. Porque isso vai contra as leis terrenas, e quem criou as leis terrenas? Deus as criou, portanto também vai contra as leis de Deus. Quando somos pequenos e não sabemos ler, acreditamos, quando nossos pais nos falam para não fazer tais coisas. Portanto, não é preciso que esteja escrito na Bíblia para que venhamos a obedecer. Mas a Bíblia também condena tudo isso.
          Deus nos proíbe tais coisas. O que nos acontece quando erramos por qualquer motivo? Somos admoestados por nossos pais a não errarmos mais, às vezes ficamos de castigo, e dependendo do que aprontamos, até podemos levar umas chineladas. Deus no Velho Testamento fazia a mesma coisa com seus filhos. Admoestava-os, e se caso não obedecessem, castigava-os. Jesus quando veio, não jogou fora os ensinamentos do Antigo Testamento, Ele os aperfeiçoou.  Quando Jesus diz que tudo o que pedirmos em oração em Seu nome alcançaríamos, não estava mentindo. 

O problema é que agora não somos mais castigados como antes, podemos usar nosso livre-arbítrio para tudo, e normalmente usamos da maneira errada, devido a nossa natureza pecaminosa. Muitas vezes, nós desobedecemos os mandamentos do Senhor, em detrimento da satisfação de nossa carne e aí, quando as coisas não vão bem em nossa vida, dizemos que Deus está nos castigando. Não, Ele não está.
          Fazemos nossa própria escolha de vida, e tudo o que está escrito na Bíblia, seja no Antigo ou no Novo Testamento são verdades eternas e para crermos basta aprendermos que Deus amou o mundo de tal maneira que nos enviou seu único Filho para morrer por nós em remissão de todos os nossos erros. 
 
Podemos ser alguém especial aos olhos de Deus, basta que andemos em seus caminhos. Quando nos tornamos nova criatura após o batismo, morremos com Jesus e a nossa vida está escondida com Cristo, em Deus. Seremos protegidos sempre, como se fôssemos castores abrigados dentro da casinha que fazem para a família. Nada nem ninguém poderá nos tirar do esconderijo do Altíssimo, estaremos sempre descansando à sombra do Onipotente, Ele será sempre o nosso refúgio, fortaleza e n’Ele devemos confiar cegamente. Seremos livres de todas as pestes perniciosas, de todos os laços do passarinheiro, incluindo Satanás. Estaremos debaixo de suas asas e se andarmos na verdade, o seu escudo nos protegerá. Não teremos angústias nem ansiedades, nem medos noturnos, não temeremos a peste da escuridão a seta inflamada que voa de dia e  nem a mortandade que assola o meio-dia. Se mil caírem a nossa direita, não estaremos entre eles, e se dez mil caírem a nossa esquerda, a nossa certeza, é que estaremos ajudando a todos a se erguerem, a se curarem, porém nós estaremos de pé. Não temeremos mal algum, porque o Senhor é conosco, porque Ele é o nosso Pastor e nada, nada poderá nos faltar. E ainda que andemos pelo vale da sombra da morte não temeremos mal algum, porque o Senhor, o Deus do universo está conosco, nos consola, e nos retira da sepultura construída para nós, por nossos inimigos.
A palavra fábula quer dizer, conversa, lenda, mentira, falsidade, sucesso inventado, é algo que se narra, cuja verdade moral se oculta sob o véu da ficção. A Bíblia nunca se enquadrou, nem se enquadrará nessas afirmativas. A Bíblia é a Palavra do Deus vivo, real e, verdadeiro, o que é o mesmo ontem, hoje e será eternamente.
Após todas essas afirmações maravilhosas vindas diretamente do trono de Deus, será que alguns ainda acharão que a Palavra de Deus é uma fábula, ou ela é consoladora, e libertadora? Fica essa pergunta para quem não conhece a Palavra de Deus, e também para quem conhece mas não crê. Meditemos nelas.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Voce sabe definir a linha que divide a vida da morte?

Mais uma vez volto a falar sobre a ligação que existe entre a vida e a morte. Jamais saberemos quando é chegada a hora, porém, a vida muitas vezes nos leva por caminhos em que achamos, em nossa tamanha ignorância, que sabemos a que horas partiremos desse mundo. Todos nós sabemos que não saberemos nunca quando é essa hora. Somente o SENHOR disponibiliza para nós o momento exato, e fim.
          É como se nossa vida estivesse exposta em uma balança que pendendo para um lado temos a saúde e o equilíbrio de todas as coisas relacionadas a nos manter vivos, e no outro lado, a doença que nos deixa em total desequilíbrio e conseqüentemente muito mais perto da partida iminente, chamada: morte. 
É muito fininha essa ligação. Chega a ser ínfima. No mesmo momento em que estamos ótimos, poderemos estar em um leito de hospital lutando para ficarmos desse lado.


Assim como não sabemos quando o Senhor Jesus virá buscar os seus, no dia do arrebatamento, também não sabemos quando é chegada a nossa hora de partir do mundo que foi criado por Deus para nos abrigar. À hora certa, ninguém sabe. Porém, aqueles que crêem que Cristo nos salvou através de sua morte na cruz do calvário, sabem para onde vão, e pela fé, sabem também que é um lugar muito bom. Se tudo o que Deus criou é bom, por que o lugar de nosso descanso eterno não seria? Essas são as nossas únicas certezas, o que nos leva a pensar que é muito tênue a ligação entre a vida e a morte, para que fiquemos nos preocupando com besteiras, bobagens relacionadas com bens materiais, mágoas, ressentimentos, e viver de picuinhas com nossos irmãos, em detrimento de um relacionamento saudável.

No mesmo minuto que estamos bem, saudáveis, alegres, satisfeitos e mesmo certos de que o Senhor de nossas vidas, está no comando de tudo, as contingências da vida nos levam a passar por momentos difíceis de encarar, como doenças, (somos humanos e sujeitos a vírus e bactérias de todo tipo) pois não somos invulneráveis a elas. Na mesma hora em que estamos em uma estrada dirigindo nossos carros, poderemos estar enfrentando um acidente. Da mesma forma em que recebemos flores em momentos alegres, poderemos recebê-las em nosso túmulo na hora de nossa morte.


A única certeza que temos é que: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” I Jo 1-9. Em conseqüência disso, estaremos indo para um lugar de descanso e não de perdição.

Como anda nosso relacionamento com Deus? Será que quando chegar à hora de deixarmos esse mundo estaremos preparados, e sem nenhum débito com o Criador? Dediquemos alguns minutos para que possamos nós mesmos responder a essa pergunta. Enquanto isso, meditemos nas palavras do Rei Salomão: “De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem.”  Ec 12-13. Só desta maneira poderemos viver essa vida, e a que está por vir, e tudo nos correrá muito bem.